Novembro de 63 (eBook)

Novembro de 63 (eBook) Stephen King




Resenhas - Novembro de 63


1063 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


hiqueamon 04/06/2024

Sempre fui homem de chorar
Novembro de 63 me traz o que de melhor existe na literatura (na minha não tão humilde opinião): a expressão genuína de fantasias que, embora irrealizáveis, sondam nossos pensamentos com considerável persistência.

?Como poderia ter sido??

?Como seria bom poder mudar o que ficou no passado?.

Engoli o livro em poucos dias, e, um pouco acima da metade para o fim, a leitura se tornou extremamente viciante. Não conseguia parar de ler.

Jake Epping se tornou meu personagem favorito de viagens no tempo (tema que sou apaixonado), desbancando Marty McFly, que primeiro me fez gostar.

Tecer elogios a King é redundante e desnecessário, mas fica difícil não enfatizar sua genialidade com uma obra tão bem fechada nos mínimos detalhes.

Como sempre, o que mais me toca na escrita de King (embora talvez não seja o que se espera naturalmente ouvir) é a delicadeza humana dos diálogos e decisões de suas personagens (nesse caso, de Jake).

Fato é que, o fator motivador do começo do livro passa a ser trama coadjuvante no decorrer do desenvolvimento do personagem, e isso simplesmente torna a história extremamente mais interessante.

Essa transição de importância entre as problemáticas acontece de maneira tão imperceptível que, em dado momento, conseguimos nos projetar em Jake sem sequer notar.

É imersivo ao último. Sem meios termos. Do começo ao fim.

E o final, a, o final?

Bom, sempre fui homem de chorar.
Jessica 04/06/2024minha estante
Quero começar a ler Stephen King com esse livro.


hiqueamon 04/06/2024minha estante
Leia sim, acho um livro bom pra começar




Abduzindolivros 30/05/2024

No final das contas nada acontece feijoada

Al Templeton descobre um portal para o ano de 1958, e durante muito tempo o utiliza a fim de comprar carne barata para sua lanchonete. Até que vem uma ideia: impedir o assassinato do presidente John Kennedy em novembro de 63.

Consumido pelo câncer, Templeton se vê incapaz de realizar a tarefa, então planta a ideia na mente de um de seus clientes mais fiéis: o professor Jake Epping.

Essa história me deixou dividida. Tem aspectos que gostei muito, e umas coisas que me deixaram ?aham, senta lá, King?. Vou começar pela parte boa.

Os personagens do King sempre são incrivelmente bem feitos. Ele coloca características muito específicas em cada um, trejeitos, ideias, modo de falar, desenvolve suas histórias... Do núcleo principal ao coadjuvante que só aparece uma vez, Stephen King não deixa ninguém sem atenção ou sem camadas de profundidade.

Gostei de Jake Epping, do Al, e dos outros que surgiram depois. Uma personagem importante, a Sadie, também me cativou. Me importei com ela nos seus piores momentos (terei um porém mais à frente, calma lá) e com os outros, também.

Outro personagem cuja construção me impressionou foi o Lee Oswald. Se trata de uma figura histórica, real, e foi tão bem narrado que é como se o King realmente tivesse voltado ao passado e acompanhado o assassino de Kennedy em todos seus passos, durante anos! O autor deve ter feito uma pesquisa muito intensa para ser tão convincente.

Tive medo que a trama descambasse para um lado político meio preguiçoso. Se a reviravolta fosse do tipo ?salvei o Kennedy, voltei ao presente e agora os Estados Unidos estão perfeitos como o jardim do Éden?, eu ficaria muito frustrada. Mas, na minha opinião, o King conseguiu entregar uma ideia diferente disso, e que foi mais interessante.

A cena na qual o Jake persegue Oswald para impedi-lo de assassinar Kennedy foi muito boa de ler. Frenética, empolgante, teve ritmo, deu para visualizar cada detalhe e sentir o que os personagens sentiam. King mandou muito bem.

Contudo, há dois pontos cruciais que impedem esse livro de ser marcante, para mim. O primeiro é o casal Jake e Sadie. Quando ele volta no tempo, conhece essa moça, ambos se apaixonam, vivem um romance, ficam noivos, planejam se casar... Mas não me passaram firmeza em sua história de amor. Apesar de eu achar fofas as coisas que o King escreveu sobre eles, a ideia que eu tinha era que ambos não passavam de peguetes ocasionais.

E, apesar de ser bem escrita, bem pesquisada, com personagens excelentes, referências aos queridinhos It e Torre Negra... a história não leva a lugar algum. Ela começa e termina no mesmo ponto. Eu terminei, fui tomar banho, e fiquei pensando ?tá, na prática, nada aconteceu. Nada mudou. Nada serviu de nada.?

E assim, gente, nem todo livro precisa ter uma mensagem profunda e ensinar lições para o leitor, mas é bom se entreter lendo uma jornada que leve a algum lugar, que mude algo pelo menos para o protagonista. Pode-se argumentar que a jornada mudou o Jake de alguma forma, mas foi uma mudança muito fraca para convencer.

No final das contas, é uma história que ?ah fodase?. Não achei ruim, por conta do desenvolvimento e dos personagens (que funcionaram bem, individualmente; só algumas relações não me convenceram), apenas achei irrelevante. Não foi um livro que mexeu comigo.

Mas, fica aí a lição: o passado é obstinado e não quer ser mudado. Então, se você achar uma toca de coelho para o ano de 1958, apenas volte lá para comprar carne. É isso.
comentários(0)comente



dudizz 28/05/2024

Novembro de 63.
Que aventura maravilhosa de acompanhar.

Eu amei a história. O jeito que foi construída, os acontecimentos (talvez nem todos rs) a ambientação, etc..
As vezes eu até esquecia que o Jake estava no passado kkkk

Eu achei que teve algumas partes mais arrastadas do que o normal, mas eu entendi que a maioria foi por pura ambientação, pra gente se sentir lá com o Jake e acompanhar (talvez literalmente) passo a passo dele.

O final eu achei que foi como deveria ser, desde o meio da história eu já imaginava que fosse assim devido às circunstâncias.

O romance dele com a Sadie rouba quase toda a cena. Foi focado muito neles dois, tanto que eu ficava angustiada em saber o que seria deles já que o Jake uma hora precisaria voltar pro presente e estava lá apenas por uma missão.

O único detalhe que deveria ser melhor, era a sinopse/premissa, deveria deixar esse romance mais explícito, porque realmente parece um livro voltado apenas para a missão de Jake, e não dá pra imaginar que vai ter outros envolvimentos com tamanha importância no meio.
Vitor54 28/05/2024minha estante
Até hoje não superei o final desse livro maravilhoso


dudizz 28/05/2024minha estante
@vitor meu coração ficou quente e quebrado ao mesmo tempo kkkkk




Adriana1407 26/05/2024

Uma verdadeira viagem no tempo!
Lendo a sinopse parecia algo diferente, meio ficção científica.
Mas é uma história de amor, linda por sinal.
Além disso, a gente viaja no tempo junto com o personagem, todos os detalhes daquela época, comidas, carros, programas de tv, músicas?.achei um livro encantador.
comentários(0)comente



Junior 15/05/2024

Melhor livro de King
"Nunca fui homem de chorar" é com essa frase que entendemos mais sobre Jake Epping e ela tem um peso muito grande, pois mesmo depois de alguns acontecimentos ele não se abala e não chora e ai entendemos o porquê ele querer voltar no tempo não só para salvar Kennedy e sim uma familia, pois com uma carta entregue ele chora pela primeira vez no livro.
O livro mais bem escrito e para mim mesmo amando IT talvez esse seja o melhor, só o tempo era dizer, King diz que pesquisou uma pilha do tamanho dele para escrever esse livro e vimos isso, a cultura, as músicas, a política, a ambientação, o cotidiano, os relacionamentos, você consegue imergir com Jake para 1958 e vivemos aquela época junto com ele.
E o final, acho que um dos finais mais lindos que já li ou assisti, como Jake é um homem que não chora e você compra isso, quando ele chora você chora junto. Sim fazia tempo que meus olhos não suavam lendo um livro, mas esse choro é pois um dos melhores personagens que eu já vi e o melhor casal tem um final perfeito.
comentários(0)comente



Erick456 13/05/2024

O melhor livro do Stephen King! De todos os livros que eu já li do King, esse é o mais bem escrito, a contextualização é impecável, ele consegue te imergir em toda a cultura, o cotidiano, a música, a ambientação e as diversas sensações dos anos 60 dos Estados Unidos. O cuidado do autor em transmitir todos esses sentimentos é incrível, é realmente uma imersão. E ele ainda aborda diversos temas (políticos, sociais...) de uma forma muito fluida e interessante, abrindo espaço para muitas reflexões profundas sobre escolhas difíceis, além de se dedicar ao romance (para mim uma das melhores partes), o drama, o suspense e a viagem no tempo. Mas também te surpreende com momentos de brutalidade, frieza e crueldade do ser humano, que é uma marca do escritor, para te lembrar do peso das escolhas. Esse livro é fantástico, me lembrou muito a vida no meu interior. É diferente de tudo que que já li!
comentários(0)comente



Suyanebrucieri 12/05/2024

SK não pára de me surpreender nunca
Digo aqui que esse livro me prendeu mais que Sob a Redoma. Eu estou perplexa com essa leitura, com a quantidade de fatos reais misturados a ficção e em como isso ficou tão interessante, inteligente e sincronizado.
Magnífico
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



JoAo.PiAeiro 05/05/2024

Não sei por onde começar ???
Já tinha lido outros livros do mestre King. Esse fica no top 5 dos melhores dele que li.

A proposta do livro é bem ousada. O que aconteceria se JFK, não tivesse morrido? Sinceramente, eu estava achando, que ele não iria conseguir. Mas o filho da put@ salvou. O mais impressionante, foi o preço que isso custou.
Eu torci para que Jake, larga-se o 🤬 #$%!& , e fosse atrás de Sadie. Mas o nosso garoto, não era egoísta sacrificou o amor para manter o equilíbrio do tempo.

"O passado combatia a mudança porque ela era destrutiva para o futuro. A mudança criava..."

"Nunca fui homem de chorar, mas quase todos os homens que perdem a mulher que amam chorariam, não acha? Sim. Mas eu, não. Porque sabia o que tinha de ser feito."

"O tempo é uma árvore com muitos ramos."

"?Quando há amor, marcas de varíola são lindas como covinhas.? Vou amar o seu rosto, não importa como fique. Porque ele é seu.".

????
Essa é uma das melhores frases desse livro.
comentários(0)comente



Larinha || @nefelibatando_ 04/05/2024

O passado é obstinado, ele não quer mudar
Palmas, senhores, porque lá vem o novo detentor da tríade dos melhores livros escritos por King.

Esse é aquele calhamaço que mais parece 300 páginas, de tão gostoso e fluido que é... Eu quase passei pela toca do coelho novamente só para não ter que terminar o livro!

Me admirou mais ainda cada detalhe histórico presente, porque isso insinuou muito estudo da parte do King... eu amo o seu estilo mega descritivo por isso, você se sente imerso. Eu estive em 1958, fui George Amberson, eu salvei JFK.

Enfim, apenas LEIAM!!!! Vocês serão gratos depois por terem passado por essa obra maravilhosa. E só gostaria de deixar aqui uma das frases mais lindas que li neste livro:

"Quando há amor, marcas de varíola são lindas como covinhas."
comentários(0)comente



aclaraduarte 01/05/2024

Novembro de 63
Talvez seja meu novo favorito do Stephen King.
Estou completamente apaixonada por esse livro, pelos personagens, pela história, por absolutamente tudo. Esse livro prendeu minha atenção de um jeito que não acontecia faz um tempo.
Só não gostei de uma coisa ou outra sobre as consequências de viagem no tempo que ficaram mal explicadas ou só não faziam sentido mesmo. Mas tirando isso, é tudo perfeito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafa569 26/04/2024

Meu favorito do King!
Esse livro é maravilhoso e tem tudo que um bom leitor gosta, romance, ficção, história e sem muita enrolação!
O King é um dos meus autores favoritos pois todos os terrores que ele escreve são envolventes e muito brilhantes, mas Novembro de 63 tem uma pegada diferente e admito que neste gênero, o cara é mais fera ainda!!
comentários(0)comente



Cris crdso 21/04/2024

Lendo King
Não pensei que ia ler um livro desse autor...mas essa história veio até mim por meio de uma amiga, um grupo de leitoras topou leitura em grupo. Coisas que eu valorizo....comecei o livro com certos receios não sou de suspense ....confesso que demorei um pouco para sintonizar com a história...mas quando vi os personagens de It a coisa ...deu um up pq achei muito legal e vi muitas nuances do autor ali ...apartir daí sintonia total com a história a leitura fluiu muito. Me vi completamente interessada em todos os pormenores, os personagens secundários tbm nos conquistam, cada acontecimento mostra o quanto relacionamentos genuínos são essenciais , o romance foi um divisor de águas pois não me lembro em minha longa jornada de leitora de ler um homem escrito por um homem e foi deliciosamente surpreendente isso, Jack se mostrou muito atencioso e generoso para com sua parceira a Sadie...personalidade marcante protagonizando bons momentos, enfim a história me marcou de um jeitinho especial ...adoro livros assim.
Larinha || @nefelibatando_ 04/05/2024minha estante
Cris, que delícia foi dividir essa leitura com você!!!


Cris crdso 05/05/2024minha estante
Foi sensacional...a leitura nos conecta eu amo isso!




Josiastds 21/04/2024

Apenas romance de qualidade
Estava muito ansioso pra conhecer esse romance que tem nesse livro específico, algumas pessoas que admiro falaram que é o melhor romance entre casal do King, e fiquei muito feliz por viver nesse mundo caótico de 1958 e 2011... O pessoa mais carismática é com certeza a Sadie, o quanto ela evoluiu ao decorrer desse livro não está escrito.

Saí desse universo de viagens no tempo querendo voltar, King se esforçou muito pra deixar o livro mais crível e real possível e foi maravilhoso poder ler essa obra prima, a construção dos personagens que mesmo sem muita importância é incrível.

Mestre King você é demais!!!

Jake e Sadie forever
comentários(0)comente



1063 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |