A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

regianeoa.regi 23/04/2023

Boa leitura
Uma história de amor real, impossível de dar certo devido a pressão social e econômica que envolvia os amantes. O triste final dessa história, que é considerada como exceção pelo narrador, expôs mais uma vez as dificuldades que rodeiam mulheres como Marguerite.

A leitura é fluida e a narrativa é leve. Cada capítulo me fez voltar o quanto antes para descobrir o que se sucedeu.

Beame 17/04/2023

Uma história intensa sobre um relacionamento distorcido
Tenho pena de Marguerite, que teve um final tão triste.

Armand mesmo sabendo desde o início como era sua vida, vivia com tanto ciúmes que sempre estava punindo ela e depois se ajoelhando em seus pés para pedir perdão.
Nos últimos capítulos do livro fica nítido a infantilidade dele.

Não inválido o que sentiram um pelo outro, muito menos um livro tão clássico, mas é claramente um relacionamento cheio de furacões.

Marcos606 05/04/2023

Dumas filho possuía uma boa medida da fecundidade literária de seu pai, mas o trabalho dos dois homens dificilmente poderia ser mais diferente. Seu primeiro sucesso foi um romance, La Dame aux camélias (1848), mas encontrou sua vocação quando adaptou a história para uma peça, conhecida como Camille, encenada pela primeira vez em 1852. (Giuseppe Verdi baseou sua ópera La Traviata, primeiro interpretada em 1853, nesta peça). Dumas filho especializou-se em drama ambientado no presente. A infeliz testemunha da ruína causada a seu pai por casos amorosos ilícitos, Dumas filho - ele próprio filho de um desses casos - dedicou suas peças a sermões sobre a santidade da família e do casamento.

Camille, codinome de Marguerite Gautier, personagem fictícia, protagonista de La Dame aux camélias abriu caminho na vida como cortesã, e seu sobrenome remetia às camélias que carregava como sinal de sua disponibilidade. Camille desiste de seu modo de vida depois de se apaixonar por um jovem, mas abnegadamente retorna a ele.

iarakessia 27/03/2023

Grandes sacrifícios
Armand se apaixona pela linda e jovem Marguerite, que é uma das cortesãs (acompanhante de luxo?) mais requisitadas de Paris. O amor que ele sente por ela é profundo, e quase doentio pq o deixa atormentado de ciúmes mesmo sabendo a vida que ela levava e leva, antes de conhecê-lo. Eles então vivem juntos durante os 4 meses mais felizes da vida de ambos, até que uma decisão os separa. O famoso grandes sacrifícios quase sempre envolvem arrependimentos gigantes.
O autor (Dumas Filho) diz que é uma história verdadeira.

Annali.Rocha 23/03/2023

Manu 16/03/2023

Curto. Intenso. Doloroso. Potente. São tantos sentimentos ao ler essa história rápida, porém profunda.
Algumas passagens do livro incomodam pelo teor que a época sugere:altamente patriarcal.
Em suma: Armond era abusivo. Marguerite não merecia esse fim trágico. Essa "história de amor" não foi a sua redenção, mas o seu declínio.
judeaquino - @juentreestantes 23/03/2023minha estante
disse TUDO em 5 linhas!

Cibele 13/03/2023

Um clássico
É um livro clássico, maravilhoso, é uma história de amor bonita porém muito triste, confesso que fiquei com os olhos cheios d'água quando terminei de ler o livro é muito bom.

Martony.Demes 13/02/2023

O livro trata da história de Armand Duval, que se vê apaixonado por uma cortesã famosa, Marguerite Gautier, a Dama das Camélias (as flores que foram plantadas em seu túmulo).

A história é recontada por ele voltando no tempo! A maneira como isso é feita é genial e torna toda a trama mais romântica e dramática.

Você é convidado pelo narrador a singrar por essa jornada e ai você entender como esse amor tão intenso e complexo se desdobrou!

Realmente é uma história linda e dramática embebida por luxo, ostentação, preconceitos, valores de honra e familia, da época (imagina). E hoje é diferente? Seria diferente? Talvez não! Por isso é um clássico.

Recomendo!

Aghna 10/02/2023

Clássicos imortais
Problematizar as personagens de Alexandre Dumas Filho no atual contexto social é cometer grave perjúrio anacrônico, uma vez que há uma grande ruptura de valores e costumes do século XIX para o século XXI.
Contudo, mesmo tendo gostado muito do livro, ao final, não consegui deixar de me sentir desconfortável com algumas passagens muito sexistas da história.

vi_carvalho21 05/02/2023

esperava romance, recebi depressão
Essa não é uma história de amor, é de dor! O tanto que eu amei esse livro não tá escrito.
É uma história de partir o coração, Marguerite só queria ser amada, mas o amor que Armand dava a ela não era saudável, ele queria ser bom mas só fazia mal, o que ele veio a fazer no final então... sem palavras!!
Ana Maria 05/02/2023minha estante
A sua resenha me fez querer ler

vi_carvalho21 05/02/2023minha estante
pois leia, é muito bom

Regina 29/01/2023

A Dama das Camélias
Um clássico da literatura mundial. Um livro envolvente, que te faz, sorrir, chorar. Apaixonante. Só não gostei do que Armand veio a fazer ao final. Favoritei. Teco

Ellen Estefany 26/01/2023

Mulher: símbolo de sofrimento
A impressão que tenho hoje dessa leitura é muito diferente da que tive quando a li pela primeira vez, eis:
Poderia falar sobre como a relação deles dois era ruim e como fazia mal para Margue.
Mas o ponto que hoje me toca, e que considero mais importante falar, é da vida dessa mulher, que sem muitas opções, levou a que deu.
Ela, que no menor vislumbre de felicidade, aceitou de bom grado, todas as mazelas que vinham com essa escolha.
Tal decisão não está, hoje, muito distante de tantas, que não vivem como cortesã igual Margue, mas que se submetem a relações que sufocam, tiram-lhe a identidade e a vida.?