Limites da Fundação

Limites da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Limites da Fundação

Juan 28/03/2023

Ao contrário dos outros, este livro é um arco único e eu gostei que tenha sido assim. Toda a trama foi muito bem conduzida para um desfecho, que não fechou nada, já que tem o próximo livro, mas que gerou um clímax muito interessante. É legal também que depois de anos Asimov tenha conduzido a história para se conectar com todo o seu universo de livros.

Diegopn 24/02/2023

Empolgante
Uma das leituras mais empolgantes que já fiz. Devorei o livro em 2 dias.

A história é uma continuação da trilogia original Fundação e o interessante é que acrescenta elementos de outros livros do autor. Algo que me animou, pois a forma que o autor cruzou a história da fundação com a de outros livros foi simples e genial.

Confesso que os últimos 2 capítulos são mais fracos, não que sejam ruins, mas a qualidade do restante do livro é tão superior que o final não me pareceu o fim merecido para este livro.

De qualquer forma indico e recomendo ???

Japam Martins 19/02/2023

Mais um favorito...
Não sei se vou trocar novamente o meu favorito da série, porem esse livro substitui Segunda Fundação perfeitamente nesse pódio.
O livro me prendeu do início ao fim, gostei deis das primeiras páginas, e ainda mais com esse prólogo, que já acompanha a série a um tempo, e ajuda muito a lembrar de tantos detalhes que se passaram na série.
O último livro foi muito bom e marcou por ter personagens femininas muito cativantes, por mais que as vezes tenham sido retratadas de forma estereotipada e frágil, entretanto nesse temos mais personagens femininas e com muita importância na história,sendo muito bem escritas.
É muito bom ter um início bom quando é um livro grande, deu menos preguiça de ler, entretanto a letra é menor que nos outros livros, e pode ser um tanto difícil de se acostumar.
Esse é o livro da série mais parecido com a Série dos Robôs até o momento, e por isso gostei muito, essa série é perfeita em minha opinião. A escrita, a história, os plots, a forma de divisão dos capítulos, os personagens... tudo, absolutamente tudo lembra ou faz referência a essa série, ou seja, perfeito.
A única critica negativa que posso dar é os romances fracos e mal introduzindos na história. Um tanto sem química e bem mal explicados, porém o autor não prometeu algo assim, e não é algo que influencia a leitura.
Algo extremamente inusitado, mas também previsto, é o aumento da fantasia, porem sem deixar a ficção científica de lado. Nos últimos capítulos vi o autor se propor a descrever algo tão fantasioso que nunca teve em nenhuma das outras obras de Assimov.
O livro é cheio de referência a série dos Robôs e vários outros livros do autor, por isso tanto indicaram ler todos os livros antes de começar fundação, algo que tenho certeza que vale a pena.
Como já mencionei antes, é um livro perfeito em minha opinião, principalmente por se aproximar do que mais gosto no Assimov, Robôs.
George. 19/02/2023minha estante
Tenho o box e pretendo ler o quanto antes. A leitura dos livros é fluida?

Japam Martins 20/02/2023minha estante
Sim sim é bem fluida, só não gosto muito do início do primeiro livro, fora isso vale a pena

George. 20/02/2023minha estante
Hummm - que legal

Romulo 11/02/2023

Excelente
História muito bom, empolgante e tudo vai se encaixando ao final! Ansioso pelo fechamento da série em Fundação e a Terra

Felibalex 31/01/2023

Mais um capítulo de uma grande obra prima
Sou suspeito para falar de Asimov, o cara é um gênio e não tenho problema em falar que sou super fã dele. Me segurei meio ano para ler o quarto capítulo da saga fundação e valeu a pena cada segundo. Que obra. Gênio é um adjetivo simples para descrever ele.

Pedro 30/01/2023

Limites da fundação
O melhor livro da série até agora, muito bom, sem saltos no tempo, muitos plots e o final muito foda!!

Calebe 21/01/2023

Preciso ler Fim da Eternidade
Já se encaminhando para os finalmentes da Saga da Fundação, o escritor Isaac Asimov traz nesse livro um conceito novo para muitos (todos aqueles que não leram Fim da Eternidade, eu incluso). Possui mais de um núcleo de atuação, histórias que num primeiro momento aparecem separadas, mas que ao final do título se juntam de uma forma magnífica.

Extremamente recomendado para todos aqueles que já leram a trilogia Fundação. E para os que não, infelizmente veio informar que este livro não funciona sozinho e você precisa ter o conhecimento adquirido da leitura dos anteriores.

Mas no fim das contas, é uma leitura excelente.

Marcelo.Castro 11/01/2023

Excelente continuação
Desde que comecei a ler a trilogia Fundação fiquei fã da escrita de Asimov. A mistura de ficção científica e aventura é perfeita. A escrita é fluída e mesmos os conceitos mais abstratos são explicados de forma leve e clara. O 4o volume da saga continua bem a história encerrada no último volume da trilogia, mas também traz novas possibilidades e desdobramentos a saga. Excelente leitura, muito recomendada.

Talita 11/11/2022

Continuação da trilogia da fundação
Cometi o erro de ler fundação e terra antes. Ou seja Golan Trevize já tinha chegado em Gaia. Nesse livro o conselheiro em terminus suspeita que existe uma segunda fundação ainda ativa pelo plano Seldon ainda está funcionando sem defeitos, Golan trevize apoiada pela prefeita de terminus parte atrás da segunda fundação só que muda de ideia e vai atrás de Gaia e a origem de tudo, enquanto isso um orador em Trantor, com pretensão de ser o primeiro Tb desconfia de outro grupo de mentalicos que está manipulando a galáxia. Um bom livro. Gosto da escrita de Isaac. Mas prefiro a continuação Fundação e Terra.

Marcos774 05/11/2022

Maravilhoso
De todos que do Asimov que li até agora, esse é sem dúvida alguma o meu favorito. O desenvolvimento dos personagens, o mistério em torno de Gaia e o conflito final entre os personagens, tudo isso contribui pra ser um livro muito bom.

Sem contar que ele mescla todos os livros do Asimov em um universo só e te deixa com vontade de ler todos os outros (que é o que eu pretendo fazer).

O final do livro também possui uma deixa pra uma continuação muito boa, mas como fiquei sabendo que essa continuação é o final de toda saga, deixarei pra ler ela depois de ler os outros livros escritos pelo Asimov.

Gabriel.Chiquito 25/10/2022

Aqui temos mais um livro em que o bom doutor abusou da imaginação, mas dessa vez eu realmente gostei do resultado (sim, eu estou impressionado).

Depois de 5 livros com a importância e foco absolutos do plano Seldon, foi bom ver uma mudada de ares e o desenvolvimento da história em torno de um tema, apesar de conectado com toda a trama do universo expandido, um pouco diferente. Os personagens são mais diversificados e divertidos também, mais interessantes, e a história seguiu uma boa linha de raciocínio, não foi de 0 a 100 totalmente do nada.

Entre os pontos negativos padrão de quase todos os livros do Asimov, nenhum foi realmente muito forte aqui. O casal ruim da história foi inesperado e bem engraçado, as argumentações e intuições (que geralmente são umas saídas fáceis) não foram muitas e nem muito forçadas, o protagonista chato padrão não foi assim tão chato. Enfim, nada que me faça pensar no livro e falar "já deu de ler isso aqui por hoje", o que, apesar de eu gostar muito de Asimov, aconteceu umas boas vezes já.

Achei que ia ser bem fraco, mas no fim realmente gostei de ter lido.