Limites da Fundação

Limites da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Limites da Fundação

andre 18/07/2021

Df19- Limites da Fundação
Asimov, o que falar dessa mente tão avançada para o seu tempo
Neste novo capítulo ele da um nova aventura condizente ao final da trilogia só que com elementos de um grande universo compartilhado com outras obras famosas (eu robô, fim da eternidade e etc)
Aqui somos apresentados a um personagem perspicaz e de forte intuição chamado Trevize que devido a acontecimentos embarca numa aventura junto de Pelorat
É difícil falar mais sem dar spoilers, mas temos mais núcleos interessantes na história e personagens bem montados com convicções reais, a leitura é fluída bem dinâmica e com alguns plot twist que o bom doutor consegue fazer com maestria.
*Se as conexões fazerem sentido para ti, o livro fica melhor ainda
Diogo 12/01/2022minha estante
Eu li toda a trilogia, começando agora a expandir com esse livro, assim que terminar os 4 livros irei começar com as sagas anteriores, iniciando em eu robô

andre 12/01/2022minha estante
Eu comecei a ler o Asimov com o "fim da eternidade" (que é muito bom) e nesse aqui tem referência dele que quando tu pesca ?

Diogo 12/01/2022minha estante
Que legal, então quando aparecer a referência talvez não vá perceber.

andre 14/01/2022minha estante
Mas aí quando ler o "fim da eternidade" tu vai ?

Abelhuda 20/06/2021

Limites da Fundação
Que livro perfeito, apenas amei!!!
Continua a saga da Fundação e nesse livro não tem aquele bombardeio de personagens (eu ficava um pouco confusa) e além disso, amarrou com outros livros da série, fiquei sem fôlego em muitos momentos.

Edmar.Candeia 04/04/2021

Clássico
Mais uma obra da sequência sobre a Fundação, tão boa quanto as outras. Apesar de ser ficção científica, tem vários pontos que remetem a relações sociais, econômicas e políticas atuais.

João Victor 11/03/2021

O Bom Doutor acerta mais uma vez!
Limites da Fundação realmente é o livro que conecta todo esse universo do Asimov. Diferentemente dos outros livros da fundação, esse não possui uma passagem de tempo muito grande nem muitos personagens mas explica mais profundamente as relações e a sociedade da Segunda Fundação bem como as consequências que o Mulo causou na Primeira. Quem já leu e é fã da "trilogia" dos robôs, o Fim da Eternidade e Eu, Robô vai sentir um prazer enooorme com as referências nesse livro!

Inn Moura 05/03/2021

O melhor livro?
Se existiu um gênio da ficção científica, este homem é Isaac Asimov. Digo isso com toda a certeza que o meu coração carrega. Depois de uma trilogia rebuscada, prestigiosa, aparentemente, aqui, nos meados dos anos 80 é que Asimov atingiu o seu auge em termos de escrita. O livro é fluído, inteligente, sagaz, rápido, sem muitas descrições detalhadas de paisagens que na verdade não importam muito, já que isso deveria ficar a cargo do leitor. Com tramas lógicas, ele vai costurando a vida intrincada dos protagonistas, deixando o leitor confuso e ao mesmo tempo aliviado com as respostas rápidas.
ARROGÂNCIA. É assim que esse livro deveria se chamar: A Arrogância das Fundações. Não à toa, todos, TODOS os protagonistas são arrogantes ao nível de soberba divina para ficarem marcados para sempre nos anais da História. As 2 Fundações vivem um momento de paz e a arrogância de apenas 2 indivíduos, Prefeita Branno e Orador Guendibal quase levam a galáxia a ser destruída em um futuro próximo. Não fosse um pequeno planetinha misterioso que vive nos limites da Fundação que até então controla boa parte do Universo. É nesse livro que Asimov costura a série da Fundação com toda a sua obra sobre os Robôs e o faz de maneira sábia e reconfortante.
É nesse livro que Asimov nos deixa sem respirar por plot twists inacreditáveis (mais ainda do que o livro Segunda Fundação), uso de pronomes neutros (na década de 80!), inspiração para ideias mirabolantes em HQs!
Não existe meios de dizer o óbvio: Limites da Fundação foi e sempre será uma obra prima, uma inspiração para tantas e tantas obras que já lemos e tantas outras que virão. É um compêndio do que o Sci-fi pode fazer pela humanidade, salvando-a e dando alegria. Repito, Asimov pode não ser o seu gênio, mas ele definitivamente é o meu gênio e eu estou tão certa disso porque vem do coração.

Alessandro.Reginato 19/02/2021

Acho que o livro ?o fim da eternidade ? deveria fazer parte da série toda da fundação.

Agnaldo Alexandre 28/11/2020

Asimov nunca decepciona.
Mais uma continuação da série fundação que merece ser lida. Aqui Asimov repete a fórmula usada em outro livro da série, porém, com um toque a mais, ampliando a trama e conectando-a com a série dos robôs e império. É incrível o que ele consegue fazer, e quando vemos as conexões ficamos espantados com sua genialidade.

Recomendo muito a leitura.

Luiz.Machado 21/10/2020

Uma excelente continuação da trilogia original, onde o Asimov insere os robôs na história, dando mais profundidade na obra como um todo.

Diego 25/05/2020

Fim (por enquanto)
Sempre quando termino de ler algum livro do Asimov fico com um gostinho de quero mais. E aqui no Limites da Fundação não foi diferente. Entrando no universo da fundação e interligado os demais títulos de madeira incrível.

Henrique Moutinho 20/05/2020

Sensacional
A trilogia da Fundação foi escrita para ser publicada como contos em uma revista durante a década de 1940. No inicio da década de 1950 os contos foram condensados em três livros, a trilogia que mais tarde seria considerada uma das melhores séries de ficção científica de todos os tempos. Mais de 30 anos depois Isaac Asimov volta a série para mais alguns volumes. Dessa vez com histórias maiores e com toda a evolução que essas 3 décadas exerceram na sua escrita.
Limites da Fundação é uma obra prima, fruto de uma mente única e em sua melhor forma. É como se a história sempre tivesse existido, seguindo as pegadas deixadas pela trilogia em si, mas de uma forma totalmente diferente que te envolve da primeira a última página.

Nícolas 18/05/2020

Mais uma grande obra de Asimov
Ao contrário dos livros anteriores da série da Fundação, este livro não é subdividido em partes, é uma única história envolvendo um impasse entre os maiores poderes da galáxia.
A escrita é envolvente e ele tem algumas reviravoltas, mas para quem já entendeu o estilo do Asimov são um tanto previsíveis, pois repetem a experiência dos livros anteriores.
Neste livro o autor começa a criar a relação entre suas outras séries a fim de construir todo um universo.
Mais uma grande obra de Asimov.

Ana 16/03/2020

O melhor, até agora...
Em termos de enredo e narrativa, o mais bem estruturado dos sete que li da Fundação.