Crônica de um Amor Louco

Crônica de um Amor Louco Charles Bukowski

Resenhas - Crônica de um Amor Louco

ArthurAlves 31/10/2022

Cru
Aqui tem contos dos mais variados temas, alguns dos quais eu nunca havia lido e confesso que me deixaram mais desconfortável do que alguns de horror com os quais costumo ler.

Lerei outros do autor, mas não farei uma reeleitura desse.

Esdlas 19/09/2022

Decepcionante.
Eu sou um leitor assíduo do velho, mas esse livro de contos pelo amor do tordo azul. Pouca coisa deu pra aproveitar. Muito coisa escrita no extremo!

Mesmo assim, leiam o primeiro conto! O amor está lá, só que nem todos conseguem vê lo.

Candil 31/07/2022

Em algum ponto da minha adolescência eu descobri Bukowski, sua escrita suja e crua me fascinou, então comprei vários livros dele em um sebo online e fui lendo até ter uma overdose... dessa época ficaram sem ser lidos os 2 volumes dessa coletânea, ontem finalmente terminei de ler o primeiro volume e gostei, a maioria dos textos são cronicas sobre mulheres, bebida, cavalos e crimes, alguns se permitem ser mais fantasticos mas sem fugir dessas premissas que afinal fazem parte de toda obra do autor.
Recomendo esse livro apenas se vc já gosta da escrita do velho safado, mas sem dúvida há outros muito melhores, a impressão geral é que reviraram o lixo resgatando os textos que deixaram de ser publicados anteriormente.
Renato 18/03/2023minha estante
Em sua opinião, qual o melhor livro dele?

Candil 01/04/2023minha estante
Opa Renato, beleza?
Cara, vou ser franco contigo, como falei na resenha fazia alguns anos que eu não lia nada do Bukowski a não ser alguns poemas nas redes sociais, esse lado dele eu recomendo "o amor é um cão dos diabos", agora no quesito romance eu tenho uma memória afetiva muito grande com "Cartas na Rua" e "Pulp" mas precisava relê-los para ter uma opinião mais consistente.

Renato 05/04/2023minha estante
Quero ler os dois mais adiante. Eu gostei muito do Misto Quente. Ainda conheço pouco as poesias; de vez em quando vejo trechos de algumas em postagens no Instagram.

Pavani 28/06/2022

Não vale a fama que tem
Terminar este livro foi uma tarefa difícil, mesmo com a forma direta dos contos é muito difícil ler com mente aberta.

Mesmo levando em consideração o contexto histórico da época que foi escrito é muita coisa intolerável que tem que se engolir, e não dá pra parar de pensar em outras obras que foram escritas muito antes que este livro que não chegam abordar o estilo de linguagem e pensamentos deste autor.

A fama de velho safado deveria ter outro adjetivo, é muito derrotismo, sadismo e tanta coisa errada que eu não tenho interesse de ler mais nada que foi escrito dele.

Sophya 25/06/2022

Menos do que eu esperava
A primeira crônica me impressionou, achei interessante a forma explícita das descrições, a realidade deprimida, aleatória e agressiva. No entanto, isso repetido o livro inteiro vai do vinho para a água muito rápido, ainda mais com a eterna dúvida: Essa quantidade de racismo, machismo e pedofilia são mesmo apenas do protagonista ou tem um fundo de realidade das opiniões do autor? Não sei. Tem sim partes engraçadas e que talvez valham a pena, de resto terminou por ser uma leitura meio maçante e incômoda.

Manoela138 22/06/2022

Sem noção
Que decepção essa coletânea de contos, até deixei algumas no final sem ler porque não faz sentido nenhum e não queria mais perder tempo, não tem pé nem cabeça esses contos. É o pior que já li do Bukowski até agora.

Thaina 02/05/2022

As horas se arrastando feito bosta mole
Foi assim que eu me senti no tempo enquanto lia esse livro, exatamente como ele descreve a vida num trecho da página 106.
Espero que o Bukowski não tenha me feito ficar com 30 anos de ressaca dele, porque eu amo quase tudo que ele escreve. ?Quase? porque achei esse livro meio sem pé nem cabeça, e olha que eu tentei abrir a minha cabeça o máximo que pude quando percebi pra que rumo essa leitura tava indo.
No começo eu gostei, até me inspirou a escrever. Depois foi só ladeira abaixo, sono, confusão e mais sono.
Enfim, apesar de tudo, vale dizer que ?10 punhetas? foi legal de ler. E só.
No mais, ainda te amo, velho safado.

Thainá Almeida 09/04/2022

Dei uma chance a Bukowski por ler frases soltas na internet e pensar "talvez esse autor vale a pena". Depois de ler alguns livros, percebo que ele escreve sempre o mesmo, talvez com outro nome ou em outro cenário, mas tudo é a mesma coisa, o que o torna chato e massante.
Mas o pior de tudo nesse livro foram os temas. Aquela baboseira repetitiva rolou, contos que tratam mulheres como meros objetos, mas aqui ele se superou: vilipêndio a cadáver, pedofilia e apologia a assassinato. Seriamente me questionei se estou sendo muito conservadora, mas enquanto ele era "apenas um velho safado", eu conseguia ler. Esses temas me causaram repulsa e ânsia de vômito e sinceramente nunca mais lerei uma linha dele na vida.
Iogurte 09/04/2022minha estante
Ele é podre!!! e superestimado por homens fetichistas que colocam ele como um deus

Thainá Almeida 09/04/2022minha estante
Sim! Eu dei uma chance, li outras histórias, mas sinceramente ele era um bêbado com uma máquina de escrever que deram livre árbitro pra falar o que quiser em troca de uma grana

Helison.Fortunato 10/03/2022

Velho escroto de sempre
Não há muito o que falar, quem conhece a obra de Buck sabe dos disparates que ele escreve, porém acredito que nesse livro passa do normal, há momentos que a pessoa fica extremamente desconfortável, por isso minha nota baixa, além do fato de ter histórias não tão interessantes
Deisi 11/03/2022minha estante
Saudade de tu guri ?

Apareceu a sumida kkk

Deisi 11/03/2022minha estante
Óia quem fala né ?

Eu q fiquei no vácuo lá

Helison.Fortunato 11/03/2022minha estante
Esperando a senhorita responder kkkk

nina.gennee 19/01/2022

um tapa na cara, um soco no estômago
Eu não li esse livro, eu devorei ele. Já tinha lido alguns contos, então foi uma leitura conhecida, em partes. Alguns me deixaram enojada. Outros, assombrada. Mas a escrita do Buk é assim, crua.
Quanta miséria, haja estômago.

Lennon 17/01/2022

Simplesmente Bukowski
Eu não acho o Bukowski um grande autor. Nem um grande cronista, muito menos um grande poeta. Porém não sei por qual motivo suas obras me causam grande curiosidade. É impossível começar um livro dele e não terminar. Crônicas de um amor louco se mantém na média do que já li dele. Tem seus pontos altos e baixo. Acho ruim, mas tem algo aí que me chama a atenção. É isso.

Eduardo 05/01/2022

Contos que excitam e que enojam
Essa é a parte 1 de 2 da obra Ereções, ejaculações e exibicionismos, e não me fez ter vontade de ler o volume seguinte. Foi para mim a porta de entrada para o velho e safado Buk, onde pude observar como ele encontra-se numa dualidade de gênio e também errabundo. Em diversos contos os protagonistas (que são um tanto quanto autobiográficos) se mostram presunçosos por se considerarem propensos ao sucesso, mas que as pessoas a sua volta não apreciam as suas obras. Como era de se esperar, pela fama do autor, encontramos muito sexo, bebedeiras e apostas de cavalo. Inclusive há dois contos destinados somente a explicar as peculiaridades do mundo dos apostadores de corridas de equinos. Foi interessante poder descobrir um autor americano muito diferente do seu tempo, e digo isso pelas minhas experiências prévias com a cultura estadunidense da época e pelas personalidades peculiares das histórias. Os personagens muitas vezes se mostram na margem dessa sociedade e costumam mascarar seus problemas com a bebida e o sexo (em doses e formas pouco saudáveis). Não é para mim um autor que irei procurar novamente (tão cedo pelo menos) mas que é interessante conhecer.

Rafaela Tressino 22/12/2021

Sou fã das obras mas
Gosto muito das obras dele mas né...
Tenho minhas ressalvas.
Gosto do velho mas nesse livro ele criou um paralelo entre a velhice e a questão da sexualidade que me deixou um pouco irritada

Yara 03/12/2021

Crônica de um amor louco
Segunda vez que tento ler e consegui finalizar. Na primeira não tive estômago pra história do estupro da criança com calcinha de babados. É o tipo de autor que me interessei pelo hype e pelo panorama da sociedade em que ele estava inserido. Sou muito mole.

Vittor 30/11/2021

Leitura complicada
É um livro com vários contos, muitos deles bem pesados de se ler, é preciso ter bastante estômago para poder digerir algum deles, levei um tempinho para finalizar a leitura, algumas histórias me fizeram pensar por bastante tempo. Acredito que isso seja uma boa leitura, quando o autor nos faz parar por uns dias para pensar sobre a obra, recomendo a leitura, mas esteja bem consigo mesmo antes de iniciar.