Ratos e homens

Ratos e homens John Steinbeck

Resenhas - Ratos e Homens

sabados 13/01/2023

triste
é um livro curto, mas forte! coisa que se vê também nos personagens. apesar de a primeira vista serem simples e de passagens breves, todos carregam em si uma enorme bagagem de pesar e esperança.

quanto mais tempo passa, mais eu penso nessa leitura.

Dijair Antonino 05/01/2023

O problema desse livro é que ele acaba
Primeiro livro do ano, primeiro livro do Steinbeck. Uma leitura fácil e fluída. Um livro cheio de camadas sobre esperança ou a falta dela.

Gabriel1994 03/01/2023

E eu vou poder cuidar dos coelhos, George??? ?
Meu primeiro livro do John Steinbeck e a sensação é de ter lido uma história bacana, muito boa.

Gostei muito dessa narrativa, a maneira como Steinbeck escreveu e me fez criar as cenas, os diálogos (no estilo caipira dos personagens) e a história em geral. Me agradou muito!

A sensação, tanto pela fluidez, assim como também pela forma em que a história foi escrita e desenvolvida é de que eu li uma novela muito boa e não um livro em si. A história tem essa cara de novela e é um romance curto bem feito.

Steinbeck trabalha o relacionamento de dois personagens em busca de um serviço e explora a inocência e crueldade de Lennie, o autoritarismo e "espertize" de George nesse romance.

A forma como foi trabalhado o Lennie faz com que ao mesmo tempo que damos a culpa que ele tem pelas maldades cometidas, temos também um pouco de pesar. Lennie tem os traços de um adulto com algum problema mental e o final do livro da muito a entender isso, não só pelo que ele fez, mas pelo diálogo alucinado que John Steinbeck entregou no finalzinho do livro.

Lennie é um personagem forte devido a essa personalidade infantilizada em um adulto, confesso que me lembrou alguns personagens ao decorrer da leitura: Charlie de Flores para Algernon e John Coffey de A Espera de um Milagre.

Steinbeck entrega um drama de qualidade, um bom livro para passar o tempo e que flui bem rápido. Uma ótima leitura para terminar em uma sentada só e com um final bem trabalhado (Só não entendi o porquê terminar o livro com uma pergunta, enfim)...

Recomendo essa obra e espero ler outros livros de John Steinbeck e explorar mais desse autor renomado!

Elineuza.Crescencio 02/01/2023

L&PM - RS - 2015
Avaliação: 5/5
Término da leitura: 02/01/2023

Autor
Nasceu em 27 de fevereiro de 1902 em Salinas, Califórnia – EUA.
Desde cedo, por influência do pai, foi um gande leitor.
Para custear seus estudos teve de trabalhar em diversos ofícios inclusive em jornais até ser reconhecido como escritor.
A história
Na década de 30, o livro foi publicado em 1937, depressão nos Estados Unidos.
Os amigos Lennie e George são trabalhadores migrantes e seguem para uma fazenda onde estarão empregados na próxima colheita.
Lennie é enorme mas é uma pessoa com deficiência e George é pequeno e ágil. Um cuida do outro.
Ao chegarem a fazenda onde são esperados enquanto se ambientam vão conhecendo os outros trabalhadores que lá estão.
A força de Lennie por vezes é incontrolável e isso causará dificuldades para todos.
A história é carregada de grande emoção.
O livro foi transformado em filme por duas vezes. Uma delas em 1992.

gabriela cardoso 31/12/2022

ratos e homens
"um homem fica maluco se não tem ninguém, não importa quem seja, contanto que esteja com você. vou te dizer uma coisa, se uma pessoa fica muito sozinha, ela fica doente."

Isa 28/12/2022

título engana
não gostei. poucos ratos e muita depressao. recomendo que o autor estude um pouco o que são ratos e como incluí-los nas próximas histórias. estarei esperando
juju 29/12/2022minha estante
KKKKKKKK isa como sempre macetando

Bruno Araújo 23/12/2022

O TRÁGICO ANUNCIADO
Ao mergulhar na história de Lennie e George, a sensação que fica (ao menos para mim) é que estamos em um museu rodeado de paisagens e figuras barrocas, pois cada elemento parece ocupar um lugar muito significativo na narrativa. Essa veia pictórica que domina a obra me faz remeter aos quadros de Rembrandt (especialmente "A ronda noturna"), quando os personagens estão na penumbra dos espaços com um único feixe de luz iluminando intencionalmente as sensações necessárias, como também as paisagens fenomenais de Peter Paul Rubens, quando os nossos dois protagonistas, no início e no fim da narrativa, utilizam deste cenário natural como prólogo e epílogo de suas curtas vivências marcadas por acontecimentos trágicos nas fazendas.

O que faz de "Ratos e homens" uma obra-prima ao meu ver provavelmente seja os seres, especialmente aqueles com os seus sonhos destituídos. Aqui seria interessante uma análise mais profunda de cada homem e animal que surge no decorrer da leitura, mas que, infelizmente, não caberá nesta breve resenha. Contudo, não poderia deixar de mencionar Lennie.

Lennie é um grandalhão onde seu aspecto físico difere muito de sua personalidade. Tem tudo para ser um valentão, mas é dócil e incapaz de comportamentos propositadamente maldosos e violentos. Poderíamos inferir, inclusive, que Lennie teria alguma deficiência mental devido a sua conduta dissonante, condição que faz que se ancore em George para a sua sobrevivência. Lennie, também, parece pressentir um final trágico ao ansiar por um paraíso particular. Sabe que é incompreendido, portanto tenta se reduzir ao máximo para caber na convivência com seus semelhantes e para não causar problemas a si e aos outros.

"Ratos e homens" talvez seja o melhor livro lido por mim neste ano. Já conhecia o trabalho de John Steinbeck, premiado pelo Nobel de Literatura em 1962, mas até então eu não tinha experimentado de fato as suas obras, e, para o início, esta novela foi uma escolha perfeita, tanto em extensão de páginas, quanto na qualidade literária.

Instagram para mais conteúdos literários: https://www.instagram.com/mrandmrjones/

thiagocarrera 13/12/2022

Cativante!
Livro curto, cativante, forte.

A leitura é rápida, o livro é devorado rapidamente.

Impossível não torcer para o George e o Lenny: esperteza e inocência cavalar.

Fiquei tocado com a história e achei ela poderosa, apesar de curta. Ainda estou sem palavras para fazer uma resenha decente, mas peço que quem tiver a oportunidade leia esse livro.

É um mundo de sonhos, muitos sonhos, mas também de grandes obstáculos. Um espelho metafórico da vida da grande maioria das pessoas.

É um livro que te afeta lá no fundo.

Patty Lima 09/12/2022

Amizade "dolorida"
Diferente de tantos longos enredos que já li, esse é bem curtinho. Mas tão dolorido quanto foi ler a saga de Anna Kariênina (mais de 800 páginas). A diferença de Anna para os amigos Lennie e George é que estes são pobres. A ânsia de viver que os mantém é o sonho de melhorar de vida, comprar sua "terrinha" e criar uns coelho. Confesso que, apesar do desfecho sendo anunciado ao longo de toda a narrativa, eu não estava preparada para vê-lo posto em palavras. Ratos e homens fala se amizade, de preconceito, de luta pela sobrevivência em mundo que, muitas vezes é injusto e cruel.

Flávia Menezes 30/11/2022minha estante
Esse escritor se tornou meu favorito. Doida pra ler esse.

Aline Casellato 30/11/2022minha estante
Nossa eu acabei esse livro e fiquei com um gostinho de quero mais. Qual dele você indica ?

Flávia Menezes 30/11/2022minha estante
Ele é bom demais, não é? Eu te indico o aclamado dele: ?As Vinhas da Ira?.

29/11/2022

O Livro fala da amizade entre dois homens simples, Lennie, que é muito grande, mas tem claramente alguma deficiência, e George, um homem pequeno que toma as decisões pelos dois e de certa forma toma conta de Lennie.
Os dois passam a vida trabalhando em fazendas e sonhando em juntar dinheiro para um dia terem seu próprio pedaço de terra e não precisarem trabalhar para mais ninguém.
Acabam indo parar em uma fazenda onde o filho do dono gosta de arrumar confusão com grandalhões para se auto afirmar e para piorar a situação, tem uma esposa que colabora para que as confusões aconteçam. Lennie, em sua inocência, se vê envolvido numa dessas confusões.
Um livro realista, bem ao estilo Steinbeck, que mostra o lado dos americanos pobres.

Pr.Thiago 23/11/2022

RATOS E HOMENS
George e Lennie são dois amigos bem diferentes entre si. George é baixo e franzino, porém astuto, e Lennie é grandalhão, uma verdadeira fortaleza humana, mas com a inteligência de uma criança. Só o que os une é a amizade e a posição de marginalizados pelo sistema, o fato de serem homens sem nada na vida, sequer família, que trabalham fazendo bicos em fazendas da Califórnia durante a recessão econômica americana da década de 30. Ganham pouco mais do que comida e moradia. No caminho, encontram outros sujeitos pobres e explorados, mas também situações que colocam em risco a sua miserável e humilde existência. Em 'Ratos e homens', Steinbeck levou à maestria sua capacidade de compor personagens tão cativantes quanto realistas e de, ao contar uma história específica, falar de sentimentos comuns a todos seres humanos, como a solidão e a ânsia por uma vida digna.

Ana Bellot 14/11/2022

Ratos e homens
Daqueles livros curtos e com uma profundidade inacreditável. A história dessas personagens tem dimensões na alma humana, na psiquê e o desfecho é simplesmente genial. Adorei a leitura.

Ofelia 12/11/2022

Leitura interessante e triste
Li com meu namorado, é um livro um pouco desconfortável, o final me deixou bem triste. Tem um ar de esperança bem agradável, mas vem junto com a realidade crua dos acontecimentos.

Vale a leitura!