Ratos e homens

Ratos e homens John Steinbeck

Resenhas - Ratos e Homens

Matheus656 08/03/2023

Pequeno grande livro
Esse é um daqueles livros que a gente olha o número de páginas e surpreende por entregar tão tanto em tão poucas folhas. Steinbeck sempre acaba surpreendendo com uma escrita mais crua, e mais dolorida. Já tinha ouvido falar bastante desse livro dele, porém, nunca tinha pego para ler. O desfecho desse livro é a coisa mais triste e linda ao mesmo tempo, pois o sentido para que isso fosse feito é tão comovente. Livro delicioso para se ler em poucas horas e com história redondinha para questionar sobre a humanidade.

Reader Za 26/02/2023

Curto, impactante e poético
? A gente não precisa sê inteligente pra sê bom.?

Uma novela escrita magistralmente, onde a linguagem coloquial típica dos trabalhadores rurais locais, não diminui em absolutamente nada a beleza das paisagens e a crueldade humana sempre chocante.

Um livro poético e cruel, que trata de desigualdade, e do sonho de ter um trabalho digno e um lar ?

FAbio.Piccirillo 24/02/2023

Lembro que li este livrinho em 1 dia. Rápido e bruto, recheado de alegorias. Um clássico atemporal.

Michaela M 20/02/2023

Poderia ser melhor
Acho que não tenho muito a dizer.
Gostei, mas nem tanto.
Livro de epoca bem escrito, com final impressionante, mas além disso... faltou enredo
Giulia 13/03/2023minha estante
Nao acredito! Esse livro é perfeito

Clarissa 13/02/2023

Que jornada incrível. Quantas reflexões eu fiz ao ler esse livro e a vontade de abraçar essas personagens que eu tive. Não adianta, alguns sentimentos e a sensação de proximidade e realismo das personagens e cenários, só Steinbeck é capaz de proporcionar.

Jordão. 10/02/2023

Bom, mas triste
História de dois trabalhadores rurais pobres que se metem em problemas por causa de um deles, o grandalhão Lennie. Boa literatura, bem original, porém o final é triste.

Anna 07/02/2023

Ratos e Homens
Ainda me faltam palavras pra descrever essa leitura? eu gostei bastante do livro, fiquei com o coração em pedaços com os últimos dois capítulos. Foi interesse acompanhar de perto e sentir a solidão e os sonhos distantes dos personagens. Indico bastante.

michele-biblioteca 06/02/2023

Ótimo.
Publicado em 1937, Ratos e Homens é merecidamente considerado um grande clássico da literatura norte-americana. Trata-se de uma reflexão curta e direta sobre amizade, solidão e sonhos não realizados em tempos difíceis. Seu enredo e seus diálogos são diretos e sem ornatos, e o impacto dos capítulos finais é absolutamente inesquecível.
Ambientado na década de 30, em um país arrasado pela fome e desemprego , em consequência da recessão econômica, Steinbeck nos apresenta dois amigos, George e Lennie, que chegam a uma fazenda em busca de trabalho.
George, um sujeito baixinho e bastante sagaz protege e cuida de Lennie, um homem enorme com a mentalidade de uma criança, graças a um distúrbio mental. Lennie sonha com um futuro melhor, distante da dura realidade enfrentada por todos, e tem na amizade de George um motivo para enfrentar a dureza do dia a dia, afinal "Os sujeito que nem a gente num têm família, num têm ninguém no mundo que dá a mínima pra eles... Mais eu tenho ocê". Ambos são personagens cativantes e inesquecíveis, e a apresentação de Steinbeck de suas interações com as outras personagens da fazenda é perfeita. Um livro lindo, emocionante e comovente, como todas as obras do autor.

ticinhachan 02/02/2023

Cruel
Confesso, eu li esse livro por causa de Lost - assim como muitos que viram a série. Apesar disso, fico feliz de não ter lembrado do enorme spoiler sobre o final do livro que o Sawyer joga na sua cara hahah.

Olha, é uma leitura rápida. Os personagens são muito cativantes. Em muitos momentos eu lembrei muito de Frankenstein e me pergunto se de alguma forma foi referência pra esse livro. O autor é muito foda, ainda quero muito ler mais livros dele e depois desse fiquei mais instigada ainda.

Os dois últimos capítulos partem muito seu coração, é a promessa de dias melhores que nunca virá. Recomendo demais essa leitura!!!

Thami 31/01/2023

Muito boa leitura. Triste, daquelas de pisar no coração. vc termina e fica olhando pro nada. Rs o texto traz reflexões sobre justiça no mundo, sobre o ?quem acredita sempre alcança?? um baita chacoalhão de realidade.

feather0 19/01/2023

homens e ratos
Eu fiquei? perturbada com esse livro. É tudo muito impactante pq os personagens falam como se fosse nada e na minha realidade eu jamais veria alguém até mesmo chamar o outro daqueles nomes então pra mim foi chocante e eu fiquei tipo ?O que é que eu to lendo?? e eu entendo que existam os pontos e razões pra esse livro ser tão famoso e aclamado, mas não é pra mim. Talvez eu tenha lido muito nova, mas eu não vou ler de novo pra saber e não tenho mais nada a falar.

Ana Fortaleza 18/01/2023

Um livro emocionante, as personagens são tão bem construídas que fiquei muito envolvida com todas elas. Há uma certa tensão entre elas, como se a qualquer momento uma briga fosse começar e essa sensação ambiental muito bem a realidade dura da época. Sem dúvidas uma leitura que vale muito a pena!