A Lógica do Cisne Negro

A Lógica do Cisne Negro Nassim Nicholas Taleb

Resenhas - A Lógica do Cisne Negro

Aisamaque.Morales 26/05/2020

Resenha
É um livro fantástico por ajudar você a se conhecer melhor e evitar que caia em armadilhas racionais nas quais nos pegamos tentando explicar situações imprevisíveis e aprender com elas

O livro é um apanhado filosófico, ele tem todo um background de finanças, economia e história. Mas o Taleb se inclina bastante filosoficamente porque ele vai estudar o que é o fenômeno do cisne negro, ele vai se apoiar no conceito filosófico chamado: indução. Serve para termos uma base para discutir o que é cisne negro. Muito bom, o livro.

Maria.Thereza 22/05/2020

Aquela leitura que quebra paradigmas
Uma visão cética e bastante interessante do mundo, principalmente quando se tratando do mundo das finanças e dos famosos ?especialistas?.
Ele não trás as respostas, mas te ensina a ver o mundo de um jeito diferente.
Para quem se formou ou trabalha na área das finanças vai ficar um tanto decepcionado com a querida curva na forma de sino.
Considero o último capítulo o mais valioso de todos, resumindo em poucos parágrafos a conclusão do livro inteiro.
O autor tem uma forma sarcástica e envolvente de te trazer para o mundo dele.
Muito bom!

Carlos 21/05/2020

Probabilidades
Uma obra voltada para pessoas do Mercado financeiro que com certeza os ensinamentos o seguem para toda a vida. Típico livro que daria para fazer uma resenha muito bem elaborada e cheia de referências, porém deixei todas as partes que me chamaram atenção para analisar depois e tentar decifrar alguns enigmas que se passam no livro.

Fabiano 01/05/2020

Quando a expectativa é muito alta, fica mais fácil de se decepcionar. Apesar de dar 2 estrelas, recomendo bastante ler o livro, como assim ? Tem livro muito bem escrito sem conteúdo mas não é o caso desse livro, pois tem muito conteúdo interessante, porém não gostei da maneira como o autor escreve, o autor gosta de filosofar e usar palavras difíceis, tornando a leitura as vezes cansativa ou difícil de ligar os pontos, por isso a nota baixa. O livro tem 4 partes e quase o abandonei na primeira parte, para mim foi a parte mais chata de ler, mesmo tendo muita coisa legal. Não desanime na parte 1, força que depois melhora :)

Frases que mais gostei:

1) "A idéia de que para que se tome uma decisão seja necessário se concentrar nas consequências (que se pode saber) em vez de na probabilidade (que não se pode saber) é a idéia central da incerteza." (Página 268)
2) "... estamos excessivamente condicionados por noções de causalidade e pensamos que é mais inteligente dizer por que do que aceitar a aleatoriedade. " (Página 164)
3) "Fazer previsões exige conhecimento sobre tecnologias que serão descobertas no futuro, ... portanto não saberemos o que saberemos." (Página 226)
4) "O que determina o destino de uma teoria na ciência social é o contágio, não sua validade." (Página 343)

Pontos que achei legal

1) Terceto da opacidade (Página 37)
A mente humana é afligida por três males quando entra em contato com a história, o que chamo de terceto da opacidade: 1) a ilusão da compreensão, 2) a distorção retrospectiva e 3) a supervalorização da informação factual e a deficiência de pessoas com conhecimentos profundos e muito estudo.

2) Mediocristão vs Extremistão
Duas províncias utópicas:
Mediocristão: Eventos particulares não contribuem muito individualmente. Lei suprema: Quando a amostra é grande, nenhuma exemplar isolado alterará de modo significativo o agregado ou o total.
Extremistão: as desigualdades são tantas que uma única observação pode exercer um impacto desproporcional sobre o agregado ou sobre o total.
Peso, altura, ingestão de calorias pertencem ao Mediocristão.
Riqueza, rentabilidade de investimentos, vendas de um livro, ... e quase todas as questões sociais pertencem ao Extremistão
OBS: Na página 69 tem uma tabela interessante sobre as diferenças entre o Mediocristão vs Extremistão

3) Especificidade de domínio
Essa inabilidade de transferir automaticamente conhecimento e sofisticação de uma situação para outra, ou da teoria para a prática, é um atributo bastante perturbador da natureza humana. Chamemos isso de a especificidade de domínio.
Conhecimento, mesmo quando exato, não costuma levar a ações apropriadas porque tendemos a esquecer o que sabemos, ou a esquecer como processá-los adequadamente se não prestamos atenção, mesmo quando somos especialistas.
Tendemos a usar mauinários mentais distintos em situações diferentes: nosso cérebro carece de um computador central para todos os propósitos que começa com regras lógicas e as aplica igualmente a todas as situações possíveis.

4) Curva de Gauss (Página 298, 306, 307)
Quanto mais raro for o evento, maior será o erro na estimativa de sua probabilidade.
A curva na forma de sino gaussiana extrai a aleatoriedade da vida, que é o motivo de sua popularidade. Gostamos dela porque permite a existência de certeza! Como ? Por meio do cálculo das médias.
Se você estiver lidadndo com inferências qualitativas, como em psicologia ou medicina, em busca de resposta sim/não, às quais magnitudes não se aplicam, então pode presumir que está no Mediocristáo sem ter problemas graves. O impacto do improvável não pode ser grande demais. ... Mas se estiver lidando com agragados, onde a magnitudes importam, como renda, riqueza, retornos de uma carteira de ações ou vendas de livros, então você terá um problema e obterá a distribuição errada se utilizar a curva gaussiana, pois ela não pertence a esse lugar.

5) Tabela 4: Duas formas de se abordar a aleatoriedade
Tabela legal explicando a diferença entre "empirismo cético e a escola aplatônica" vs "a abordagem platônica".

Dani 16/04/2020

Literalmente um cisne negro
O livro possui uma narrativa sobre diversos assuntos, muita cultura, confirmacoes, pensamentos, reflexoes. Chega a ser uma leitura um pouco dificil, nao fluida. Porem tem muito pra agregar. Gostei muito da ideia mas quero ler novamente pois nao sinto que consegui captar muita coisa boa do livro. Tenho certeza que consigo captar mais conhecimento.

Paulo 30/03/2020

Cisnes negros existem.
Sim, cisnes negros existe, e nesse ótimo livro, Taleb nos ensina e mostra que é impossível acertamos quando um cisne negro irá aparecer, mas podemos tentar prever, mas se acertamos, será sorte e não que seus indicadores são infalíveis. Ótimo livro para aprender a nunca cair nas fórmulas mágicas de charlatões do mundo financeiro. Não existe mágica.

Guedes 29/03/2020

A certeza da incerteza
Você já se questionou como, porque, o que levou a ser quem você é hoje? Onde acontecimentos no outro lado do mundo pode influenciar em pequenos comportamentos e atitudes tomadas por você agora? Bom, Nassim Nicholas Taleb põem todos esses, entre outros questionamentos em prova no livro “A lógica do Cisne Negro”. Autor de inúmeras outras obras, ele nos fazer questionar de maneira filosófica, matemática e fisicamente do quanto somos impactados seja de forma positiva ou negativa com acontecimentos que não esperamos e nem imaginaríamos que iriam acontecer.
Com uma abordagem em sua maior parte técnica, o autor trás exemplos que para ele são considerados cisnes negro. Para o autor são eventos no qual não tínhamos nenhuma previsibilidade que fosse acontecer e que quando acontece coloca todas as teorias e estudos a prova. A esses eventos são atribuídos três características, onde a primeira é “um evento fora do âmbito das expectativas comuns”, que se trata de algo que ninguém esperava, algo nunca imaginado por ninguém, e um exemplo bem claro de um cisne negro foi o atentado as torres gêmeas. A segunda característica é o impacto extremo que o evento exerce, seja ele negativo ou positivo, no caso do atentado um impacto extremamente negativo, que matou inúmeras pessoas, como também abalou todo mundo psicológica e financeiramente falando. E como última característica, é a capacidade do homem de tornar o imprevisível em previsível. Nesta última característica o homem faz com que tudo pareça normal, esperado, o que na realidade não é. Portanto em se tratando de informações, matérias, estudos, é plausível dizer que os responsáveis por disseminarem as informações não entendem muito além do público em geral, pois tudo se trata de imprevisibilidade, a diferença é que eles têm uma capacidade maior lidar com os números e narra lós. Os Cisnes Negros quem ditam os grandes avanços em quaisquer que sejam o ramo da vida, pois somente após o seu acontecimento conseguimos lidar e sermos impactados, positiva ou negativamente falando.
Uma leitura um tanto quanto complexa, o livro nos faz entender o quanto estamos a mercê de variáveis nunca pensadas em qualquer que seja o problema. Fica clara em cada página do livro a volatilidade dos mais simples aos mais complexos estudos sobre qualquer assunto. A única certeza que temos é de que tudo pode acontecer.

__________________________________________________________________________

Pessoal! Caso alguém leia essa resenha, deixe um feedback se possível. Fale o que achou! :) Agradeço desde já!

Henrique Morais 13/03/2020

Técnico, Muito Técnico, mas Necessário
O livro tem uma abordagem bem técnica e as vezes confuso. Mas não se engane, o conceito central ?Cisne Negro? irá te ajudar em tudo na vida.

Arthur Sayão 10/03/2020

A crítica da previsibilidade do imprevisível
Nassim Taleb dá uma chacoalhada em nossa mente sobre a aleatoriedade dos sucessos e fracassos e em nossa falsa pretensão de prever os acontecimentos.

O autor extrai de pensadores céticos do início do século XX (também cita antigos céticos empíricos da antiguidade) e complementa com sua longa experiência com as previsões do mundo corporativo e financeiro.

Mostra, através de citações e trabalhos de filósofos, sociólogos e economistas, que fenômenos imprevisíveis podem desempenhar um papel preponderante em resultados sociais. Também critica a busca por "túneis" de conhecimento feito por vários pensadores renomados, que limitam as previsões a uma hipótese controlada, longe da realidade complexa do mundo.

Leis extremamente limitadas (como em laboratórios controlados) em descrever a complexidade de fatores que atingem as previsões dos Cisnes Negros (gráficos gaussianos em forma de sino), são utilizadas para a determinação de ações no mundo financeiro: ou seja, leis que explicam muito bem fenômenos não tão distantes da média (Mediocristão), mas que são inúteis em ambientes sujeitos a improváveis Cisnes Negros (Extremistão).

O autor não propõe receitas prontas de livramento dos Cisnes Negros negativos e do encontro com os positivos, mas a preparação do máximo de variantes que possam acontecer para os dois tipos. A humildade na busca de conhecimento, tendo a certeza socrática de que sabemos de nada.

Senti um pouco de dificuldade de entender alguns termos no começo, estatística não é meu forte (com certeza não), mas serviu de aula básica para me familiarizar com alguns conceitos da área. O autor puxa muito (ótimo) para o lado filosófico. Apesar de não ter bagagem, gosto da abordagem, introduz uma linha de pensamento em que podemos fazer analogias em outras áreas.

Meu interesse pela leitura dessa obra veio do título, que me lembrou de um grande filósofo da ciência que irei lê-lo este ano. O falsificacionismo de Karl Popper é amplamente citado, tendo sua teoria usada pelo autor, permeando várias quebras de leis usadas pelos economistas nas previsões financeiras.

Apesar de certo pedantismo e prolixidade do autor (sensação particular minha), coisa que se justifica pelo meio em que trabalhou, ele remedia com muitas citações e incentivo crítico. E como não devemos endeusar nenhum tipo de personagem (ele mesmo nos passa essa tendência criticando metodologias consagradas), ele não é o dono da verdade, mas organiza uma visão, nem tão original do mundo (bastante liberal), para o dia a dia econômico e empreendedor. Abre a cabeça e ajuda no aguçamento de nosso senso crítico. Isso é sempre bem-vindo.

Priscila322 16/02/2020

Mudando mentes
Este é um dos 10 livros que me fizeram mudar a forma de ver o mundo e mudou minha mente.

Cisnes Negros existem e precisamos entender e saber como identificar.

Resumir este livro como uma crítica a curva em forma de sino é uma afronta a está obra maravilhosa e completa.

É uma crítica a nossa forma de ver o mundo dentro do mediocristão.

Precisamos abrir nossos olhos para as coisas novas da vida e do mundo.

Paulo Henrique 17/01/2020

Em breve na sua vida um Cisne Negro.
Pense em uma leitura pesada, onde o que já é complexo fica mais complexo ainda. Taleb foi operador do mercado financeiro de derivativos, uma área que requer estudo e uma enorme capacidade de gerir riscos. E é sobre essa gestão de risco que ele resolveu escrever seu livro que apesar de ele não considerar como sendo o melhor é o mais famoso.
Cisne Negro trata de eventos raros que modificam a trajetória da vida, seja em que ramo for, na vida pessoal, no profissional e até no mercado financeiro. O livro traz muitos exemplos, traz filosofia no meio e mistura tudo com gráficos e uma leitura pesada para provar que qualquer um será afetado por um Cisne Negro em algum momento da vida e isso ira modificar a maneira que vive ou vê a vida.
Quem não gosta de leituras complexas e enfadonhas não precisa chegar perto desse livro, basta entender que a crise dos subprime de 2008, os atentados nas Torres Gêmeas e o Joesley Day’s no Brasil são parte da vida, você não sabe quando ocorrerá mas deverá estar preparado se assim for possível.
Tentei ler esse livro por duas vezes, na primeira desisti, mas na segunda aprendi muito e passei a gostar da escrita e dos ensinamentos. Se você gosta de mercado financeiro e principalmente bolsa de valores, considero essencial a leitura do livro, pois esse ramo da vida é quem mais produz Cisnes Negros.

Paulo Giacomelli 06/12/2019

Livro bom
O livro é muito em elucidar os fatos e é uma ótima crítica a curva em forma de sino.O autor presa muito por dados, apesar disso a leitura se torna um pouco cansativa, em suma o livro cumpre o que propõem.

(@jr__barboza) 08/11/2019

91.A lógica do Cisne Negro - Nassim Nicholas Taleb (2007)
O Cisne Negro é o Impacto do Altamente Improvável e Desconhecido, os eventos são inexplicáveis, quanto mais você precisa explicar menos confiável é sua previsão, mas pessoas inteligentes pensam ser capazes de explicar e até prever, de qualquer forma são muito bons em impressionar com modelos matemáticos complicados.

Eng° Alan 02/09/2019

Instigante mas de leitura difícil
O livro tem um tema central interessante e nos primeiros capítulos já te fazem refletir sobre a questão do Cisne Negro e a respeito de se fazer previsões. Mas no meio da leitura e principalmente nas partes finais do livro a Leitura fica um pouco monótona e repetitiva.

É um livro que foi bom ter lido e me agregou conhecimento mas não entra na lista de uma possível releitura.