Ei! Tem Alguém Aí?

Ei! Tem Alguém Aí? Jostein Gaarder

Resenhas - Ei! Tem Alguém Aí?

Beatriz3345 30/01/2022

muito fofo
?Era gostoso sentir a mãozinha dele aninhada dentro da minha.?

Logo de começo eu já tinha achado o livro perfeito, conforme fui lendo, percebi que ele é super fofo! A história foi contada de uma forma tão leve que eu me impressionei.
Rafael Kerr 30/01/2022minha estante

@jaquepoesia 26/01/2022

Recomendo para todos(as), crianças e adultos!
• Ei! Tem alguém aí?
• Jostein Gaarder
• @companhiadasletrinhas
• Publicado em 2020, 127 páginas
Tenha desde já um valiosa lição em mente:
NADA É COMUM! "As coisas mais comuns nem sempre são tão banais como nós pensamos".

Joakim é um homem adulto, tio de Camila que tem oito anos e logo ganhará um irmãozinho ou irmãzinha. Afim de preparar a sobrinha para vida com um irmão(a) Joakim escreve para ela sobre sua experiência com a chegada de seu irmão justamente quando ele é quem tinha oito anos.
Joakim relata sua fantástica experiência com Mika — um garoto que via o mundo de ponta cabeça e esperniava ao ser contrariado e que era nada menos do que de outro planeta. Tendo passado 24 horas com Mika no período em que seus pais estavam no hospital esperando a chegada do bebê, Joakim explicou a Mika muitas coisas sobre a vida no planeta Terra enquanto também questionou Mika sobre o planeta de onde viera.

Embora boa parte das conversas entre Joakim e Mika sejam sobre a natureza e a evolução da terra (assuntos que normalmente interessam muito a crianças de oito anos, tais como dinossauros, vida marinha e sistema solar) há também filosofia inserida nos diálogos (mas claro de uma forma tranquila para as crianças e bastante clara para os adultos, logo acreditem (repito!) é um livro que pode (e deve) também ser lido por adultos.
Ps: Li com meu marido e ambos amamos!

Um bom exemplo de menção a filosofia está na página 28, onde Mika explica á Joakim a importância de se reverenciar uma pergunta inteligente.

"Uma resposta nunca merece uma reverência. Mesmo que for inteligente ou correta, nem assim você deve se curvar diante dela. (...) Quando você se inclina você dá passagem e a gente nunca deve dar passagem para uma resposta. (...)
A resposta é sempre um trecho do caminho que está atrás de você. Só uma pergunta para apontar um caminho para frente''

Jessik 13/01/2022

Livro levinho pra se distrair, onde faz refletir sobre algumas coisas da vida que muitas vezes não nós perguntamos. Visto pela perspectiva de crianças. Uma espécie de pequeno príncipe.

Fácil e muito rápido de ler.

Julya116 06/01/2022

Singelo
Esse livro é muito fofo, vai contar a história de um garotinho que vai ter um irmãozinho e um menino de outro planeta surge em seu quintal. Eles discutem questões sobre como a vida funciona e é um ótimo livro especialmente para crianças, é singelo e muito fofo.

Fran 28/12/2021

Achei um livro lindo e emocionante.

"Cheguei à conclusão de que o mais importante é que nós nos encontramos. Quando
do mundo. "

Luiz 23/11/2021

Pequeno príncipe de Gaarder
Joakim está para receber uma irmãzinha ou irmãozinho. Não, definitivamente é um irmãozinho. Joakim tem plena certeza. Quando sua mãe está no hospital com seu pai, Joakim vê um menino caindo do céu. Seu nome é Mika e ele veio de outro planeta.

Lendo as conversas de Mika e Joakim, o leitor começa a pensar sobre as mesmas questões que os dois menino. O que é ótimo para quem quer uma pequena introdução a filosofia.
Mika e Joakim trocam informações acerca de sua espécie e percebem suas semelhanças, mesmo vindo de lugares tão diferentes.

Um ótimo livro para ser lido em uma tarde. Presumo que seja ótimo para uma criança curiosa sobre as coisas do mundo.

Vanessa.Carla 03/11/2021

Eu amo literatura infantil
Aí gente. É tão bom ler um livrinho infantil as vezes. Principalmente quando trás reflexões e pensamentos pra sair da caixinha da mesmísse. A leitura foi tão leve que eu tinha esquecido de fazer a resenha.

fantasiafrancesa 25/10/2021

“A resposta é sempre um trecho do caminho que está atrás de você. Só uma pergunta pode apontar o caminho para frente.”
Meu professor de filosofia costumava falar que adultos acham crianças questionadores irritantes pelo único motivo de terem aquela imagem de sabe-tudo jogada por água abaixo quando se deparam com perguntas que não são capazes de responder; eu discordava em partes até ler esse livro.

luizdamilton 05/09/2021

"Quem sabe é hora de esquecermos a casca do ovo! Esquecer o leite e a barriga! E os dinossauros também. Nós dois já nos libertamos de tudo isso. Há um mundo inteirinho esperando por você!"

Para quem está preso no vale profundo de si e ainda não levantou a cabeça para subir a montanha, essa é uma leitura para sair do medo, quebrar a casca. No topo da montanha estão os encontros, a força misteriosa que nos tira do fundo do oceano e nos faz evoluir neste planeta, sabe-se lá qual evolução é essa.

Apesar de um planeta emaranhado de redes que muitas vezes mais nos prendem e nos impedem de comunicações mais profundas, sempre haverá algo (ou alguém?) no céu e nas estrelas para perguntar, ecoar bem lá no fundo, olhando de volta para você no casulo: EI! TEM ALGUÉM AÍ?

Heverton 01/08/2021

Gostei muito
Não sei se o autor se inspirou no Pequeno Príncipe mas achei muito similar, o livro apesar de ser infantil é bastante profundo, tratando de diversos assuntos do planeta e do universo no geral

Rafaela 22/07/2021

Recomendo sempre!
O livro é muito bom, os dois protagonistas são uns fofos, além de inteligentes e o livro tem uma mensagem muito linda e bem construida ao longo da narrativa, fora que o livro também conta a história do mundo de uma forma didática, mas sucinta para que as crianças entendam. O público alvo do livro são as crianças e ele cumpre o bem seus objetivos. Para mim ele foi simplesmente maravilhoso e eu o li no momento certo.

Lgdcc 05/07/2021

Vê alguem aprendendo sobre o mundo e refletindo sobre o espaço e todas as possibilidades do espaço e da imaginação é a melhor coisa do mundo

JAlia.Godoi 30/06/2021

Outro clássico infantil
Apesar de bem pequeno, eu amo esse livro! Tenho vários livros curtos infantis em minha casa até porque minha escola me deixou apaixonada nesse tipo de livro! Eu simplesmente amei, não tenho nada ruim do que dizer, além de que o final me impressionou bastante e eu realmente não esperava o mesmo, acredito que poderia melhorar um pouco, mas fora isso, apenas coisas boas podem sair da minha boca sobre essa história extremamente bonita e divertida!

13marcioricardo 14/06/2021

O irmão de Joakim vai nascer..
Livro bom pra crianças entre os seis e doze anos. Como todos as obras que li até agora do autor, é um exemplar infanto-juvenil. Dá pra ler num dia.

Fabíola Luna 11/06/2021

Ei! Tem alguém aí? certamente vai pra listinha de livros infantis que vou dar para meus futuros filhos.

É um livro fofo, filosófico, reflexivo? e tem um jeito leve de aguçar a imaginação e curiosidade de qualquer leitor.

Amei esse trecho:

?Quando duas pessoas levantam a cabeça e cada uma sai do seu vale profundo para encontrar a outra lá em cima da montanha, pouco importa como se chama a montanha, ou de onde cada uma veio. Quando estamos no pico de uma imponente montanha, temos a sensação de estarmos no topo do mundo?.

Recomendo.
Lídia 11/06/2021minha estante
Depois da sua descrição, já quero ler ele ????

Fabíola Luna 11/06/2021minha estante
Owww, que bom! É bem curtinho!! Vale a pena ?