Novembro de 63

Novembro de 63 Stephen King

Resenhas - Novembro de 63

Armando.Edra 25/01/2024

Cartão amarelo para você!
Grandioso, exaustivo, complexo e agridoce, desta forma eu definiria "Novembro de 63" do renomado autor, Stephen King.

Tudo na obra é cativante, desde as referências bem escolhidas de outras obras do autor, até o cotidiano dos personagens principais. Faço um adendo levemente incômodo para determinados trechos altamente detalhados e morosos.

Entretanto, não foi isso que não me fez dar a nota máxima para a obra, e sim o final. Entendo o uso do efeito borboleta e acho ele bem utilizado em boa parte do livro, mas não concordo muito com o seu uso no desfecho uma personagem importante, você que leu sabe de quem estou falando.

NatRGW 25/01/2024

Uma viagem para o passado
Gostei bastante do livro, apesar de ter achado que ficou enrolando e enchendo linguiça em algumas partes entre 58 e 63. Gostei muito do final, achei extremamente coerente com o tipo de narrativa, apesar de ser um pouco previsível. Em todo caso, o livro te prende em alguma partes, mas não nele todo, tendo algumas partes realmente chatas. No mais, gostei bastante e adorei muito os detalhes da viagem no tempo e da história de o passado é obstinado, não quer ser mudado e das harmonias, as "coincidências" temporais.

viihnunes 24/01/2024

A terra de antigamente
Enrolei bastante pra começar por ser um calhamaço mas não me decepcionei no final, apesar do começo arrastado o livro vai te envolvendo e você vai se apegando aos personagens e ficando ansioso quanto ao destino deles, afinal o passado é obstinado e não quer ser mudado.

Vinicius 18/01/2024

Simplesmente o melhor livro que eu ja li
Não sei nem por onde começar, eu me apaixonei por essa historia desde o começo, me arrependo de não tê-la lido antes, a verdade que o tamanho dele assusta, definitivamente não foi rapido de ler, passei 2 semanas (e passaria mais duas se pudesse) lendo, saboriei cada pagina é definitivamente uma leitura densa, mas eu ja esperava por isso, não se pode esperar menos que isso do mestre, eu me apaixonei por saddie junto com o jake e torci por jake junto com saddie esse casal é maravilhoso, muitos não gostam desse final mas eu amei.
lia.pdrs 29/01/2024minha estante
acabei de comprar
to muito ansiosa espero gostar

Mateus 18/01/2024

Maravilhoso
Finalmente terminei Novembro de 63

Autor: Stephen King ?
Nota 5/5 ??
4° Livro do ano
LIVRO MARAVILHOSO.. até agr é o melhor livro do King que li... Bem escrito, cativante e te prende do início ao fim...

Cintia264 14/01/2024

Uma leitura interessante
 Jake Epping, um professor de inglês nos Estados Unidos, descobre que há um modo de voltar no tempo. Sentindo pena de um aluno após ler sua história trágica. Para salvar a família do seu aluno, Jake decide voltar ao passado para salvar não só a família do aluno como também a vida do Presidente John Kennedy.
  Será que, após salvar John Kennedy, o futuro do mundo poderia mesmo ser melhor?
   Esse é o tipo de romance trágico que vai te fazer passar por várias emoções diferentes, além de muitas dúvidas.
    A narrativa desse livro é bem desenvolvida, além de trazer personagens bem marcantes.
    Como o início da história se passa em Derry, há algumas menções ao livro it a coisa.
        Essa é uma leitura um pouco densa, porém perfeita, repleta de ação que com certeza prende o leitor do início ao fim.

Mandi 14/01/2024

Um dos melhores
A escolha de iniciar o ano com essa leitura não poderia ter sido mais assertiva! Não é o melhor livro do autor, pelo menos não dos que eu já li e amo, mas ainda assim foi uma obra maravilhosa de ler. Uma aventura muito típica de Stephen King, cheia de detalhes, cheia de reviravoltas e as clássicas cenas de deixar o coração na boca.

Quebrando o padrão do autor, também tivemos uma final surpreendentemente agradável e condizente com toda a obra!

Renata 11/01/2024

Amei? Sim afinal King é um mestre.

Mas eu prefiro ele escrevendo terror. Um romance bonito, reviravoltas interessantes, um final muito bem escrito. Mas a todo momento senti falta dos calafrios, da pulga atrás da orelha...

Livinha 09/01/2024

Épico
Stephen King, mais uma vez, mostrando o motivo de ser considerado um dos maiores autores da atualidade. Nesta obra, temos como protagonista Jake, um professor que saiu de um casamento conturbado - regado a álcool e ausência afetiva - e que se percebe tendo uma vida mediana. Em certo momento da história, um grande amigo seu está falecendo e sente a necessidade de contar seu maior segredo: uma ?toca de coelho? que faz com que você volte ao ano de 1958. Antes de falecer, o amigo pede para Jake voltar no tempo e impedir o assassinato do presidente John Kennedy, realizado em 22 de novembro de 1963 (daí o motivo do título). Óbvio que tem várias outras questões e estórias entrelaçadas - estamos falando de um livro de mais de 700 páginas, então esperem MUITAS conexões com outros momentos - mas esta é a trama que gere o enredo. O autor quis escrever esse livro poucos anos após o assassinato, na década de 70, mas resolveu esperar para ter mais estudo sobre. Em 2013, ele escreve essa obra prima. Sem falhas e sem ser piegas. Uma verdadeira obra de arte em formato de livro.

Thiago.Moreira 06/01/2024

Viagem no tempo
Livro legal e muito bem escrito. Não foi minha história favorita do King, mas ainda assim recomendo a leitura para os fãs.

Luciana 04/01/2024

Que livro foi esse? Totalmente diferente do que eu imaginava, literalmente uma viagem ao tempo com personagens incríveis.

joaoggur 03/01/2024

Como dançamos, Jake.
Todos os elementos ?stephenkinganos? estão presentes nessa obra (personagens alcoólatras; professores de inglês; referências a geografia estado-unidense; uma imersão a música interiorana)? Menos o terror. E mesmo desenvolvendo uma história de ficção científica, o King do terror escreve com maestria.

Acompanhamos Jake Epping (que por todo o livro usa o nome George Amberson), um professor de inglês que tem a vida mudada quando um amigo, o barman Al, mostra-lhe que na dispensa de seu restaurante há uma passagem diretamente para 1958. E, em seu leito de morte, propõe que o professor mude a história dos Estados Unidos: pede que ele vá ao passado e detenha Lee Harry Oswald, o algoz do presidente John F. Kennedy.

Podem chamá-lo de comercial, de Paulo Coelho estado-unidense, ou até criticá-lo por ter enriquecido vendendo o roteiro de seus livros para produtoras filmarem filmes atrozes (com exceção de algumas peças magníficas do cinema, tal como ?Carrie? e ?O Iluminado?, que, convenhamos, estarem sob tutela de diretores sensacionais fora fundamental para o êxito como clássicos da sétima arte), mas é inegável sua habilidade em contar histórias. Desde a imersão do leitor aos conflitos inicias até a resolução do problema, tudo é feito com maestria.

Costume dizer que os livros de Stephen King tem uma ?barriga? no meio, um ponto monótono que a leitura perde o fio da meada. Aqui, é completamente oposto. Não sei se foi pelo paradoxal misto de tensão e calmaria (dado ao fato de Jake estar vigiando o futuro assassino), ou pelo carisma do protagonista (talvez um dos melhores já idealizados pelo autor), mas é inegável como a leitura é fluida.

O desenvolvimento dos ambientes é animal. O protagonista está em 2011 e SENTIMOS o presente. O protagonista vai ao passado e as palavras de King conseguem nos submergir a uma terra antiga. As referências culturais, os choques de um mundo não tão distante, as referências as músicas? tudo é uma grande homenagem, e não uma bajulação cega a um passado idealizado. O fato do protagonista voltar a Derry (cidade onde se passa o livro It, a coisa) e encontrar personagens do livro (como o piadista Richie Tozier e a traumatizada Beverly Marsh) é uma grande homenagem a si mesmo, e uma forma de criar um ?fan service? aos fãs de carteirinha do autor (que, neste exemplo, funcionara bem).

É inegável como o autor enfiou-se por debaixo da tortuosa historiografia relacionado ao fático 22/11/1963; sempre me interessei pelas histórias por detrás do atentado, e me impressionei ao pesquisar informações e descobrir que muito do que foi apresentado nas páginas é verdadeiro (desde o endereço da casa onde o atirador morara até o nome de um vizinho).

Sem spoilers, posso dizer que o final é arrepiante, um poético fim que mescla o melancólico com a realização de uma missão. Muito se diz que os finais de King são sempre trágicos ou heróicos, e aqui estamos no exato meio-a-meio. Impossível não se sensibilizar perante mais de 700 páginas, ainda mais quando percebemos que passamos mais tempo com os personagens do que com os membros de nossa família.

Ouso dizer que tornara-se um dos meus favoritos do King. Uma excelente porta de entrada para o autor. Recomendo fortemente.
lulu 04/01/2024minha estante
meu como você lê tanto livro, eu sou sua fã de vdd

joaoggur 04/01/2024minha estante
Não tenho vida social, @lulu. Obrigado pelo comentário e fortíssimo abraço!

lulu 04/01/2024minha estante
KKKKKKKKKKKK, mas mesmo assimm é incrível serio

Gabriel Gomes 03/01/2024

Porta de reentrada ao mundo literário
Sei que existem várias resenhas sobre esse livro então usarei essa aqui para contar um pouco da minha última fase literária, se ela que existiu.

Comecei a leitura de Novembro de 63 lá em dezembro de 2021, só consegui ler 20% e depois sim, ela voltou, a ressaca literária, uma de várias. Enfim, comecei a faculdade e meu hábito com a leitura se foi. Em 2023, recomecei essa leitura nas minhas férias de inverno, durou apenas as férias mesmo e não consegui concluir. Nas férias de verão, retornei a leitura e finalmente concluí ela.

Esse livro é sensacional, toda a narrativa que te prende, ansiedade pra chegar logo ao climáx, a maneira de espantar clichês e surpreender o leitor, todas essas experiências, cada uma delas e muitas outras, fizeram ser uma leitura pra lá de agradável.