A Pessoa Amada

A Pessoa Amada Clamp

Resenhas - A Pessoa Amada

Thais 28/06/2022

Uma Graçinha
"A Pessoa Amada" é um mangá com várias histórias curtas sobre relacionamentos românticos e no final de cada história tem uma mensagem de uma autora do grupo CLAMP, as histórias são bem leves e fofas, as mensagens são bem informais o que é legal que ficamos conhecendo um pouquinho de cada autora.

Mari 17/06/2022

Uma mangá leve e pueril
A pessoa amada é um mangá do CLAMP, um grupo de mangakás que também é responsável por produzir os mangás de um dos meus animes favoritos, o Sakura cardcaptors, então tinha boas expectativas. O traço é muito bonito, é o traço clássico dos mangás e animes japoneses, e a história é bem fofinha. Se trata de mini-histórias e ensaios sobre relacionamentos amorosos de jovens mulheres. São histórias bastante inocentes e, talvez por isso, sejam tão fofas, porque fazem o leitor dar sorrisinhos bobos, mas é também a razão pela qual atribuo meu pouco envolvimento. Não liguei muito para as histórias e achei tudo muito pueril, o que pode ter sido em virtude de eu já ter passado muito da idade do público-alvo e também por ser de uma cultura menos conservadora que a japonesa. As histórias tem esse peso mais conservador mesmo, o que eu atribuo também ao fato de terem sido originalmente publicadas em 1995. Mesmo no Brasil este mangá já tem alguns anos de lançamento, tendo sido lançado em 2012. Enfim, é um mangá bem bonitinho, mas ao mesmo tempo bobinho. Se você quer ler algo fofinho, muito amorzinho e sobre um casal gracinha, eu recomendo Soppy (não é mangá, mas é um quadrinho curtinho).

Malu 21/05/2022

As histórias são curtinhas mas meio que abrangem temas universais dentro da questão do amor e dos relacionamentos. Na vida nada é tão simples mas é bem legal encontrar simplicidade e leveza nas histórias.

Alê Perrelli 28/01/2022

Romancezinho
Não é muita coisa. São 12 histórias de 2/3 páginas cada, e cada uma foca em alguma insegurança em relação ao namoro, tipo, ciúmes, diferença de idade e etc. Mas não é nada demais, nada que traga uma reflexão profunda acerca dos relacionamentos, são apenas, historinhas fofas.
O que mais me divertiu foram as notas das autoras. Elas contam a história em mangá, e depois são páginas escritas sobre a história que acabamos de ler, e isso foi bem legal.

Isabella.Fernanda 09/01/2022

Fofo.
É um mangá bem simples em suas histórias, são questões do dia a dia e relacionadas ao amor, como o título já induz, e algumas são mais verossímeis que outras, ao mesmo tempo que achei algumas bobas e sem sentido, achei outras mais reais e palpáveis. É curtinho e vale a pena como uma leitura bem leve e distrativa, de onde pode tomar partida para algumas reflexões, inegável.

Realtche 06/01/2022

Uma grata surpresa.
Me lembrou um livro de pequenas crônicas, porém em quadrinhos. Gostei da ideia do texto no fim de cada história. Foi um leitura bem agradável para se fazer depois do almoço.

Jady 21/12/2021

Os Delicados Questionamentos do Amor
Essa obra passa por alguns sentimentos, não só femininos, de diferentes protagonistas.
Ela é um sopro de ar fresco, mesmo assim, trás coisas que normalmente pensamos sobre o amor.
Sempre tentamos defini-lo, encontrar uma resposta...
E essa obra mostra que é o que procuramks é bem mais simples do que parece.

Vittória Brasil 29/09/2021

Foi meio chato
Infelizmente as histórias foram pequenas demais e as reflexões bem bobas. Gostaria de ter tido mais informações sobre os romances das personagens e acho que poderiam dar boas one shots.

Beatrizaag 02/07/2021

Coração aquecido
Se você já acompanhou alguma obra da Clamp, vai entender quando eu digo que ler esse mangá foi uma experiência deliciosa e adorável. Clamp tem esse dom de trazer o leitor para um ambiente onde cada detalhe é observado sob uma ótica mágica. Em "A pessoa amada" são apresentadas 12 histórias curtinhas, com personagens diferentes, que focam em aspectos diversos de uma relação amorosa. Não há nada de muito complexo aqui. São narrativas extremamente simples que ganham uma perspectiva bastante sensível a partir do olhar das personagens femininas que estão lidando com o amor.

Além dos quadrinhos, lemos também pequenos ensaios escritos por Nanase Ohkawa sobre a temática de cada narrativa aqui apresentada. Eles despertam no leitor uma sensação de proximidade às mangakas da Clamp, e no fim, você se sente como se estivesse tomando um chá e conversando com elas.

Obs: É importante ressaltar que as histórias contidas no mangá são da década de 90, além de, obviamente, terem como país de origem o Japão, então não, não espere encontrar representatividades aqui. Essa não é uma preocupação da obra.
Victor 02/07/2021minha estante
Muito boa a resenha. Parabéns!

Saraaaaah 16/01/2021

Fofíssimo
Os desenhos são lindos e as estórias são também são lindas.

Lari 28/10/2020

Um romancezinho básico
Se vc espera uma história com representividade e complexa esse mangá não é pra você. Afinal é um livro sobre experiências das quatro mulheres que estão por de trás do CLAMP.

Me bateu uma vontade enorme de sentar com essas mulheres para tomar um cafezinho e falar sobre coisas cotidianas, acho que renderia um papo bom.

Acho que o essencial nesse mangá são os comentários após cada capítulo. Me senti próxima delas de certa forma.

Como sempre os traços são lindos! Dá vontade de ficar horas olhando o desenho!

Danielli.Costa 12/08/2020

Histórias fofinhas
Pra ler no caminho ou na espera, histórias muito rápidas com menos de 10 páginas, bom pra quem é fã do traço da Clamp. Pena que não dá pra se envolver tanto com os personagens, mas é bom entretenimento.

Dinosarah 23/07/2020

Idealmente fofo e lindo, porém nada representativo e um tanto problemático.
Várias historinhas românticas, todas elas mostram reciprocidade total 100% entre o casal. Surreal, mas é o ideal, não? O traço é muito bonito, como de costume da CLAMP. Os casais das historinhas são todos heteronormativos, sem exceção, e reforçam vários estereótipos de "coisas de garota", o que pode ser problemático.
Depois de cada cena, tem um texto da autora mostrando seus pensamentos e o que a inspirou a escrevê-la, o que é bem interessante pra reforçar a ideia que as cenas tentam passar naquelas breves 5 páginas.

Mateus.Conttessotto 19/07/2020

Razoável
Um bom mangá, divertido de ser lido e que dá pra passar o tempo.

Beatriz Lila 26/10/2019

Eu gostei, mas...
Devo ser uma pessoa muito amarga pra romance, não vai ser algo que eu vou reler, mas pelo menos tem o traço bonito.
Quem gosta de histórias curtinhas de romance é um prato cheio. Minhas partes favoritas foram os textos da CLAMP no final de cada historinha.