Anarquista, graças a Deus

Anarquista, graças a Deus Zélia Gattai

Resenhas - Anarquistas, graças a Deus

MaithA1 26/05/2023

Literatura completamente despretensiosa, real e histórica. Me lembrou de minha infância e aqueceu meu coração. Muito obrigada, Zélia!

Juliana 21/05/2023

Esperava muito desse livro, mas ele não me pegou muito. A história é divertida, mas não é tão cativante. Sei lá.

Cloves1 26/04/2023

Livro que faz calorzinho no coração
Este livro entrou na minha lista dos top 5. Ao contar suas memórias de infância, Zélia Gattai me fez recordar das minhas. Me fez rir, chorar, ficar saudoso das amizades da rua de casa, das parcerias e rixas entre irmãos, dos momentos em que meu pai foi herói, cúmplice, “ditador” e “inquisidor”. Quero conhecer e ler outros livros de memória de Zélia.

Rodrigo 19/04/2023

Memórias lindas
Um livro que traz as memórias da autora e do Brasil. Leitura indispensável para entender uma parte da nossa história.

Tamy 14/04/2023

Um favorito! ??
?Eternas são as histórias que nasceram para não acabar.?

Prepare-se para viajar no tempo através da narrativa de Zélia. Um livro de memórias, gostoso de ler, que nos apresenta a São Paulo do início do século XX, ganhando ares de modernidade e a história da família de Zélia, como chegaram ao Brasil cheios de esperança, carregando consigo os princípios anarquistas e como foram criando raízes nessa terra.

Para além disso, através da menina levada e esperta que Zélia foi, conhecemos o cotidiano das famílias daquela época, as brincadeiras de crianças, os relacionamentos, o modo de vida dessa família que se orgulha em ser anarquista (graças a Deus), uma realidade que parece diferente da nossa, mas que ao menos tempo é bem parecida. Eu gostei demais da escrita, super leve, divertida, superou minhas expectativas, com certeza tornou-se um dos meus livros favoritos.

Walisson 12/04/2023

Que leitura prazerosa nos apresenta Zélia, com sua visão tão simples e singela, com seu olhar de criança que a tudo observa mas nem que tudo entende. Particularmente por ser um amante do futebol fiquei encantado com os pequenos relatos que ela apresenta do Palestra Itália, atual Palmeiras e meu clube do coração. Enfim, recomendo muito a leitura.

Kiara | @livrosdakiara 22/03/2023

Estou órfã
Que livro incrível!!!! Está nos meus favoritos da vida! Terminei e estou com uma sensação de vazio, queria não ter terminado, queria mais! Incrível conhecer a infância da menina Zélia! Escrita incrível, relatos memoráveis! Conhecer a São Paulo daquela época me encantou!!! Pude me ver assistindo essa família no seu dia a dia! Vai fazer muita falta. Parece relatos de outra vida que vivi tamanha a proximidade que Zélia conseguiu nos passar. Incrível ?

Franciele.Alencar 01/02/2023

Um livro muito leve e muito explicativo ?? diz muito do Brasil muitos anos atrás e faz a gente se sentir na mesma época ??

Giulendo 13/01/2023

Anarquistas, graças a Deus
Zélia Gattai ganhou uma nova admiradora.
Não leiam "Anarquistas, Graças a Deus" procurando uma história cheia de reviravoltas, lágrimas e gritos de desespero. É um livro de memórias, mas um daqueles muito bem escritos.
Impossível chegar ao fim do livro sem se apegar a família Gattai. Surpreendi-me demais com os aspectos de São Paulo, minha amada cidade do coração, muito diferente na época. Foi tão divertido ler sobre ruas pelas quais passei no mesmo dia, pensando que aquelas pessoas estiveram no mesmo lugar que eu, muitas vezes com os mesmos pensamentos.
Também foi muito interessante ler uma narrativa sobre uma família real que levasse o anarquismo tão a sério, fazendo de tudo para não contradizer seus valores em pequenos aspectos do dia a dia. Nunca vi isso em nenhum outro lugar.
Recomendo "Anarquistas, Graças a Deus" aos paulistanos interessados por sua própria história, àqueles que (assim como eu) apreciam uma história introspectiva e, acima de tudo, a quem adora uma fofoca de família.

Ju 12/01/2023

Uma viagem no tempo
" Eternas são as histórias que nasceram para não acabar "

Voltei a ser criança, longe da realidade de Zélia, mas com o mesmo sentimento que guardo, singelo e afetivo. É isso o que as palavras dela transmitem, conforto e saudades, de algo que nunca vivi.

Eu sabia que gostaria do livro, mas não imaginei que tanto. São passagens sem muitos fundamentos, mas todas tão reais e palpáveis que me vi mergulhada nas aventuras dela. A família é hilaria, os personagens são uma verdadeira caricatura de pessoas que todos podem conhecer. É como ser acolhida em casa, no meio de pessoas barulhentas.

Um verdadeiro retrato da realidade dos imigrantes, da cidade, economia, política, religião e pequenas coisas que evoluíram, mas mal sabemos como eram. Boa parte das histórias estão repletas de curiosidades para nós dos dias atuais.

Uma ótima leitura, espero logo ter em mãos qualquer outra coisa que ela tenha escrito. Estou apaixonada pela Zélia ?

Maíra 12/01/2023

Deveria virar novela( e já virou)
Zélia conquistou meu coração com a sua história da sua família.
Sua escrita é suave, envolvente, tô achando que ela deu umas aulas para Jorge Amado durante a vida rsrsrs

Saindo um pouco do resumo da obra e indo para os pontos fortes:
A história de SP, da Colônia Cecília e do Brasil como plano de fundo me encantou. Sou do Paraná e nunca tinha escutado sobre essa tal colônia.

Ela não fica o tempo inteiro falando: ?Eu tinha tantos anos quando isso aconteceu.? O que tira um pouco o formato de diário e coloca mesmo como um livro de memórias.

Quem amou a obra e quer ver mais, saibam que existe uma mini-série da globo com o mesmo nome.

@jana450 09/01/2023

SURPRESA
Não que tivesse resistência a ler algo que fosse escrito por ela, mas não me imaginava a lendo e por isso fiquei surpresa.

Patresio.Camilo 05/11/2022

SENSACIONAL
Infelizmente não posso escrever uma resenha maior, pois estou com o braço quebrado e não tenho ninguém para digitar para mim.
Mas leiam esta obra.
Leiam!

Arthur 12/10/2022

Memórias...
Até o meio e quase o final achei o livro bom para médio, o livro pra mim foi um pouco chato e entendiante, porém, o final conseguiu me surpreender.