Novembro de 63

Novembro de 63 Stephen King

Resenhas - Novembro de 63

Paloma.Rocha 06/11/2022

Incrível do começo ao fim.
Uma história sobre viagem no tempo, crimes, com cenas chocantes, muito suspense, mas com um romance embutido.
Sempre vou admirar a escrita do King e a facilidade que ele tem em misturar gêneros em uma única história. Nunca será só sobre terror, sobre fantasia ou qualquer outra coisa.
Sempre será uma obra caprichosa de King. Amei o livro, como de costume, mudaria um pouco o final, mas essa sou eu tentando fantasiar demais.
Me prendeu do começo ao fim. E já está entre minhas histórias prediletas dele. Vale muito a pena a leitura.
Fabio 09/11/2022minha estante
????

Fabio 09/11/2022minha estante
Concordo contigo em tudo Paloma!

Mari 23/12/2022

Melhor de 2022
Faz uma semana que eu terminei de ler e ainda não sei bem o que escrever na resenha. Que livro. A melhor leitura do ano sem dúvidas.

King faz um trabalho primoroso de engajar e envolver o leitor ao longo das quase 750 páginas. Ele consegue despertar uma gama completa de sentimentos no leitor: ansiedade, medo, raiva, desalento e outros inúmeros. Mas, o que mais sobressaiu para mim foi o espanto. Que trabalho. Várias camadas, personagens bem construídos pra caramba, panorama histórico que se mescla perfeitamente na história sem tirar o brilho da narrativa do cotidiano.

E, sinceramente o final. Foi o primeiro livro que li que me deixou atordoada e sem palavras. Juro. Fiquei atordoada de voltar pra realidade e a cabeça a mil.

Nenhuma resenha que eu fizer vai ser capaz de retratar todas as nuances da narrativa ou estar à altura do conteúdo, então só me resta recomendar e muito a leitura desse livrão. LEIA NOVEMBRO DE 63, POR FAVOR.

Ah, e é impossível citar só uma passagem que me marcou, então abri essa exceção e coloquei várias hehe.

?Nenhuma sensação de que a minha vidinha estava prestes a mudar. Mas a gente nunca sabe, né? A vida muda sem aviso.?

?Se. Que palavra grande.?

?Não sei se o povo era mais honesto em 1958, mas era muitíssimo mais confiante.?

?Um universo de perdas e horrores a cercar um único palco iluminado onde os mortais dançam em desafio às trevas.?

?Eu era Jake Epping, professor de escola secundária; eu era George Amberson, candidato a romancista; eu era o Jimla, que punha o mundo inteiro em perigo a cada passo que dava.?

?Viveremos discretamente. Não criaremos ondas.
Só que cada filho é uma onda.
Cada respiração nossa é uma onda.?

?? 5/5
Victor Albertini 23/12/2022minha estante
O livro mais bonito dele que já li

Mah 23/12/2022minha estante
O final desse livro me impactou tanto ?

Rahrt 26/08/2020

Ponderando sobre o conceito de tempo
Que o Stephen King é um mestre no que faz, isso a gente bem sabe, mas em Novembro de 63 ele consegue ir além. Uma leitura empolgante, que mescla o romance com nuances de ação e uma boa dose de fatos históricos emprestados de um bocado de licença poética como a cereja do bolo. Incrível! Um dos meus livros favoritos :D
Diego 12/10/2020minha estante
Um dos melhores da vida esse.

Rahrt 12/10/2020minha estante
Eu amei demais!

Marcelli.Leardini 02/07/2020

Ainda estou sem fôlego...
Foi o primeiro livro do Stephen King que li e acho que iniciei com pé direito.

Que história maravilhosamente incrível!

Não vou fazer aqui um resumo da história, pq isso é fácil de achar, mas vou tentar dar minha opinião para tentar te convencer a colocar esse livro na sua lista de próximas leituras.

Jack descobre que na dispensa da lanchonete do seu amigo Al há uma passagem para 1958. Al então o convence de que ele têm que mudar a história é salvar o presidente Kennedy.

Bem, ao longo do livro a gente vê que Jack compra a ideia de verdade. A história por si só já tinha me envolvido completamente foi então que ficou ainda melhor, ele se apaixonou e foi aí que esse livro chegou no meu top 3 dos livros favoritos. Porque Stephen não descreveu um romance meloso, ele fez um romance real, com humor, com nuances e surpresas... Aí ele me ganhou pra sempre.

De início o livro parece imenso, mais de 700 páginas realmente assustam. Mas não desista por isso, porque ele é divido em partes para mostrar novos ciclos e objetivos do protagonista, afinal ele teria q esperar ainda em torno de 5 anos para o dia do assassinato do presidente. Não dava para simplesmente pular os meses como se ele estivesse sentado esperando o tempo passar.

E isso é o mais envolvente. Conforme os capítulos avançam o leitor se pega cada vez mais querendo que ele não saia do passado. Quer saber o que virá depois. E Jack não nos decepciona. Ele realmente vive uma vida mais empolgante e contagiante na cidade que se fincou. O passado se harmoniza o tempo todo!

Quando finalmente 1963 vai chegando ao seu ápice é impossível parar de ler. Então se você chegar na última parte tarde da noite, vai por mim, pare e recomece no dia seguinte, se não você irá varar a madrugada.

O tempo todo o leitor pensa: será que ele vai conseguir impedir? E se conseguir, como será o futuro?

Se eu tenho uma crítica? Só uma: esperava um final embebedado de água com açúcar, mais romântico, sabe? Pq nesse quesito foi só "ok", mas no restante, estou ajoelhada idolatrando 11.22.63 em cima se um altar iluminado, porque, meus amigos, ainda estou sem fôlego!

Leiam!
Tarso 02/07/2020minha estante
Bem vinda ao KingVerso. Se me permite uma indicação, leia Salem?.

Marcelli.Leardini 02/07/2020minha estante
Obrigada pela dica!!! Realmente estou louca por outro livro dele e não sabia pra onde ir. Vou procurar esse! Obrigada mesmo!

Rosangela Max 07/12/2020

Incrível!
Mais uma obra maravilhosa do mestre Stephen King! O que adoro na escrita dele é que ele continua a me surpreender a cada história. Novembro 63 é bem diferente de tudo que li dele, assim como a coleção a Torre Negra, O Iluminado, It - A Coisa etc. Quem ama Stephen King não pode deixar de ler este livro.
Viquin 15/12/2020minha estante
As obras de Stephen K. são extraordinárias. Mas acho muito injusto os leitores aclamarem tanto algumas obras dele, enquanto esquecem outras tão intensas... como A maldição ou mesmo Carrie a Estranha (meu favorito dele no caso).

Cyber Leitor 15/12/2020minha estante
Realmente incrível.

Lucas T 11/10/2020

O passado não gosta de mudanças...
Amados, acabei hoje a leitura de ''Novembro de 63''. O livro beira a perfeição, e ficou ainda melhor nas últimas 100 páginas, a ação tomou conta da narrativa e a história foi ficando mais incrível a cada capitulo. Foi tudo muito intenso.
Rahrt 11/10/2020minha estante
Esse livro é muito bom!

Lucas T 11/10/2020minha estante
Foi uma experiência única.

Fabiana 20/10/2020

Que livro incrível! Tá difícil encontrar palavras para descrever como foi a essa leitura pra mim. A história é impecável, a escrita é maravilhosa (king é o rei), o final é perfeito... Muito feliz de ter realizado essa leitura. Apenas leiam! Favoritei.
Leléu Ltd. 20/10/2020minha estante
Aceita recomendações? Vai em Os Pilares da Terra, que acabei de ler. Satisfação garantida.

Fabiana 20/10/2020minha estante
Aceito sim, sempre :) obrigada, vou olhar sim ??

madu 16/04/2022

"Acredito que sangue chama sangue e coração chama coração."
Não resumirei "Novembro de 63" apenas citando o romance, mas preciso confessar que depois de conhecer o King desejei fortemente ler algum casal pelo ponto de vista dele, ler algum casal descrito com tanta maestria. E esse livro me entregou isso. Me entregou a química e a dor de um casal que realmente só poderia ter sido escrito por Stephen King.

"Novembro de 63" é impecável. Sua ambientação é viva. E só agora entendo porque colocam ele lado a lado com "It - A Coisa". Derry pulsa em cada página, mas eu juro, esse livro é o mais perto que cheguei de algo realmente vivo em minhas mãos.

A construção dos personagens é ótima. E eu nem preciso vir aqui humildemente elogiar isso, todos sabem. King escreve linda e horrorosamente bem. Da melhor forma possível.

Eu chorei, eu ri, eu me cansei e me viciei nas partes certas. As vezes lia 50 páginas em um dia e queria dormir, e como ontem, engolia 200 páginas sem piscar. Eu arriscaria dizer que dentro de "Novembro de 63" há mais de um livro e você sente essas mudanças em cada fase e por um momento eu até esqueci o verdadeiro propósito.

Finalizando, foi um livro que também trouxe informações interessantes e me fez querer ter mais conhecimento sobre política. E me fez pesquisar mais. Então, além de lindo em muitos pontos, "Novembro de 63" fala de viagem no tempo de forma prazerosa e empolgante, traz críticas sociais boas e nos envolve totalmente.

E por favor, amem muito Jake Epping, o homem que nunca foi de chorar!

"Adeus, Sadie. Você nunca me conheceu, mas amo você, querida."
Ludmila 16/04/2022minha estante
Amei essa resenha!

madu 16/04/2022minha estante
Fico feliz, então! ?

caiofgr 22/04/2022

Ficção Científica por King
É inegável que os chamados livros "calhamaços" são os melhores do King.
Esse, obviamente, não foi diferente.
É um livro simplesmente impecável, é lindo, é rico, é extremamente harmônico.
Primeiro, me assustei com a premissa do livro, posto que ainda não tinha embarcado em outro gênero diferente de horror/terror/suspense escrito pelo King.
Depois me assustei com o tamanho do livro, mas como já tinha encarado IT: A Coisa, decidi dar uma chance. E AINDA BEM QUE EU A FIZ!
Desde a primeira página fiquei intrigado. Uma leitura que flui tão bem com aspectos tão comuns. Um professor de inglês comum divorciado, aparentemente sem nenhuma característica peculiar, descobre uma maneira de viajar no tempo. Tendo logo um objetivo: Salvar a vida do presidente JFK que fora morto em 1963 por uma bala de um rifle disparado por Lee Oswald.
A primeira coisa marcante é o objetivo dessa história. Ao menos, em meu ponto de vista, as histórias de viagem do tempo sempre são bem claras, HÁ REGRAS (efeito borboleta, a trilogia de volta para o futuro, a máquina do tempo, o planeta dos macacos), não podemos encontrar o eu do passado, devemos evitar fazer grandes mudanças por causa do chamado efeito borboleta. Tudo isso para deixar o espaço-tempo tão coeso e organizado, evitando criar um cataclismo no universo.
Nesse livro, vemos o efeito oposto. Sabemos do efeito borboleta, sabemos das prováveis mudanças, mas porque não tentar? e ir a fundo, a ponto de tentar mudar algo tão drástico: o assassinato do líder de uma das maiores (se não a maior) potencia mundial.

Jake Epping ou George Amberson simplesmente é um dos personagens mais bem construídos, mais ricos e mais apaixonantes que eu encontrei na literatura até hoje. O romance entre Jake/George e Sadie é lindo e é impossível ser mais apaixonante que isso.

Um livro com tantas camadas que até se torna difícil categorizá-lo em poucas palavras de uma resenha, mas vou tentar:

1) Temos uma ficção histórica aqui. King teve que fazer um trabalho extenso sobre os costumes da época que Jake viaja e ainda sobre os fatos envolvendo o assassinato de JFK (algo que tem um milhão de teorias de conspiração - algo também desenvolvido pelo King no livro).
2) Temos um romance lindo que é mais do que necessário para a história.
3) Temos um desenvolvimento impecável de um protagonista, antes um homem comum que estava vivendo por osmose, agora um homem corajoso capaz de atingir limites até então desconhecidos por ele.
4) Temos um inimigo quase onírico, trazendo um determinismo cada vez mais crível no livro. Assim como temos Derry como uma antagonista forte em IT, aqui temos o passado tentando fazer de tudo para o protagonista não conseguir mudá-lo.
5) Temos um plot-twist simplesmente fenomenal.
6) Temos um final coeso e harmônico (ouso dizer que é um dos finais mais incríveis de King, e ainda, que eu não consigo imaginar outro final para uma história como essa).
7) Temos referências INCRÍVEIS sobre o multiverso criado por King (Teoria que diz que todas as suas histórias são interligadas).

Ainda estou anestesiado com essa história e, mesmo depois de terminá-la faz algumas horas, ainda é difícil descrever o que sinto ou o que achei da mesma, só sei que, sim, Jake Epping você está no meu coração, e não sairá dele por um longo período.
Raíssa 24/04/2022minha estante
calhamaço it chorando encalhado na minha estante há 2 anos

caiofgr 24/04/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ele é incrível

Edson 08/05/2022

UMA LINDA E TRISTE HISTÓRIA DE AMOR QUE SOBREVIVE AO TEMPO
"Uma viagem no tempo cheia de reviravoltas, surpresas, encontros e desencontros, contada de uma forma única, que só Stephen King seria capaz de fazer! Jack Epping. Que personagem incrível. Um cara absolutamente fora da curva, um ser humano fantástico, que parece só existir no imaginário do Mestre King! Leitura leve, gostosa, e por vezes muito engraçada e triste. Muito triste! Tudo no estilo do velho King.

Em um dado momento, a história deixa de ser uma aventura do personagem em sua incrível e perigosa viagem no tempo, para se transformar numa maravilhosa, triste e sensível história de amor. E por mais incrível que possa parecer, é a partir desse momento que o livro ganha ainda mais vida. Impossível não se emocionar com tudo que acontece na vida de Jack (George) e Sadie! Que coisa espetacular é a relação entre os dois! E triste também! Apesar de tudo, muita dor e sofrimento acompanha os dois até o último momento de suas vidas. ESPETACULAR!

As emoções que tive ao longo dessa leitura me enchem de certeza pra indicar esse livro pra quem ainda não teve o prazer de conhecê-lo. Fantástico! Apenas isso. FANTÁSTICO!"
Maria 30/05/2022minha estante
Um dos melhores livros escritos pelo rei. :D No mais, só três estrelas? :P

Edson 25/07/2022minha estante
Oi Maria. Tudo bem?
Pois é. Confesso que me perdi um pouco no final por conta de trabalhos da faculdade. Isso acabou tirando o foco, o que atrapalhou muito a sequência da leitura, principalmente no seu final. O livro é ótimo, amei a leitura, mas na minha cabeça o final ficou um pouco comprometido por conta disso. Terminei a leitura mais por obrigação do que por prazer, o que é horrível.
Mas, assim que terminar o curso, vou refazer essa leitura, não por conta da nota. Mas porque o livro merece!
Abraço!

Etiene ~ @antologiapessoal 28/02/2020

TERMINEI MEU PRIMEIRO STEPHEN KING!
Terminei esse livro num ônibus e tive que segurar as lágrimas no final! Estava em público e não quis abrir o chororô. Ultimamente muitas histórias tem me deixado reflexiva, até melancólica, mas a ponto de me arrancar lágrimas foram poucas. E esta foi uma delas.

Li FRENETICAMENTE! As 400 últimas páginas eu devo ter lido em dois dias! O protagonista narra em primeira pessoa, recontando sua história. Ele deixa pistas, gatilhos sobre o que aconteceu que me fez querer devorar as páginas pra saber o que viria a seguir. Com expressões como "foi aí que decidi ficar" ou "é a próxima vez que o ver que vai mudar tudo" era impossível fechar o livro e continuar no dia seguinte. Passei esses dias bem no estilo "VOU LER SÓ MAIS UM CAPÍTULO" e de repente já era de madrugada.

Em Novembro de 63, King consegue reunir suspense (com viagens no tempo e características de uma distopia no final) e romance (daqueles de partir o coração!) numa narrativa longa, porém super envolvente. O livro traz a jornada de Jake Epping, um professor de inglês que viaja no tempo para tentar deter o assassinato do presidente JFK. Mas isso é só fachada, para mim a história é do Jake e da Saddie e de tudo que eles passam para ficar juntos. Se trata de amor e de renúncias, se trata então de amar em todas as cordas do tempo...
L. Felipe 28/02/2020minha estante
O quão maravilhoso e louco (no bom sentido) o King consegue ser. ?

Etiene ~ @antologiapessoal 28/02/2020minha estante
hehe simmmm! mas vc é super fã!

Juliana 02/07/2014

Mudar o passado pode trazer péssimas consequências para o futuro...
Efeito borboleta: "o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo".
Imagine poder voltar ao passado e ter a possibilidade de consertar os próprios erros e os erros alheios?
É desse princípio que partiu o escritor Stephen King ao escrever o último de seus livros.
Jake Epping, um professor de inglês típico do interior, após a formatura de um de seus mais brilhantes alunos do supletivo, um senhor zelador da escola em que trabalha, recebe a proposta de uma viagem no tempo, e graças a este mesmo aluno, se torna irrecusável. Mas o propósito é maior. Num dia o sanduicheiro da cidade está saudável... no dia seguinte definhando com um câncer terminal, e é ele que convida e convence o professor a retomar sua obra: impedir o assassinato de Jonh kennedy.
Assim se inicia este livro repleto de aventura, mistério e história americana, uma avalanche de cultura.
Porém, mudanças no passado podem trazer sérias consequências para o futuro.
Apesar de fugir do gênero comum ao escritor, não deixa absolutamente nada a desejar. Inclusive o romance que é descrito no livro nem de longe se torna piegas, e me peguei torcendo pelo casal.
O final não chega a ser surpreendente, mas não decepciona, a leitura é agradável, faz valer cada centavo gasto, e nenhum momento da leitura foi um momento perdido.
Mas uma coisa é certa e o livro nos prova: o passado é obstinado e não quer ser mudado!
Guarilha 03/07/2014minha estante
Excelente resenha, Juliana! Muita bem escrita e sucinta. Faz o leitor ficar com vontade de comprar o livro.

regy 08/07/2014minha estante
Com essa resenha, até dá vontade de ler este livro, o que, aliás, já comecei e estou adorando. Profundo o que escreveu, Jú.

hiqueamon 04/06/2024

Sempre fui homem de chorar
Novembro de 63 me traz o que de melhor existe na literatura (na minha não tão humilde opinião): a expressão genuína de fantasias que, embora irrealizáveis, sondam nossos pensamentos com considerável persistência.

?Como poderia ter sido??

?Como seria bom poder mudar o que ficou no passado?.

Engoli o livro em poucos dias, e, um pouco acima da metade para o fim, a leitura se tornou extremamente viciante. Não conseguia parar de ler.

Jake Epping se tornou meu personagem favorito de viagens no tempo (tema que sou apaixonado), desbancando Marty McFly, que primeiro me fez gostar.

Tecer elogios a King é redundante e desnecessário, mas fica difícil não enfatizar sua genialidade com uma obra tão bem fechada nos mínimos detalhes.

Como sempre, o que mais me toca na escrita de King (embora talvez não seja o que se espera naturalmente ouvir) é a delicadeza humana dos diálogos e decisões de suas personagens (nesse caso, de Jake).

Fato é que, o fator motivador do começo do livro passa a ser trama coadjuvante no decorrer do desenvolvimento do personagem, e isso simplesmente torna a história extremamente mais interessante.

Essa transição de importância entre as problemáticas acontece de maneira tão imperceptível que, em dado momento, conseguimos nos projetar em Jake sem sequer notar.

É imersivo ao último. Sem meios termos. Do começo ao fim.

E o final, a, o final?

Bom, sempre fui homem de chorar.
Jessica 04/06/2024minha estante
Quero começar a ler Stephen King com esse livro.

hiqueamon 04/06/2024minha estante
Leia sim, acho um livro bom pra começar

Luciano.Soares 30/11/2022

Livro mais que perfeito
Leitura fluida e gostosa demais. SK brinca com viagem no tempo de maneira simples, mas de um certo modo inédito para mim (o passado é obstinado).
O livro é completo: te prende, te deixa apreensivo, te emociona, enfim, te encanta.
Tinha lido de alguns que este livro era melhor que It e eu havia duvidado, mas é verdade. Uma obra do mestre.
NayLyra 01/12/2022minha estante
Pra essa história ser melhor que It tem que ser FODA. It vai além de um palhaço malvado. É sobre amizade, infância, traumas e coragem.
Estou com altas expectativas com esse livro, confesso, estou crente que entrará para meu top 5.

Luciano.Soares 01/12/2022minha estante
Para mim superou. It é um livraço. Mas talvez eu tenha lido ele num momento não tão redondo para mim.

Wanessa_Gabriela 11/01/2022

Não esperava
Entrou para o meu ranking de ótimos livros. Não esperava gostar dele por não ter gostado de ler uns contos do King. Mas assim como outras histórias fantásticas do King, essa foi muuuuito boa!!
Mylena 11/01/2022minha estante
Amooo esse livro!!!

Wanessa_Gabriela 11/01/2022minha estante
Muito bom, prima!! Eu meio q n sabia a sinopse, como sempre, daí fui pega bem de surpresa. Curti demais!!