A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

juuuwidy 07/06/2023

Quando tiver que expressar o mal que o romantismo me faz, direi o nome desse livro. A escrita é tão doce mas seu conteúdo é arrebatador; a vertigem da esperança, dos sacrifícios e de cereja do bolo da culpa, entorpece qualquer leitor. É preciso ler sabendo que uma ideia ou outra soam datadas, e tomar cuidado para não se perder no anacronismo. Em geral é uma pena que seja um livro tão curto, sinto que poderia ser mais explorado, mas também não sei como então me cabe apenas o silêncio.

Geozinha 05/06/2023

Achei muito boa a história, foi bem diferente do que tinha imaginado, de um jeito bem intrigante e criativo

Ana Caturelli 28/05/2023

Amor e dinheiro
Conta-nos a história de amor da belíssima plebeia Margarida Gautier com um jovem da alta burguesia francesa, Armand Duval.
Deixando o glamour de Paris, os dois amantes retiram-se para o campo, mas o pai de Armand procura impedir esta relação, implorando a Margarida que deixe o filho devido ao bom nome da família. Margarida, infeliz, aceita abandonar o seu amado, dizendo-lhe que está comprometida, mas enquanto tenta esquecê-lo, mergulhando de novo na vida cortesã, adoece gravemente com tuberculose.
Quando Armand Duval descobre que a renúncia ao amor por parte de Margarida Gautier resulta da pressão do seu pai, é já muito tarde...

ceres.luz 28/05/2023

Novela
Dumas é o rei da inspirações de novelas! Dama das Camélias está presente em várias narrativas já comuns. Ninguém ama como os personagens de Dumas. Ótimo pra quem gosta de um romance de escrita envolvente!

Luely 25/05/2023

Um romance que curti...
Gostei bastante da leitura, fluída, sem muitos rodeios. O que mais me deixou intrigada é que a estória é baseada em uma real. E durante todo o enredo fiquei a imaginar até que ponto teria acontecido. Eu leria novamente e recomendaria este romance, para quem quiser uma leitura curta e gostosinha para o dia.

Volnei 23/05/2023

A Dama das Camélias
"Esta história começa com o autor nos contado uma caminhada por Paris onde ele encontra um cartaz com um anuncio sobre o leilão de alguns pertences de uma certa ama para quitas suas dividas deixadas com sua morte Ele vai até o leilão e adquire um livro por 100 francos mesmo esse não valendo mais que 15 francos .Depois disso ele é procurado por um jovem que insite em comprar de volta o livro alegando que foi ele quem deu o livro para aquela cortesã Seu nome é Arnoud e então ele começa a narrar toda sua história com a tal moça e como tudo se desenrolou entre eles até a morte da moça que de acordo com a descrição ela teria morrido por tuberculose"

Alice 21/05/2023

O suco do romantismo
Sem dúvidas um dos melhores romances que li - apesar de ser um clichê - ultimamente, a história de armand e marguerite apesar de trágica e até mesmo um tanto tóxica é cativante e prende bastante.

Laura 15/05/2023

Leitura obrigatória da escola
É bom pra um certo repertório e é possível identificar características do século XIX.
A vida da Marguerite é sofrida mas é interessante a forma como é escrita e descrita como cortesã.
O livro possui muitos julgamentos, idealização e objetificação das mulheres, além de ser perceptível a diferença de classes e as relações da burguesia

maitgbriela 15/05/2023

PERFEITO!
Eu amei esse livro e julgo ser o melhor que já li. Talvez porque se encaixe no meu tipo de preferência, mas se encaixa em todas minhas preferencias. Eu nunca encontrei um livro que fizesse tanto jus ao que eu precisava para ser feliz.

Procyon 10/05/2023

A dama das camélias ? comentário
O livro da carreira de Alexandre Dumas Filho. Experimentando a rejeição de ser filho ilegítimo de Dumas, encontrara na sua amante real a estabilidade emocional, bem como o mote para o romance. Apesar de ter trazido o tema da prostituição e da intolerância social em cima da profissão, Dumas Filho não parece preocupado em criticar aquela sociedade européia do século XIX, mas sim exumar as próprias angústias de seu relacionamento com a amante e com o pai. Ao narrar eventos que seriam bastante ordinários ao leitor moderno, no entanto, o autor tem um estilo interessante que nos envolve nessa história (história essa repleta de muita dependência emocional, sensações de posse e obsessão, ciúmes e remorso; elementos convencionais do estilo romântico). O que mais me deixou encucado com o livro ? e por vezes um tanto irritado ? é como quase o tempo todo é ressaltado o bom caráter do protagonista, destacando que ele é diferente dos outros homens e tudo mais, sendo que todas as atitudes do tal demonstram um sujeito igual a quase todo homem (talvez isso seja o ego do escritor pulsando, visto que o romance tem traços autobiográficos).

Bom mesmo é a opera do Verdi. Eu diria que beira ao genial.

Angel 09/05/2023

Extremamente envolvente e encantador. Carregado de emoções desde as primeiras páginas, despertando o interesse em descobrir a razão de cada um dos acontecimentos. Só pelo nome do autor, já é possível concluir que se trata de uma grande obra. Feliz por ter conhecido mais um de seus trabalhos.

Dieni.Yukinami 04/05/2023

Lindo, triste, profundo, tão distante da realidade atual, e ao mesmo tempo você sente que é uma história verdadeira, gostei muito, não esperava que fosse me tocar tanto como aconteceu, cheguei próximo de chorar em diversos momentos.

Celia.Celinha 29/04/2023

Encantador!
Fazia tempo que eu não lia algo tão romântico, tão belo, tão "amor impossível". Belíssima história, contada por Alexandre Dumas Filho, neste livro em que relata que os acontecimentos foram verídicos. A maneira como o autor descreve os sentimentos, as sensações, o que se passa dentro da cabeça e do coração, especialmente de Armand, personagem central, é magnífico! Singelo, delicado e profundo ao mesmo tempo. E a sinceridade, sabedoria, bondade e doação de Marguerite, seu grande amor, me impressionaram. Apesar de todo o sofrimento, imposições da época e do fim trágico, achei encantador! Daqueles que fazem-nos suspirar, emocionar, chorar e perceber que o amor existe, mas que também pode sufocar; e que a dor sempre estará presente. Belíssimo!

jackpveras 27/04/2023

Romantismo
Todo o drama romântico elevado às últimas consequências. Intenso, passional, tuberculoso e... trágico.

Quem morre se liberta da dor (e do amor).
Quem vive se acorrenta (ainda mais) à dor e, sobretudo, ao amor.
O pouco do que foi versus o muito que poderia ter sido.

História muito bem contada.
Viva o Dumas Filho!!