A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

EduardoCDias 12/09/2023

O amor que adoece
Uma cortesã (prostituta) belíssima e muito celebrada em Paris apresenta-se sempre com um ramo de camélias nas mãos. Um jovem fidalgo cai de amores por ela e vê sua vida sendo destruída pouco a pouco, apesar de ser retribuído no seu amor.

moreveloso 06/09/2023

A Dama das Camélias
Sem dúvidas uma obra-prima, devorei esse livro em pouquíssimos dias e estou apaixonada pela escrita e por essa história de amor que ao mesmo tempo traz o que o ser humano tem de mais trágico. Mostra muito bem as hipocrisias da época e como na vida são necessárias escolhas ditas como impossível. Final completamente trágico que emociona demais!

CARINA 27/08/2023

Uma narrativa envolvente e sensível, explorando os sentimentos mais profundos dos personagens e nos fazendo questionar os valores impostos pela sociedade, nos transportando para uma época romântica e fazendo refletir sobre o poder do amor e da redenção.

marilulenda 28/07/2023

Ele é ciumento,possesivo e doído
Marguerite teve uma morte sofrida e o sofrimento que Armand causou nela passa totalmente despercebido pelo desconhecido.

Juh @sonhodelivro21 26/07/2023

O que dizer sobre a Dama das Camélia?
Protagonistas que precisavam urgente falar com um hom psicólogo? Sim!

Emocionados? Sim!

Mesmo sabendo o final da protagonista desde o início me emocionei ? LÓGICO!

Enfim, foi uma grata surpresa esse clássico e consigo entender o porquê dele ter sido representado por tantas linguagens artísticas.

Para mim foi perfeito de uma forma imperfeita, am a narrativa, amei o narrador entrando em contato com o leitor para dar algumas explicações sendo um narrador onipresente.

Não foi uma obra muito fácil para eu embarcar, confesso, pois senti por algum tempo que parecia que eu estava dando voltas e voltas e mão saia do lugar kkk mas quando consegui me entregar a ela que foi dos 40% pra frente li em uma sentada praticamente.

Enfim é um clássico que para mim valeu super a pena ser lido e que deveria ao menos ser dado uma chance.

Isabela Di Ãngelo 20/07/2023

Um livro agridoce
Um romance trágico e doce. Achei os personagens muito intensos. As reflexões da narrativa são muito interessantes. Vale muito a pena a leitura. Essa edição é linda !!!

Jéssica 20/07/2023

Não é uma história de amor...
Na minha percepção, essa não é uma história de amor. Armand Duval cria uma obsessão por Marguerite e esta, por sua carência de afetos, corresponde aos sentimentos de Armand. Porém, nesse relacionamento, Armand, mesmo sabendo das condições de Marguerite e supostamente as aceitando, recrimina-a sempre que pode, a humilha e machuca. Ela, por sua vez, faz inúmeros sacrifícios em nome desse relacionamento. É uma visão bem deturpada do amor.

Stefani 04/07/2023

Eis um livro que não se quer deixar um minuto de lado. Essa é a história de amor mais linda e triste que presenciei. Na verdade eu deveria ter conjugado o verbo "ler" e não "presenciar" ao final da frase.
Porém, o livro prende o leitor de tal forma que ficamos íntimos dos personagens. Presenciamos literalmente cada emoção, cada sentimento. Impossível ler e não sentir os olhos marejados.
Linda e inesquecível história

giogio 03/07/2023

Uma vida sem amor
Mesmo o foco da obra ser o armand, suas lamentações e falta de sorte na vida, quem nos cativa mesmo é Marguerite, ou pelo menos deveria ser assim, com sua vida sendo obrigada a ser amante de muitos homens, mas não sendo amada e nem amando nenhum (até conhecer armand, mas enfim).
pela história ser contada por Armand, em DIVERSOS momentos a narrativa é apenas misógina, neurótica e orgulhosa, sendo difícil de ler quando tem-se a mente mais politizada e discorda dessa visão machista para com as mulheres, mesmo as q n sejam da vida. mas quando Marguerite entra em cena, com suas falas ácidas, verdadeira e muito a frente de seu tempo é um verdadeiro refresco ao leitor, como se voltássemos à realidade material contemporânea. é uma leitura bastante rápida por ser em sua maioria diálogos e mais para o final, um momento de bastante comoção são as entradas do diário, que são mais cartas que nunca foram entregues em vida, de Marguerite. chorei demais imaginando os últimos momentos de uma mulher que foi tão conhecida e que tinha tantas conexões, que julgava serem verdadeiras, ficando presa à uma cama, definhando e esperando igualmente a morte e a volta de seu amado. apenas triste para um garalh0.

Dri 18/06/2023

Um clássico da literatura francesa de rápida leitura, narra a história de amor impossível entre uma das mais famosas cortesas de Paris e um jovem estudante burguês. Armand narra sua história a um amigo e através dela temos um panorama da sociedade parisiense da época: sua hipocrisia, preconceitos e futilidades. Há muita similaridade com o romance Luciola, de José de Alencar, escrito posteriormente.