Corda Bamba Lygia Bojunga

Resenhas - Corda Bamba

WILDTIGERSTAN 06/05/2024

Corda Bamba
Gente rica nunca é boa de verdade, mas essa avó era Satã em pessoa, literalmente a encarnação do Adversário. Mas enfim, sobre a protagonista, ela é muito melhor do que eu jamais poderia ser; se aquela psicopata tivesse feito tudo o que fez com a minha vida e das pessoas ao meu redor, eu teria matado ela esquartejada no dia do meu aniversário de 7 anos. Resolução final, acho que a velha deveria ter sido presa.

Julieta 22/04/2024

Quebra-cabeça
Esse livro é extremamente intrigante, pois ele se parece com um quebra-cabeça que você precisa ir montando ao decorrer da história para conseguir descobrir o que aconteceu! E sinceramente, eu adoro isso em livros! Esse é um livro que não te "entrega a história de bandeja de uma vez", ela faz você querer saber o que aconteceu em vez do que vai acontecer! Simplesmente genial! 5 estrelinhas! Não dava nada e agora estou apaixonada pela história! Kkkk enfim, é a vida! Leiam, só leiam!

Sabrina758 19/02/2024

Meu Favorito
Esse livro é ímpar pra mim, não há o que se iguale, disfarçado de literatura infantojuvenil ele atingiu o mais profundo da minha alma.

Conta sobre uma criança, lidando com seus traumas e me negou a discorrer mais sobre, pois você tem que ler.

Uma Vida em Cada Livro 15/02/2024

Lindo ?
É o livro mais lindo da Ligia Bonjunga ?
Maria é uma garotinha que passou por um imenso trauma e a história vai sendo contada conforme suas lembranças da vida vão retornando.
É lindo ver a evolução de Maria, conhecer seu amor pela corda bamba e pelo circo. Ligia Bonjunga resgata a naturalidade da infância, e nos permite sentir as emoções de Maria.
A autora faz um belo trabalho ao misturar a realidade e a fantasia, o interior e o exterior, a tristeza e a alegria. Com essa obra nós lembramos que ninguém é feito só de Ying nem só de Yang.
Amei ?

nini.francini 05/02/2024

Releitura!
Eu sou apaixonada nessa narrativa desde a primeira vez que li, anos atrás, é um livro pequeno e de escrita simples mas que carrega um significado enorme.

é incrível ver cada porta que a Maria atravessa e cada porta que ela constrói posteriormente. é interessante a forma que ela tem em lidar com o luto e com o trauma, acaba sendo um ensinamento.

cabanamaligna 21/01/2024

??????????
Eu to completamente desolada, abatida, acabada, morta por dentro, deprimida, entristecida, melancólica, lamentosa
Como que um livro tão fino mexe tanto com a gente
A escrita simplesmente perfeita e emotiva
Comprei pro colégio mas me apaixonei, vou comprar outros da autora no futuro
urlovchild 22/02/2024minha estante
eu fiquei exatamente assim depois de ler Sapato de Salto

bruna 06/01/2024

Meu comfort book !!
Li ele desde pequena e foi meu primeiro livro, tenho um apego muito forte e amo demais esse livro de todas as formas

Louise155 06/01/2024

Leitura leve, história nem tão leve assim
Primeiramente, a escrita da Lygia é daquelas que você embarca e dá vontade de terminar na mesma hora. É no jeito de conversar bem corriqueiro é brasileiro que a criação de personagens tão legais faz a gente se sentir próximo do que se passa e com vontade virar amigo, dar um abraço apertado na Maria e ir com eles pra Bahia kkk

A história já não é tão leve assim. De forma muito poética e lúdica, Maria precisa lidar com um estresse pós-traumático, mergulhando numa aventura que lhe coloca de frente com seu maior medo e, lindamente, encontra a cura ????

Amei ?

LavAnia56 30/12/2023

Lygia Bojunga arrasa, mais uma vez!
Corda Bamba, foi um dos livros da Lygia que virou meu favorito, eu achei a história incrível, a maneira como ela voltou no passado da personagem, pra melhorar o seu presente, foi perfeito!
Eu achei um livro maravilhoso, apesar da melancolia e tristeza, que sempre está presente em suas histórias , indico muito esse livro, apesar de Lygia não ser tão reconhecida nacionalmente, sua escrita é incrível ??

Laura.Julia 29/12/2023

Da querida Lygia
A Lygia tem um jeito muito bom de escrever que dá vontade da gente ler o livro do começo ao fim sem parar. É um jeitinho coloquial bem brasileiro, faz o livro ficar mais divertido, mais engraçado e mais gostoso de ler. Sem contar que ela tem uma criatividade imensa pra criar suas histórias, uma mais maravilhosa que a outra. Os personagens são tão legais que dá vontade de chamar eles para sair passear e virar amigo.

Praciano 28/11/2023

Lygia bojunga eu te amo
No começo não entendi muito só havia percebido que a Maria tinha extresse pós traumático(tadinha), mas já pro final percebi a complexidade desse livro e como essa escritora transforma um texto simples em algo tão profundo, a corda bamba pra mim foi o medo e o crescimento, o superar. Quando a Maria se arrisca a voltar a subir na corda bamba e entrar nas portas , ela sempre ficava com medo com o que ela ia ver do outro lado, ficava com medo das próprias lembranças por reviver o momento da morte, mas quando ela se lembra de tudo e acha outras portas sem nada dentro significa que ela finalmente superou tudo, significa que ela finalmente vai viver novamente e criar suas próprias memórias, sua própria vida. E eu acho simplesmente absurdo como a lygia bojunga entrega toda essa narrativa em um livro infantil que ninguém tá esperando nada

Nany 04/11/2023

O livro 'A Corda Bamba', escrito por Lygia Bojunga, completa 44 anos de existência. Nesta obra, somos apresentados à história de Maria, uma menina de apenas 10 anos que, filha de equilibristas, enfrenta de maneira abrupta a perda de seus pais. A partir desse trágico acontecimento, a pequena Maria se fecha em si mesma, fala pouco e quando o faz, sussurra.

Contudo, decidida a encontrar uma maneira de continuar vivendo, Maria empreende uma jornada interior. Lentamente, ela começa a abrir as portas de sua consciência, revisitando suas lemórias e reconstruindo sua própria história. Vivendo numa espécie de corda bamba, em busca do equilíbrio necessário, Maria, aos poucos, consegue se adaptar à sua nova realidade.

A Corda Bamba" da autora Lygia Bojunga, ressalta reflexões universais que abrangem o enfrentamento dos medos, a luta contra a desigualdade social, a valorização das amizades e dos laços afetivos, bem como a complexa jornada de construção da identidade. A narrativa nos conduz à compreensão de que, mesmo quando enfrentamos desafios aparentemente insuperáveis, como caminhar sobre uma corda bamba, podemos alcançar o sucesso em nossas vidas.

Maria.Batagin 18/10/2023

Leiam!!!!
Que livro lindo e tocante, dei início a esse livro por indicação da minha filha que havia lido e amado aos 8 anos.
Esse livro lido por uma criança tem o lirismo da imaginação mas para o adulto é cheio de metáforas de como enfrentar um luto ou depressão.
Terminei o livro aos prantos e acreditando que tenho muitas portas ainda para abrir, outras para arrumar e outras para enfrentar.
5 estrelas com coração
???????
Adriana 18/10/2023minha estante
Já foi pra minha lista ??

duak 23/08/2023

Corda Bamba
Li esse livro anos atrás, muito bom ler depois de anos. Tenho um apego por esse livro por ele sempre ter me prendido muito na história e eu adorei ler agora mais velha e perceber que agora entendo coisas que talvez antes eu não entenderia.
É um livro que nos mostra a dor, nos mostra a Maria (personagem principal) encarando seus traumas e talvez por isso eu ache ele um livro tão forte!!

Ana Cecília11 19/08/2023

Lydia Bojunga sempre arrasando
O livro ?Corda Bamba? conta sobre uma garota de 10 anos chamada Maria.Ela se torna órfã após um trágico acidente em um espetáculo de circo que resulta na morte de seus pais,ambos equilibristas.
Maria assistiu a morte dos pais bem na sua frente,e após o acontecimento,ficou sob a guarda de dois grandes amigos do circo:a Barbuda e o Foguinho.
Devido ao grande impacto que foi ver a morte dos pais,Maria acaba perdendo uma parte da memória.
Posteriormente,Maria é obrigada a ir morar com a sua avó,Dona Maria Cecília de Melo,uma mulher rica que pensa que tudo pode ser comprado,de sentimentos a até pessoas.
Logo Maria vai se recordando de suas memórias,por meio de portas de sua imaginação que a levam a histórias de sua família e de si própria.
MINHA OPINIÃO-
No começo,o livro não fez muito sentido,mas depois a história vai tomando forma e fica mais esclarecida.
Quando nós perdemos alguém importante muito importante,acaba que isso nos faz nos fecharmos para o mundo,perdendo assim a nossa identidade,
Com a sua avó,Maria conhece o outro lado do mundo.O lado do dinheiro,do poder e da ganância.E isso era algo que ela não estava acostumada,por viver uma vida simples e humilde no circo.E isso a ajudou a entender quem ela queria ser,abrindo assim as portas para a sua própria essência