A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Regina 29/01/2023

A Dama das Camélias
Um clássico da literatura mundial. Um livro envolvente, que te faz, sorrir, chorar. Apaixonante. Só não gostei do que Armand veio a fazer ao final. Favoritei. Teco

Ellen Estefany 26/01/2023

Mulher: símbolo de sofrimento
A impressão que tenho hoje dessa leitura é muito diferente da que tive quando a li pela primeira vez, eis:
Poderia falar sobre como a relação deles dois era ruim e como fazia mal para Margue.
Mas o ponto que hoje me toca, e que considero mais importante falar, é da vida dessa mulher, que sem muitas opções, levou a que deu.
Ela, que no menor vislumbre de felicidade, aceitou de bom grado, todas as mazelas que vinham com essa escolha.
Tal decisão não está, hoje, muito distante de tantas, que não vivem como cortesã igual Margue, mas que se submetem a relações que sufocam, tiram-lhe a identidade e a vida.?

Wania Cris 25/01/2023

Duminha teve a quem puxar.
Livro curto, porém, intenso. Emocionou-me bastante. Xandim puxou bastante ao pai Xandão e escrevia muito bem.

Heloísa 25/01/2023

Esse livro foi difícil engrenar no começo, bem diferente do que estou acostumada. Um romance avassalador já inicia a história o que me dificultou se conectar com os personagens.
No entanto, do meio pro final fiquei intrigada para saber as motivações da personagem principal em relação a uma certa ação. E por incrível que pareça, nas últimas páginas me emocionei com o desfecho do livro

Natália Ranhel 22/01/2023

No começo achei que seria uma história comum às que já li do mesmo período, mas a narrativa é tão boa que te envolve do começo ao fim. É impossível não ter empatia por Marguerite e Armand.
Esse romance, apesar de triste, de certa forma aquece a alma.
História atemporal.

Kécia 20/01/2023

Clássico do romantismo
A dama das camélias é um clássico do romantismo francês e dá para perceber isso desde o início da leitura, pelas características desse movimento literário presentes na obra.

Para quem assim como eu já leu Lucíola é praticamente impossível não fazer alguma comparação.

O livro narra o romance entre Armand e a cortesã Marguerite Gautier. O que torna a história ainda mais interessante é saber que ela é inspirada na vida do próprio autor, que viveu um romance com uma cortesã chamada Marie Duplessis.

A Marguerite é uma personagem da qual gostei muito, foi triste ver ela sendo forçada pelas circunstâncias a abrir mão do seu amor, a história dela me comoveu. Já o Armand não me cativou tanto, ao longo da história achei ele bastante irritante, mesmo tentando levar em consideração o que o levou a tomar determinadas atitudes.

Em resumo é uma história bem escrita e que prende o leitor.

Clara 16/01/2023

O Amor...
É tão avassalador.
Quando há reciprocidade, é lindo demais!
As realidades da vida, as razões, os conceitos e preconceitos sempre nos rodeiam.
Vale a pena pensarmos no que é mais valioso, antes que se escorra por nossos dedos.

jade 09/01/2023

apesar de ser uma obra marcante em seu tempo, que obviamente não tinha o costume de ver uma cortesã tão huminazada a ponto de ser digna de amor, não considero uma história atual. Armand e Marguerite tiveram uma história breve e muito conturbado para ser considerado um amor bom e saudável.

Rafael.Longo 06/01/2023

Um clássico
Livro pertencente ao romantismo francês. Ele retrata a história de Marguerite e Armand, contada após a morte da primeira. Em meio a amor e desavenças, a tragicidade do livro é marca clara da história.

nopedaorelha 05/01/2023

A Dama das Camélias me inspirou a ler mais romances clássicos devido à sua objetividade e simplicidade ao contar um grande caso de amor entre um jovem estudante de direito e uma cortesã (prostituta). Esse livro me encantou no progresso da transformação do profano em pureza, e da atração em obsessão.

Indo um pouco além da apreciação literária, me incomodei um pouco sobre onde o feminino se encontrava nos vínculos sociais e amorosos. E pude refletir sobre as diferentes tomadas de decisões entre mulheres e homens, além das formas de ambos aplicarem poder nos relacionamentos.

É importante lembrar que o livro foi escrito em 1848, então vamos encontrar muitas coisas que para nós, hoje, são problemáticas. Particularmente, prefiro não deixar nenhuma questão de costumes e condutas definidos por época na literatura atrapalhar minha experiência de leitura.

Dito isso, creio que A Dama das Camélias é um dos romances mais curiosos e delicados que já li, chorei ao ler uma carta escrita por um dos protagonistas, me espantei com as decisões de alguns personagens e recomendo muito o livro para quem estiver disposto a ser envolvido em um drama comovente e sincero.

Sarah 02/01/2023

Mano do céu, esse livro é maravilhoso!!!
Eu amei. Consigui sentir as dores dos personagens e o desespero, prometeu nada e entregou tudo, juro!!