A Lógica do Cisne Negro

A Lógica do Cisne Negro Nassim Nicholas Taleb

Resenhas - A Lógica do Cisne Negro

Vitor.Xavier 31/01/2021

Livro que funciona como a pílula vermelha do filme Matrix. Ele te apresenta um outro mundo, uma outra visão sobre os acontecimentos e sobre conceitos matemáticos, econômicos e até filosóficos. Na minha visão, o conceito "Cisne Negro" é extremamente interessante e gosto bastante da maneira como o autor vai comentando sobre o assunto, não é nada linear, parece que ele vai escrevendo o que vem na mente (mas ao mesmo tempo consegue conectar tudo). No entanto, não pense que é uma leitura fácil, será bem agradável se você já tiver acostumado a leituras mais densas e/ou já tiver lido algum livro do autor. Caso esse não seja o seu caso, pode ser uma leitura bem difícil, porque o Taleb não se preocupa em explicar de maneira simples o que ele quer dizer e, quando o faz, parece que ele não consegue. Se você está preparado diante do que relatei, saiba que ele pode mudar o seu pensamento sobre a vida e sobre os seus investimentos (ou apenas ser mais uma leitura interessante rs).

brunoleomont 31/01/2021

Uma visão de um filósofo investidor
Um livro um pouco diferente sobre investimentos. Essa visão de deixar as previsões abertas já que estamos em um universo muito improvável faz todo sentido. Nunca gostei dos que acham sempre estar certos ou até mesmo garantem saber o que pode acontecer no futuro baseado em pequenos movimentos.

Luiz Carlos 25/01/2021

Incertezas com pitadas de caos
Como sou novo no ramo dos investimentos decidi arriscar um pouco de teoria que, de certa forma, deveria me deixar mais preparado para lidar com a volatilidade em que iria embarcar meus sofridos rendimentos mas, no fundo, a única certeza que o livro traz é que o mercado é vivo e arredio e certamente imprevisível. Sem mais, uma obra dedicada a desconstruir certezas e previsibilidade.

Amanda Celeste 29/12/2020

Um livro fantástico sobre este mundo do improvável
Um texto engraçado, ácido e interessantíssimo que ilustra por A + B as formas como os seres humanos - mesmo (e principalmente) os supostos especialistas - se fundamentam na ilusão de segurança e certeza ao lidar com o futuro e realizar previsões. Nassim Nicholas Taleb, um matemático líbano-americano, nos ensina a desconfiar das certezas do dia a dia de forma surpreendentemente fluida e acessível. Neste mundo de pandemia (em que a humanidade ruiu diante de um evento que era improvável o suficiente para que nenhuma esfera da sociedade tivesse se preparado de forma razoável) o livro se torna ainda mais relevante.
Robson 29/12/2020minha estante
Vai estar na minha lista de livros para ler em 2021.

Johny Cash 18/11/2020

Sensacional
Cada livro melhor que outro e ao mesmo tempo todos conectados, um sendo o complemento de cada assunto técnico que está por vir. A meta é ler e reler estes livros do Taleb.

Rbraga 16/11/2020

???????????????????????????????

Derlane Lima 22/10/2020

Para reler.
Leitura um pouco complexa, foi para mim, não creio que posso descartar ou indicar o livro por momento. As ideias são interessantes, mas não sei ainda como aplicar o conteúdo no dia-a-dia. ?

Layziane 03/10/2020

Eu particularmente amei esse livro, ele é uma leitura mais difícil, mas que nos tira da zona de conforto. Só leia!

ILG 01/09/2020

Um livro bacana, com conceitos interessantes, porém maçante em alguns momentos em que poderia ser mais sucinto. Ainda assim, vale a pena a leitura.

Cadu 03/08/2020

O que você não sabe é mais relevante do que aquilo que sabe
O Cisne Negro é um evento com 3 pré requisitos:
1. Completamente inesperado
2. Exerce impacto extremo
3. Após seu surgimento e seus desdobramentos tenta-se explicar seu surgimento, tornando-o retrospectivamente previsível.

Através de metáforas, exemplos práticos e observações técnicas o autor nos demonstra que o curso de nossas vidas (e do mundo em geral) é regido pela quase total aleatoriedade e o quão assustador isso representa, uma vez que nossas mentes medíocres clamam por certezas e por caminhos retos e bem sinalizados.
A qualquer momento um acontecimento grandioso pode mudar tudo que nos cerca (para pior ou para melhor). O que cabe a nós uma vez que não poderíamos prever esses grandes acontecimentos é de alguma forma estarmos preparados para os Cisnes Negros negativos e tentar nos expor aos Cisnes Negros positivos.
É das certezas que o inesperado surge. Se vai ser bom ou ruim, isso depende de nossas ações. Ou não(?!)
OBS.: leitura obrigatória para quem pensa em se aventurar no mundo dos investimentos!!

MAGiC Books 30/07/2020

A Certeza da Incerteza
Sem dúvida uma obra que foge do lugar comum e que amplia a visão que temos do mundo e de eventos 'imprevisíveis'.

Muito recomendada a leitura em qualquer tempo e lugar, mas muitos trechos caem como uma luva pra esse cenário de isolamento e pandemia que vivenciamos desde março de 2020, um verdadeiro exemplo de 'Cisne Negro'.

Grato ao amigo Leandro Dall pela generosidade do presente e por contribuir para "novos conhecimentos e uma mente aberta para novos desafios"!

PS: Recomendo acompanharem o canal do Leandro Dall (https://viajemaisemelhor.com/), o qual apresenta, além de ótimos textos sobre viagens, finanças e desenvolvimento pessoal, o imperdível podcast "Agora Vai: Viaje Mais e Melhor", cujo Episódio #2 aborda justamente o fenômeno do Cisne Negro.

Renato.Bruno 01/07/2020

Excente Livro
Nassim Nicholas Taleb define no livro que cisne negro é um acontecimento improvável e que, depois do ocorrido, as pessoas procuram fazer com que ele pareça mais previsível do que ele realmente era.

Thais.Classe 11/06/2020

Massante
O taleb tem estado muito em pauta nas discussões nós últimos anos e suas obras trazem conceitos muito interessantes, foi por isso que me interessei e fui ler este livro. Apesar, como disse, do conceito ser perfeito é só isso msm: um conceito. Explicado em um capítulo de forma detalhada já está ótimo e vc já sabe tudo que precisa. Não precisa ler o livro todo com mais de 400 páginas de exemplos repetitivos numa escrita irônica e passivo agressiva em alguns trechos.
Os amantes deste autor que me desculpem, mas perdi inclusive a vontade de ler as outras obras msm achando os conceitos principais delas muito bem aplicáveis.

vinicius aquino 26/05/2020

Não vá pelo título
Livro muito interessante sobre o tema, porém com uma linguagem bem filosófica e as vezes de difícil compreensão, recomendo a leitura, mas é um livro que deve ser lido mais vezes para um entendimento cada vez mais complexo!