Uma Garrafa No Mar de Gaza

Uma Garrafa No Mar de Gaza Valérie Zenatti

Resenhas - Uma Garrafa no Mar de Gaza

Loda 22/04/2019

Meu ponto de vista, sobre o livro ?Uma garrafa no mar de Gaza ?
8º A
Uma garrafa no mar de Gaza
Valérie Zenatti

Eu gostei do livro, por não ser tão extenso, porém tendo uma boa história. Tal tinha acabado de presenciar um atentado, um homem bomba, isso marca muito a vida de Tal.

No outro lado, Naim é um palestino, ambos de territórios divididos pela guerra, ela tenta achar motivo pela guerra, então decide enviar uma carta, colocar em uma garrafa e lança no mar, esperando que uma menina de sua mesma idade a respondessee. Então Naim encontra a carta e começa a trocar e-mails com ela e então demoram meses para se corresponderem um ao outro dependente da situação.
O final do livro foi inesperado, alem disso o livro nos faz refletir sobre o amor sem fronteiras.
Enfim, eu li o livro, pois minha escola recomendou. Uma coisa que gostei do livro foi que aprendi um pouco sobre a rivalidade entre países nas guerras, mesmo não sendo uma guerra oficial
Oi, Lo.
Gostei muito da sua resenha. Você conseguiu unir sua opinião e as informações sobre o livro. Parabéns.

Gabi Baptista 26/11/2015

Uma carta num mar de esperan?a
Aparecem em v?rios lugares, televis?es, jornais e revistas, o conflito que j? vem desde antigamente sobre Israel e Palestina. Uma garrafa no mar de gaza, publicado em 2012 pela Companhia das Letras de 122 p?ginas, de Val?rie Zenatti, nascida em 1970, que passou a adolesc?ncia em Israel, ? mais um exemplo. A hist?ria conta sobre o ponto de vista de dois jovens sobre o conflito Israelo-Palestino.
A hist?ria se passa em Jerusal?m em 2003. Tal Levine, uma garota israelense de dezessete anos, estava se preparando para dormir, quando ouve um barulho enorme. Uma explos?o acontece no caf? Hillel, ao lado de sua casa. Atentados e homens-bomba s?o t?picos para Tal, mas esse foi especial. Ao ver seis corpos mortos ela fica irritada e come?a a escrever para poder desabafar. Nunca pensou em ser escritora ou algo do tipo. At? que um dia, ela estava na aula de biologia e pensou que queria compartilhar tudo o que sentia com algu?m.
Na mesma noite pede para que seu irm?o Eytan, um soldado a servi?o de Israel na fronteira com a faixa de Gaza, levasse uma garrafa com uma carta dela e para que a lan?asse ao mar. Ela esperava que uma menina da mesma idade, pegasse a garrafa, mas quem pegou foi Naim Al-farjuk, um jovem de vinte anos palestino que se corresponde como Gazaman. O jovem a responde por recursos modernos, e-mails. O menino ? curto e grosso, mas Tal n?o desiste e assim eles contam o ponto de vista um do outro sobre a situa??o de seu pa?s.
O livro relata v?rios acontecimentos hist?ricos, festas e mortes. Um exemplo, Tal fala que dia 13 de setembro de 1993, foi um dia especial. Seus pais estavam felizes pois o acordo de paz seria assinado por Yitzhak Rabin e Yasser Arafat, mas Yitzhak ? assassinado.
A autora consegue fazer o leitor mergulhar e entrar na pele dos personagens e ver de um ponto de vista diferente pois ela relata os dois lados da situa??o. Por mais que voc? seja palestino ou israelense, voc? consegue pensar nos dois sentidos. E se voc? tem uma hist?ria ?nica sobre esse conflito, vale a pena ler e repensar.
Rafael_Caju 26/11/2015minha estante
Seu texto está depressivo, parece o texto que minha irmã de 6 anos escreveu a três anos atrás. Você devia se matar seu lixo!!!!!!

Rafa Curi 26/11/2015minha estante
otima resenha amiga!!!!!!!!!!!!!!

Guilherme.Cavoi 17/04/2019

UmaGarrafaNoMarDeGaza
Nessa narrativa, tinha um coisa que nunca tinha lido em nenhum outro livro que jà tive. Porque nesse conto tem vàrios gêneros diferentes. Nao pode se dizer que nao vai ler o livro pela capa, mais se voce abrir e pelo menos ler 2 pàginas e garanto a você e nao vai mais querer parar. O nome dela è Tal o pai dela é o melhor guia turistico da cidade a onde ela mora, em Jeruzalém. Em um café, na rua onde morava, um homem bomba explodiu. Tal é uma garota israelense de 16 anos e vive suas primeiras experiências como o grande amor de sua vida, suas primeiras escolhas profissionais e o primeiro atentado. Depois de vivenciar esse momento trágico em sua vide resolve mandar uma carta a um Palestino imaginário pede ao irmão jogar no mar de Gaza, depois de algumas semanas recebe a resposta de um certa Gazaman.

Minha opinião sobre o livro:

Comecei a ler Uma Garrafa no Mar de Gaza com uma expectativa enorme, pois adoro livros que retratam guerras e momentos históricos importantes que passam no mundo, que nos parece distante, mas que não é, e conforme a leitura foi fluindo, me encantei mais ainda, a história é muito boa, a narrativa é ótima, e os personagens incríveis.

Já deu para perceber que adorei o livro, né? Sim, eu amei ! Adoro ler livros que me faz refletir, sobre minha vida e sobre o mundo em si, eu adoro história, e esse livro me fez conhecer um pouco mais sobre a guerra que ocorre no Oriente Médio e como a população de lá vive.
Oi, Gui.
Gostei muito do seu texto, você conseguiu montar um resumo bastante completo, falar com os seus leitores e ainda expor sua opinião. Muito bem.
Acho que podemos trabalhar em algumas questões gramaticais em seu texto. Você revisou tudo antes de enviar?

Oi, Lívia.
Gostei do que você disse em sua resenha, porém seu texto está com alguns problemas gramaticais. Você revisou antes de enviar?

Oi, Amanda.
Gostei de como você escreveu o seu texto, especialmente o início. Porém senti falta de algumas coisas: Sua opinião sobre a obra e uma relação da obra com a pesquisa que você fez sobre o assunto...

Oi, Artur.
Sempre é uma ótima ideia usar partes do texto original em nossas resenhas, tente copiar o trecho do livro em seu texto. Gostei de como sua resenha está informativa e pessoal ao mesmo tempo. Você conseguiu compor sua opinião sobre o texto e mostrar os aspectos que mais te marcaram. Senti, porém, muitos problemas gramaticais que eu acho que você sabe corrigir. Você revisou sua resenha antes de entregar?

Prof. Ana.

João Gabriel 22/04/2019minha estante
Resenha 8o. A
Livro:"Uma garrafa no mar de Gaza"
Autora: Valérie Zenatti
Gostei deste livro, pois ele retrata a realidade entre Israel e Palestina. A intolerância religiosa que separa ambos, gera violência,ocasionando a morte de pessoas inocentes por meio de atentados. Um dia Tal, que mora do lado israelense, presencia um destes atentados terroristas, fica indignada e resolve achar uma forma de expor os seus sentimentos e perguntar para quem está do outro lado da faixa de Gaza o que pensam sobre o conflito. A forma que ela encontrou foi mandar uma mensagem com o seu email em uma garrafa e pediu a seu irmão, um soldado israelense, que a jogasse no mar de Gaza.
A mensagem da garrafa chegou até um palestino, Naim, que iniciou um troca de emails com ela. O começo foi bem complicado, porque ele já havia perdido as esperanças de que a paz fosse possível e via o povo de Israel como inimigo.Com o desenrolar da história eles descobrem que têm mais em comum do que imaginavam.
Este livro foi indicado pelo meu colégio,e aprendi muito com ele, descobrindo que uma amizade pode surgir nas situações mais inesperadas,incluindo numa guerra. Onde tudo parece perdido,sempre há esperança.

Isa 21/04/2019

Resenha-8º A
No livro ´´ Uma Garrafa no Mar de Gaza ´´, o principal tema contado na historia é de uma menina que conversa com um garoto por e-mail , enquanto acontece uma guerra.
A autora Valérie Zenatti , passou sua adolescência em Israel e diz que influencio-a na obra. Ela é uma tradutora e roteirista ( também publicou mais de quinze livros ). ´´Uma Garrafa no Mar de Gaza´´ foi traduzido para mais de doze línguas , recebeu vários prêmios e foi adaptado para o cinema.
O livro foi indicado pela escola . A historia, é interessante e gostosa de se ler. Aponta também fatos que acontecem nos dias atuais .O livro mostra tem vários pontos de vista , mas o principal visto por mim foi que, além das guerras, ainda se pode ter uma esperança , foi o que aconteceu com Tai (a protagonista do livro ) uma garota que jogou uma garrafa no mar de Gaza com esperança de que alguém fosse encontra-la.
A obra me incentivou a procurar curiosidades e informações que estão acontecendo no mundo, porque nem tudo que acontece nele, nos ficamos sabendo.
Isabela Fernandez
Oi, Isa.
Sua resenha está muito informativa, parabéns. Gostei da pesquisa que você fez sobre a obra. Preste atenção porém em algumas coisas: Olhe bem o nome da personagem principal e cuidado com a ortografia de algumas palavras e com a "montagem" das frases. Você revisou o texto antes de enviar?

Matheus 22/04/2019

Minha opnião sobre Uma garrafa no Mar de Gaza de Valérie Zenatti (Resenha - 8º ano)
Bom,achei o livro muito interesante pois, não sou acostumado a ver livros como este,que conta uma historia emocionante de uma menina de 17 anos que vive no meio de uma guerra,a menina (Tal) ficou muito preocupada com a guerra entre israelenses e palestinos,então para tentar mudar sua vida e também seu pais que estava em guerra Tal escreveu uma carta e a jogou no mar , com o objetivo de achar outra menina palestina que pensasse o mesmo sobre esse assunto, mas no final não é o que realmente acontece!
O que me surpreendeu foi a ideia da menina de mandar uma mensagem para tentar resolver a guerra.
Oi, Matheus.
Que bom que você achou o livro interessante, apesar de ser algo diferente do que você está acostumado. Toda a sua resenha é apenas um período, que tal separar em períodos menores, ou parágrafos, para organizar melhor e desenvolver mais suas ideias?

Ana 27/04/2019minha estante
Oi, Arthur. Adorei sua resenha, ela está muito bem escrita e bastante informativa. Que bom que você gostou do livro e que ele tenha mudado a sua visão.

João Gabriel 22/04/2019

Uma Garrafa no Mar de Gaza
Gostei deste livro, pois ele retrata a realidade entre Israel e Palestina. A intolerância religiosa que separa ambos, gera violência, ocasionando a morte de pessoas inocentes por meio de atentados. Um dia Tal, que mora do lado israelense, presencia um destes atentados terroristas, fica indignada e resolve achar uma forma de expor os seus sentimentos e perguntar para quem está do outro lado da faixa de Gaza o que pensam sobre o conflito. A forma que ela encontrou foi mandar uma mensagem com o seu email em uma garrafa e pediu a seu irmão, um soldado israelense, que a jogasse no mar de Gaza.
A mensagem da garrafa chegou até um palestino, Naim, que iniciou um troca de emails com ela. O começo foi bem complicado, porque ele j havia perdido as esperanças de que a paz fosse possível e via o povo de Israel como inimigo.Com o desenrolar da história eles descobrem que têm mais em comum do que imaginavam.
Este livro foi indicado pelo meu colégio e aprendi muito com ele, descobrindo que uma amizade pode surgir nas situações mais inesperadas, incluindo numa guerra. Onde tudo parece perdido, sempre há esperança.
Oi, João.
Sua resenha está ótima, gostei das análises que você fez sobre como a narrativa se desenvolve.
Parabéns.

Lety Soares 18/04/2019

Uma garrafa no mar de gaza - Valerie Zenatti
Quando começei a ler o livro para a escola, achei um pouco desinteressante e o dialogo meio parado, sem graça. Quando foi chegando na metade, foi ficando mais interessante, com vida e mais humor. Daí por diante, Chegando mais ao final, não conseguia mais parar de ler! O final foi um impacto para mim, achei que iria ter realmente um final, mas não. O livro fala de um fato verídico que realmente està acontecendo neste momento, que mesmo que não seja onde vivemos, devemos nos informar. O livro me ensinou que mesmo em situações difíceis devemos acreditar que pode melhorar e que nada è para sempre.
Oi, Le...
Que bom que o livro melhorou pra você.
Senti que você esqueceu do resumo para a sua resenha.

Bia Moro 22/04/2019

Resenha 8°A
Livro: “Uma garrafa no mar de Gaza”
Autora: Valérie Zenatti

O livro “Uma garrafa no mar de Gaza” conta história da jovem israelense Tal Levine. Ela vive em Jerusalém, uma cidade que sofre por vários atentados causados por palestinos, povo que mora na Faixa de Gaza que fica perto de Israel e possui muitas desavenças ideológicas com o mesmo e isso acabou gerando conflitos entre ambos os povos durante muitas décadas.
Um dia, um desses atentados acabou acontecendo em uma cafeteria perto da casa de Tal. Desde então ela não consegue parar de pensar no ocorrido e resolve escrever uma carta com tudo o que ela sentia a respeito. Ela coloca a carta em uma garrafa e pede para seu irmão mais velho, que prestava serviço militar na faixa de Gaza, jogá-la no mar de Gaza, pois ela queria que algum palestino, que sentia o mesmo do que ela sobre os conflitos entre os dois povos, lesse a carta e trocasse emails com ela.
Porém, dias após ela “mandar” a carta, Tal recebe um email de um cara chamado Gazaman, um palestino que, inicialmente, prefere não falar nada sobre si e leva a inimizade entre os dois povos muito a sério. E apesar desse começo um pouco conturbado e cheio de desentendimentos , os dois desenvolvem um forte laço de amizade provando que pessoas de povos que se odeiam, podem deixar suas diferenças de lado e construirem uma bela amizade.

MINHA OPINIÃO:
Bom, eu tive que ler este livro em minha escola, porém achei um livro muito interessante, pois narra o conflito entre dois povos (Israel e Palestina) no ponto de vista de uma pessoa de cada povo. Além disso ele aborda o tema de empatia, pois o leitor consegue se sentir próximo à personagem e o faz pensar como ele se sentiria se passasse pela mesma situação que a personagem passa.
Mas no começo da história, o livro é um pouco confuso, já que não há uma discrição prévia das personagens e pelo o que ele está enfrentando no momento e também pelo modo o qual a autora escreveu a história, em vista que em alguns trechos do livro parece que ela escreve um texto tipo diário e outros parece uma narrativa de memória ou somente uma troca de e-mails entre as personagens .
Só que essa falta de descrição inicial das personagens acaba deixando o livro mais interessante, pois desse modo o leitor deseja conhecer, a partir de cada capítulo, mais sobre as personagens. E os diferentes tipos de escrita usados pela autora, o torna cada vez mais interessante, já que acaba deixando evidente os diferentes pontos de vista de cada personagem.

Oi, Bia.
Ótima resenha, parabéns. Ela está muito completa (com todos as "tarefas" que combinamos e alguns detalhes a mais) e também muito informativa.

Prof. Ana.