Ei! Tem Alguém Aí?

Ei! Tem Alguém Aí? Jostein Gaarder

Resenhas - Ei! Tem Alguém Aí?

Dalila 22/04/2014

Seguindo seu estilo de escrever, Jostein fala de assuntos como fé e existência de maneira bem tranquila e quase infantil.Um livro gostoso de ler principalmente para quem tem irmãos.

Júlia M 01/10/2013

Sobre ..
Este livro voltado para o publico infanto juvenil, fala sobre o encontro de duas crianças que vivem em "planetas" diferentes. E após se conhecerem melhor começam a fazer questionamentos sobre o mundo em que vivemos. Fazem perguntas do tipo: De onde viemos?, Para onde vamos?, Quem criou o universo, E se existe um Deus que criou tudo. O autor apresenta os questões filosóficas que todos nós um dia nos perguntamos.

clara 20/09/2013

Eu tenho um carinho especial por esse livro; afinal, foi o primeiro que eu li, com seis anos! É um ótimo livro para ser o primeiro a ser lido. Um livro com filosofia e dúvidas, simples e fácil de entender, porém essenciais para a vida.
Jostein conta a história de um pequeno garoto, de oito anos, que está prestes a ganhar um irmãozinho. A história se passa em apenas uma noite, quando seus pais vão para a maternidade e ele conhece Mika, muito parecido com o Pequeno Príncipe, que veio de outro planeta. O livro passa-se em menos de 24 horas, mas durante todo o período, os meninos conversam sobre a origem da vida, evolução, dinossauros, e outros temas tão interessantes quanto!
Lembro-me que quando menor, fui para a Bienal de 2010 para conhecer o autor, e perguntei a ele com quem ele se identificava mais, com Joaquim ou Mika. E ele respondeu "Com Mika, é claro! Sinto-me diferente em inúmeras características, como se fosse uma carta que não pertencesse a nenhum naipe do baralho (ele citou, nesse caso, seu livro "O Dia do Curinga)". E eu posso afirmar que concordo com ele. Jostein Gaarder não é um escritor igual aos outros: é provavelmente um que eu considero melhor de todos, com uma escrita que nunca vi igual, e uma paixão por filosofia que é extremamente contagiosa!

Thaisa 28/07/2013

O livro se passa em uma carta, feita por Joakim, para sua sobrinha Camila, contando a ela sua história, de quando tinha oito anos, a mesma idade que Camila tem agora e estava esperando um irmãozinho ou uma irmãzinha. Um dia, no meio da noite, seus pais foram ao hospital, pois sua mãe estava prestes a ter o bebê, e Jokim ficou sozinho em casa enquanto tia Helena chegava para ficar com ele. Olhando pela janela de seu quarto ouviu um barulho vindo do jardim. Indo até lá, conhece Mika, um menino que veio de outro planeta, que faz uma reverencia quando ouve uma pergunta inteligente, chupa o dedo quando está perdido em seus pensamentos, abre o berreiro quando é contrariado e só parava com carinho na nuca, de sangue azul escuro, e que tinha nascido de um ovo. Joakim e Mika começam uma bela amizade e ficam juntos por 24 horas. Joakim conta à Mika sobre a evolução da vida na terra, ler um livro sobre dinossauros, vão pescar, comem panquecas e juntos vão refletindo e aprendendo coisas do mundo de cada um. Quando Mika vai embora, deixa uma interrogação, de que se realmente esteve ali, ou se foi um sonho. Os pais Joakim voltam com o bebê, um menino, como Joakim queria e tinha certeza que seria.

site: http://uparticular.blogspot.com.br/

Carol Fujiwara 05/02/2013

Eljo e a Terra
O livro “Ei! Tem Alguém Aí?”, de Jostein Gaarder, conta sobre o dia em que Joaquim ganha um ir irmãozinho. Nesse dia, algo estranho cai do céu em seu quintal. Isso é Mika! Um extraterrestre, que veio de Eljo; a partir daí, eles descobrem juntos coisas de diferença e semelhança tanto entre si como entre seus planetas, tudo em uma pequena aventura.
Descubra tudo com esses garotos.

Beca 08/01/2013

Jostein Gaarder tem um jeito peculiar de nos fazer sobre as mesmas questões filosóficas em todos os seus livros. Apesar de ser, a princípio, voltado para o público infato-juvenil, o livro vale a reflexão para nossa vida. Às vezes, é nessa busca do lúdico que encontramos respostas para as questões que nos atormentam depois de "grandes". Leitura breve para os que estão acostumados às histórias mais compridas, como O Mundo de Sofia e O Dia do Curinga.

Flavinha 30/09/2012

Resenha: Ei! Tem Alguém Aí? - www.chatadoslivros.blogspot.com.br
O único livro que eu tinha lido deste autor foi O Mundo de Sofia e logo de cara ele entrou pro ranking dos meus livros favoritos. Quando a Cecília, estagiária linda , maravilhosa e muito divertida (pronto Cecília kkkkk) de Comex aqui do trabalho me falou sobre este livrinho do Jostein eu fiquei morrendo de vontade de ler, mesmo ele sendo pra crianças.

Joakim está se preparando pra ganhar um irmãozinho, ele ainda não sabe se é um menino ou uma menina, mas seu coração diz que vai ser um garoto. Alem de se preparar psicologicamente pro fato de que agora ele não será mais filho único, ele também começa a pensar em formas de ensinar pro caçula como é o mundo em que ele vai viver a partir de agora.

No dia do parto de sua mãe, Joakim tem que ficar sozinho em casa esperando por sua tia, que vai tomar conta dele enquanto seus pais estão no hospital. Ao olhar pro seu jardim, Joakim se depara com um menino “diferente” pendurado de cabeça pra baixo em uma árvore. Este menino veio das estrelas, seu nome é Mika, e ele e Joakim começam a desenvolver uma bela amizade.

A abordagem da filosofia aqui é bem simples e objetiva, porque foi escrito pensando nas crianças, então fica muito fácil de compreender as metáforas e os “e se” contidos na história. Também ajuda as crianças a compreender a importância dos sentidos na vida das pessoas, explicando cuidadosamente pra que serve cada um deles.

Achei interessante a maneira como o autor aborda a chegada de uma nova criança na família, confortando e ensinado como as crianças devem receber os irmãozinhos.

O livro é bem fininho, tem só 128 páginas e a leitura é muito agradável. Perfeito para ler em família!

www.chatadoslivros.blogspot.com.br

Su | @erlebnissebooks 29/09/2012

Ei! Tem Alguém Aí? Jostein Gaarder
O livro começa com a carta que Joakim escreveu para sua sobrinha Camila, contando a ela sua história que viveu quando criança, nesta história ele conta de uma amigo com quem teve o prazer de ficar apenas 24 horas com ele.

Bê09 25/09/2012

Não é só para crianças.
Como Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll foi considerado um livro infantil mas tem a capacidade de envolver e encantar qualquer idade "Ei! Tem Alguém Aí?" de Jostein Gaarder tem essa mesma capacidade, aonde o autor abordar temas difícies de uma maneira tão simples e encantadora para um maior entedimento para crianças já que é um livro infantil porém acaba atingindo também outros públicos de leitores pela sua maneira de ver o mundo, sua sutileza sua inteligência e sua alma socrática que nós faz sempre questionar sobre tudo e nos encanta, Gaarder sempre teve essa delicadeza ao escrever que se torna admirável e apaixonante.

Nathália M 20/03/2012

Esse livro me marcou de verdade, porque foi o primeiro livro que eu li, e ele me introduziu às maravilhas de imaginar histórias na sua mente, através do pensamento de outras pessoas, então eu nunca vou me esquecer do quanto esse livro foi importante para mim.
Trata-se de uma carta que Joakim escreve para sua sobrinha Camila, contando uma história vivida por ele na sua infância. Nessa carta ele escreve sobre um amigo que fez, com o qual compartilhou apenas 24 horas, descobrindo e aprendendo novas coisas. "Foi um sonho tão bonito que talvez fique guardado dentro de nós num lugar bem fundo e claro"

Belinha 12/07/2011

mura 08/04/2011

Um belo livro no qual Jostein Gaardner mais uma vez aborda questões complexas da existência de forma simples e acessível, não só aos aos jovens, como também aos adultos. Através da visita de um ser de outro planeta um menino de 8 anos conversa sobre temas que intrigam a muitos.

Evy 24/01/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Infanto Juvenil / Mês: Janeiro (Livro 3)
Gaarder tem um dom que eu admiro: ele consegue escrever sobre assuntos profundos e polêmicos de uma forma totalmente sutil, doce e encantadora. É o caso deste livro que trata do universo, da vida, de Deus, das questões "de onde vim, para onde vou" de forma simples e fácil de entender.

Joakim, um menino de 8 anos vai ganhar um irmãozinho. Enquanto espera a volta de seus pais e do novo membro da família da maternidade, Joakim conhece Mika, um menino que apareceu pendurado na macieira de seu jardim de ponta cabeça. Mika parecia ter vindo de outro planeta e ambos acharam que estavam sonhando quando se encontraram. Passaram 24 horas juntos e nesse espaço de tempo conversaram sobre muitas coisas: a vida, o universo, a origem dos animais e dos seres humanos, enfim, assuntos profundos e tratados de uma forma tão doce que marcam e fazem refletir.

Uma espécie de "O Pequeno Príncipe" este livro, com passagens igualmente encantadoras como esta:

"Às vezes as pessoas dizem que tiveram 'um dia comum'. Isso me deixa meio aborrecido, porque não existem dois dias iguais. E nós também não fazemos a menor idéia de quantos dias de vida ainda temos pela frente!"

Queria ter tido a oportunidade de ler este livro quando criança. Talvez minha nota pra ele fosse maior que a que dei neste momento, pois confesso que o achei um pouco repetitivo em alguns pontos. Acredito que uma criança que o lê, diferente de mim, o acharia fascinante. Mas a leitura com toda certeza é bastante recomendada!
Léia Viana 12/01/2011minha estante
Eu gosto bastante da maneira como Gaarder conduz suas histórias. E também concordo com você, nos temas mais difíceis Gaarder consegue ser sútil nas palavras, sem nos deixar com o estômago revirado, e sim, com a cabeça a refletir.

Elvira 12/01/2011minha estante
Então né, eu até evito de ler suas resenhas pq fico com uma vontade incrivel de ler o livro e ai já tenho outros livros que ainda não li,e me entristece perceber que o tempo é cruel não para pra esperar a gente ler tudo que tem vontade.
Adoro suas resenhas, bjs mamis

Kézia 13/01/2011minha estante
Haaa eu amo esse escritor e quero ler todos dele, mesmo assim sendo repetitivo em alguns pontos, ainda quero ler!

Li 20/01/2011minha estante
Eu gosto dos livros de Jostein, mas os para adultos mesmo! O único que li, fora isso, foi o mundo de Sofia, que por acaso não gostei (um professor meu da faculdade matou qualquer interesse meu por filosofia! ¬¬)
Já leu Maya?! É ótimo!

Rose 31/01/2011minha estante
Ainda não li este livro, embora eu adoro os livros de Jostein... ele é incrivel, é o tipo de pessoa que parece que viaja quando escreve, um verdadeiro filósofo, dando sempre um fim bonito e surpreendente as suas histórias... :)