Novembro de 63

Novembro de 63 Stephen King

Resenhas - Novembro de 63

Thay 18/09/2023

Tenham pena de mim nos comentários
Inicialmente, foi muito muito difícil decidir a nota desse livro e as questões que me fizeram chegar a conclusão final .
Enfim ? O que eu achei ?
A proposta é interessante ( diferente dos livros já escrito pelo Stephen King ), aborda viagem no tempo e tem meio uma ficção científica e drama. Porém, não sentir a leitura muito fluida e tive muita dificuldade em progredir ( já conheço o King e sei como ele é prolixo ), mas aqui a leitura acaba sendo EXTREMAMENTE cansativa . Para vocês terem ideia, os acontecimento que a gente espera acontecer se realizam apenas nas últimas 50 páginas, então é muita falação com um discurso bem histórico - o que por mim, poderia ser diminuído PELO MENOS umas 200 páginas .

Segundo ponto ( um que eu gostei ) foi a questão histórica, acredito que o King estudou muito para escrever esse livro . São muitos detalhes interessantes, mas que ainda poderiam ser resumidos como falei acima .

Terceiro ponto foi que algumas coisas não fizeram sentido para mim , por exemplo ( AQUI VAI SPOILER NÃO PASSE DESSE PONTO SE NÃO LEU ), quando o Jake volta pela segunda vez, decidido a salvar o Kennedy, basicamente me impressiona as coisas saírem exatamente iguais ( até aí tudo bem ) e DO NADA um acontecimento histórico ( quando o general Walker sobrevive ao tiro ) simplesmente acontece sendo que TIPO ????????????
Se tudo tava seguindo uma linha de raciocínio baseada no livro do Al, ou seja, até então as coisas não haviam mudado , porque CACETA um acontecimento tão marcante que tava predestinado a acontecer não acontece ? E logo depois o Jake tenta explicar que foi por causa do efeito borboleta que causa diferentes mudanças, mas porque especificamente esse FATO HISTÓRICO ? Enquanto os outros seguiram perfeitamente como estava escrito no passado ( a luta, onde os Oswald decidem morar, enfim ?
Acho que a partir do momento que o Jack tivesse entrando ali, o caos também estaria acontecendo ( efeito borboleta ) segundo essa explicação do livro e outros fatos descritos agora não valeriam mais, ou seja, o livro do Al seria inválido ali .
Outras coisas não entendi também , como o lance do homem do cartão amarelo , mas isso é muita discussão e deixamos para outra hora né ?! Um cafezinho e outras coisas seria bom também kkkk

O final com a Sadie foi incrível e não mudaria NADA, inclusive foi por causa dele que fiquei meio desgostosa em taca o pau nesse livro skkkkk , mas não posso desconsiderar o que sentir em outros momentos .
é isso :)

Gustavo Rodrigues 24/10/2023minha estante
Sobre o terceiro ponto: o assassinato não tava predestinado a acontecer. No início do livro o Al fala que alguém (ainda não sabia se tinha sido o Lee) tentou e falhou em assassinar o general antes do assassinato do presidente. Inclusive é o que de fato aconteceu na realidade. Contra o general ocorreu só a tentativa de assassinato.

Bárbara 18/09/2023

Uma história de amor na viagem no tempo
SK Mais uma vez acabou comigo em 700 páginas.

O livro conta a história de Jack que viaja no tempo de 2011 para 1960 com a missão dada por um colega de salvar a vida do presidente dos Estados Unidos, o Kennedy. Nessa viagem ele vive um milhão e meio de coisas e conhece a Saide, o amor da sua vida e se vê em situações muito loucas.

O livro é maravilhoso como sempre é extremamente detalhado, como sempre também com o King. Confesso que amei o começo e o fim de muitas maneiras mas o meio do livro me fez quase abandoná-lo, ele se arrasta bastante mas vale super a pena insistir e terminar.
Nao favoritei mas está no meu top 10.

Sara277 14/09/2023

Perfeito ,nunca vi um livro tão bem estruturado como esse ,literalmente te faz sentir um mix de emoções ,meio cansativo no meio ,mas o final vale a pena ,só queria que o Stephen abrisse um pouco mais o final

Eduarda2505 12/09/2023

22/11/1963
Esse é de longe o melhor livro do King e um dos melhores livros no geral que eu já li.
A história foge um pouco das características mais sobrenaturais dos clássicos do autor mas não deixa a desejar em nada (você pode gostar até mesmo do final).
Acompanhamos o protagonista por uma viajem no tempo com a missão de salvar JFK, o presidente dos EUA assassinado em Novembro de 1963. Mas a questão é, quantos bateres de asas essa grande borboleta vai dar?
Muitas cenas de tensão nos acompanham ao longo dessa jornada, além de muita reflexão sobre o que um simples fato mudaria em uma história e, como uma cereja em cima desse delicioso bolo, um toque de romance e amor.

izabelics 12/09/2023

Como dançamos!
Esse livro e eu tivemos um relacionamento bem difícil. Foram cinco meses de leitura difícil e interminável.
O começo do livro convence com facilidade, acabamos animados dentro da perspectiva de viagem no tempo e de reescrever a história. O Jake, protagonista, é interessante e nos atrai em sua aventura. Mesmo quando o fôlego parece faltar na história, o carisma de Jake (aka George Amberson) nos atrai.
No fim, o sabor que ficou era que a viagem do tempo não foi explorada de uma forma tão legal, mas a reflexão foi funda e certeira. Os acontecimentos evitados e causados no decorrer da história geraram consequências duras e difíceis e o dilema entre salvar o mundo e o amor de sua vida estilhaçou em milhões de pedacinhos o coração do leitor.
Pelo prazer do desfecho triste, difícil e emocionante, com certeza leria outra vez.
Bel 13/09/2023minha estante
Uauuu...

urbickrobin 10/09/2023

PRIMEIRO LIVRO DOS KING QUE O FINAL N É UMA B*STA
Quando falam que esse é provavelmente um dos melhores e mais bem escritos de todos os livros do king eles não estão brincando

fsacchi 10/09/2023

Realmente incrível
A comparação desse livro com IT como melhor livro do mestre King é inevitável após sua leitura.

Além de nos apresentar praticamente tudo sobre a morte de Kennedy (uma capítulo da história norte americana que não é muito conhecida por aqui), King também entrega uma bonita história de amor e todas as possibilidades que o efeito borboleta pode causar na mudança de algo em uma possível viagem no tempo.

A forma como essa viagem no tempo é feita é algo bem simples e secundário na história, (o que poderia ser um ponto ruim para um físico teórico) porém não influencia na viagem épica de Jake Epping/George Amberson ao passado.

Outro ponto interessante é a narrativa ser em primeira pessoa, algo difícil nos livros de King.

Único ponto negativo é que na passagem do protagonista em Jodie, senti um tanto embarrigado e arrastado em alguns momentos,deixando de lá a real missão de salvar o presidente. Mas entendo que faz parte do estilo de escrita do King.

A forma como o passado luta para não ser mudado é o maior destaque desse livro, trazendo inúmeras dificuldades para Jake.

Faz jus a toda a fama que esse livro possui entre os mais de 50 livros escritos por Stephen.

Brenda.Cardoso 10/09/2023

Livro sensacional, tem um ritmo um pouco mais lento, principalmente no começo. Mas gostei demais e fiquei super envolvida com a história
__Matheus__ 14/09/2023minha estante
Cê já viu a série?

Sofia124 07/09/2023

Esse livro foi uma boa escolha para conhecer os trabalhos do Stephen King. É muito mais uma ficção histórica do que terror e é perceptível a quantidade de pesquisa que o autor teve que fazer para escrever a obra. É fascinante o quanto ele é bom em descrever e ambientar, em construir personagens sólidos e diálogos fluidos. A história não é necessariamente leve (tem uma boa dose de violência e sangue) mas a ambientação dos anos 1960 é tão incrível que é impossível parar de ler. Me apeguei aos personagens e me senti transportada no tempo. Um ponto alto é a forma como King escolhe organizar a lógica das viagens no tempo: o mais simples possível. Assim, o leitor fica menos concentrado em entender os paradoxos que isso poderia render e mais focado na história em si. A premissa é incrível, mas o livro é muito mais do que uma tentativa de impedir o assassinato do Kennedy - o foco só vai ser esse nos últimos 30% ou menos, mas isso não é um defeito. É encantadora a construção da sequência de fatos e de repente você se importa com as minúcias da história tanto quanto com o grande acontecimento central relacionado ao JFK. O final é angustiante, triste e lindo, ao mesmo tempo, e o livro transmite sua mensagem sólida: o passado é obstinado, não quer ser mudado, e há uma boa razão para isso. Tiro 1 estrela porque 1) em determinado momento no meio algumas cenas poderiam ser cortadas; por um breve instante a leitura ficou um pouco maçante e 2) King não escreve personagens femininas tão mal quanto Murakami, mas ainda assim as escreve de um jeito que me incomoda. Há muita sexualização despropositada e de alguma forma a culpa sempre parece recair nas figuras maternas dos homens problemáticos da história. Tirando isso, fantástico.

Fatii Silva 06/09/2023

Sem igual
Até a metade do livro foi lento... mas depois de certo ponto você não quer deixar a leitura de lado, o final foi magnífico de um jeito singular, do jeitinho que a gente gosta lkkkk
Amei, indico muito

Lílian 04/09/2023

O meu primeiro King
Eu nunca pegaria esse livro pra ler se dependesse apenas da premissa ou da sinopse dele.

Não tenho nenhum interesse particular por viagem no tempo e menos ainda por história estadunidense.

Mas eu queria ler Stephen King, pelo menos uma vez na vida, e um amigo que sempre me dá dicas certeiras me disse pra começar por esse, pois seria um bom medidor pra ler ou não ler outros livros do prolífico autor.

Adorei! A quantidade de história, ação, romance e ficção-científica é bem equilibrada, não dá pra se cansar em nenhum aspecto. Mas o que mais me encantou foi o tipo específico de humor, que é bem do jeito que eu gosto, costumo dizer que sou uma pessoa difícil de ver graça em qualquer coisa. Por isso me identifiquei tanto com esse humor que vem em constatações e nos leva a ficar sempre de cara com quão doida é a realidade, mesmo sendo aquela realidade fictícia. E o humor presente nos diálogos também é muito interessante, refinado sem ser arrogante, bem trabalhado, mas sem demonstrar nenhum esforço.

Não sei se as particularidades de que gostei em "Novembro de 63" são características da escrita de Stephen King e se vou encontrá-las, de modo geral, em seus trabalhos, mas com certeza vou ler outros livros dele.

Marilia 04/09/2023

11/22/1963
Acontece que esse livro é o melhor livro de viagem no tempo que já li. E também meu favorito do King até agora (lembrando que só leio do king o que não tem demônios e semelhantes) ??

larooty 29/08/2023

Bom, mas desnecessariamente longo
Primeiro que eu li do king e talvez o tipo de narrativa dele nao seja pra mim. ja tinha vontade de ler alguns dele, mas sempre enrolava pois livros grandes me apavoram um pouco kkkk chances altíssimas de eu abandonar ou empacar meu ritmo de leitura (spoiler: isso meio que aconteceu). de qualquer forma quis dar uma chance p esse pois td mundo fala MUITO bem.

no inicio estava gostando bastante, estava super envolvida e curiosa para saber oq ia acontecer nas próximas páginas. mas chegou um momento que eu comecei a achar uma grande enchecao de linguiça e fiquei desanimada, pois nunca chegava na parte que de fato é a narrativa principal da historia. a escrita do king é extremamente detalhista de um jeito que eu achei desnecessária. esse livro podia facilmente ter umas 200 páginas a menos. alem disso, ele deu muito espaço pra ?subnarrativas?, que sao sim importantes pra historia, mas poderiam ter sido contadas de forma muito mais breve.

o romance aparece num momento que eu estava achando o livro um sacooo, numa parte que só foca na vida pessoal do jake, e eu só conseguia pensar: ?meu deus, nao chega nunca na parte do kennedy?. mais pra frente da historia, comecei a me interessar pelo romance, vai ficando mais envolvente porque essas partes são mescladas com a narrativa principal, criando uma conexão, diferentemente do início.

resumindo: o que eu achei é que demora muito, muito, MUITO MESMO, pra chegar na parte principal da história. então chega no final, sei lá, você meio que espera mais. acho que se o livro fosse mais curto, me contentaria com esse final, mas por ter passado por taaaaanta coisa no seu decorrer e eu ter achado certas partes arrastadas, esperava um final super bombastico pra justificar a fama que essa obra tem de impecável, como dizem por aí.

mas sei lá, talvez o livro seja tudo isso mesmo e só não seja meu tipo de narrativa. eu achei a história boa, mas se fosse mais direta ao ponto com certeza ia me cativar mais.