Limites da Fundação

Limites da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Limites da Fundação

alebep 05/01/2022

Instigante e expansivo
Limites da Fundação se passa após a trilogia da fundação, com novos personagens, e algumas referências a acontecimentos abordados nos livros anteriores, porém sem os saltos de tempo característicos. Todos os acontecimentos acontecem no mesmo período, por volta de 500 anos da era da fundação. A leitura é fluida, instigante, como os anteriores. Com relação à estória em si, sem me aprofundar muito, demonstra a fragilidade do plano seldon e o coloca em perspectiva, apresentando conteúdo que vai além, expandindo o universo até então apresentado. Algo que me incomodou mais nesse do que nos outros, de forma particular, é a caracterização de planetas como pequenas cidades, talvez seja assim pra melhor compreensão e mais objetividade. O desfecho chegou a me causar uma leve sensação de incômodo, por não ter uma explicação plausível, argumentos verossímeis, como nas resoluções das crises dos primeiros dois livros, apenas é o que é, porém nada que prejudique a experiência.

Thiago.Moretti 26/12/2021

Os Limites da Fundação foi o quarto de acordo com o lançamento e publicado em 1981, pela primeira vez é incluída a menção de robôs do quais Asimov ficou largamente conhecido. A trama é épica e mais uma vez os personagens são inesquecíveis.

Marcelo.Pedroni 20/12/2021

Sequência digna para uma excelente trilogia.
Muito se fala da não necessidade de uma sequência para a trilogia original da Fundação, mas o que este 4º volume, ou, 1º volume pós trilogia inicial nos traz são os acontecimentos pós derrota do Mulo e restabelecimento do plano Seldon.
Com referências as acontecimentos passados e o estabelecimento de elos com outras temáticas não abordadas anteriormente em Fundação, Asimov amplia de maneira sábia o universo de sua fantasia. Novos componentes que lhe são temas de outras obras como a possível existência de robôs, ou ainda sobre a importância dos "Eternos" são diretamente mencionados, dando "liga" para outras obras que não fazem parte da coleção da Fundação.

Marcio440 26/11/2021

Continua..
A continuação da trilogia de ficção contagiante, a busca pela origem dos homem que fizeram a fundação e o império.
Deisi 26/11/2021minha estante
Já viu a série ?

Marcio440 26/11/2021minha estante
Não, está apenas Apple TV?

Deisi 26/11/2021minha estante
Sim

Marcio440 26/11/2021minha estante
Vou tentar acessar

O resenheiro 23/11/2021

As buscas no hiperespaço continuam...
Impressionante a capacidade de Asimov de reconstruir, resgatar e elaborar a continuação desta saga que se passa quinhentos anos após a era Seldon, considerando que a trilogia Fundação foi escrita em meados dos século XX e a continuação composta por mais quatro livros foi escrita mais de trinta anos depois!

O que achei interessante é que desta vez os protagonistas são os mesmos em todo o livro, diferente do que ocorria nos outros da trilogia, quando os personagens iam mudando ao longo do tempo. Nesta continuação, Golan Trevize, conselheiro da Primeira Fundação, é exilado do planeta Terminus por suas ideias subversivas a respeito da possível existência da Segunda Fundação. Junto com seu companheiro de viagem Janov Pelorat, um erudito e especialista em lendas e mitos, saem de Terminus em uma nave tecnologicamente muito avançada com o objetivo de encontrar o planeta origem, a Terra. Na verdade este seria o pretexto de Golan para a real procura da Segunda Fundação.

Durante essa busca passam pelo planeta Gaia, onde conhecem a terceira tripulante que irá acompanhá-los. Seu nome é Jubinobiarella, mais conhecida por Júbilo, uma parte integrante deste planeta organismo, onde uma consciência única interliga a tudo e todos, de vegetais e rochedos aos seres humanos. Um verdadeiro super organismo!

Em paralelo Gendibal, um dos integrantes da Segunda Fundação, discute com os outros oradores a vinda deste Golan Trevize em direção a Trantor, o que sua intuição dizia ser uma verdadeira ameaça, com potencial de ser maior do que ocorreu nós idos tempos do Mulo. Gendibal acaba se envolvendo com alguns fazendeiros de Trantor, dentre eles a bondosa Sura Novi.

Enfim, uma história cheia de viagens e saltos no hiperespaço, passando por planetas ainda desconhecidos, como Sayshell e Gaia. Um verdadeira fantasia em ritmo de opera espacial para todos aqueles que são e sempre serão aficcionados por este universo temático criado por Asimov!

LaryShelf 15/11/2021

Uma viagem pelo hiperespaço
Sem palavras que descrevam a perfeição dessa história!

Assim como na trilogia principal, Isaac prende o leitor do início ao fim ao trazer mistérios dentro de mistérios que instigam a curiosidade ao seu ápice! Além de plot twists que fazem a cabeça explodir de vez!

Mal posso esperar para ler sobre a viagem de Trevize em busca da Terra e de quem quer que esteja querendo esconder sua localização!

Marcio 30/10/2021

A aventura continua de maneira magistral.
O plano Seldon parece seguir em frente sem qualquer dificuldade e Isaac Asimov criou um universo fantástico onde o enredo se entrelaça agora nessa busca agora para o que parece ser o planeta de origem de tudo, a segunda fundação ainda está ativa e controlando cada passo em um jogo de xadrez, o final do livro força o leitor a querer continuar o final dessa busca por Gaia.

Nicole430 28/10/2021

Eu gostei do livro, é interessante mas nossa é chato! MUITO chato, por isso não recomendo a qualquer leitor.

Diego 20/09/2021

Muito bom!
Estou achando muito bons todos estes livros do ?Bom Doutor?, desde a série dos robôs até a da Fundação, como este!
Para quem gosta de ficção científica, estas duas séries são imperdíveis.

Emerson 18/09/2021

O verdadeiro encerramento?
Esse livro é absolutamente essencial se você quiser entender mais sobre a segunda fundação, se aprofundar da mitologia do universo construído pelo autor, e de quebra, ter referências e easter eggs de outros livros como "Eu, Robô".
Que livro sensacional!

davidplmatias 14/09/2021

Perfeito
Retomei a leitura desse clássico na scifi, e que grata surpresa quando leio pela primeira vez os livros epilogos da fundação. Em os limites da fundação, Asimov demonstra mais uma vez sua genialidade, com uma história cheia de conceitos científicos, diálogos carregados de inteligência e conclusões absurdamente inesperadas. Um dos melhores livros do autor, aqui ele começa a amarrar a história a suas outras séries (robôs, e o fim da eternidade).

bardo 12/09/2021

O maior elogio que pode ser feito aqui é a capacidade de Asimov em criar um novo conflito verdadeiramente instigante bem como manter o ritmo em alta. Entretanto, alguns conflitos criados não são solucionados ainda que entenda-se que dada a resolução final eles serão encaminhados aos caminhos já apontados na narrativa, mesmo não sendo apresentado os detalhes. Temos ainda um bom plot para a continuação que provavelmente deve concluir a unificação do universo criado por Asimov. Vale elogiar a forma como o autor esclarece um dos maiores problemas de seus livros, a ausência de diversidade em seu universo, a questão inconcebível de somente existirem humanos na narrativa de Fundação. Porém, aqui ao contrário dos anteriores, o machismo do autor pode incomodar e muito. Percebemos que Asimov tem uma dificuldade imensa em criar personagens femininas, sem torná-las masculinizadas, simplesmente detestáveis ou frívolas. É perceptível uma visão muito estereotipada do feminino, visão comum em obras de SciFi a até não muito tempo. Alguns talvez advoguem que a frivolidade de uma certa personagem que aparece mais para o fim da narrativa é uma estratégia, mas é um argumento difícil de aceitar. Apesar disso Limites da Fundação é uma ótima sequência de uma obra que já estava pronta e de fato consegue trazer um novo respiro a obra original.
Evandro Luiz 12/09/2021minha estante
Legal cara, boa resenha. Estou para ler fundação ainda, porém ainda não terminei a série dos robôs, então ainda tenho um bom caminho até o auge.

bardo 12/09/2021minha estante
Eu fiz o caminho inverso, li Fundação há muitos anos, bem como vários dele, mas da série dos robôs devo ter lido só Eu Robô e o Homem Bicentenário. Então agora que resolvi reler fiz em ordem cronológica (se não leu ainda melhor seguir a ordem de publicação) e provavelmente lerei a trilogia dos robôs quando terminar o ciclo de Fundação.

Evandro Luiz 12/09/2021minha estante
Eu estou seguindo a ordem cronológica para entender como ele planejou os saltos evolutivos na sociedade, estou achando sensacional isso. Quando for para fundação vou na ordem de publicação mesmo, já vi que há spoilers no prelúdio.
Leia também o Nós, Robôs. Tem muitos contos maravilhosos lá.

bardo 12/09/2021minha estante
Sim nada tão sério, mas numa primeira leitura é legal descobrir na ordem que o autor pensou. Hum anotado, eu acho que não li esse.

Evandro Luiz 13/09/2021minha estante
O ?Nós, Robôs? é uma compilação maior dos contos sobre robôs que ele escreveu, todos os contos do ?Eu Robô? estão nele, eu curti mais pois tem alguns contos muito bons que ficaram de fora do ?Eu, Robô?. Exemplo o Homem Bicentenário que você citou está nessa compilação.

bardo 14/09/2021minha estante
Humm entendi, vou dar uma procurada, apesar que tenho receio de reler O Homem Bicentenário, aquele conto acabou comigo rs Aquela definição de humanidade é surreal.

Rodrigo.Rodrigo 27/08/2021

Incrível continuação da saga da Fundação. Surpreendentemente a história continua com reviravoltas imprevisíveis. Isaac Asimov não coloca limites nessa épica aventura.