A Lógica do Cisne Negro

A Lógica do Cisne Negro Nassim Nicholas Taleb

Resenhas - A Lógica do Cisne Negro

Cristiano 12/06/2021

Bem vindo ao Extremistão
Pra quem ja leu Iludidos Pelo Acaso, aqui Taleb entra a fundo na aleatoriedade, execra economistas, jornalistas e historiadores do Mediocristão, que tentam prever o futuro baseado em dados passados, esquecendo que vivemos no Extremistão, onde Cisnes Negros ocorrem e desviam o curso da história com grande impacto. A leitura por vezes cansativa, mas carregada de conteúdo, filosofia e ótimos insights vale o tempo investido.

Marcos5813 02/06/2021

O Desconhecido do Desconhecido
Excelente livro do matemático, escritor, ensaísta e estatístico Nassim Taleb. O livro é uma crítica sarcástica aos métodos convencionais de avaliação de riscos em cenários de incertezas e uma aclamação a aleatoriedade do mundo. Crítico dos ideais platônicos, do mundo ideal, previsível, calculável matematicamente, do pensamento indutivo, aquele tipo que parte de casos particulares para fazer generalizações. Taleb considera-se um empirista cético, a moda da moderna medicina prática. O que chama de Cisne Negro são eventos incertos impossíveis de serem previsto ou detectado por um pesamento padronizado, ao modo da Curva Normal, a Curva Gaussiana, onde a distribuição de probabilidades giram em torno de uma média de observações, o que escapa aos grandes números. A incerteza, a aleatoriedade de certos eventos, estão para além até mesmo do mundo probabilístico quântico, que mesmo incerto de mensurar certos estados da matéria subatômica, ainda é possível recair sobre a média. Hoje sabemos que o colapso de onda é uma realidade que depende do observador, mais precisamente, do quão este observador está escondido por detrás da coluna para não ser revelado, não interferir na realidade quântica, seu ponto de tangência. A Lógica do Cisne Negro não se apresenta nem mesmo em jogos de azar, que com cálculos probabilístico é possível mensurar os ganhos. Como bem resume em seu livro O Cisne Negro tem haver com a própria forma como a natureza e os seres humanos se mostram, erráticos, eventual, casuística e sem uma razão de ser, como estarmos vivos, existirmos. Todos nós somos Cisne Negros. Excelente livro!!! Um divisor de águas na forma de compreender e aceitar o mundo a nossa volta e sua aleatoriedade. Estamos mergulhados no desconhecido do desconhecido.

Bruno Mancini 01/06/2021

Denso
Por ter sido o primeiro livro do autor Nassim Nicolas Taleb, senti um desfiladeiro de conhecimento que tenho que adquirir para transpor está ponte de conhecimento. Com certeza lerei novamente para poder compreender melhor o conceito do Cisne Negro.

Elton.Oliveira 21/05/2021

Este livro nos mostra a verdade por trás das estatísticas medianas , tenta nos deixar atentos sobre o quão grave são as distorções e os perigos em subjugá-las . Realmente , somos treinados a desprezar os pontos fora da curva , mas na vida real são eles que mudam o rumo de tudo.

Ciefilia 13/05/2021

Bom, Nassim Nicholas Taleb é um trader, intelectual e erudito, mas seus livros são focados na incerteza e na aleatoriedade que não somos bons em perceber. A resenha, aqui, se trata de dois livros, Iludidos pelo Acaso e a Logica do Cisne negro. Eu li os dois em um tempo relativamente curto, o que me fez unir a experiência.

A parte teórica estando certa ou não, aceitar as premissas propostas, pelo menos para um experimento mental, é muito divertido. O livro não leva as conclusões ao extremo, mas assume que a sorte é um fator decisivo na vida das pessoas - mais em algumas profissões, como o mercado financeiro, e menos em outras, como a odontologia - , porque em grande parte do tempo não estamos prontos para o nível de aleatoriedade imposto pela vida.

Mas, se permita levar isso ao extremo, imagine que a sorte é 100% de tudo que acontece, suas competências não importam mais, seu desenvolvimento não importa mais, pois tudo é uma aposta, e essa brincadeira mental faz com que a leitura seja muito divertida.

A Logica do Cisne Negro é um livro mais cansativo, com mais teoria e bastante ofensas ao mercado financeiro, mas é algo interessante para se ler, os cisnes negros (eventos raros e inesperados) são tratados de uma maneira diferente, sem tentativas de prevê-los, é esclarecedor, todavia, esse mundo tão aleatório pode parecer distante para algumas pessoas que lidam com o azar constante em sua realidade.

Iludidos pelo Acaso, contem a mesma quantidade de ofensas e busca esclarecer mais coisas sobre a probabilidade, a incerteza, mas é um livro mais descontraído, o próprio autor diz que se trata apenas de um ensaio pessoal. Este tem uma leitura mais fluida e menos cansativa, porem os livros se combinam de um jeito agradável.

Por mais que pareçam realidades distantes em vários momentos, pretendo ler os outros livros do autor.

site: www.instagram.com/ciefilia

Erismar.Machado 06/05/2021

Boa leitura
Gostei do livro, porém achei algumas partes muito técnicas, o que me levou a demorar mais na leitura, recomendo pelas partes que nos fazem refletir sobre as aleatoriedades da vida.

Mário 04/04/2021

O Poder do Imponderável
O livro desconstrói a ponto de desmoralizar pensandadores matemáticos e estatísticos e respectivas teorias que ditam e inspiram escolhas individuais, sociais e governamentais baseadas na aleatoriedade, previsão de eventos e riscos intrínsecos; ordinariamente construídas em premissas equivocadas que subestimam o imponderável, ou seja, os Cisnes Negros.

Obra audaciosa, por não dizer com pitadas de arrogância, em que o autor desafia a partir de experiências pessoais de trader no mercado financeiro e pensador empírico, aliado a teóricos da mesma linhagem, toda uma doutrina estatística consolida ao longo da história e dos bancos acadêmicos.

Para se ler com prudência, além de certa dose de força de vontade, pois nem sempre de fácil compreensão diante de determinadas passagens extremamente técnicas aos olhos leigos e exageradas remissões a capítulos lidos.
Daironne 08/09/2021minha estante
Essa é a questão chave pra se aproveitar bem o livro: ler com prudência. Concordo plenamente q certa arrogância do autor pode desmerece perigosamente muitos conceitos válidos. Taleb se excede demais... Mas há muito proveito na obra, filtrados seus vieses

Juli 02/04/2021

IMPROVÁVEL E IMPACTANTE!
Me chama a atenção nesta obra a reflexão, de um ângulo diferente, que o autor nos propõem. Explica sobre que os fatos improváveis são muito mais comuns do que pensamos e o quão impactante são positiva ou negativamente em nossas vidas e chama isto de Cisnei Negro.

Na lógica do Cisnei Negro defende que, "o que não sabemos é mais importante do que sabemos."

Uma passagem que achei pertinente: Aceite riscos menores e calculados e que te insira no Jogo das Possibilidades, ajude a sua sorte, ela é obra do acaso, mas você precisa se posicionar no pário daquilo que almeja para que a sorte tenha condições de acontecer!

Para mim foi um livro muito diferente de todos os que li, foi um pouco difícil a compreensão em alguns momentos e o ideal seria lê-lo novamente! De qualquer forma super indico!

Denise195 12/03/2021

Cisnes Negros
Excelente livro. Mesmo sendo limitada no assunto tirei muitos aprendizados. É interessante a forma como passamos a encarar fatos que pareciam aleatórios e inesperados.

Suzane 10/03/2021

Um cisne diferente
Nos faz pensar nos outlies, eles existem e a média não deve ser a regra. Nada acontece na média. Temos q nos preparar para os eventos extraordinários, pq se pensarmos bem, eles não são tão imprevistos assim. Um clássico

Rodrigo.Rodrigo 05/03/2021

Relatividade matemática, empirismo, sorte, azar, acaso são temas tratados neste livro. Há uma parte do universo que a aleatoriedade reina.

Dani 27/02/2021

Excelente livro
Para quem gosta de uma opinião contrária à maioria, principalmente em relação a assuntos de mercado financeiro, esse é excelente! Não é extremamente teórico, embora tenha algumas explicações que podem ser mais complexas, mas que são utilizadas apenas para explicar alguns pontos

Erick Simões 23/02/2021

Necessário. Imprescindível. Transformador
Um livro incrível, com ideias profundas e super bem estruturadas. Uma única coisa eu garanto: se você entender apenas uns 10% desse livro e aplicar, ele vai mudar completamente sua visão sobre as mais diversas questões que nos cercam.

Salubry 20/02/2021

Legal para a vida. Mas não é algo prático já que não podemos prevê los. Contudo abre a mente para novos olhares