O Caso da Borboleta Atíria

O Caso da Borboleta Atíria Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O caso da borboleta Atíria

Kleber 20/12/2021

Uma história fabulosa e muito criativa
O Caso da Borboleta Atíria acompanha uma simpática borboletinha que se depara com misteriosos assassinatos que estão aterrorizando todos os insetos da floresta. E para piorar, logo a Atíria se torna um dos próximos alvos, e sua vida passa a correr perigo.

Foi uma releitura maravilhosa, amo demais os livros da Série Vaga-Lume, eles têm gosto de infância. E este livro especificamente me lembrou muito a escrita do Monteiro Lobato, onde a Lúcia Machado de Almeida demonstrou imensa habilidade em escrever para um público infanto-juvenil, com uma história semelhante a uma fábula que é de fato fabulosa!

Dany 13/10/2021

Um mistério no mundo dos insetos!
Para mais resenhas e conteúdos literários, acesse minha página no Instagram: @vontade.deler

SINOSPE: Um mistério na floresta, mais especificamente, um crime no mundo dos insetos. No meio de toda a confusão, a personagem que dá nome ao livro, a pequena e adorável Borboleta Atíria. Nessa história, o leitor é convidado a conhecer um pouco mais sobre o mundo real desses pequenos animais ao mesmo tempo que tenta resolver essa instigante história.

RESENHA: Eu li esse livro pela primeira vez quando estava no Ensino Fundamental. Eu sempre amei borboletas então o título me chamou a atenção. O fato de ser um mistério, também. Quando eu digo que a literatura infantojuvenil abre portas para uma vida toda de mais livros e mais histórias, essa obra é uma prova disso, pelo menos, em se tratando da minha história com a leitura. Até hoje, o gênero de suspense e mistério, histórias de detetive mesmo, é um dos meus gêneros favoritos e, com certeza, O Caso da Borboleta Atíria foi um dos grandes “motivadores” por trás disso, funcionando como uma porta de entrada para mais histórias desse tipo.
Outra coisa legal sobre esse livro é que quando cheguei com ele da escola, lembro da minha mãe dizer que ela já havia lido essa história quando ela estava na escola! Eu achei isso tão legal! Sempre fomos muito próximas, eu e minha mãe, e ver que teríamos mais uma coisa em comum – e que essa coisa seria um livro, uma das minhas maiores paixões – fez com que eu sentisse mais curiosidade em conhecer a história. Enquanto eu lia, a gente ia conversando sobre a história, e tudo isso contribuiu para eu criar uma certa afetividade em relação à essa leitura.
De qualquer forma, mesmo apesar desse fato, posso dizer que essa história com certeza encanta qualquer leitor que se interesse, pelo menos, por um desses três elementos: ciência e vida animal, mais especificamente, que tenha curiosidade sobre insetos, mistério e resolução de crimes, e uma trama fofinha para aquecer o coração.
Se você gosta do primeiro elemento, esse livro é um prato cheio pois, ao longo de toda a história, conforme novos personagens são apresentados, suas características como cores, tamanho e comportamento também são exemplificadas e, para além disso, as notas de rodapé contam com o nome cientifico e uma ou outra curiosidade sobre determinado inseto; isso é muito legal para se conhecer, de verdade, um pouco mais sobre esse universo.
Sobre o segundo elemento, por mais que a história não contenha nenhum detalhe extremamente gráfico ou que demonstre uso de violência, afinal, é um livro infantil, o mistério é bem explorado e a narração de certos acontecimentos te levam a imaginar quem ou o que poderia estar por trás dos crimes. Além disso, junto da figura do Detetive Papílio, o leitor vai colhendo pistas até chegar no desfecho que, mesmo agora, que fiz a releitura, me surpreendeu! Eu não lembrava mais do final e fui pega de surpresa novamente.
Por fim, por se tratar de uma linguagem quase como a de um conto de fadas, as relações de Atíria com sua mãe, seus amigos e, futuramente, com o Príncipe Grilo, passam ao leitor toda uma energia de carinho, cuidado e amor, que é muito bonita e positiva de se cultivar.
O único defeito dessa história, para mim, é que ela acaba. Acho também que alguns pontos poderiam ter sido mais explorados enquanto algumas outras cenas poderiam ter sido deixadas de fora, sem maiores prejuízos para a trama central; mas, talvez, isso seja uma impressão da minha visão mais adulta, acostumada, hoje em dia, a ler thrillers adultos que costumam ter um ritmo mais acelerado. De qualquer forma, continuo achando essa história criativa, interessante e com grande capacidade de instigar o leitor a buscar por novas histórias; tanto que, durante algumas aulas de leitura com meus alunos do Fundamental, sugeri esse livro e, para minha felicidade, seus olhos brilharam tanto quanto os meus quando eu tinha a idade deles. Acho que, então, minha missão foi cumprida!

site: https://www.instagram.com/vontade.deler/

Catarine Heiter 29/08/2021

Um dos primeiros livros que li quando criança, já relido por várias e várias vezes. Retornei à leitura desta história cativante neste ano e, mesmo se tratando de uma obra infantil, não me canso de admirar os detalhes deste cenário! Fui, sou e continuarei sendo cativada por cada personagem e, especialmente, pela doce Atíria! Além disso, é uma obra onde é possível conhecer bastante sobre insetos (recomendo uma busca ao google a cada nome científico apresentado, como forma de enriquecer a experiência de leitura) e se entreter com um mistério que assombra o bosque. Aquele tipo de leitura que a gente nem vê o tempo passar!

Keii. 23/08/2021

Um dos melhores da minha infância
Estava aqui vendo um livros que não leio mais estava até pensando em vender esse.
Sério esse livro é incrível, lembro de ter lido quando estava ainda na 6ª série, e foi uma experiência maravilhosa.
A história é muito boa, e a sua curiosidade aumenta a cada vez mais. Lembro de ter lido este em só uma tarde.
Achava incrível como dava para imaginar perfeitamente os personagens sabe?
Recomendo muito, é uma história divertida para se ler, acho que é aqueles livros que você não consegue deixar de lado porque precisa saber o que acontece.

Terra 10/08/2021minha estante
É um livro muito fofo ?

Terra 10/08/2021minha estante
Eu amo

Tatá 02/08/2021

"O melhor seria ir voando, voando ate que Deus lhe ouvisse as preces e lhe pusesse no caminho em que pudesse guiá-la."

"Amigo Papílio, tornou a Rainha. Não veja nisso nada mais do que uma pequena manifestação da grandeza d'Aquele que criou todas as coisas. Quanto a nós, apenas seguimos o instinto que a natureza nos deu."

Beu 13/07/2021

a escrita dessa autora é muito boa, ela explica os termos e as características dos insetos pra vc não ficar perdido e isso é simplesmente incrível

lenaaaa 22/06/2021

MUITO BOM
Eu li quando era menor mas é muito bom, é um livro que realmente me marcou e é muito bom sério!!

MilaMagalhães 11/06/2021

Gostei
Livro de infância! Para mim um dos melhores que li da coleção vagalume.
A história tem um mistériozinho bem bacana.

Gi Salles 30/04/2021

Livro de infância
Confesso que li esse livro numa versão antiga que era do meu pai quando criança, achei um PDF na internet e não resisti a nostalgia de ler de novo.
O livro é de uma leitura super simples apesar do uso de alguns termos mais difíceis ou nomes não tão conhecidos de insetos. É uma história também simples, mas como ensinamentos e enrredo muito bons.
Confesso que a escrita e o desenvolver da história me deixaram a desejar um pouco e não me encantaram como quando era criança. Se trata de um mistério "raso" dividido de forma muita rápida entre os capítulos, sem muitas explicações ou real mistério.
Mas, para mim, não deixa de ser um bom livro. Para crianças ou pré-adolescentes que gostariam de começar a ler mistérios, os livros da coleção Vagalume são ótimos.
Enfim, acho apenas que se trata de um livro para encantar as crianças e não os adultos, sendo bom para despertar o interesse direto pela leitura. Se como eu você leu esse livro quando criança, vale a pena pela nostalgia, não digo que será a mesma experiência incrivel da primeira vez, já que a história parece ser "bobinha", mas definitivamente traz de volta bons sentimentos.

Rovandro 02/03/2021

Resenha _ O caso da borboleta Atíria
Um livro para quem gosta de fantasia.
Uma leitura leve que desperta as emoções e a curiosidade.

Rafa 18/08/2020

Leitura da minha infância
Gostei muito quando lí, ótima leitura para infância/adolescência.

iza 27/07/2020

É uma obra encantadora! Li quando criança e reli após uns anos e continuou com toda a magia de antes ^.^

Ana 20/07/2020

Uma aventura misteriosa no mundo dos insetos
Esse livro a princípio me pareceu meio bobo, por ser uma história que humaniza insetos, mas logo percebi que não é uma historinha tola para crianças, e sim, um livro bastante inteligente que há décadas vem encantando até mesmo trintões como eu.
Há muitos motivos que tornam esse livro um verdadeiro clássico. Um deles é que instiga os leitores a se interessarem, por incrível que pareça, pelos variados tipos de insetos. É sério, não sabia que haviam tantos escaravelhos e borboletas interessantes! Haha. Brincadeira. É óbvio que a história não é entomologia pura, claro que não, senão seria muito chato. Na minha opinião, um motivo forte que tornou O caso da borboleta Atíria um sucesso tão grande e um livro tão amado, é o mistério instigante que faz o leitor devorar os capítulos do livro na ânsia de descobrir o mistério das mortes das borboletas o mais rápido possível.
Enredo: Helicônia era querida por todos. Noiva do príncipe Grilo, certa vez aparece morta. Todos , em especial o próprio príncipe, Papílio, o detetive, e Caligo, amigo do príncipe, unem forças para solucionar o mistério. Atíria é uma modesta e tímida borboletinha da asa defeituosa, uma borboleta querida por todos.
Ela e o príncipe possuem uma especial conexão entre si. Grilo conhece Vanessa, outra borboleta que também pouco depois é encontrada morta. O mistério se intensifica e Atíria corre perigo sem saber, por estar ligada ao príncipe. Quem seria o culpado?
Achei muito interessante a criatividade da autora, ao inserir os insetos em cenas tipicamente humanas. Em algumas passagens do livro, me senti lendo uma história de Monteiro Lobato. Gostei muito mais do que achei que fosse gostar. Gosto muito de livros que me surpreendem positivamente.

Josy de Paulo 30/06/2020

Sempre odiei ler, mas em 2002 minha professora da 5° série fez a gente ler esse livro e adorei.
Ficou bem grudado na minha memória.