Freddie Mercury Lesley-Ann Jones

Resenhas - Freddie Mercury

1 | 2 | 3 | 4

Alê 05/06/2019

Freddie Mercury
Quanto mais lia, mais queria saber sobre a vida de Freddie. Um homem complexo e simples. Intenso e humilde. No fim do livro a autora fornece uma cronologia dos fatos desde o início da formação da banda e também dos álbuns e datas de lançamento de todos, fora vários links pra saber mais sobre essa lenda chamada Queen! Excelente!!!

Laurie Queiroz 07/01/2019minha estante
Amei o livro... Ainda estou na fase de ser obcecada pelo Freddie Mercury e Queen.

Alê 06/05/2019minha estante
Continuo o achando uma lenda! Mesmo sabendo que tinha uma personalidade um tanto ?peculiar?... quem pode julgar? Somos todos falhos. Sua colocação Qto Avaré um documentário histórico e com muitos nomes é perfeita. Tb é a minha impressão. Ainda estou na terça parte do livro

Juliana 27/09/2016

Definitiva, mas com alguma coisa faltando
Foi a sensação que tive quando terminei. Embora a leitura tenha sido envolvente, os dados me pareceram bastante superficiais para uma biografia intitulada "definitiva". Apesar disso, valeu a experiência.

dinnosara 19/01/2016

Já era apaixonada pela pessoa que ele foi, seu trejeitos, sua genialidade e sua voz. Após ler esse livro, me aproximei mais de quem ele foi longe e perto dos palcos e o que ele passou para o mundo... virei uma ardilosa fã.

Elmo Mayko 19/05/2015

Excelente!
Não entendo a razão das críticas negativas ao livro. A autora trouxe muitas novidades sobre Freddie e sobre o Queen. Renovou informações equivocadas que saíram em biografias anteriores, como a real história por trás das supostas vaias à Freddie no Rock in Rio. Trouxe assuntos interessantes, como o fato de Freddie não ser um ídolo em sua terra natal. Ademais, teve acesso a muitas das pessoas importantes na vida de Freddie e do Queen.

É um livro rico em informações, que foge do básico, que tenta contextualizar cada história contada nele. É superior às biografias anteriores. Além de todas estas qualidades, as fotos escolhidas para compor o livro são um capítulo à parte. Sensacionais!

John Snow 18/02/2015

Abordagens diferentes
Muito bom! O que mais me agradou foi o fato de autora conseguir entrevistar pessoas fora do lugar comum dos outros livros sobre o assunto, jogando outros tipos de abordagens na fantástica história de Freddie Mercury. Não acho que é definitiva, mas agrega um bom valor aos outros livros que já li.

Tania Regina 30/09/2014

Freddie Mercury
A biografia de Freddie Mercury é tudo o que se pensa de um super astro da música. Muita droga, sexo e rock n roll. Narra desde o início de sua vida, família, escola e amigos. Também narra sua vontade de formar uma banda. Suas opções sexuais. A origem de Queem e seus sucessos. Para quem é fã da banda, é uma leitura obrigatória. Não gosto muito de ler biografia pela quantidade de informações com nomes e datas, mas essa vale a leitura.

Rafaela 02/05/2014

A autora que teve a sorte de conviver com Freddie e também é uma admiradora do cantor, fez várias entrevistas, visitou o lugar que ele nasceu e pelas fotos do livro ate os lugares que o cantor frequentava como boates, e talvez por ter convivido, mesmo pouco tempo com o cantor e os outros integrantes do Queen, a vida polêmica de Freddie parece receber um verniz, ainda mais quando o seu lado diva vem a tona.
Mais da metade do livro é dedicado a retratar o Queen, não haveria como ser diferente, mas o problema é que autora escreve a biografia de cada um que cruzou com a banda, de onde veio e com que trabalhou, fora detalhes maçantes, que em vez de tornar o livro mais rico parece que só está ali para encher linguiça, Freddie fica várias páginas sem ser citado.
Mas a autora consegue transmitir ao leitor a tortura e a fragilidade que Freddie sofria por ter que esconder sua sexualidade, por respeito a família que era muito religiosa e por medo da reação das pessoas, como também sua dificuldade de lidar com a fama, o dinheiro e sua aparência.

Gleison 21/03/2014

Freddie Mercury - A Biografia Definitiva
Este é um dos livros sobre a vida de um dos maiores líderes da música mundial. A jornalista Lesley-ann Jones uma das personagens próximas do cantor nos traz uma pesquisa que traz os primórdios da vida do cantor nascido na Índia emigrando para a Inglaterra para terminar seus estudos onde pouco tempo vem se transformar no líder de umas das maiores bandas do rock: O Queen. Sua relação com as drogas, os amores e os excessos até sua dolorosa jornada pra se recuperar da Aids.

Saulo Cruz 08/02/2014

Definitiva?

"O excesso faz parte da minha natureza. Para mim, tédio é doença. Preciso de perigo e emoção. Não nasci para ficar em casa vendo televisão. Definitivamente gosto de sexo. Eu costumava dizer que ia com qualquer um, só que fiquei mais seletivo. Adoro me cercar de pessoas interessantes e esquisitas, pois elas fazem com que eu me sinta mais vivo. Gente certinha me dá sono. Amo pessoas bizarras. Sou inquieto e irritadiço por natureza, então eu não daria um bom chefe de família. Lá no fundo sou muito emotivo, uma pessoa de extremos, e isso muitas vezes prejudica a mim e aos outros."

Entrevista de Freddie Mercury ao jornalista Rick Sky, pós show no Madiso Square Garden, Nova Iorque, 1975, durante a turnê do A Night At the Opera, disco que trouxe a grande BOHEMIAN RHAPSODY.

"Eu mudei. No início eu gostava de ser reconhecido. Mas, agora não. Passo longos períodos em Nova Iorque, onde muita gente não me conhece. Posso até ser muito rico, mas a fase em que eu andava cheio de pose e fingia ter dinheiro já passou muito faz tempo. Ando de calça jeans e camiseta pela casa e por todos os lados. Parei de encenar fora do palco, pois agora me sinto seguro com o que sou e com o que tenho. A vontade que eu sentia de entrar num recinto e chamar atenção a ponto de interromper a conversa de todos ficou pra trás. Não posso prever o que será de nós, mas enquanto continuarmos inovando, a chama do Queen permanecerá acesa. Se, amanhã, eu perdesse tudo o que tenho, arranjaria um jeito de voltar ao topo"

Freddie Mercury após seu aniversário de 35 anos em entrevista coletiva em 1981. Época do lançamento do single Under Pressure, de parceria com David Bowie.

Biografia produzida por Lesley-Ann Jones. Tá escrito na capa "A Definitiva". Não acredito. Não será enquanto há tanta polêmica sobre o que foi verdade e o que foi sonho.

Maximiliano 05/09/2013

Fugiu do foco
Esperava mais desse livro.
Quando comprei ele e comecei a ler, pensava que iria encontrar bastante coisa sobre a vida do Freddie. Porém, lá pelo capítulo X, quando o Queen começa a lançar álbuns e mais álbuns, a biografia passa a ser do Queen e não mais do Freddie.
Embora a autora tenha feito várias entrevistas, como demonstra no decorrer da obra, ela pouco as usa. Poderia ter ilustrado mais com as experiências de quem conviveu com o próprio Freddie.
Outra coisa que não gostei foi o modo como a autora escreve: frases curtas e diretas; ela não desenvolve o assunto, dá a informação crua e pronto. Poderia ter sido melhor explorado.
No entanto pra quem é fã, vale a pena. É um livro rápido, caracteres grandes e a leitura flui. Rapidinho você termina ele.

Rosa Maria 19/05/2013

"Eu não vou ser uma ESTRELA, Eu vou ser uma LENDA" !
Freddie Mercury integrante da banda de rock Queen, será lembrado sempre como roqueiro de grande talento e de muito carisma. Talvez o maior vocalista da história do rock. Dotado de uma voz poderosa e de grande alcance, transformava-se quando estava no palco. Este livro é a sua biografia, fala dos seus amigos, dos seus amores, das suas tristezas, das suas alegrias , da sua origem. À medida que nos aprofundamos no livro, percebemos um Freddie que vivia como se não houvesse amanhã, intensamente, no mundo das drogas e orgias. Livro narrado com detalhes da vida do grande astro do rock, com fotos que combinam cronologicamente com a narrativa do livro e prendendo a atenção do início ao fim da leitura. Vale à pena conferir a construção da vida de Freddie Mercury e que saiu de cena no auge de sua carreira!

Jorge 16/05/2013

Fraco
Com uma história fabulosa como é a de Freddie Mercury, é difícil não escrever um livro, no mínimo, razoável. Digo isso porque foi essa minha concluão: a história de Freddie é excelente, mas o livro é fraco.
Penso que a autora falhou porque talvez tenha deixado seu envolvimento pessoal com o biografado e seus amigos ultrapassar as barreiras recomendáveis. Embora, a princípio, não seja um problema é uma fã declarada e acabou deixando isso atrapalhar seu trabalho. Ela é excessivamente policamente correta, evita ao máximo adentrar mais detalhada, por exemplo, no vício de Freddie Mercury por drogas, ou nos detalhes de seu convalescimento.
Outro fato que me encomodou foram trechos que pareciam mais um relatório da pesquisa realizada pela autora do que uma biografia. Penso que numa biografia a estrela é o biografado, ficando o pesquisador em segundo plano, da forma mais discreta possível, mas isso não ocorre no livro, que até trás várias fotos da escritora com os “personagens” da vida de Mercury.
Por outro lado, a tradução é muito boa, a edição deixou passar poucos erros de digitação e as fotos estão impressas em papel adequado. Ponto pra editora Best-selller.
Em resumo, o livro não faz jus ao subtítulo “A biografia definitiva”, embora tenha inegavelmente um valor histórico.
Érika 09/06/2013minha estante
Compartilho da sua opinião. Freddie Mercury merecia uma biografia a sua altura, não uma narração morna e que não envolve o leitor.

Henrique 22/11/2014minha estante
Concordo. Ela fica sempre margeando e sendo, como você mesmo diz: histórica. Mas é, talvez, a melhor coisa se você quiser saber melhor de um ponto de vista mais "imparcial" e jornalístico da vida dele.

Rosana 08/11/2018minha estante
Foi essa a minha impressão também. Li a biografia do Kurt Cobain e me apaixonei por ele, da forma como detalharam da sua vida e todo o seu sofrimento. Nesse, mais fala da saga na carreira enquanto banda, do que a vida propriamente do Freddie. Vou procurar a biografia do Jim, seu ex-companheiro.

Paulo 13/05/2013

A majestade
Já com um bom tempo dedicado a leitura de biografias, conheço muito bem o padrão clássico de escrita dessas obras. Nascimento, infância, estudos, começo da carreira e por ai a fora. Não que esse livro não siga o padrão, mas a forma como autora escreveu o livro faz toda diferença, mesclando fatos e depoimentos sem perder o contesto agregando mais valor a essa obra. Com um texto leve e gostoso de ser lido, tão bom que o único ponto negativo foi ter lido muito rápido e em apenas dois dias, já havia terminado esse livro. Depois de ter lido outras três obras dedicadas a Freddie Mercury essa pode não ser a definitiva, mas até agora é a que melhor foi na minha humilde opinião.

1 | 2 | 3 | 4