Ei! Tem Alguém Aí? Jostein Gaarder

Resenhas - Ei! Tem Alguém Aí?

All Star&Jeans 20/01/2011

No blog:

Tayla Olandim 17/01/2011

O Universo é espantoso!
Não vou falar muito sobre o enredo até mesmo porque o livro é pequenininho (+/- 120 páginas), só vou dar uma pincelada rápida. O mais importante nos livros de Jostein Gaarder muitas vezes não é nem a história, mas as indagações que o filósofo faz sobre a Vida.

É noite e Joakim, um menino de nove anos, foi deixado sozinho em casa. Seus pais foram ao hospital, ele está prestes a ganhar uma irmanzinha ou um irmãozinho, mas eis que acontece algo muito, mas muito estranho: uma menino cai, como se fosse uma estrela cadente, bem no meio do jardim de Joakim. O seu nome é Mika.

Mika e Joakim passam o dia conversando sobre o universo, sobre Mika e sobre como o menino chegou ao planeta Terra e foi cair logo no meio do quintal de Joakim.

O livro é escrito como se fosse uma carta de Joakim, já mais velho, para sua sobrinha, Gabriela, e é mais infanto do que juvenil - provavelmente é o livro mais infantil que já li do Gaarder -, super adequado para crianças de 7-9 anos, mas isto não impede que leitores adultos ou juvenis apreciem o livro também. Na realidade esta é uma das característica do autor: Gaarder se preocupa em escrever histórias que, mesmo quando escritos para um certo público, não exclua outros.

Como podemos ver nesta entrevista para a revista Veja:

"Quando o senhor escreve, pensa em atingir tanto crianças como adultos?"

"Sim. A separação entre literatura adulta e infantil não funciona para mim. Um bom exemplo do que quero dizer é O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry. Você não pode dizer se é um livro para crianças ou para adultos. Assim como Robinson Crusoé, de Daniel Defoe. Mesmo quando escrevo mirando um público jovem, penso que o livro deve ser também para adultos. E acho que uma boa história para crianças pode agradar adultos. Mas o oposto muitas vezes não acontece."

Mesmo este não sendo o meu livro favorito do autor (o primeiro lugar ainda está com O Dia do Curinga) ele possui a mesma essência do resto da obra de Jostein Gaarder: a vontade de transmitir para o resto do mundo, nem que seja um pouco, a sensação que o autor tem diante o mundo. "Olhe!" Gaarder grita, " Veja como o mundo é maravilhoso e como é incrível que você, um ser pensante, esteja vivo em um planetinha azul no meio deste universo gigantesco!".

Nota: 3,5 em 5

Erika 17/01/2011

Ei! Tem Alguém Aí?
É um livro leve e gostoso de ler, talvez mais voltado para crianças - acho que é uma ótima leitura para escolas, para o Ensino Fundamental, talvez o tipo de livro que falte para muitas -, não que não seja adequado, ou indicado, para pessoas de todas as idades. Embora se pareça bastante com "Através do Espelho", é uma história diferente, que traz muitas mensagens novas, que nos levam a refletir sobre igualdade, respeito, educação... e a visão de evolução não é apenas filosófica, ou lógica, é real!

Fernanda 20/08/2010

Ei! Tem Alguém Aí?
Um livro que segue a linha do Pequeno Príncipe, onde um encontro inesperado do personagem, que está para ganhar um irmão, com um garoto em seu quintal. Este encontro faz o jovem personagem refletir sobre sua vida, e juntos somos transportados para está reflexão.
Colocada de forma simples, temas como "O que sou?" se revelam simples questões a serem desvendadas pela mente imaginativa e sem preconceitos de uma criança.
Uma leitura agradável e cativante, um mergulho mágico na essência da filosofia: a pureza e simplicidade!

17/08/2010

"Nós, seres humanos, gostamos de acreditar naquilo que mais desejamos!"
Um livro infantil que para mim se parece bastante com o Pequeno Príncipe.
Um menino que vai ganhar um irmãozinho, e sonha ou quem sabe vive uma aventura com um amigo de outro planeta. É esse o enredo do livro, o nascimento da vida também é explicado por meio da evolução das espécies, para o autor o ser humano surgiu da evolução dos seres marinhos.
A leitura é boa, o livro tem explicações bem simples para questões bem complexas. Só achei que o autor poderia inovar mais nas idéias ao invés de repetir o enredo do Pequeno Príncipe.
Talvez eu esteja sendo critica de mais, pois, vale ressaltar que meu irmão adorou o livro!

Ana 28/07/2010

Filosofia, de um jeito doce e divertido
A passagem que mais me marcou foi:

"A força da gravidade faz um planeta girar em torno do seu sol. E a Lua atrai o mar, originando a maré alta e a maré baixa. Você não acha que deve haver também uma força que nos puxou para fora dos oceanos, e nos deu os olhos para ver e o cérebro para pensar? Às vezes penso que as pessoas que não acreditam nisso devem ter um sentido importante a menos."

Tito 21/06/2010

A vida, o universo e tudo mais, bem explicadinho.

Fanny 15/05/2010

Mágico!
Eu tenho Jostein Gaarder em um alto nível, então não surpreeno quando leio um livro maravilhoso feito por ele, e "Ei!Tem alguém aí?" não é diferente.
O encontro entre Joakim e Mika acontece de uma forma supreeendente, sau mãe está dando a luz e enquanto ele espera uma tia chegar para lhe fazer cia ele recebe a visita de Mika, que chega do espaço e caí de cabeça para baixo em sua macieira.
Mika não conhece nada do nosso planeta, mas aprende rápido. Tudo isso é narrado anos mais tarde, em forma de uma carta.
Os questionamentos simples mas ao mesmo tempo profundos levantados pelos dois meninos, são de uma qualidade inagualável.
Uma leitura para todas as idades, e extremamente recomendados para adultos.
Mas se tiver uma criança que esteja lidando com a chegada de um irmãozinho, recomendo a leitura desse livro, que pode ajudar no processo de adaptação.

Leitor 11/03/2010

Ei! Tem alguém ai? é uma narrativa divertida, imaginaria ao mesmo tempo filosofica que da pra gente pensar na vida em um todo.

Estava viajando hoje cedo quando sai da minha nave e perguntei: Ei! Tem alguém ai?
e cai ou subi não sei e encontrei você!

Essa é a história de um menino de oito anos que vai ganhar um irmãozinho. Enquanto espera os pais voltarem da maternidade, ele recebe a visita de Mika, uma espécie de pequeno príncipe que parece de outro planeta. Os dois são muito diferentes, mas são muito parecidos também. Passam 24 horas juntos e conversam sobre temas interessantes como a origem da vida, os princípios da evolução e a extinção dos dinossauros. Quando Mika vai embora e os pais voltam com o bebê, o irmão mais velho sabe, de algum modo, que sua casa tem espaço para o novo habitante.

O resumo do livro que contem traz do mesmo ja diz tudo mika uma espécie de um pequeno príncipe, que nasceu de um ovo segundo ele e é de outro planeta.

Pri 11/03/2010

"Nunca deixo de ficar extasiado ao contemplar o espaço. Mas também nunca deixo de ficar maravilhado ao lembrar que tenho uma cabeça e uma mente que fazem de mim o meu próprio universo, único e pessoal."
Tatyana 11/05/2014minha estante
acabei de ler hoje e este foi um dos trechos que mais gostei!

Pam 22/01/2010

Er...não.
Bom, mais um livro que eu leio e não gosto =x Não que eu não tenha gostado, mas eu li o final dele do mesmo jeito que comecei a ler, sabe? Não me acrescentou em nada e não me entusiasmou.

FEbbem 04/01/2010

QUEM JÁ LEU O DIA DO CURINGA DE JOSTEIN GAARDER JAMAIS SE ESQUECERÁ QUE UM ANO TEM 52 SEMANAS; UM NÚMERO BOM PARA UMA PROMESSA DE REVEILLON, DESSAS QUE AGENTE PROMETE ANTES DE BEBER A CHAMPAGNE. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O NUMERO DE SEMANAS DO ANO, ESTE FOI O NUMERO ESCOLHIDO PARA A MINHA META DE LIVROS, ALGO QUE CHEGA ATE SER EXTRAORDINÁRIO PARA UM PAÍS ONDE SE LÊ TAO POUCO, POR SER UMA META UM TANTO QUANTO AMBICIOSA, PRECISAVA COMEÇAR CEDO, E ASSIM COMEÇAR A MINHA JORNADA DE LIVROS PARA 2010, NADA QUE ATRAPALHE AS FESTIVIDADES OU QUE FAÇA COM QUE EU ESQUEÇA O DIVERTIMENTO, ATE MESMO PORQUE LER ANTES DE TUDO É DIVERSÃO.
JÁ NO PRIMEIRO DIA DO ANO DEI INICIO AS PRIMEIRAS PÁGINAS DE: “EI! TEM ALGUEM AÍ? TAMBEM DO ESCRITOR JOSTEIN GAARDER, QUE FOI ESCRITO PELO AUTOR EM 1986 E SÓ LANÇADO NO BRASIL EM 2001 PELA COMPANHIA DAS LETRINHAS O QUE DE FATO FOI UMA PENA, POIS PODERIA TER LIDO ESTE LIVRO COM SETE ANOS E ASSIM TER NA MENTE DESDE ENTAO O RACIOCINIO CRITICO E O SENSO FILOSOFICO; MAS SÓ FUI FAZER 20 ANOS DEPOIS, NOS PRIMEIROS DIAS DE 2010.
È MAIS UM LIVRO DE JOSTEIN VOLTADO PARA O PUBLICO INFANTO-JUVENIL, EXTREMAMENTE LEVE É PERFEITO PARA COMEÇAR O ANO, MAS NÃO MENOS PRAZEROSO EM FUNÇÃO DISSO, APESAR DE NÃO TER TODA A CARGA DE O MUNDO DE SOFIA, ELE AINDA SIM TRAZ UMA BOA BASE FILOSOFICA, FAZENDO DESPERTAR NAS CRIANÇAS (OU ATE MESMO EM ADULTOS, MESMO QUE TARDIAMENTE) O QUESTIONAMENTO.
O LIVRO É DE JOSTEIN, MAS BEM QUE PODERIA TER SIDO DE DARWIN, TRAZ UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE O EVOLUCIONIMOS, MAS NÃO ESPERE ENCONTRAR ESTUDOS SOBRE AS PLANTAÇÕES DE ERVILHAS EM FUNÇÃO DISSO, MAS SIM UMA BOA PITADA DE ANTONIE DE SAINT-EXUPERY COM O SEU TAO QUESTIONAVEL PEQUENO PRINCIPE, MAIS UMA VEZ JOSTEIN SE MOSTRA MELHOR DO QUE NINGUEM PARA CRIAR UMA NARRATIVA DENTRO DA PROPRIA NARRATIVA E USA PARA ISSO A CARTA E OS SONHOS DE JOAKIM QUE ENCONTRA OCASIONALMENTE PENDURADO EM UMA MACIEIRA “MIKA” O GAROTO DO PLANETA ELJO, JUNTOS OS DOIS DISCUTEM CONCEITOS E TEOREMAS QUE NOS FAZEM PARAR A LEITURA E REFLETIR MELHOR SOBRE O SENTIDO DA VIDA NA TERRA OU ATE MESMO EM OUTROS PLANETAS, SE É QUE LA EXISTE! COISA QUE EU DUVIDO.
NESSE PONTO JOSTEIN LEVA VANTAGEM MAIS UMA VEZ, ELE FAZ MUITO BEM O PAPEL DE ADVOGADO DO DIABO, E DEIXA O LEITOR NUMA FACA DE DOIS GUMES ENTRE DEUS VERSUS EVOLUCIONISMO NO QUESITO ORIGEM DA VIDA. O LIVRO É VOLTADO AO PUBLICO INFANTIL E LOGO FICA COMPREENSIVEL ENTENDER A SEMENTE EM QUE JOSTEIN TENTA PLANTAR NOS JOVENS E CRIANÇAS DE TODO MUNDO, NÃO A SEMENTE DO CETICISMO E RADICALISMO BARATO OU DE COISA QUE O VALHA, MAIS SIM A DO QUESTIONAMENTO QUE BUSCA O CONHECIMENTO E O ENTENDER DAS COISAS.
FICA EXPLICITO NO LIVRO QUE O IMPORTANTE NÃO SÃO AS RESPOSTAS E SIM AS PERGUNTAS, E UMA VEZ MAIS REFORÇA A PREMISSA DE QUE A VERDADE NÃO EXISTE! POIS É JUSTAMENTE ISSO O PONTO EM QUESTÃO DO LIVRO. QUAL A VERDADEIRA VERDADE?
DE ONDE VIEMOS?
PARA ONDE VAMOS?
E SERÁ QUE LÁ JÁ TEM WHISKY?
TUDO BEM QUE A BEBIDA FOI POR MINHA CONTA, MAS NÃO ESQUEÇAM QUE AINDA É REVEILLON! PELO MENOS PRA MIM, QUE TENHO UMA BOA GARRAFA DE CHIVAS A MINHA FRENTE.
ALGO QUE EU NÃO ENFRENTARIA SE TIVESSE LIDO O LIVRO AOS 7 ANOS.
ENFIM, OS 52 LIVROS EU PROMETO LER EM 2010, SÓ NÃO GARANTO O QUE EU DISSE SOBRE PARAR DE BEBER.

BOA LEITURA

Fly 31/12/2009

- Será que tudo que ocorreu no livro foi um sonho? E se foi, de qual personagem?*

Terminei de lê a pouco tempo...
O livro é fantáaaaastico... do tipo que te faz viajar muito ao folhear das páginas! (embora eu tenha lido pelo pc T-T)

leitura fácil e rápida, RECOMENDO! :)

~> E Silas é gatão... ♥;
qrendo dicas de livros legais pra lê?
então visite o skoob dele:

Michelly 24/12/2009

Jostein Gaarden nós leva a um mundo de reflexões.

silastorres 29/12/2009minha estante
em todos os livros dele *-*

silastorres 22/12/2009

O pequeno Principe de Gaarder
o livro é lindo, perfeito, fácil de ler e ainda por cima é uma história baseada no pequeno príncipe, e não ficou ridícula nem muito menos plagio, simplesmente Perfeito se alguém quiser me dar, eu agradeço de coração rsrsrsrs