Corda Bamba

Corda Bamba Lygia Bojunga

Resenhas - Corda Bamba

Prof. Edivaldo 11/02/2019

Equilíbrio
Para superar nossos problemas muitas vezes precisamos buscar o equilíbrio das coisas da vida, muito embora isso nos custe muito esforço e sacrifícios. Muito bom o livro.

Desirre2 20/01/2019

Sensível.

Rafael Andrade 24/02/2017

Como sempre Lygia Bojunga nos emerge numa linda história e mais uma vez nos mostra a história pelo olhar de uma criança. Maria é uma menina que sofreu um trauma e aos poucos vai lembrando de tudo o que lhe aconteceu. De uma maneira linda e delicada, Lygia fala de temas bastante sérios: a morte e como lidar com ela. A obra é escrita numa linguagem simples, porém cheia de poesia.

Túlio 08/12/2015

Muito além de um universo infantil
Muitas vezes, no cotidiano, encontramo-nos em situações difíceis e complexas, que não sabemos o que fazer ou parecemos estar perdidos. É isso que ocorreu com a doce personagem Maria, após um acidente de circo que provocou a morte dos seus pais. Diante dessa situação, a pequenina equilibrista estava, metaforicamente, "andando sobre a corda bamba".
Com o enredo sem uma ordem linear de tempo, a autora mistura a realidade com a magia, ao ponto de nós, leitores, não conseguirmos distinguir onde está o real e o mágico. Dessa forma, a protagonista terá que lidar com a avó, que, não tendo mais nada no mundo (apenas o dinheiro), resolve cuidar de Maria. A menina, porém, tem dois grandes amigos do circo, Barbuda e Foguinho, considerados por ela como a sua única família. Presa no universo da avó, a menina busca uma forma de situar-se no mundo, e isso ocorre através da corda que ela utilizava para equilibrar-se durante as apresentações no circo. Mais uma vez, a autora fará o recurso entre a fusão do real e mágico, à medida que a menina abrirá portas, que revelarão o passado dela (e de seus pais). Tais portas serão também abertas ao passo que a protagonista vai encaixando-se ao mundo, chegando ao ponto de construir o seu próprio futuro, ou seja, situar-se no mundo.
Embora o enredo seja curto e simples, a autora traz sérias críticas, como a ganância e o preconceito social (retratados pela avó), além da exploração do capitalismo (quando os pais de Maria colocam a vida em risco para ganharem um pouco mais).
Vale a pena dedicar um tempinho para essa deliciosa história, que nos faz rir, chorar e refletir sobre certos conceitos e valores morais.

danisabbato 28/01/2015

Li este livro na escola, quando estava ainda no ginásio talvez. Foi um dos meus primeiros livros e um dos quais me fez gostar da leitura. Uma história super bacana para idade infantil e bem envolvente que faz com que a criança se interesse pela leitura.

Larissa 27/12/2012

FIRST!
Esse foi o segundo livro que li ( o primeiro mais sério) já que o primeiro foi " as aventuras de nariz" um livro sobre um cachorro de rua que encontra um grupo de amigos.
Esse livro é incrível, até hoje lembro dos detalhes..e tenho muita vontade de relê-lo, afinal, ele despertou dentro de mim a paixão pela leitura!

évora 10/09/2012

fala da vida de uma menina que perde seus pais, e a partir daí se torna calada, quieta e pensativa. Ela se muda para a casa de sua avó e assim, várias coisas vão acontecer

jeniffer15622 25/07/2012

corda bamba
eu gostei muito deste livro pois ele me leva a dois mundos diferentes : o que realmente é real e o que é maravilhoso , assim como o outro livro da Lygia que li , que é o livro : A casa da madrinha , gostei muito da história . corda bamba , é a a história de uma menina chamada maria , um dia os pais dela morreram , morreram na corda bamba , os dois juntos , ai ela foi ficar com a avó, as pessoas que levaram ela lá , foram foguinho e a mulher barbada , ela não se lembrava de nada que tinha acontecido , e ficou calada durante muito tempo. apartir da data que acontecem um inscidente na familia ela começou a se questionar , para poder tentar lembrar o seu passado , e ela lembra desse passado de uma maneira diferente, enfim...eu amei o livro e recomendo a todos lerem.

Raquel 31/07/2012minha estante
Que bom que você gostou! É um dos meus favoritos da Lygia!

*-*Kaka*-* 26/11/2010

Corda Bamba
Foguinho e barbuda trabalhavam no circo até que um dia uma tragédia aconteceu no circo envolvendo Márcia e Marcelo, eles tinham uma filha que ao saber da tragédia começou a dormir sem parar ela dormiu durante três dias seguidos e quando acordou não falou com mais ninguém. Barbuda decidiu então leva-la para a casa de sua avó Dona Maria Cecília Mendonça de Melo. Lá a menina joga uma corda que dava numa jan ela onde ela descobre um corredor onde havia varias portas e em cada uma das portas havia um pedaço da vida dela, lá a menina podia ver seus pais, mas eles não podiam a ver, e foi lá também que ela descobriu como seus pais morreram.
Vanessa647 05/10/2018minha estante
Tem certeza que leu?

Bárbara 03/06/2010

Ótimo para um começo de leitura! Um dos primeiros livros que li, se não foi o primeiro lido por completo! Esse livro me fez descobrir o sentimento pela leitura e foi o 1º que me emocionou! Uma lição de vida, onde aprendemos que mesmo quando tudo parece estar acabado, temos a capacidade de dar a volta por cima! Vou guardar com todo o carinho do mundo esse livro que achei por acaso nas coisas antigas da minha prima, e descobri que mesmo nas coisas antigas, podemos achar preciosidades!