O Caso da Borboleta Atíria

O Caso da Borboleta Atíria Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O caso da borboleta Atíria

Guacira.GonAalves 05/04/2020

E vamos a mais uma leitura finalizada!

Para começar bem esse domingo, nada melhor que uma história tão fofa quanto essa!

"O caso da borboleta Atíria", de Lúcia Machado de Almeida (mesma escritora de O escaravelho do diabo), conta uma fábula que se passa numa floresta governada pelo Príncipe Grilo. Atíria é uma espécie de borboleta preta e amarela, singela e delicada. A Atíria dessa história tem uma asa deficiente e, por essa razão, tem dificuldade para voar e ela passa por algumas situações difíceis por causa disso. Mas todos da região adoram a borboletinha que é muito inteligente e prestativa.
Porém nem tudo são flores nesse lugar. Há um mistério a ser desvendado que vem rondando o príncipe: sua noiva e logo depois sua nova amiga foram assassinadas. Para investigar esses crimes, ele irá contar com a ajuda do investigador Papílio.
Adorei essa história, principalmente, por trazer uma série de notas de rodapé, onde podemos encontrar explicações relacionadas com o universo dos insetos. Vale a pena ler!

Obs.: Nessa edição da editora ática para a série vaga-lume a capa brilha no escuro.

z..... 13/02/2020

Queria ver essa obra adaptada em animação... Imagina só, um temeroso mistério na floresta e uma carismática borboletinha no desvendamento...
Gosto do livro e li mais de uma vez.
A animação é algo que parece improvável, mas ficaria satisfeito se encontrasse a adaptação em quadrinhos. Será que já tem?
E para quem curte o clássico infantil, não esqueça que tem mais aventuras da borboletinha em "Atíria na Amazônia".

DanielMenon 13/10/2019

Lembro que eu era muito pequeno quando tive que ler este livro. Lembro, também, de um ódio mortal por um trabalho que tive que fazer sobre. Guardo comigo este sentimento sobre ele - trabalho e livro. Sei que pode ser equivocado, por isso tenho a vontade de reler esta obra - hoje em dia nem lembro mais do que se trata a história.

Mally.Pepper 16/06/2019

É o primeiro da série Vaga-Lume que eu li. Na verdade, eu li e reli um sem número de vezes. Muitas vezes, de terminar de ler e recomeçar logo em seguida.

Esse livro é como se fosse um romance policial, só que totalmente ambientado no mundo dos insetos. Há mistério, investigação e aventura. E tem uma pitadinha de cinderela também, aquele clichêzinho da moça pobre, mas linda e de bom coração que acaba conquistando o belo príncipe e vivendo feliz para sempre com ele.

Atíria é uma borboleta órfã que foi criada com muito cuidado e carinho por uma Jitiranaboia. Essa doce borboleta vai passar por muitos apertos, aventuras e fará parte de uma trama muito sinistra que ameaça a paz da floresta. Apesar da sua aparente fragilidade, ela até que sabe se virar bem sozinha, só precisando mesmo de ajuda em casos extremos.

É um livro bem pequeno, só umas 79 páginas. A única coisa que pode pegar o pessoal de hoje é a linguagem um tanto rebuscada que os personagens usam. Quem está acostumado com a linguagem mais coloquial pode estranhar um pouco, mas é um bom livro pra melhorar o vocabulário.

Gladston Mamede 01/09/2018

Aprendi a gostar de livros com a série Vagalume. Amava esses livros.

Livros, câmera e pipoca 01/08/2017

Mundo encantado
A personagem título é uma borboletinha órfã criada por uma bondosa Jitiranabóia (inseto que parece com uma cigarra). Atíria nasceu com um defeito em suas asas, por isso não pode voar por longas distâncias. Essa fragilidade é compensada por seu jeito doce, alegre, que conquista a todos que a conhecem. Uma delícia de livro!

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2017/03/13/Releitura-O-Caso-da-Borboleta-Atiria

Silvana 02/09/2016

Interessante
Este livro li quando criança, me lembro até hoje dos detalhes. O mistério é bem intrigante e o livro é tão gostoso de ler que dá vontade de ler ele todo!

Cintia 27/08/2016

Atíria
Atiria é uma borboleta órfã criada por uma Jitiranabóia. Por causa de um defeito em suas asinhas, ela não pode voar longas distâncias - e todos os insetos colaboram para ajudá-la em suas revoadas pela mata. Só que de repente surge um perigo para o mundo das borboletas: um ser misterioso - uma mariposa? uma coruja? - começa a matar algumas delas. Quando Atíria conhece o Príncipe Grilo, sua vida também passa a correr perigo. E corajosamente a borboletinha vai enfrentar os inimigos (e passar pela tal câmara de tortura, e enfrentar o Esqueleto-vivo) até desvendar todo o mistério.

Edna 29/11/2015

Um livro Infantil
Um dos primeiros livros, que li. Um conto muito bom. Os personagens, são insetos. Vale a pena ler.

kythiie 28/08/2015

o caso
muito boom

Ana Cristina 23/07/2015

Lembra minha infância
Um dos primeiros livros da série Vagalumes que li! Boa leitura!