A Lógica do Cisne Negro

A Lógica do Cisne Negro Nassim Nicholas Taleb

Resenhas - A Lógica do Cisne Negro

Ivan 31/12/2021

Cisnes negros
Nicholas Taleb é um escritor libanês, formado em matemática e doutorado em estatística e análise de riscos. Ele é muito conhecido por suas teorias de problemas de aleatoriedade, probabilidade e incerteza, e, a trama do livro está voltada para a definição do termo “Cisne Negro” em como as incertezas podem afetar nos investimentos.

Trata-se de um estudo sobre eventos totalmente imprevisíveis, com uma probabilidade ínfima de ocorrer, mas que são capazes de alterar completamente o cenário no qual estão inseridos, podendo trazer consequências boas ou ruins.

O termo “Cisne Negro” é utilizado pois, com base no empirismo, havia uma crença de que todos os cisnes eram brancos. Isso durou muito tempo, até que foi descoberto um cisne negro na Austrália. Ou seja, uma única observação é capaz de invalidar uma afirmação derivada de séculos de observação.

Na verdade, este fenômeno é uma questão filosófica chamada “problema de indução”, onde chegamos a uma conclusão com base na observação dos fatos. Até que algo improvável mude a nossa conclusão.

O livro aborda mais especificamente a armadilha que é darmos mais importância para o que conhecemos, ao invés de nos prepararmos para o imprevisível. Há em nós a tendência de evitarmos o desconhecido e concentrarmo-nos somente naquilo que podemos compreender.

Taleb traz a proposta da existência de dois cenários nos quais tomamos decisões e analisamos os dados através de métodos estatísticos, o "Mediocristão" e o "Extremistão". Sua proposta principal é distinguir as formas de atuação nesses dois mundos.

Um livro que apresenta um tema muito complexo, porém interessante. A narrativa é ágil e leve, o autor o faz de forma bem pessoal. Mas não é um livro fácil de se ler.

kmilabk 18/12/2021

Confesso que esperava que a leitura desse livro fosse mais fluida e menos densa do que foi para mim.
Ao mesmo tempo que achei o livro extremamente cansativo, também achei extremamente intrigante. Com toda certeza traz boas reflexões e faz com que a gente pense um pouco fora da caixa em relação a vários acontecimentos.
Apesar de eu achar que não seja uma leitura para todas as pessoas, recomendo.

Kellen.Pianetti 01/12/2021

Curioso
O livro traz vários questionamentos sobre como prevemos os eventos aleatorios que nos rodeiam. Além disso demonstra de uma forma bem prática o porque os cálculos de probabilidade não devem ser considerados sempre e as relações das cegueira pela maioria das pessoas que acreditam segamenge em argumentos de pesquisa.

Léo 30/11/2021

A lógica do cisne negro
Metade óbvio, metade inexplicável.
Quanto mais cisnes negros você vê, mais cisnes negros passam despercebidos. Enquanto isso, cisnes brancos são observados e estudados aos montes.
E no fim o que interessa mesmo é saber como andar ao lado de cisnes cinzas.

Ricardo 09/11/2021

Você também é um...
O livro foi algo interessante. Gostei dele por causa desses aspecto "científico" de fato sobre como interpretar o mundo. Deve-se antes de tudo buscar a realidade e suas pistas para tentar entender como ela funciona de fato. Saber onde e como teorizar. Saber quais modelos matemáticos usar em quais ambientes etc.
A parte final me pareceu um pouco fraca, mas a parte final eu só terminei depois de meses de estante. Pode ter sido isso.
Recomendo...

AleixoItalo 04/11/2021

Para José Ortega Y Gasset o ensaio é " ciência sem a prova explícita" e de acordo com o próprio Taleb "ensaio transmite a ideia da tentativa". Excelentes definições, um ensaio é uma tentativa de versar sobre um tema sem se apegar as regras e dogmas, simplesmente dando vazão ao pensamento.

Aqui, Nassim Nicholas Taleb "ensaia" sobre como nossa noção da realidade é distorcida, focando em dois temas principais: o "Cisne Negro", evento imprevisível, completamente alheio à probabilidade; e a "Falácia narrativa", o processo de narrar eventos passados e induzir conexões a posteriori sobre eles, creditando-lhes causas que antes não eram aparentes. A ideia é que não podemos prever com exatidão praticamente nada e tudo que achamos saber sobre o passado está errado!

Com aplicações práticas na área das finanças e desdobramentos interessantes para a filosofia a "lógica dos cisnes negros" apresenta uma mecânica praticamente niilista, por isso cuidado, reduzir tudo a um estado de "só sei que nada sei", deixa de ser uma posição cética e acaba tornando por si só uma postura dogmática.

Esse é o problema do livro, a idéia é instigante, um dos problemas do funcionamento do cérebro é justamente a falta de ceticismo, todos tendemos a ser crentes de alguma forma, mas como toda a narrativa de Taleb é forjada sob a óptica do mercado, é ingenuidade aplicar a mesma ideia sobre todos os campos do conhecimento.

O discurso de ceticismo extremo, mesmo fundamentado por uma base lógica, acaba se tornando uma espécie de manual negacionista, principalmente quando Nassim se apega intencionalmente em fontes pouco citadas, afinal ideia é essa, mostrar que sucesso e reconhecimento são muito mais frutos da sorte do que do trabalho duro, só desconfie de pensamentos heterodoxos demais...

É um bom livro e traz uma mensagem muito importante, mas que as vezes se perde na visão de mundo particular do próprio autor (um tipo de apostador nato), falha em algumas alegações e tem um discurso um tanto etéreo!

Pedro Garcia 21/10/2021

Somos péssimos em prever o futuro?
Nassim Taleb é bem conhecido na área de finanças e operações com derivativos. Seu histórico profissional em combinação com sua história pessoal, torna a lógica do Cisne Negro um livro com um conjunto de conhecimentos em controle de riscos, em saber lidar com incertezas e eventos inesperados (sobretudo em acontecimentos da nossa vida cotidiana).

É normal pensarmos, em retrospectiva, nos diversos caminhos que nos levaram a um resultado específico (culpando sorte ou destino pelos positivos, e o azar, pelos negativos). Enquanto a sorte é sempre bem vinda, ao azar dedicamos horas de martírio, nos culpando pelos erros cometidos, as palavras ditas (ou não) e as escolhas pouco inteligentes que fizemos ao longo da vida.

A verdade é que é muito mais complicado que isso já que a mente humana é afligida por 3 males quando entra em contato com a história, o que Taleb dá o nome de "Terceto da Opacidade":

1. Ilusão da Compreensão: todos acham que já sabem o que está acontecendo em um mundo que é mais complicado e aleatório do que parece;
2. Distorção Retrospectiva: Podemos abordar acontecimentos somente após o fato (A história parece mais clara depois que ela já aconteceu);
3. Supervalorização da informação factual: conhecimento profundo e muito estudo específico platonifica a informação obtida.

Entender o papel das possibilidades, o que está e o que não está sob o nosso controle e, principalmente, aceitar a aleatoriedade como elemento central e natural das nossas vidas, ao fim das contas, acredito, nos faz viver melhor. Pense, da mesma forma que nem todos os eventos positivos da nossa vida foram frutos de planos e escolhas bem pensadas, os negativos também não precisam ser fruto de nossa falta de inteligência e controle.

Nossa noção da realidade é distorcida, sobretudo por: eventos imprevisíveis, completamente alheios à probabilidade; e pela "Falácia Narrativa", que é o processo de narrar eventos passados e induzir conexões posteriores sobre eles, creditando-lhes causas que antes não eram aparentes. A ideia central do livro é que não podemos prever com exatidão praticamente nada e muito do que achamos saber sobre o passado pode estar errado.

"Dos trilhões de pequenos fatos que prevalecem antes que um evento ocorra, apenas um número muito pequeno será considerado relevante depois do ocorrido para a compreensão do que ocorreu"

O que move o mundo é o inesperado, e devemos ser humildes perante a incerteza.

Pamylla.Souza 08/10/2021

Um livro bom para se ler..
Leitura agradável, pesada em alguns momentos.
Gostei do livro, acredito que tenha um grande valor.
Valeu a pena a leitura.
Divirtam-se com o caos!

Thiago 21/09/2021

Gênio e bobalhão
Como já publiquei em outra resenha do mesmo autor, o chato de ler Taleb é que ele despeja problemas pessoais no livro. Ele precisa muito de terapia. Dito isso, a maior parte do conteúdo é bom. O Cisne Negro como ele desenvolveu já é encontrado na literatura científica, mas ele conseguiu sistematizar e inovar o conceito de uma forma genial.

Vitor Hugo 14/09/2021

Fuja da média!
Na resenha de hoje, trago o que vou chamar de o “clássico da aleatoriedade”. Um livro denso mas com ensinamentos profundos quando se trata do incomum, ou seja, aquilo que ninguém observa e que pode causar mudanças positivas ou negativas na sociedade. Isso é o “Cisne Negro”: um evento aleatório, pouco previsível pelos especialistas, mas que muda algumas características sociais.

Nós, seres humanos, tendemos a acreditar em especialistas de diversas áreas, aprendemos a calcular a média de tudo, a ciência diz que devemos observar cientistas passados para fundamentar nossa tese. Bom, qual seria o problema? Nenhum deles faz menção ao raciocínio: do presente ao futuro. Taleb chama isso de “mediocristão”, seguindo esses padrões convencionais, não há qualquer chance de prever cisnes negros.

Aliás, as pessoas são péssimas em acertar previsões, mesmo aquelas que trabalham com estatísticas, inovação ou análise de previsões, cometem muito mais erros do que acertos. Durante toda à leitura, você verá críticas do autor aos jornalistas, analistas, políticos, economistas, etc. É apresentado estudos e pesquisas que comprovam: um especialista não é muito melhor em previsão do que um taxista.

Apesar das duras críticas feitas pelo autor, ele acrescenta boas “doses” de humor no decorrer da leitura. Para a grande maioria dos leitores, será uma leitura bem complexa e de difícil entendimento, mas não desista, persista!
O conteúdo abordado trará uma enorme evolução no entendimento de eventos aleatórios, te deixará mais atento e mais resistente aos acontecimentos chamados de “cisnes negros”.

O livro vai crescendo sua dificuldade aos poucos, ou seja, de modo progressivo. Nas partes I e II senti à leitura fluir, já na parte III ela fica mais travada, com termos técnicos usados.
Mesmo tendo gostado do conteúdo abordado, o livro possui um ponto negativo: em alguns momentos o livro fica repetitivo, merecia ter um número menor de páginas e isso atrapalhou a boa fluidez da leitura.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Estelia 29/08/2021

Não existe imprevisto?
Quando ouvi pela primeira vez a frase: "imprevisto não existe." Discordei completamente. Como assim? Aos poucos fui entendendo a lógica por de trás dela. Mas além do imprevisto temos o improvavél. E este livro mostra como o improvavél pode influenciar nossas vidas. Um livro que faz nossa mente ferver, e o melhor é a linguagem com que ele explica, mais simples, e com muito humor.

Adrian.Daniel 12/08/2021

Sensacional
O livro mostra que devemos pensar fora da curva (coisa que o autor odeia, a curva), também conta a respeito do altamente improvável e sobre como o que conhecemos pode tornar-se ruim e que conhecermos o desconhecido é imprescindível.

Fernando 03/08/2021

Pode criar um Novo molde de pensamento.
A ideia do Cisne Negro é muito interessante e me parece EXTREMAMENTE prática. Nessa obra acredito que Thaleb poderia ter tornado esse conhecimento mais simples de tornar prático (já que a ideia tem tal possibilidade). O escritor é sempre perspicaz, mas no meu ponto de vista, crítico de uma forma que não trás benefícios? Mesmo que todas as críticas tenham fundamentos (não o sei se realmente tem), não precisam ser feitas da forma que foram feitas, diminuindo vários pensadores, profissionais, trabalhadores, Ramos de profissão e outros.
França 05/08/2021minha estante
Eu pensei por esse mesmo lado. Concordo contigo

André.Luiz 29/06/2021

Um livro para todos
Nassim Taleb é muito conhecido na área de finanças e operações com derivativos. Esses histórico profissional em combinação a sua história pessoal torna este livro um arsenal de conhecimentos em controle de riscos, em saber lidar com incertezas e eventos inesperados. Além disso, o autor traz uma visão de mundo que inclui os "outliers", que muitas vezes distorcem um valor médio. Mas não se engane, este livro não é somente para profissionais de finanças, é um livro para a vida, para todas as áreas.
Obs: conhecimento de estatística e algum conhecimento de filosofia podem ser úteis aqui, embora não sejam mandatórios para você entender a mensagem desta obra.
Boa leitura!

Guira 20/06/2021

Se estamos vivos hoje, também somos Cisnes Negros
Já tinha ouvido falar do Taleb por alguns economistas que acompanho. Tirando as partes mais técnicas do livro que são difíceis para pessoas comuns que não trabalham com matemática ou teorias de probabilidade, o autor realmente consegue lidar com a complexidade do tema do imprevisível com densidade e didática incríveis. Taleb é muito crítico com economistas e acadêmicos que buscam lógica por meio de teorias preditivas, mas que de fato, não funcionam para prever os Cisnes Negros positivos ou negativos.