Forrest Gump

Forrest Gump Winston Groom
Winston Groom

Resenhas - Forrest Gump

Aline ig @escape.abacharel 23/01/2022

"Deixa eu te dizer uma coisa: ser idiota não é nenhuma caixa de chocolates."
Não tem como ler esse livro sem se lembrar do Charlie Gordon de Flores para Algernon. Tanto o Forrest quanto o Charlie são limitados intelectualmente falando, mas mais do que isso... Os dois são simples, ingênuos, não veem maldade no que as pessoas maldosas fazem ou dizem.

Aqui nessa história, o autor mostra os acontecimentos na vida de Forrest desde a sua infância até a sua fase adulta. Forrest Gump cresce de forma solitária, sem amigos na escola, mas com uma grande paixão: Jenny Curran.

Forrest não é uma pessoa que pensa muito na hora de agir, ele apenas faz o que acha que é o certo. Mas como ele mesmo diz em uma passagem do livro: "Tem vezes que não dá pra deixar a coisa certa ficar no meio do caminho."

Esse livro aqui é mais engraçado do que Flores para Algernon, tem cenas que são feitas para ser engraçadas. Não tem toda aquela seriedade de Flores para Algernon mas mesmo assim fica a mesma reflexão. Por que não tratar essas pessoas de forma igualitária? Vemos que através de toda a história de Forrest Gump, ele é ridicularizado pelos colegas da escola, depois pelos colegas universitários, e também pelos militares quando ele entra para a área militar... A história de Forrest é triste, mas deixa aquele sentimento reflexivo e de empatia para quem lê.

Eu amo demais a adaptação cinematográfica, onde Tom Hanks faz o papel de Forrest, mas devo dizer que foi uma experiência bem diferente lendo esse livro aqui. A adaptação tem suas semelhanças e diferenças com o livro. E acho que vale a pena demais conferir os dois! :)

site: https://www.instagram.com/p/CZE-WH3LI7D/

Alan.Felipe 18/09/2022

As Aventuras de um Idiota
Primeiro que essa edição da Aleph tá bem bonita, com ilustrações que dá um Up na leitura.

Segundo que apesar do filme ser mais famoso que o livro, ainda não o vi, e optei por ler primeiro o livro.

Terceiro que a história é narrada pelo próprio Forrest Gump, e toda ela é escrita usando um "português errado", porque ele é um idiota, e isso fez com que minha leitura fosse um pouco cansativa. O livro tem uma vibe bem de "Sessão da Tarde, com o filme Débi e Lóide" e achei que a trama tem seus pontos altos e baixos e até bem fictícios.

O livro é bem americano e eu entendi que exitem várias críticas políticas, sociais e econômicas, do tipo "qualquer idiota pode fazer isso".

Anafrancavet 22/02/2020

Totalmente diferente do filme
Eu tive uma certa resistência para ler esse livro por causa do filme, que achei horrível.
Li por causa do nosso grupo de leitura que o escolheu para debate.
Forrest Gump é um americano comum que vive história surreais. Tudo que pode dar errado para uma pessoa parece acontecer com ele.
E tem de tudo nesse livro, mas apesar de partes muito inverossímeis vale a leitura.
Forrest apesar de ter certas limitações intelectuais, nos presenteia com visões de mundo muito legais.

Dori 02/09/2022

prefiro mil vezes o filme
Primeiro que o cara tem o sistema urinário de uma pessoa de 80 anos. E o tanto de estereótipos pelo amor de deus? Eu sei que o livro é antigo e tudo mais mas a experiência de assistir ao filme é mais interessante.
Etielen Stephania 02/09/2022minha estante
Desculpe a pergunta, mas pq? O que normalmente é ao contrário.
Pergunto porque tinha curiosidade em ler

Dori 02/09/2022minha estante
(eu infelizmente nem sei se esse comentário vai te responder pq nunca eu respondi nada aqui ?) Mas enfim, eu acho realmente bem chatinha a leitura e surreal (?) demais. Por isso eu prefiro mil vezes a estética do filme, sabe? É uma história que envolve mais, mas isso é só a minha opinião !!

Fer.Mac 24/02/2022

Livro vs Filme
Após ter visto o filme duas vezes, decidi ler o livro por curiosidade e acabei descobrindo que o filme teve muitas alterações, e que na minha humilde opinião, foi bem sensacionalista.
No livro, Forrest tem uma personalidade bem diferente da relatada no filme, pra evitar spoilers vou deixar somente esse ponto descrito.
Pra mim o filme foi muito diferente pra poder agradar o público, e fazer que o personagem se tornasse um ícone americano a ser deixado de exemplo a seguir, porém não é tão assim.
Deixo uma recomendação a todos que tem curiosidade ( assim como eu tive) em ler este livro e descobrir mais sobre o Forrest.

Helo 13/05/2020

Somos todos birutas
A narrativa simples e fluida pelo ponto de vista do Forrest me encantou, o livro é divertido e conta com as mais inesperadas situações e está a todo tempo desconstruindo a ideia de "idiota" que classificamos na sociedade, pois o personagem pode ser idiota em algumas situações mas brilhante em outras. O livro si é um convite para deixar a vida nos levar e tirar o melhor de cada situação.

Tessa 27/01/2021

Bem diferente do filme
O que achei interessante e que bem diferente do filme,mais gostei do enredo de ambos tão livro como o filme..
Velym 27/01/2021minha estante
Fiquei curiosa pra ler, eu amo esse filme

Valerya insta @leslivres_ 30/05/2022

Idiotas....
?? ""Idiotas", a Jenny falou, e os lábios dela tremiam. "Quem não é idiota?"".
?? "Mas eu bem sei uma coisa sobre os idiotas. Se bobiar é a única coisa que eu sei de verdade, mas eu li mesmo sobre eles... Li tudo desde o idiota dum tal de Dois-toi-és-viquis, até o bobo da corte do Rei Lear; o idiota do livro do Faulkner, Benjie, e até o Boo Radley de O sol é para todos... ele era um idiota de verdade. O que eu gosto mais é o velho Lennie de Ratos e homens. A maioria desses escritores entendeu como funciona, porque seus idiotas são sempre mais espertos do que as pessoas pensam. Bom, eu concordaria com isso. Qualquer idiota concordaria. Rá-rá."
?? Eis um caso em que o filme jogou os holofotes para o livro.
Mas tenham certeza que um não tem nada a ver com outro. Conotações totalmente diferentes!!!
?? Forrest Gump com certeza agora é um dos meus livros da vida. Um livro que mostra como o homem é idiota ao extremo.... elevado ao quadrado e ao infinito.

Glory 21/03/2023

Casos em que o filme é melhor que o livro
Fui com uma grande expectativa nessa leitura , pois Forrest Gump despertou uma sensação de empatia, inocência e sensibilidade e me apaixonei pela história narrada e contada pelo personagem de Tom Hanks. Descobri recentemente que era inspirado em um livro, logo, decidi ler, afinal, se a história no filme já era encantadora, imagine no livro ?

Porém não correspondeu às minhas expectativas, achei uma história contada aqui de forma rasa, não senti a inocência e a sensibilidade do Forrest Gump, a metáfora das pessoas quanto a o que é ser um idiota não foi bem tratada, colocando como se o personagem realmente fosse um idiota, o que ele não é.

No filme consegui absorver mais as sensações, as despedidas e as corridas que Forrest faz em busca de compreender o amor, a família e os sonhos. Ali ele vive com intensidade mesmo sem entender como ou quando chegou. No livro não consegui ver aprofundamento do personagem com sua família ou no amor com Jenny Curran, os propósitos mudaram.

Sendo o filme uma adaptação, com toda certeza as mudanças feitas na direção contribuíram para não se tornar uma história tão maciça e clichê como o livro.

Leticia.Carica 08/11/2021

Eu não assisti ao filme, mas eu amei ler o livro, ele tem uma escrita muito bem desenvolvida , tanto quanto os personagens e suas vidas, boa leitura pra quem vai começar a ler??
ellen544 08/11/2021minha estante
Esse livro é demais, e o filme é um dos meus favoritos! Confesso que o filme é até melhor do que o livro ??

Vitória 21/07/2023

Vamos lá falar de mais um livro não tão bom assim, porque parece que ultimamente só os hots tem o poder de me agradar. Como a grande maioria das pessoas, eu conheci Forrest Gump por meio da adaptação com o Tom Hanks, que assisti ainda quando era criança. Tenho uma tia, a grande responsável pelo meu amor pelo cinema, que me colocava pra ver qualquer coisa que ela assistisse, e que se lasque a classificação indicativa. Devido a esse fato de ter visto o filme pela primeira vez tão nova, acho que ele me encantou por ter mudado a cada vez que eu reassistia. Todo ano eu entendia uma coisa nova da história do Forrest que antes me passava despercebida, foi quase como se a história crescesse junto comigo, e isso me fez ter um carinho gigantesco por esse filme.
Quando a Aleph anunciou a publicação desse livro, eu sabia que tinha que lê-lo. E preciso aplaudir a editora ao menos nesse aspecto. Lembro que na época do lançamento o livro hitou por causa da edição, diferente de tudo o que a gente normalmente vê no mercado brasileiro, e realmente, no tempo em que ela passou aqui (sim, passou, porque eu mandei embora antes mesmo de conseguir escrever esse comentário, foi um recorde) ela foi uma das mais bonitas da minha estante. Mas, tirando isso, não fica quase nada. Eu passei anos com esse livro parado aqui, porque depois de um tempo começaram a pipocar resenhas de um pessoal que não gostou tanto assim, e que falava que o filme era infinitamente superior ao livro, e eu acabei me tornando uma dessas pessoas.
O tom do livro é completamente diferente do filme. Enquanto na adaptação a gente tem um Forrest inocente, que enxerga sempre o melhor das pessoas, e acaba entrando em umas situações mirabolantes por causa disso, aqui nós temos um personagem que tem certa condição diferente, isso é claro, mas que não é descrita pra nós com um nome, nem explicada, até porque acho que esse não era o objetivo. O grande ponto é que o Forrest do livro não é uma pessoa inocente, e entra sim em várias situações mirabolantes devido a essa condição que ele possui, mas todas elas servem como uma sátira e uma crítica por parte do autor às grandes instituições estadunidenses, como o exército, a NASA, o governo e as instituições de ensino. Por causa desse tom diferente do personagem, toda a história ao redor dele também muda. Enquanto no filme temos um drama carregado, aqui o peso é bem menor, e daria até pra tirar umas boas risadas dele, mas eu não consegui, porque não consegui me adequar àquilo que a história tinha pra me entregar.
Não sei se isso tudo se deve ao fato de eu ter tanto apego ao filme (que, a propósito, tem anos que eu não assisto, e justamente por não estar com aquela obra fresca na minha cabeça decidi que essa seria a melhor hora pra entrar no livro, mas nem assim deu certo) eu não consegui me conectar com um Forrest completamente oposto àquele que eu conheci a minha vida toda, mas a verdade maior é que não funcionou. Eu ficava o tempo todo esperando que alguma cena do filme se repetisse aqui, porque temos sim alguns trechos semelhantes, mas toda vez que eu batia com a cabeça na parede e isso não acontecia, eu me frustrava. Não consegui me apegar ao Forrest, e entendo que o autor não gostou do filme, porque agora eu consigo perceber que a obra dele foi quase que completamente descaracterizada ali, mas o filme vai continuar sendo o meu favorito. Não tenho interesse em retornar pra essa obra, nem pro autor, então assim que eu concluí a leitura coloquei o livro à venda, e hoje mesmo eu mandei ele embora. Quero só esquecer dos dias que passei enrolando com esse livro porque não consigo abandonar nada (essa é a minha triste sina), mas também não tinha vontade nenhuma de continuar a leitura.

Kdiaax 13/05/2024

Forrest é genial, ele é espirituoso e engraçado. E te faz rir e pensar ao mesmo tempo.

Sempre gostei muito do filme, e após ler me decepcionei um pouco com todas as oportunidade que a adaptação perdeu.

Forrest é dado como um tremendo idiota por todos e mesmo tomando isso pra si, ele faz coisas fantásticas o tempo todo.

Acredito que a frase que mais o representa é ?eu tentei fazer a coisa certa?. E é a verdade, ele tenta o agir como as pessoas esperam, fazer tudo ao contrário é apenas um detalhe.

Mas é por esse brilhantismo que ele se destaca. Tudo o que Gump se propõe a fazer é genuíno. E demostra que o problema está em todas as instituições e na má índole das pessoas.

O vida poderia ser muito simplificada, o livro deixa claro que somos nós que a complicamos.

Talita.Cume 18/03/2023

Sátiro irritantemente.
Me surpreendeu que o livro não seja nada do que é o filme, parece que eu vivi duas realidades pararelas de uma mesma história, enquanto o filme é degustado deliciosamente, aqui eu enfrento um humano (e de fato humano porque não há o doce e inocente Forrest) com suas vivências boas e loucas, mas apimentada com sátiras e críticas.
Eu ainda adoro o filme e pela primeira vez em séculos prefiro este do que o romance.

Thibu 25/05/2020

Referência de vida
O melhor livro que já li, incrível, cheio de detalhes e reflexões, sensacional!

Vee 17/05/2021

Que loucura, Forrest passa por cada uma, ri bastante com o livro, uma leitura fluida com uma história de superação repleta de aventuras malucas, gostei.