O Diário de Jack, o Estripador

Shirley Harrison
Shirley Harrison

Resenhas - O Diário de Jack, o Estripador

Rod 20/09/2019

Arrepiante! Livro cinco estrelas!
Quem foi Jack, O Estripador? Teria ele escrito um diário? Algum objeto dele teria cruzado as décadas? São estas perguntas que movimentam o leitor dentro do livro O Diário de Jack, o Estripador, que se propõe a investigar a autenticidade dos elementos encontrados e também abre a discussão ao interlocutor.

Tudo começa quando Michael Berrett apresenta a Shirley Harrison um manuscrito com mais de 60 páginas contendo relatos arrepiantes que foram assinados por um dos mais famosos serial killers de todos os tempos: Jack, o Estripador. Diante deste elemento, Shirley fez o que qualquer pessoa sensata em seu lugar faria: ela duvidou que o material seja verdadeiro. Mas a curiosidade a corroeu, porque se fosse um documento real, ela estaria em posse de uma considerável relíquia.

“Não houve gritos quando eu cortei. Fiquei mais do que aborrecido quando não consegui arrancar a cabeça. Acho que vou precisar de mais força da próxima vez”

Leia a resenha completa no site Cabana do Leitor.

site: https://cabanadoleitor.com.br/resenha-o-diario-de-jack-o-estripador/

Elis.Naiara 19/09/2019

Maior parte do livro conta como a escritora conseguiu as informações do possível livro do Jack, a busca para decifrar se era real ou não, no final acaba que não se tem certeza.
Mas mesmo assim trata-se de um livro interessante para pensar sobre o ser humano, pois aparentemente "Jack" era um homem comum.

Biahhy 20/09/2018

O Estudo do Diario de Jack, O estripador

Esse titulo ao qual coloquei para minha resenha que deveria ser o titulo desse livro, para já deixar claro algumas coisas para o leitor, e não criar tantas expectativas e ilusões em outros pensando que esse seria no caso o diário de Jack na integra porque realmente não é.

Quando comecei a ler esse livro já tive dificuldades de me conectar com a historia e entender os acontecimentos, depois comecei a me decepcionar quando percebi claramente que o livro trata de um estudo do diário não só por Shirley Harrison mas por muitas outras pessoas, todas descritas nesse livro.

Ao me acostumar com a narrativa e descrição e passar a entender melhor o contexto comecei a me interessar um pouco mais, não que tenha sido o ápice já que demorei muitos meses para ler esse livro e esse tempo todo compreendendo ele e juntando as peças. A historia para mim só se tornou instigante e interessante para o final do livro, quando por capítulos vão desvendando e comentando sobre cada detalhe do diário desde a caligrafia, se é ou não falsificado, a época que foi escrito e assim por diante.

E no final do livro que temos a surpresa e um pouco da essência do diário mesmo. Poderia ter sido uma leitura mais proveitosa e interessante, mas a maneira como encarei o livro e me conectei com ele e a historia em si da qual eu já conhecia por cima não permitiu isso. Não chega a ser ruim, nem péssimo, apenas um bom livro para quem deseja saber mais da historia de Jack o estripador aos detalhes sendo eles verdadeiros ou não.

Nadi Rech 04/10/2016

O Diário de Jack, o estripador
Indico o livro para quem gosta do gênero de terror, pois ele apresenta relatos minuciosos sobre as mortes; o que pode ser perturbador para quem não aprecia esse tipo de leitura.

site: http://nadirech.com/?p=248

Renata 27/08/2016

Chato
Esse livro tente dar uma chance li mas não gostei, o começo é mais a autora querendo provar que o diário realmente é verdadeiro.

Giovanni Maiolini 20/07/2016

Apenas expectativa
O tema "Jack, O Estripador" é um dos que mais chama atenção pela notoriedade do assassino, um criminoso brutal que nunca teve sua identidade revelada e pagou por seus crimes. Logo, a possibilidade de ver um diário escrito pelo próprio Jack torna o livro muito desejado, mas não é o que se descobre durante a leitura...

Em mais ou menos 70 ou 80 por cento do livro a autora se resume a explicar várias e várias vezes de N formas diferentes a produção do livro que você tem em mãos. sim, o livro de Shirley Harrison e não o diário conforme o título anuncia. Em diferentes trechos do livro são dispensados capítulos e mais capítulos de como foi feito, forma como foi averiguado... Em certas partes chega a parecer uma ficção ou então o principal tema do livro.

Outro ponto que se repete em vários trechos é o "nós contra eles", no qual parece que a autora tem a intenção de convencer o leitor a acreditar que quem não acredita na veracidade do diário são "os maus" e os que confiam que é real e que o autor do diário foi o próprio Jack são os "mocinhos", o que contribui para que a leitura se torne maçante.

Nas partes em que a autora se foca na história de Jack o estripador (ou deveria se focar) há uma vontade excessiva de defender a tese de que Maybrick é o assassino, o que até seria relevante, pois seria o autor do diário e tema do livro. Mas nessa parte novamente se perde o rumo da história, tendo mais destaque ao longo do livro a história da esposa de Maybrick do que o próprio Jack.

O tema central, o diário de Jack o estripador é atraente, embora não possa ser comprovada sua veracidade, mas a forma como é apresentado torna-o vazio. Apenas nas últimas páginas o diário é (finalmente) apresentado ao leitor, no momento em que já nem se lembra mais qual o tema do livro após tantas idas e vindas.

Em suma, um tema muito bom, um material excelente, mas que não soube ser explorado da melhor maneira, tornando a leitura cansativa e, até certo ponto, frustrante com relação à expectativa criada.
Jackie Sabino 19/10/2017minha estante
Que triste! Meu medo com esse livro era justamente isso. 500 e tantas páginas de enrolação. Já empurrei com a barriga várias vezes essa leitura.

Samara Pimenta 08/05/2016

Resenha no youtube
Venha assistir a resenha do livro "O diário de Jack O Estripador" no canal "Hoje é Dia". ;D

site: https://www.youtube.com/watch?v=iv1uHx62Kps

Carol 22/03/2016

Dos melhores do ano
BREVE EXPLICAÇÃO DE QUEM FOI JACK, O ESTRIPADOR
Foi um serial killer que agiu no distrito de Whitechapel em Londres no ano de 1888. Assassinou e mutilou cinco mulheres, ditas prostitutas. Foi o primeiro serial killer a ganhar notoriedade na imprensa mundial e até hoje levanta teorias sobre sua verdadeira identidade.

OPINIÃO
Uma das minhas melhores leituras de 2015. O resultado de um trabalho de pesquisa incrível feito pela autora Shirley Harrison ao longo de quase 20 anos – desde a data em que o diário chegou a suas mãos, até sua publicação. Vale a pena começar com o seguinte: o livro foi baseado no diário manuscrito que se acredita ter pertencido ao autor dos crimes de Whitechapel, porém, até hoje não existem provas de que o diário seja autentico e menos ainda de quem foi este homem, que tem a identidade desconhecida até os dias atuais.

Também é importante falar que por se tratar do resultado de intensa pesquisa, a autora explica de forma minuciosa como esta foi levada, para quais lugares as pistas seguiam e quais as ferramentas utilizadas na comprovação de informações, ou seja, se você é alguém que não tem paciência para essa parte científica da pesquisa, a leitura pode, muitas vezes, tornar-se maçante. Do contrário, como no meu caso, isso só a torna ainda mais interessante.

O que Shirley nos mostra no conteúdo do Diário é que a possível identidade do homem por trás de Jack, O Estripador é James Maybrick. Ela não apenas o aponta como suspeito, como também nos guia por esse mundo de pesquisa e nos mostra onde se encontram as pistas e dá base do porquê isso é possível. Viagens a diferentes lugares, contatos com diversas pessoas, busca por material histórico para dar maior embasamento à sua teoria... Ela nos mostra e nos conta tudo isso, conforme vai esmiuçando o diário e nos apresentando seu conteúdo doentio.

Termine de ler no blog Estante da Carol

site: http://estantedacarolblog.blogspot.com.br/2016/02/livro-o-diario-de-jack-o-estripador-de.html

Amy 12/08/2015

Jack o estripador!
Diário de Jack, o Estripador foi a leitura mais diferente que fiz no ano por se tratar de uma obra de não ficção.

A leitura do diário e emocionante, arrepiante e chocante. Os relatos são frios, doentios, insanos e pior, verdadeiros.

A única falha do livro é que a autora explica muitas vezes as mesmas coisas de formas diferentes (o que torna o livro um pouco cansativo). Fora isso o livro é extremamente interessante e informativo. Recomendo pra quem gosta do tema investigação criminal!

Diego.Henrique 24/07/2015

Muito Bom
Livro muito bom. É verdade que por ser uma pesquisa, a autora traz muito detalhes para fundamentar aquilo que ela acredita e em alguns momentos se torna cansativo. Mas também é verdade que a História é muito bem contada e vale muito a pena se dedicar a essa leitura. Os capítulos finais do livro são épicos e amarram muito bem a História. Gostei muito.

Ka 28/06/2015

Interessante
O Diário é mto bacana mas a autora encheu muita linguiça detalhando tudo e todos os dados da pesquisa, fica meio cansativo de ler l.

Geovana 21/01/2015

Não gostei do livro, fala muito sobre varias pessoas, e tem muito de encher linguiça.

Débora 20/01/2015

A história é emocionante, apesar de a escritora contar fatos desnecessário que atrapalham um pouco na leitura é possível ler sem se cansar muito. O fato ocorrido ainda não é solucionado e conta todo o trabalho que tiveram para desvendar os mistérios. O livro trás todo o diário traduzido e o oficial o que eu, particularmente, achei muito bom, como também trás fotos e mapas.
Fiquei satisfeita com o livro.

Yngrid Mickaell 10/08/2014

O diário do Estripador
Bom, a história do serial killer Jack, o Estripador e a do próprio diário, sendo ele verdadeiro ou não, são fascinantes. Assim como também é muito interessante aprender sobre os métodos que podem ser utilizados para tentar descobrir se determinados documentos são verídicos, antigos ou não. Mas o livro poderia ter sido bem melhor e a leitura poderia ser mais fluída se a autora não ficasse "enchendo linguiça", ela perde tempo e interrompe o pensamento do leitor dando informações irrelevantes sobre personagens que nem fazem parte do enredo. Fora isso, é um livro com bastante fundamentos.