O Caso da Borboleta Atíria

Resenhas - O caso da borboleta Atíria

Wanderreis 03/06/2023

Ano da publicação original

1951

Helicônia sempre foi estimada por todos e não tinha inimigos de espécie alguma. Então, quem matou a noiva do Príncipe Grilo, o Senhor das Florestas?

Carol 09/05/2023

Pode encantar até os adultos
O livro aborda temas importantes, como a amizade, a coragem e a importância de seguir os próprios sonhos.
É uma leitura bem leve, mas em que alguns momentos se torna tensa. Quando atinge seu clímax você não consegue largar para saber logo o que aconteceu de fato.
É um clássico infantojuvenil com linguagem e fórmula características, mas que pode te trazer diversas curiosidades e reflexões sobre a vida animal e os seres humanos.

Gabriel.Faria 04/05/2023

Um livro lindo. Quando eu tiver um filho certamente darei o livro de presente. Talvez eu o li um pouco velho, entretanto me diverti bastante. Já têm anos que eu não leio uma fábula.

Patricia.Goncalves 02/05/2023

Mistério na floresta
O caso da Borboleta Atíria, da Lúcia Machado de Almeida, é um livro da Série Vagalume e foi publicado pela Editora Ática, em 1975. Mesmo sendo um livro classificado como infantojuvenil, ele tem uma pegada de mistério, e a leitura é super dinâmica e muito agradável. Atíria é uma pequena borboleta que nasceu com um pequeno defeito na asa, e foi criada pela mãe adotiva, Dona Jitirana. Os insetos convivem em harmonia na floresta, até que acontecem dois assassinatos, primeiro foi Helicônia, a noiva do Príncipe Grilo e depois Vanessa, uma linda borboleta que também despertou o interesse do Príncipe. O Senhor Papílio é amigo do príncipe e o detetive que vai investigar todo esse mistério.
A primeira vez que eu li esse livro foi na época de colégio. E quando peguei esse livro para reler, tenho uma coleção de livros da Série Vagalume, pude recordar o quanto eu gostei dele da primeira vez. Tem mistério, investigação, personagens interessantes, uma aventura pelo mundo dos insetos, uma reviravolta surpreendente e um final feliz de conto de fadas.
Vale a pena ler! Super recomendo!!

palomavisconti 15/04/2023

Mistério e Fantasia
O caso da borboleta Atíria conta a história de uma borboleta que nasceu com a asinha defeituosa e foi adotada por uma borboleta idosa. As duas viveram bem até a vida adulta de Atíria e coisas estranhas acontecerem no bosque aonde moram.
Uma história rápida porém intrigante e gostosa se ler. Personagens inteligentes e atentos. O mistério na história me deixou apreensiva e prendeu a minha leitura. Gostei da forma que a autora coloca as informações científicas sobre os insetos reais ao longo da história! Recomendo a leitura!

Renatinha 03/04/2023

Um mistério na floresta. As mortes de Helicônia e Vanessa Atalanta assustam os insetos. A pequena e frágil, porém destemida, borboleta Atíria ajuda o curioso Papílio no desfecho desse enigma. Uma história para crianças e pré-adolescentes que encanta há décadas quem a lê.

Marcel.Trocado 11/03/2023

MICRO-SENCACIONAL-UNIVERSO-INSETO

Atenção! Eis que uma crisálida começou a mexer-se... rompeu-se... e, pouco a pouco, veio surgindo lá de dentro uma pequenina borboleta... Nasceu, era tão frágil, tão ingênua e não compreendia nada ainda... Sob os cuidados da doce mãe adotiva, Jitirana, um inseto de corpo grande e desajeitado, sentiu-se atraída à recém-nascida Atíria, a borboleta tinha nascido com um desvio qualquer numa das asas, o que lhe dificultava o voo. E não havia jeito. A vida inteira ficaria assim, sem poder ir longe, sem aguentar viagens longas.

A partir do nascimento da protagonista somos apresentados ao mundo fantástico dos pequenos seres do bosque. Todos convivem em harmonia, sob a monarquia do príncipe Grilo, um monarca muito cuidadoso e preocupado com todos os insetos sob seu manto, até o momento do assassinato de sua pretendente, a Senhorita Helicônia. O autor desse crime irá vitimar outras personagens, infelizmente. Na investigação dos atos do assassino revela que a verdadeira intenção é derrubar o príncipe, o que trará algumas suspeitas sobre as corujas do bosque, mas alguma coisa não se encaixa nesta suspeita, pois a presença de uma substância tóxica nos locais dos crimes leva a outros suspeitos mais próximos dos insetos.

A autora Lúcia Machado de Almeida, que tem outros importantes trabalhos publicados na coleção vaga-lume, dentre os quais Spharion, O Escaravalho do Diabo e a trilogia Xisto, debruçou-se em pesquisas reais de entomológicas (ciência do estudo dos insetos) para enriquecer ainda mais essa incrível história. Constantemente durante a leitura somos apresentados, por meio do rodapé das páginas, a nomes científicos e as características biológicas do mundo dos insetos, informações muito interessantes, embora o maior atrativo da história sejam as soluções que a autora trouxe no modo de vida em comunidade desses incríveis seres, entre outras criações para o enredo, chama muita atenção os idiomas pensados pela autora:

- o insetês, a língua-mãe do bosque;
- marimbondês;
- mosquitano;
- besourês;
- butterflish, idioma nativo da borboleta inglesa Vanessa Atalanta;

Para acompanhar esse encantador contexto o livro está repleto de ilustrações magníficas, proporcionadas pelo artista Milton Rodrigues Alves, cujos traços são executados em hachuras que criam o efeito de penumbra presente no ambiente dos diminutos seres, a publicação traz as personagens em vestimentas muito coerentes aos seus donos: para o figurino da borboleta Papílio, um inteligente detetive, um elegante terno do século XIX com calças boca de sino, para o príncipe Grilo um estilo de vestimenta semelhante ao da época do Rei francês Luis XV e a encantadora borboleta Atíria um maio negro, que valoriza perfeitamente o corpo de bailarina da protagonista, além de combinar com sua modesta personalidade.

Esta história merecia uma trilogia, assim como a personagem Xisto, a autora Lúcia Machado criou neste título um universo que precisava de pelo menos mais duas aventuras neste ambiente, mas, infelizmente, a aventura de Atíria inicia e termina em um livro. Pelo menos, ao ler essa incrível história fica a lição de que, mesmo fisicamente frágil, a borboleta antes da metamorfose transcende praticamente todos os obstáculos para continuar o ciclo natural da vida, do início ao fim Atíria, na sua ingenuidade, transforma o pior em o melhor a todos que a acompanha.

lacklusterstarchild 09/03/2023

Luv u Mom
I went after this book because it was my mom?s favorite when she was a kid.

It was nice learning about all of the insects. I just wish the author had flushed out more the main character. All out the decison-making and fun tales were carried by side characters, i wish Atiria was allowed more action in the story with her name on the title.

But all-in-all it?s a fun tale about a recently born buttlerfly, her found family and how she keeps getting almost-killed.

Feh Tryller 27/02/2023

O caso da borboleta Atíria é um livro atemporal.
Leitura que serve para todas as idades.
Tem uma premissa diferente, onde a grande maioria dos personagens são insetos e traz algumas informações bem interessantes sobre eles.

Ana Ju 16/01/2023

Um bom mistério
Este livro é muito aconchegante. A história, por mais que tenha um tom de mistério e suspense, é leve, alegre e bastante agradável. Nela há vários personagens, porém são todos marcantes, engraçados, carismáticos.
O universo é encantador. Bem desenvolvido e deveras criativo: Borboletês, docinhos de favo de mel, jornal dos insetos são um pouquinho das coisas que amei!
O plot twist é muito elaborado e coerente. Eu me surpreendi demais. Parece uma narração do Sherlock Holmes, sendo Papílio o próprio em versão borboleta kkakk??
Diria que o ponto negativo do livro é o fato de haver algumas cenas desnecessárias, elas não acrescentam em nada a narrativa, entretanto, são interessantes para atrair a desconfiança em diferentes suspeitos e pistas.
Por fim, recomendo o livro a todos. Prepare-se para uma grande aventura com curiosos assassinatos, ação, diversos insetos, dúvidas e até mesmo romance.

Isa âð»ð¿ 09/01/2023

Ótimo para quem quer começar o hábito de leitura e gosta de livros nacionais !, Eu li em um dia e me prendeu bastante na leitura

Beatriz 27/12/2022

Eu fiquei muito surpresa com o final, foi um plot twist incrível, eu amei! Eu recomendo de mais para quem tem de 8 a 11 anos, pois é muito bom! É uma investigação muito boa! Amei

Nayara 25/12/2022

Livro infanto juvenil.... rápida leitura, bonitinho, fácil...
Retrata as aventuras dos insetos, com direito a investigação criminal com assassinatos..rs

Clio0 16/12/2022

Esse foi o meu primeiro livro de mistério e é um que eu recomendo até hoje.

A história, uma mistura de fábula com conto detetivesco, traz as aventuras de Atíria e do Princípe Grilo para desvendar o assassinato de dois outros insetos. A autora dá então uma aula de biologia e ecologia bem acessível para crianças, com direito a visitas a colmeias e explicações sobre casulos.

A questão da inclusão também é abordada de uma forma que está tendo que ser ensinada atualmente: Atíria nasceu com uma pequena deformação nas asas que a impede de voar alto ou rápido, porém ela é um membro ativo da investigação; algumas situações evidenciam suas dificuldades, mas nunca incapacidade.

Há um pouco de romance, muita aventura, algumas situações de perigo e pistas para a resolução. É ótimo.
katerpillar 20/12/2022minha estante
Amooo, um dos primeiros livros que li na vida ??

tw.bookstan 12/12/2022

li ele em outubro pela escola, tava sem nenhuma esperança mas ate que ele foi bom?? e não foi algo do tipo mds não consigo ler de jeito nenhum, ele me prendeu até. o suspense foi ótimo, só acho que um livro pra nossa idade seria mais legal, mas eu gostei até