Ei! Tem Alguém Aí?

Ei! Tem Alguém Aí? Jostein Gaarder

Resenhas - Ei! Tem Alguém Aí?

Elaine cris 27/01/2021

Livro fofinho
Livro com poucas páginas e um ótimo conteúdo.
Questiona como surgimos no planeta, se existe vida em outros planetas, a existência de Deus e muitas reflexões, com uma escrita simples e de fácil entendimento.

" Acredito que alguns encontros muito importantes da nossa vida acontecem quando estamos dormindo"

"Nada no mundo é comum. Tudo que existe faz parte de uma grande charada"

Lucas Aranha 08/12/2020

Meu primeiro livro lido
Esse foi o meu primeiro livro que eu li na vida. Se eu não me engano foi aos 6 ou 7 anos. Esse livro abriu o mundo da leitura para mim. Assim como na história onde Joakim recebe seu mais novo amigo, por 24 horas, o Mika abre-se um novo mundo para eles.
Com questões sobre a vida, sobre de onde viemos e como as coisas foram realizadas.
Essa história do livro: Ei! Tem Alguém Aí?! é passada em um período de 24 horas mais com muitas aventuras para crianças com menos de 10 anos.
Em uma tarde de um final de semana você faz a leitura desse livro.
Minha opinião: valei muito a pena.

Leonardo 29/11/2020

Perfeito
Leitura leve, desenrolada, de fácil assimilação. Altamente recomendado para qualquer iniciante de estudos de filosofia.

Fabi 28/11/2020

Foi um livro péssimo que com certeza me deixou a pior das impressões, sou traumatizada até hoje pela professora ter mandado esse livro que eu não entendi quase nada e por isso não recomendo esse livro pra crianças e nem tenho coragem de pegar nele hoje em dia

Bia 03/11/2020

Ei! tem alguém aí?
Li esse livro em 2008 por livre e espontânea pressão rs. Na 8°série ( 9°ano) porque iríamos fazer prova do livro que tínhamos escolhido. Então, eu escolhi esse livro pela capa, quem nunca fez isso né?! Pela capa porque era azul rs. Literatura infantojuvenil. A História é a seguinte: tem um menino de 8 anos que vai ganhar um irmãozinho e tem o outro menino, o Mika, um garotinho muito inteligente que veio do planeta Eljo pegando carona numa estrela cadente. Eles ficaram juntos durante 24 horas enquanto a mãe de Joakim estava em trabalho de parto num hospital. Conversaram longamente sobre as diferenças e semelhanças do desenvolvimento da vida nos planetas Terra e Eljo, sobre a extinção dos dinossauros, comeram panquecas, foram ao mar e à montanha. Uma amizade linda entre os dois, bem divertido.

VicBanger 27/07/2020

Livrinho simpático
Foi como escrevi: um livrinho simpático, este aqui. Praticamente uma releitura sobre O Pequeno Príncipe - uma releitura muito decente, vale mencionar. Gosto do fato de que a obra é tão simples quanto complexa - simples na linguagem, porém complexa nas ideias. Ótima opção para jovens leitores.

Isa Potokhotski 18/06/2020

Demorei mas terminei...
Essa história me lembrou de quando eu ganhei um irmãozinho, era meu maior sonho na época!

Não concordo com algumas coisas abordadas no livro, mas não deixou de ser uma experiência legal. É um livro infantil fofo, encantador e fácil de ler.

Clafe 09/05/2020

Ei ! Tem alguém aí ?
Esse livro é interessante, e eu acho que li na hora certa pq o protagonista está esperando um irmão ou uma irmã e eu também estou. Talvez seja mais por isso que eu gostei!

Anna Flávia | @bibliotecadaanna 28/03/2020

Nada no mundo é comum.
Esse livro é incrível! Foi o primeiro livro do Jostein Gaarder que eu li e me apaixonei. Que livro lindo! Ele nos leva por uma aventura de reflexão, onde nós nos pegamos pensando no início da vida da Terra, até a existência da vida em outros planetas. Um livro sensível, cheio de ensinamentos. Ele é maravilhoso, principalmente pra quem vai ter um irmão ou irmã. De certa forma, nós aprendemos com o livro sobre irmãos. Ele é fino, mas não falta reflexão. Recomendo esse livro a todos! Afinal, todos devemos refletir um pouco, né?!

Ricardo 15/03/2020

Ei! Tem alguém aí?
Jostein Gaarder, em 1991 ganhou projeção internacional com O Mundo de Sofia. Esta obra foi produzida para o público infanto-juvenil.

A narrativa passa a ser construída por Joakim, um adulto que por meio de uma carta, passa a contar para sua amiga Camila, um fato ocorrido com ele quando tinha 8 anos de idade. Bem escrita, a estória percorre alguns fatos legais, família, nascimento, sonho, amizade, novas relações, pai, mãe, tia e a chegada do novo irmãozinho e seu misterioso amigo Mika.

Antes de prosseguir, alguns SACADAS legais:
"Nós, seres humanos, gostamos de acreditar naquilo que mais desejamos";
Acontece que nós nascemos neste mundo sem nenhuma educação nem bons modos. A gente leva anos para aprender a mostrar um pouco mais de consideração pelos outros".
"Quando duas pessoas se encontram e uma delas esta de cabeça para baixo, não é fácil dizer qual delas está na posição certa".
"Uma resposta nunca merece uma reverência. Mesmo que for inteligente e correta, nem assim você deve se curvar para ela".
"Quando você se inclina, você da passagem, ... e a gente nunca deve dar passagem para uma resposta. Por que não? A resposta é sempre um trecho do caminho que está atras de você. Só uma resposta pode apontar o caminho para frente".
"Quanto mais escura a noite, ..., maior a quantidade de sóis que podemos ver no céu. Durante o dia só conseguimos enxergar nosso próprio sol."

Estes foram alguns cotes que destaquei. Vejam quantos insights o autor nesta história procura destacar. A conversa acontece entre duas pessoas, se é que posso chamar Mika de pessoa, mas, Joakim, procurar encurtar a distância que estava estabelecida entre os dois. Fica a pergunta no ar, foi um sonho ou de fato aconteceu? Esta é a resposta que Joakim passa a buscar a vida toda.

Agora, para fixar um pouco mais, e, procurando usar a narrativa de Gaarder, os temas da inclusão, solidariedade, amizade, aceitar o diferente, deixar aprender e ensinar com e por meio do desconhecido, são alguns dos assuntos levantados pelo autor com uma ótima pitada filosófica e existencial.

Portanto, fica aqui minha indicação. Aproveitem a leitura e ótimo aprendizado.

Lele 05/03/2020

Depois de anos parado na prateleira, finalmente peguei pra ler aquele livro de infância esquecido e me surpreendi. Apesar de ser um livro indicado para crianças, acredito que muitos adultos vão apreciar a leitura filosófica, profunda, tratada de forma leve e lúdica. Questionamentos que encontramos ao longa da vida são sanados de uma forma quase que pacífica.
Muito bom para ler e reler em diversas fases da vida.
Com certeza é aquele tipo de livro para ler para os amigos, filhos e netos.

Ally 19/10/2019

"Lembrar de um sonho é quase tão difícil como agarrar um passarinho na mão. Mas, às vezes, parece que o passarinho vem pousar no ombro da gente de livre e espontânea vontade."

Eu deveria ter lido esse livro faz tempo, pois é uma história engraçada, bem escrita e bem educativa, te faz pensar melhor na vida, em como enxergamos as coisas ao nosso redor e nas possibilidades de tudo poder acontecer.
Quero um dia poder reler essa história, mas para uma criança, que ela sinta a curiosidade em cada capitulo e que possa ter resposta para várias coisas, como eu tive.

Jéssie Anicésio 09/10/2019

Livro incrível, nos faz pensar em coisas que não pensamos, super inteligente, sutil. Traz perguntas e respostas simples.

Rafael 30/09/2019

Simples, mas profundo
Tive a felicidade de ler esse livro quando tinha 11 anos. Apesar de estar cheio de reflexões sobre a vida e outras questões filosóficas, todas são abordadas de forma simples e lúdica. A história me marcou muito, e até hoje pego ele para reler.

A história é narrado por Joakim, numa carta para sua sobrinha, onde ele conta sua experiência de ter encontrado um garoto de outro planeta no dia do nascimento de sua irmã. Os dois passam 24 horas juntos, e conversam sobre tudo, e mais um pouco.