Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você Jojo Moyes




Resenhas - Como Eu Era Antes de Você


5435 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


naniedias 13/05/2013

Como eu era antes de você, de Jojo Moyes
Intrínseca - 318 páginas
Uma história de amor e autoconhecimento que irá encantar até os mais durões.


Título: Como eu era antes de você
Título Original: Me before you
Autora: Jojo Moyes
Tradutora: Beatriz Horta
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-329-9
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 318
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino

Sinopse:
Louisa Clark gostava de seu emprego no café próximo ao castelo. Apesar de simples, era algo que ela gostava de fazer e estava feliz com a vida levava. Mas a recessão atingiu muita gente e o estabelecimento fechou, deixando-a sem trabalho.

Will Traynor perdeu a vontade de viver após o acidente que sofreu dois anos atrás que o deixou tetraplégico. Não podendo fazer mais nada das coisas que o deixavam feliz, ele simplesmente não quer mais saber de nada e se torna uma pessoa amargurada.

A vida desses dois personagens está prestes a mudar completamente quando Lou é contratada para cuidar de Will.
A felicidade da moça irá entrar no duro coração de Will. A inteligência dele e o seu conhecimento do mundo irão mexer com as ambições dela.


O que eu achei do livro:
Ótimo.

Para começar, vou elogiar a edição da Intrínseca, que ficou belíssima!
A capa é simplesmente linda demais, assim como a arte gráfica do interior. A tradução/revisão também ficou muito boa e não há do que reclamar.
A editora tem arrasado nas publicações, tanto que é presença garantida nas listas de mais vendidos no país (e com vários títulos diferentes).

Nesse caso, mais uma vez a Intrínseca trouxe uma história apaixonante. Como eu era antes de você é uma história de amor, superação e crescimento. Mas infelizmente não do jeito como você está pensando.

A escrita de Jojo Moyes é embriagante!
A história é narrada em primeira pessoa pela protagonista Lou na maior parte do tempo. Com uma narrativa dinâmica e bastante ágil, a leitura é rápida e extremamente prazerosa. Além disso, a autora ainda pontuou o livro com alguns capítulos narrados na perspectivas de outros personagens importantes na história, o que dá uma quebrada no ritmo e deixa a narrativa ainda mais intrigante.

A trama criada pela escritora também é muito diferente do que costuma-se encontrar por aí.
Seus personagens são muito bem caracterizados e bastante diferentes do usual. Louisa é uma protagonista forte, decidida, mas nem por isso ambiciosa. É intrigante a forma como a personalidade da protagonista é delineada.
E os demais personagens também são muito bem construídos. Acho muito bacana quando o autor consegue utilizar os personagens secundários de maneira intensa e deixar claro que eles são importantes para a trama, embora não sejam o foco principal.

Apesar disso, o livro tem sua dose de clichês e previsibilidade. Não há como negar.
Por exemplo, vai me dizer que você já não sabe desde agora que Will e Lou vão se apaixonar? Isso não é spoiler, é clichê.
A forma como isso acontece, entretanto, é muito bacana de acompanhar. A maneira como os dois se envolvem, como o relacionamento deles progridem e como lidam com seus sentimentos é envolvente e viciante, uma delícia!

Nem tudo são flores, entretanto. Não vou entrar em detalhes sobre o que me desagradou, pois é algo pessoal e conectado à trama do livro.
Apesar de tentar escrever sem spoilers, vou colocar o próximo trecho escondido, para que quem (assim como eu) não gosta de saber nada da trama, não fique conhecendo minúcias que preferencialmente devem vir à tona apenas com a leitura do livro. Não clique se você gosta de ler às escuras.

[Trecho spoiler! Apenas disponível no blog]

Como eu era antes de você é um livro envolvente, delicioso, diferente.
Uma história feliz sobretudo, que mostra como a vida consegue contornar qualquer obstáculo, embora nem sempre da maneira como desejaríamos.


Nota: 9



Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com
comentários(0)comente



Mara seidhom 12/05/2013

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.

O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Alessandra 21/04/2013minha estante
Rafaela, acabei de ler o livro, ainda estou com lagrimas nos olhos. Me senti como vc, torcendo para um milagre acontecer, mas sabendo que seria impossível. Muito lindo o que um acabou fazendo pelo outro, ele que estava impedido de viver mostrou a ela que a vida tinha muito a oferecer e ela que tem tou mostras coisas boas da vida, acabou dando a ele os seus melhores momentos.


Amanda 22/04/2013minha estante
Ele morre no final? Estava tão animada pra ler mas parece que é triste demais né..


Bruna 26/04/2013minha estante
Acho que o sentimento de todo mundo que leu (e vai ler) vai ser o mesmo: de querer mudar a história.


Patricia 29/04/2013minha estante
Estou péssima, nem consegui dormir...


Estefani 29/04/2013minha estante
Acabei de ler o livro com aquele aperto no peito, e olhos inchados de chorar.
É uma história linda, apaixonante , e que faz com você se coloque no lugar dos personagens.
Indico pra ler ,reler e refletir



ReHidalgo 06/01/2014minha estante
Não li o livro; o engoli. Poucos foram os livros que me deixaram com tamanho nó na garganta como esse. Não conhecia a autora, mas certamente vou ler outros livros dela. Recomendadíssimo!




Jacqueline 11/05/2013

publicada originalmente em http://www.mybooklit.blogspot.com.br
"Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado com a possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto tão claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim."

Moyes foi correspondende do The Independent por dez anos. Como eu era antes de você é seu segundo livro lançado no Brasil, sendo o primeiro o romance A última carta de amor, também publicado pela Editora Íntrinseca.
Eu já havia lido A última carta de amor, e me apaixonado instantaneamente pela escrita impecável, e o modo como os sentimentos transbordavam através das páginas, e sabia que me emocionaria ao ler este novo livro, e não foi diferente.

Lou Clark tem 26 anos, e ainda não decidiu o que quer fazer com a sua vida. Seu namoro com Patrick, a cidadezinha onde mora, e o trabalho na cafeteria lhe bastam, e não consegue enxerga nenhum motivo para ampliar seus horizontes, isso até perder o emprego e começar a trabalhar como cuidadora de um tetraplégico, para continuar ajudando no sustento de sua casa.
Will é o oposto de Lou. Antes do acidente que o deixou preso a uma cadeira de rodas, ele era um jovem bem sucedido, com um espírito aventureiro, uma namorada linda e toda uma vida pela frente. Porém, após o acidente ele não consegue aceitar levar a vida que leva, e pretende dar um fim em tudo.
Lou terá apenas 6 meses para demovê-lo dessa ideia, e ambos irão aprender um com o outro mais do que imaginavam.

Jojo é mestre em expor os sentimentos de seus personagens de modo tão visceral, que fico em dúvida se o livro é pura obra ficcional, ou uma história que realmente poderia ter acontecido com qualquer um.
Sua narrativa em primeira pessoa, é envolvente e nos fisga logo nas primeira página.
Will é completamente arrogante e distante nos primeiros dias em que Lou trabalha em sua casa, mas aos poucos a sua "casca" e armaduras são deixadas de lado, e ele começa a se revelar vulnerável. É como se ele estivesse se fechando em seu próprio casulo para evitar qualquer tipo de sofrimento.
Lou é um doce de garota. Apesar de não possuir grandes ambições para o futuro, e se contentar com pouco, ela consegue enxergar o Will além da cadeira de rodas. Juntos eles formam um encaixe perfeito.

Continue lendo em: http://mybooklit.blogspot.com.br/2013/05/resenha-como-eu-era-antes-de-voce-jojo.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Tamy 03/05/2013minha estante
esconde o spoiler, por favor...


Carol A 07/05/2013minha estante
SPOILER!


Quel 31/01/2016minha estante
sorryyy




Maroca @leiturasdamaroca 10/05/2013

Emocionante....
Um livro que vai te fazer chorar, que demonstra o real sentido do amor, do companheirismo e do respeito.

Um livro que nos faz ver a vida por outro ângulo, inclusive te faz reavaliar vida, sonhos, atitudes...

Mais do que recomendo...! :)
comentários(0)comente



Grey 09/05/2013

Impressionante
Um dos melhores livros que já tive o prazer de ler.
Emocionante? Muito!
É visceral!
A riqueza de detalhes que ora, perturba a fluência de uma leitura, nesse livro, só vem a acrescentar. Pois nos vemos como observadores presentes dos fatos narrados. É uma experiência quase tácita!
Os personagens são riquíssimos em personalidade. Lou é uma mulher encantadora. Forte, perseverante... E Will é peculiar, por falta de um termo melhor para descrevê-lo. Um homem cheio de energia tendo sua vida interrompida por acidente. Mudando completante suas prioridades e perspectivas.
Nos vemos inseridos num mundo cujo o foco é a tetraplegia. Suas dificuldades, seus desafios... O amor e a superação.
A história é muito emocionante. Moyes não te leva só as lágrimas. Ela te faz refletir sobre cada detalhe abordado ao decorrer das páginas. Ela te instiga a pensar no amanhã, agindo agora!
'Como eu era antes de você' é mais que um livro. É uma lição de vida.
Cátia 09/05/2013minha estante
Adorei a sua resenha! Parabéns! Agora fiquei muito afim de ler esse livro!




Lucas 06/05/2013

Lindo, emocionante e tocante de todas as maneiras possíveis!
Louisa tem uma vida bem comum e sem ambições. 26 anos, trabalha em uma lanchonete e namora Patrick, um personal trainer. Depois de ser demitida do trabalho, Lou se vê em uma situação delicada, já que a renda de sua família depende muito dela. Após uma breve procura, a jovem encontra um trabalho de cuidadora de um tetraplégico, Will Traynor. Will tinha uma vida agitada, com farras, mulheres e muita aventura, mas após um acidente de trânsito, sua vida mudou completamente e ele ficou preso a uma cadeira de rodas. Agora que Lou entrou em sua vida, Will pode enxergar uma centelha de esperança que no fundo existem razões para ele continuar a viver.

Jojo Moyes e seu talento para emocionar (suspiros). Assim que a Intrínseca anunciou que ia publicar o livro Me before you, já fiquei animado esperando, até que a capa e o título traduzido para Como eu era antes de você foram liberados e pulei de alegria. Desde o começo senti amaria essa história, que iria me emocionar e não seria decepcionado. Já que gostei muito de A última carta de amor, também publicado pela editora.

Will é muito mal-humorado. A tetraplegia mudou muito sua vida, e sua maneira enxergá-la também. Esse já é um ponto do livro que faz o leitor pensar e refletir muito. Ser tetraplégico não é simplesmente ficar imóvel do tórax para baixo, essa enfermidade envolve muitos outros fatores de risco. Jojo trabalhou tão bem essa questão que agora, após o término dessa leitura, eu afirmo que estou um pouco mais ciente de o que é ser um tetraplégico e qual a situação de vida de uma pessoa nesse estado.

A narração é na maior parte feita por Lou, mas há umas pequenas brechas para os outros personagens. E não é que isso emociona mais ainda? Alguns capítulos são feitos a partir do ponto de vista de outros, como a mãe de Will. Camilla, apesar de se mostrar uma mulher tão forte para Lou, exibiu sob seu ponto de vista toda vulnerabilidade de uma mãe diante de um problema tão grande. Chega até ser doloroso ler, mesmo sabendo que são fatos fictícios.

Como eu era antes de você explora da melhor maneira possível a deficiência de um homem, seus medos, suas inseguranças sobre o futuro e as dificuldades que ele deve enfrentar. Os personagens são muito humanos, e isso me ganhou muito. Lou é, acima de tudo, uma mulher forte que tenta de todos os jeitos fazer Will enxergar que a vida pode ser vivida, apesar das dificuldades. O sentimento que floresce entre eles não é nada forçado, é espontâneo e bonito; é possível. A relação dos dois despertou em mim uma visão diferente do que pode ser o amor, que ele não escolhe hora, lugar ou pessoas, simplesmente acontece. Fez me lembrar até de uma novela do Manoel Carlos, em que no final sempre havia depoimentos, e quando um homem relatou que era paraplégico e estava apaixonado, recebeu a resposta da mulher: "Quero um homem inteiro, não apenas pela metade".

Se você está afim de se emocionar, se apaixonar e chorar por uma linda história, esse livro é um must read na sua estante.
comentários(0)comente



Amanda 05/05/2013

Como eu era antes de você
Estou, sinceramente, sem palavras para definir a magnitude da perfeição deste livro. De início, não apostei minhas fichas nele, mas assim que me envolvi nos encantos da história, percebi que não só apostaria, como também fiz como que outras - muitas - pessoas apostassem as suas também.
Como eu era antes de você conta a história de Will e Lou, dois jovens de trinta e seis e vinte e seis anos respectivamente, que são "felizes" em suas próprias zonas de conforto e mal sabem da existência um do outro, o que faz realçar a imensa diferença em seus padrões de vida, em todos os sentidos.
Louisa é uma jovem sem ambição que mora com os pais e a irmã em uma cidadezinha no interior de Londres, tem um namorado viciado em vida saudável, e ajuda a sustentar a casa com o baixo salário que ganha no café.
Will, em contrapartida, é um homem ambicioso, competitivo, bem sucedido, rico e de lindos olhos azuis - que pode ter sido um dos motivos que levou a sua linda namorada, Alicia, se apaixonar.
Acostumado a viver sua vida de maneira imprevisível e literalmente no limite, Will vê tudo isso desmoronar quando um terrível acidente o deixa tetraplégico.
Lou, a divertida e falante garçonete, por outro lado, se encontra perdida quando é demitida de seu emprego - para ela, perfeito - e pensa que aquilo era o fim. Ela só não sabia que este era apenas o início.
Aceitando o emprego de cuidadora, depois de muitas outras tentativas, Lou entra na vida de Will para desestruturar a vida de ambos, causando mudanças que antes pareciam impossíveis.
Apesar de odiar o emprego no primeiro momento, aos poucos, uma relação peculiar e intimista é iniciada, podendo mudar o rumo da vida de ambos.
Quando já estão próximos o bastante, Lou descobre algo que a deixa chocada e totalmente desesperada: Will quer se matar. E como se não bastasse ter uma ideia suicida, o rapaz dá a sua família o prazo de 6 meses para se acostumarem com seu desejo de ser levado à clinica Dignitas, na Suécia, onde, para ele, será finalmente o fim de suas dores e limitações.
A partir daí, Lou passa os exatos seis meses tentando fazê-lo mudar de ideia. Em meio a risadas, reflexões e (muitas) lágrimas, Como eu era antes de você nos leva a um outro mundo, despertando sentimentos adormecidos que você nem sabia que poderia sentir. Você sofre e ri por cada momento de Will e Lou, e aprende, acima de tudo, que algumas pessoas realmente não entram em nossas vidas por acaso, e que em alguns casos, elas podem mudar completamente a maneira como você enxerga o mundo.
O que você faria se tivesse apenas seis meses? Enfrente seu medo. Saia você também de sua zona de conforte e mergulhe nessa comovente história, que apesar de fictícia, pela realidade das palavras, poderia muito bem ser com qualquer um de nós.
Tati 08/05/2013minha estante
Amanda , gostei muito do seu comentário. E a pergunta ainda fica na cabeça. O que você faria se tivesse apenas seis meses? Esperei o livro todo pra ouvir o quanto eles se gostavam e o quanto poderia dar certo...Acabei frustrada, talvez igual Lou , com olhos vermelhos de tanto chorar. E mais um leque se abriu na minha cabeça, o que sera de fato que é melhor, pra mim, pra você? Quando acabou por alguns minutos senti falta do "eu te amo" reciproco e explicito...mas depois olhei e pensei não..não tinha como ser melhor escrita , afinal provas de amor são melhores que qualquer coisa, e isso não falta nesse livro!

Beijos


Amanda 08/05/2013minha estante
Tatiane, você disse exatamente a maneira como enxerguei o livro. É sério, foi literalmente como me senti. Principalmente na parte "Quando acabou por alguns minutos senti falta do "eu te amo" reciproco e explicito...mas depois olhei e pensei não..não tinha como ser melhor escrita". Eu fiquei bastante frustrada, confesso. Achando que tinha que ter esse sentimento em palavras, mas depois reavaliando, você percebe que o que eles tinham era mútuo, e mesmo que sem nada dito, eles sabiam. É aquela famosa frase "Do nosso amor, só a gente sabe".


Tati 09/05/2013minha estante
"Do nosso amor, só a gente sabe..."
Me arrepiei agora Manda heheh...Faz exatamente 2 dias que terminei de lê-lo, e estou quase pegando nele novamente...Estou apaixonada pelo Will, e sinto falta de ler os seus comentários mal-humorados, e o seu sorriso que pouco se via..Ai ai, tenho serio problemas depois de ler livros assim..rs
Ontem quase comprei "A ULTIMA CARTA DE AMOR" da Jojo tbm, sera que é bom??


Amanda 09/05/2013minha estante
Eu sei, quando termino de ler um livro fico desse jeito também, parece que a história ainda continua viva. Não tem como não se apaixonar pelo Will, né? hahah
Sério? Eu baixei o pdf de A ULTIMA CARTA DE AMOR pra ver se é bom também. A sinopse me lembrou de um livro da Sophie Kinsella, que é o "LEMBRA DE MIM?", mas uma pessoa disse pra mim que apesar de ser parecido em alguns aspectos, a Jojo foca em outras coisas, e deixa a história linda. Eu fiquei bem curiosa, confesso. Porque nunca tinha lido nada da Jojo, mas depois de COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ, eu aposto em qualquer obra dela.




Flávia 03/05/2013

Maravilhoso
Estava muito curiosa a respeito deste livro, e foi realmente uma maravilha surpresa. Não sou fã de ebook acabei me rendendo por causa deste livro .“Como eu era antes de você "foi o primeiro livro que conseguir ler no formato,não conseguia para. Adorei :)

Livro deslumbrante e emocionante.

Vale a pena ler.
comentários(0)comente



Camille 02/05/2013

http://beletristas.com/resenha-como-eu-era-antes-de-voce
Lou adora trabalhar com Frank, servir e preparar cafés, conversar com visitantes assíduos e observar o tanto de pessoas que passam por lá. Mas quando Frank fecha o café por não ter outra opção, ela fica sem emprego.

Tendo que ajudar nas finanças da família, ela se vê obrigada a aceitar o emprego oferecido pela Sra. Traynor, cujo filho é tetraplégico. Só que cuidar de Will não é exatamente animador, já que seu humor faz questão de acabar com qualquer conversa mais animada.

Após descobrir um fato que sequer suspeitava, ela decide tonar a vida de Will a melhor possível. Isso inclui derrubar suas barreiras e fazê-lo entender que estar numa cadeira de rodas e quase sem nenhum movimento no corpo é algo que pode ser encarado, mesmo por alguém cuja vida era pura adrenalina.

Quando coloquei o livro na mão não imaginava uma história como essa. Apesar de saber da condição de Will, esperava que a narrativa fosse completamente diferente. Jojo Moyes cria uma história envolvente desde as primeiras páginas, quando conhecemos Will antes do acidente e notamos que Lou está longe de ser a "mulher perfeição".

Lou não tem faculdade e não pensa em sair da casa dos pais, conseguir um trabalho promissor e seus objetivos não são claros. Isso já esclarece que não estamos lidando com uma simples história de amor, porque é claro que as personagens principais seriam mais que amigas, apesar de todo o início.

Como Eu Era Antes de Você está além das palavras. É envolvente, com lições para toda uma vida e põe em cheque questões polêmicas. Para mim foi inevitável pensar sobre as escolhas feitas, os caminhos que foram tomados. Só não achei melhor porque não concordo com o final, que deixou meu coração tão apertado a ponto de chorar durante um bom tempo.

Reconheço que essa questão é puramente pessoal e que para muitos pode ser bem mais aceita. De forma alguma retira o crédito da obra, cuja profundidade é inegável. Prepare-se para superar expectativas, e terminar da mesma forma que eu terminei: querendo a todo custo que as opções fossem diferentes.
Cláudia 01/10/2013minha estante
Também queria outro final, pois considero um erro qualquer tentativa de por um fim à vida humana, mas, como bem colocado isso não retira qualquer crédito do livro ou da autora. É uma bela estória.


patita 16/03/2017minha estante
Queria ler mas a estória me parece muito semelhante a um filme com a Julia Roberts chado Tudo por Amor cuja sinopse está abaixo. É por aí mesmo? Se for não vou nem ler porque achei a estória do filme chatíssima!
Sinopse do filme: Victor Geddes (Campbell Scott) é um jovem de uma família rica, que faz tratamento quimioterápico por ter leucemia. Ele se apaixona por Hillary O'Neil (Julia Roberts), que cuida dele, mas este amor pode gerar conseqüências trágicas.




Bruna Britti 30/04/2013

www.supremeromance.blogspot.com

***

Como eu era antes de você foi minha escolha para sair um pouco dos romance novels, mas não pensei que ficaria tão envolvida com o livro. Desde a primeira página, devorei a história em pouco mais de duas noites, totalmente atraída no relato lindo e emocionante sobre duas pessoas que se conhecem e mudam a vida uma da outra de forma impactante. Abordando questões sociais como preconceito e eutanásia; questões familiares e um romance delicado, Como eu era antes de você é um tapa com luva de pelica à qualquer leitor. Por mais que o livro carregue uma sombra triste, devo confessar que também me diverti muito com a leitura.

A história é contada em primeira pessoa, o que aqui parece aproximar mais o leitor da relação preciosa que Louisa Clark desenvolve com o seu paciente, Will Traynor. Louisa era garçonete de uma das únicas lanchonetes de uma cidadezinha de fim de mundo. Ao perder o seu emprego, Louisa não consegue arranjar outro como garçonete e não se dá bem em outros setores. Depois de tentar por semanas, lhe é oferecido uma vaga de cuidadora de um homem tetraplégico. Com certo ar de orgulho, deixando claro que ela não “limparia traseiro de velho”, a protagonista aceita e passa a trabalhar para Will Traynor.

O protagonista é rabugento e por vezes proporciona certa diversão ao leitor. O começo do relacionamento é terrível; Will provoca tiradas sarcásticas, esbanja humor negro e não hesita em destilar seu veneno com deboches e provocações. Isso, para mim, foi um sopro de ar fresco em um tema tão denso, pois acho que não teria gostado tanto do livro se a autora optasse por um clima tétrico a história toda. Mesmo porque, não ficamos acomodados por muito tempo, Jojo Moyes não hesita em sacudir o leitor para lembrá-lo da condição tetraplégica de seu personagem e seus dilemas que surgem ao longo do livro. São muitos os desafios perante a sociedade – desde sair para ir a um evento como lidar com olhares de pena e afirmações escabrosas - mas, principalmente, o livro fala de aceitação pessoal, de desafiar a si mesmo e sair da sua zona de conforto.

Isso é simplesmente maravilhoso. Eu me emocionei com a peregrinação de Louisa, sua força de vontade em resgatar Will e fazê-lo perceber as nuances da vida. Se em parte a narrativa em primeira pessoa torna-se um vício, foi graças ao bom humor da protagonista e sua fé em acreditar que era capaz de ajudar o próximo. Ela transborda vida em sua narrativa, há um traço divertido e reflete a esperança. Mas o livro é uma via de mão dupla e Louisa passa por um amadurecimento notório durante a história, uma evolução espiritual gerada pela a amizade doce desenvolvida ao longo do livro. Tudo é contado de uma forma gradativa, sem choque e, portanto, não nos espantamos quando somos levados ao romance.

Mas não espere mais que alguns toques românticos, pois qualquer coisa a mais tiraria o foco da proposta da história. O romance é suave e o tema de amizade prevalece. Aqui, é mais importante mostrar o dilema que Louisa se encontra e sua jornada para mudar o que parece uma decisão inalterável. Fujam de resenhas com grandes spoilers desta parte, pois acho que tiraria toda a “graça” da história, já que é neste momento que somos conduzidos as cenas mais densas. Conforme rolava as páginas, fiquei numa tensão absurda, sofrendo junto aos personagens nesses momentos angustiantes, torcendo para que houvesse um reviravolta.

Como eu era antes de você é um romance lindo sobre como enxergamos a vida. O livro fala de atitude, superação e amor. Se me perguntassem por que eu tirei uma estrela, bom… houve certa ocasião em que não gostei do rumo que as coisas tomaram. Isso é tão pessoal, mas acredito que muitos, ao lerem, concordarão comigo. Há certos caminhos traçados que, as vezes, por mais repetitivos que soem, os autores não conseguem se desvencilhar. Ou talvez eu esteja sendo implicante mesmo. De qualquer modo, preparem-se, porque do riso às lágrimas é um salto pequeno e constante na leitura. É o livro perfeito para quem deseja algo mais impactante, uma inspiração agridoce para o leitor que consegue resistir a emoções mais fortes ou aquele que se debulha em lenços de papéis, mas que, ainda assim, adora uma lição de vida dentro de uma história…
comentários(0)comente



Viviane 30/04/2013

Fabuloso, uma das estórias de amor mais linda que já li
Este é um dos romances mais lindo, emocionante e envolvente que eu já li, Lou e Will estão impregnados em mim, e sinto que assim ficarão por um longo tempo.

Will era um homem bem sucedido, um CEO arrojado e destemido no mundo empresarial, vivia intensamente cada dia, especialmente seus momentos de lazer, se aventurava pelo mundo experimentando tudo que lhe provocasse arrepios e elevasse sua adrenalina, além de ser um belo homem. Um acidente o deixou tetraplégico, com apenas alguns movimentos nos dedos da mão, durante o primeiro ano se dedicou incansavelmente a fisioterapia, pois acreditava que pudesse reverter sua situação, mas isso não era possível. Esta não era a vida de Will, não era a vida que ele queria, não chegava nem perto, não era ele, e ele então decidiu que não queria mais viver.

Lou leva uma vida monótona, que se restringe ao trabalho, família e namorado, nada de interessante acontece em sua vida, digamos que ela sobrevive, mas ela será arrancada de sua zona de conforto por Will. Após perder o emprego no café onde trabalhava há anos, Lou aceita ser cuidadora dele, especialmente por conta do bom salário que receberia, mas logo no primeiro dia ela quer desistir (só não o faz porque sua família precisa muito do dinheiro) já que Will não é nada receptivo, ao contrário, faz tudo pra tornar o seu dia insuportável.

O convívio transforma completamente a vida de ambos. Lou se impõe e não permite que Will faça de sua vida um inferno, por ver a sua própria dessa maneira, e Will acaba por baixar sua guarda e permitir que Lou o alcançasse. Lou e Will são pessoas únicas e que se entendem completamente. Ela não o olha com piedade, enxerga nele o homem incrível que ele é - apesar de suas limitações - com qualidades e defeitos como qualquer ser humano, a maneira como muitos agiam perante Will (e isso acontece com pessoas como ele na vida real) me fez lembrar um trecho da música Clarisse da Legião Urbana que diz: “Não me olhe assim, com esse semblante de bom samaritano, cumprindo seu dever, como se eu fosse doente”. A maneira como muitos portadores de necessidades especiais é tratada, os coloca pra baixo, os fazem sentirem-se vilipendiados, inferiores, incapazes, pesos mortos.

Will, após uma tentativa de suicídio convenceu seus pais a leva-lo à Suíça, onde seria realizado seu suicídio assistido, e os pais terão um prazo de seis meses pra isso; Lou sem querer toma conhecimento da decisão de Will, e apoiada por seus pais, começa a planejar um calendário de atividades incríveis para ele, para fazê-lo querer viver novamente. De uma linda amizade, surge o mais puro e verdadeiro amor, um amor altruísta que nada pede em troca, que se doa em prol do outro, e Will sente-se amado verdadeiramente pela primeira vez na vida; ele, mesmo crendo não ter motivos pra viver, incita Lou a fazê-lo intensamente, a instiga a descobrir o mundo, a tomar suas próprias decisões, a estudar, a viver plenamente... Ver a vida de ambos se alterando, é a coisa mais linda e tocante no livro, e eles o fazem juntos.

O livro é narrado por Lou, mas outros personagens importantes na estória narram um capítulo cada um: Katrina (irmã de Lou), Camilla e Steven (pais de Will) e Nathan (enfermeiro de Will). E somente aqui que eu faço uma ressalva quanto ao livro, eu gostaria que Will tivesse narrado ao menos um capítulo, mesmo ficando claro os seus sentimentos quanto à sua condição, eu queria conhecer mais o que se passava na cabeça dele, quem sabe eu terminaria o livro, entendendo um pouco mais o que ele causou em mim.

O livro é cheio de intensas emoções, e propõe ao leitor refletir sobre sua vida, sobre a coragem e esforço necessários pra viver de verdade, se arriscar, sair de sua zona de conforto, buscar o que o faz feliz, amar... E levanta também outros questionamentos, será que temos o direito de abreviar nossa vida numa situação como a de Will? Os nossos lideres mundiais, que são contra o suicídio assistido, movem ações de inclusão social e acessibilidade para pessoas como Will e de outras necessidades especiais?

Pra finalizar, pois já contei a essência do livro (não colocarei nenhum trecho, pois acho q não saberia escolher entre tantos que me emocionaram), deixem a caixa de lenço de papel do lado ao iniciar a leitura, eu chorei muito, por vários motivos, mas, também me diverti com esses dois, especialmente em suas saídas, a ida ao concerto de música clássica, ao casamento da ex-namorada e do ex-amigo de Will, eles dançando na festa de casamento, a viagem às Ilhas Maurício que fizeram juntos e com Nathan, que foi maravilhosa... São duas pessoas de mundos totalmente diferentes, que se envolvem lindamente.

Ritchie, um dos tetras que ajudaram Lou com sugestões para seu calendário de atividades com Will, menciona o filme “O Escafandro e a Borboleta” e como ele diz “é mó deprê”, mas é um filme belíssimo, com uma incrível história verídica de vida e superação, vale a pena assistir.

Como eu era antes de você, é um romance onde o amor se manifesta de forma pura, é um livro envolvente, polêmico, uma ficção que cabe no mundo real, e que arrebatou meu coração absolutamente.
Alessandra 30/04/2013minha estante
Viviane, Este livro é maravilhoso, acho que vc o descreveu muito bem.


Viviane 30/04/2013minha estante
obg Alessandra... é lindo mesmo né, vou relê-lo logo logo




MiCandeloro 29/04/2013

Extremamente emocionante! Uma lição de vida!
Olá pessoal, hoje vou falar sobre o livro Como eu era antes de você, da Jojo Moyes. Esse livro meio que chegou às minhas mãos por acaso. A Editora Intrínseca enviou uma lista de sugestões de lançamentos de livros que eu poderia pedir e dentre eles estava este. Fui procurar por ele no skoob e nada me chamou atenção, nem a capa (que de perto é linda, super delicada, com uma ilustração bem sugestiva e condizente com o tema), nem a sinopse, que me deu a impressão de ser uma história bem clichê e, para piorar, ainda não tinha nenhuma resenha escrita sobre ele, então não tinha a mínima ideia se iria gostar ou não. E por que ainda assim pedi para resenhá-lo? Sinceramente, não sei, mas foi a melhor coisa que eu poderia ter feito, fazia tempo que não lia um livro tão emocionante e que não chorava tanto!!

Peço que desculpem pelo tamanho da resenha, foi muito difícil escrevê-la e colocar em palavras tudo o que senti ao lê-lo. Aliás, nada do que eu diga aqui será suficiente para descrevê-lo.

O que você faria se o amor da sua vida desistisse de viver? Lutaria por ele ou deixaria morrê-lo em paz?

Will e Lou são pessoas completamente diferentes. Viviam praticamente em universos paralelos. Will era um CEO de sucesso em Londres, ambicioso, rico, tinha uma namorada perfeita, digna de capas de revistas e adorava uma aventura. Vivia sua vida ao máximo!

Lou morava numa pequena cidade turística do interior que girava em torno de um Castelo histórico. Tinha 26 anos, trabalhava em um café, morava com os pais, tinha um namorado chamado Patrick e nenhuma ambição ou objetivo na vida.

Até que um dia eles são obrigados a sair de suas zonas de conforto e encarar uma realidade muito diferente. Will sofre um acidente e fica tetraplégico. Lou é demitida do café em que trabalhava há 6 anos e se vê sem emprego, sem experiência e sem qualificação, tendo que procurar por um emprego qualquer para ajudar nas despesas da casa.

O único emprego aparentemente para o qual ela seria apta a se candidatar era o de cuidadora de um tetraplégico. Mas ela não tinha experiência alguma como cuidadora, muito menos com "tetras". Mesmo assim acaba sendo contratada pela Sra. Traynor e é dessa forma que Will e Lou acabam se conhecendo.

Num primeiro momento Lou odeia o emprego. Will é muito hostil, amargo e agressivo com ela, mas Lou tenta aguentar firme pelo dinheiro. Aos poucos eles acabam se aproximando e construindo uma relação intensa de intimidade e amizade que se transforma em amor. Não somente no amor romântico, mas no amor verdadeiro, que rompe todos os obstáculos, que se flexibiliza, que vê beleza onde não há.

O problema é que Lou descobre que Will não só é um potencial suicida como deu um prazo de 6 meses de vida para os seus pais se despedirem dele e se acostumarem com a ideia de não tê-lo por perto para depois finalmente se suicidar na clínica Dignitas, na Suiça.

Lou fica chocada e arrasada com a notícia e tenta com todas as suas forças fazer Will desistir dessa ideia. Ela tem 6 meses para mostrar para Will que ele tem motivos para viver e ser feliz, e ela não está disposta a perder essa batalha. Será que ela irá conseguir? Leiam e descubram.

***

Como eu era antes de você é uma linda história de amor, não daqueles tipos de clichês que vemos por aí, em que os mocinhos se apaixonam à primeira vista e salvam e transformam suas vidas, com um lindo final feliz. Não!! O livro é o retrato fiel da vida, com todos os seus percalços e sofrimentos. A relação de Will e Lou é construída dia após dia e vai se transformando do descaso à profunda admiração e orgulho. Eles eram completos estranhos, mas adversidade da vida acabou aproximando-os e mudando por completo a trajetória de ambos.

Depois do acidente Will havia ficado muito infeliz. Ele tinha frequentes dores, infecções, limitações absurdas e dependia de todos. Além disso, tinha que lidar com olhares de descaso e piedade e com pessoas decidindo tudo por ele. Para alguém que havia sido cheio de vida, orgulhoso, cheio de opinião própria, era algo muito difícil de conviver e principalmente de se aceitar.

Como convencer alguém que está nessa condição de que é melhor continuar vivendo desse jeito? Quem tem o direito de dizer se devemos ou não morrer? A sociedade, o judiciário, nossos pais, Deus?

O livro traz como pano de fundo um tema extremamente delicado e polêmico: o direito de morrer. Eu nem sabia que essa clínica chamada Dignitas de fato existisse. Depois que terminei a leitura do livro fui pesquisar na internet e confesso que fiquei meio chocada com as informações que encontrei.

Durante boa parte do livro fiquei revoltada com Will e seus pais. Como poderia uma pessoa decidir tirar sua própria vida? Mas depois de certo tempo pensei: quem sou eu para julgar? Nunca passei por uma situação dessas e não tenho a mínima noção do sofrimento de um deficiente físico. Realmente vale a pena manter uma sobrevida nesse estado, como o de Will? Bom, é algo que dá muito pano para manga. Pensem.

Como disse no início, chorei litros de lágrimas, não só porque a história é triste ou tão bem escrita que poderia ser uma história real, não só por ter tocado tão profundamente meu coração, não só por ter me feito enxergar como é dura à vida dos deficientes físicos e como pouquíssimos se importam com isso, não só por trazer lindas lições de superação, mas porque foi tristemente lindo ver como a vida de Will e Lou se transformou desde que se conheceram. Algumas pessoas entram nas nossas vidas apenas para mudarem o rumo delas, nos fazerem enxergar coisas que antes nem imaginávamos que existiam e isso é mágico!

O livro é muito gostoso de ler e li muito rápido, em um dia. Ele é predominantemente narrado em primeira pessoa por Lou, mas temos alguns esparsos capítulos narrados por outros personagens fazendo com que a gente conheça outros pontos de vista da história.

A história é tão real que algumas vezes parece que estamos lendo um diário ou espiando por uma fechadura a vida de outras pessoas. Ela poderia ter ficado maçante e arrastada por conter tantos detalhes, ser tão descritiva em algumas partes, mas não.

Leitura super recomendada. Um livro que muda nossa forma de encarar o mundo e nos faz pensar um bocado. Amei!

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2013/04/resenha-como-eu-era-antes-de-voce.html
Cris 07/05/2013minha estante
Mi...
Adorei a sua resenha... vc escreveu tudo aquilo que o livro quer passar...
Se eu não tivesse lido o livro, com sua resenha não teria pensado 2 vezes antes de começar a ler...
Parabéns!!!


MiCandeloro 07/05/2013minha estante
Oi Cris, fico muito feliz que tenha gostado! O livro é maravilhoso, né?! Beijão e obrigada pelo carinho.


Lucy 08/05/2013minha estante
Resenha excelente! Realmente é um dos livros mais emocionantes que já li !!!!


MiCandeloro 08/05/2013minha estante
Digo o mesmo Lucy, fazia tempos que não me emocionava dessa forma, que não chorava tanto!! Esse livro é uma lição de vida. Beijos


MiCandeloro 12/05/2013minha estante
Me senti como você Cah! Obrigada pelo carinho. Beijos e boa leitura.


rntgog 12/05/2013minha estante
Ia escrever a resenha mas a sua esta completa, nunca um livro mexeu com os sentimentos como esse, história perfeita, super bem escrita, me identifiquei muito com Lou, queria tanto um final diferente, só de pensar no final fico com os olhos cheios de água, lindo demais.


MiCandeloro 12/05/2013minha estante
Oi rntgog, fico feliz que tenha gostado da resenha e do livro. Nossa, nem me fale, torci até o último minuto por um final diferente, quase morri chorando.. Linda demais essa história, profunda e tocante! Beijos


Christies 14/05/2013minha estante
Não me recordo se eu deixei um comentário no seu blog, mas eu já tinha lido a sinopse e pensei, é quem sabe para quando eu não tiver vontade para ler outra coisa, mas quando li a sua resenha, eu realmente fui buscar o livro. O terminei ontem noite, e dormi chorando. Ainda estou com o rosto um pouco inchado, mas realmente é um livro emocionante.
E acho que nem sei se quero escrever uma resenha, ainda estou triste com todo o livro, e sua resenha resume bastante tudo o que estou sentindo. Bjs


MiCandeloro 14/05/2013minha estante
Oi Lyla, obrigada pelo recadinho e pelo carinho. Realmente entendo o que você está sentindo. Apesar de ter amado o livro, de ter me emocionado profundamente, também sofri demais e estou sentindo dificuldades até agora em engrenar numa nova leitura. Sinto falta de Lou e Will. Será que sou louca? hehe Tire um tempo para digerir a história e depois tente resenhá-la de uma forma mais distante, de repente. Beijocas e boa semana!


Izadora 27/05/2013minha estante
Acabei de ler livro. Comecei a ler por causa das recomendações, mas fui com um pé atras, achei a sinopse ruim, n me atraiu em nada.
Mas nos primeiros capítulos o livro me cativou, n me lembro de ter chorado lendo um livro, e esse copiosamente. É realmente uma lição de vida.
Como eu era antes de você entrou para lista dos meu livros favoritos.


MiCandeloro 27/05/2013minha estante
Oi Izadora, concordo com você. A sinopse não me cativou em nada e não tive o mínimo interesse em ler. Achei que fosse ser um outro livro bobinho e clichê. Nem sei porque acabei solicitando o livro para a Editora, mas ainda bem que o fiz, porque esse livro arrebatou meu coração. Por isso senti a necessidade de expor na resenha pormenores que não são apresentados na sinopse, para tentar seduzir as pessoas que assim como eu e você talvez não leriam o livro se dependêssemos apenas do que está descrito na sinopse. Sei que tem gente que não curtiu, que achou que soltei spoilers, mas na real não contei os principais acontecimentos, só quis fomentar a curiosidade dos leitores e demonstrar que esse livro tem uma história divina e profunda por trás e que merece ser lido. Fico muito feliz em saber que você gostou da história. Até hoje sinto falta do Will e da Lou.. hehe Beijão


Paula1921 29/05/2013minha estante
Em uma semana li 3 romances e 2 suspense.
E um dos romances foi este.
Simplesmente amei, chorei horrores e fique com este livro empreguiçado na minha mente, volta e meia me deparo lembrando da historia. Creio que ele vai causar em mim a mesma sensação nostálgica que o livro A Menina Que Roubava Livros.


MiCandeloro 29/05/2013minha estante
Oi Paula, esse livro é tudo né?! Fazia tempo que não chorava tanto. Fiquei dias remoendo a história e até hoje me pego pensando no livro e nos personagens. Me marcou fundo, assim como A Menina que Roubava Livros. Beijos


Geíza 31/05/2013minha estante
Descreveu exatamente tudo! Logo quando apareceu o nome "dignitas" eu fui pra internet pesquisar mas não tive muita curiosidade nos sites que encontrei. Achei que tudo daria certo e chorei tanto mas tanto... Estou chorando até agora. Ótima resenha!


MiCandeloro 31/05/2013minha estante
Olá Geíza, fico feliz que tenha gostado do livro. Também morri chorando. Quase nem acreditei em tudo que encontrei na net sobre o Dignitas, bizarro. Não sei muito o que pensar sobre isso. Obrigada pelo elogio. Beijos


Fran 04/06/2013minha estante
Li recentemente e AMEI!!! Realmente muda nossa forma de pensar, de olhar o mundo. Chorei horrores na última parte do livro... ainda bem q estava em casa. rs


MiCandeloro 04/06/2013minha estante
Realmente Fran, se você chorou o tanto que eu chorei, não ia ser divertido estar na frente de outras pessoas nessa hora.. hehe Fico feliz que tenha gostado do livro. Beijão


MiCandeloro 22/06/2013minha estante
Olá Caroline, eu me emociono só de lembrar do livro. Prepare-se porque muito mais lágrimas estão por vi :o( É realmente muito difícil falar de um livro desses, extremamente real e perfeito! Beijos e boa leitura.


May 04/08/2013minha estante
Adorei a sua resenha! Muito bem escrita, li ela antes (só o começo) e fui ler o livro.
Nem tenho palavras direito para descrever.. realmente é um livro emocionante! Chorei no final, como raríssimos livros me fazem chorar. É uma história que te faz pensar na vida de uma pessoa deficiente. E te faz pensar refletir sobre a história mostrada.
Quando li que ele iria se suicidar, pensei até o último segundo "por favor, não faça isso, você tem que sobreviver." E isso não foi possível, mas entendi.
Recomendo muito esse livro! Li em um dia também, realmente te faz querer mais, não dá vontade de parar e quando vê, já acabou e está chorando. rsrs.


MiCandeloro 04/08/2013minha estante
Oi May, obrigada pelo carinho. Fico feliz que tenha gostado da resenha e do livro. Esse livro marca a nossa vida de tal forma, né?! Impressionante a quantidade de emoções que ele nos desperta. Beijos e curta sua ressaca literária.. hehe


Ana 06/08/2013minha estante
Realmente é um livro que faz você pensar na vida, e que você se coloca no lugar da pessoa ! Amei a resenha, foi tudo que eu senti lendo o livro.
A muito tempo não lia algo que me tocasse, como esse livro, resenha maravilhosa!


MiCandeloro 06/08/2013minha estante
Oi Ana, que bom que gostou de ambos. Esse livro dá um tapa na nossa cara e nos acorda para a vida, né?! Muito bom!! Beijos


Mayara 09/08/2013minha estante
Realmente emocionante, lindo demais. Faz vocês olhar a vida com outros olhos, faz você realmente pensar sobre tudo. Se colocar no lugar dos personagens. Me apaixonei tanto por Will e Lou, que me senti tão envolvida com a história que não larguei o livro em um só segundo. Chorei tanto. Nunca tinha visto um livro como esse. Realmente depois dessa leitura, vou encarar o mundo de outro forma.
Adorei a resenha.


MiCandeloro 10/08/2013minha estante
Oi Mayara, senti tudo exatamente o que você sentiu, engasgo só de lembrar do livro. Que romance perfeito, tirei o chapéu para a Jojo. Curta a sua ressaca literária, porque provavelmente você vai ter.. kkk Beijos


Ludy Vieira 20/08/2013minha estante
Quando ouvi falar a 1ª vez deste livro através duma amiga, pensei "Ah legal, um romance clichê para ler no fim de semana". Como eu estava enganada!!
Não fazia ideia do que iria encontrar e a cada página eu me divertia com a Lou e sua autenticidade e o jeito sarcástico meio dark de Will!
É uma história de amor, direito de escolha, que nos faz pensar "O que estou fazendo da minha vida enquanto tenho saúde, enquanto posso vivê-la plenamente?"
Traz temas polêmicos também e pra ser sincera até hoje não tenho uma opinião certa sobre as escolhas de Will, afinal acho q foi isso q a autora quis passar: que não tem como saber qual é o verdadeiro sofrimento de uma pessoa no estado de Will a não ser que passemos pela mesma situação...
Pra mim, sem dúvida, foi um dos livros mais emocionantes que já li, quebrou meu coração e após 3 dias de ter acabado a leitura ainda fico com lágrimas nos olhos e aquele nó na garganta quando a história repassa pela minha cabeça!
Fui pesquisar na internet sobre a clínica Dignitas e a autora Jojo disse em uma entrevista q assisti que ela se inspirou em um ex-jogador de rugbi inglês q aos 23 anos ficou tetra após um acidente num treino e convenceu os pais dele a levarem-no para a Suiça...
Muito triste :(


MiCandeloro 20/08/2013minha estante
Oi Lu, no fim o livro arrebatou seu coração da mesma forma que fez com o meu. Nossa, não sabia disso sobre o jogador, que a Jojo se inspirou realmente em alguém para falar sobre a história de Will. Muito mais triste, por saber que é algo real. Obrigada pela info. Beijão e boa ressaca literária.. hehe


Thayza Fonseca 22/08/2013minha estante
Mi se você diz que é bom eu acredito :)

Adorei a resenha e estou me corroendo para começar logo essa leitura mesmo sabendo de antemão que irei chorar litros.

Beijos


MiCandeloro 22/08/2013minha estante
Oi Thayza, agradeço a confiança!! Espero que goste do livro, depois me conte o que achou. Beijos


Giseli 25/08/2013minha estante
Adorei sua resenha, e amei o livro, mas ele me deixou um pouquinho mal. Não queria aquele final e num momento de reflexão fiquei me sentindo tão egoísta e tão mal por desejar que alguém infeliz e com dor vivesse só pelo bem de outro. E mesmo sabendo que é errado não consigo evitar esse pensamento egoísta ( e nem estou falando da visão "religiosa da coisa" de certo ou errado) Bem no dia seguinte fui reler a última parte na esperança que as lágrimas teriam nublado minha percepção e ele no último momento poderia ter desistido... Bem, não sei se lerei de novo esse livro...


MiCandeloro 25/08/2013minha estante
Oi Giseli, entendo perfeitamente o que você sentiu porque senti o mesmo. Não acreditei que a Jojo levou aquela final adiante. Doeu muito em meu coração. E acho que você traduziu perfeitamente nosso sentimento como egoísmo. Como querer que alguém continue vivendo nas condições dele? Fazer a Lou feliz a que preço? É complicado neh.. Foi um dos livros mais maravilhosos que já li, mas não sei quando o lerei de novo.. Beijos


Ana Paula 03/09/2013minha estante
Eu acabei de ler, portanto não estou recuperada ainda. Estou sob forte emoção e pensando mil coisas sobre o assunto. Claro, não queria esse final, mas entendi completamente o motivo de ser. O livro é lindo, e trata desse tema de forma sensível e delicada. É fácil pensarmos como alguém seria capaz de fazer tal coisa com sua própria vida, mas a história nos faz pensar, sob o ponto de vista do Will, em como seria viver assim e ainda q não possamos saber na realidade como seria, acabamos entendendo seus motivos e aceitando o desfecho.


MiCandeloro 06/09/2013minha estante
Verdade Ana Paula. Imagino o quanto você ainda esteja abalada. Foi difícil de me recuperar. Mas achei formidável o jeito que a autora abordou o assunto e como ela conseguiu criar personagens tão apaixonantes quando a Lou e o Will né?! Beijos


Hélidy 15/09/2013minha estante
Também li super rápido. Comprei em um dia e no outro já tinha devorado. É lindo! Emocionante! Apaixonante! Lou e Will ficarão em minha memória durante um bom tempo...


MiCandeloro 15/09/2013minha estante
Verdade Hélidy. Lou e Will marcam as novas vidas! Beijos e fico feliz que também tenha gostado.


Ellen 08/10/2013minha estante
eu chorei quando terminei, e td vez que leio uma resenha desse livro, choro d'novo rs
é lindo d'mais


MiCandeloro 08/10/2013minha estante
Oi Ellen, acho impossível não chorar, né?! Esse livro é demais! Beijos


Celly 09/10/2013minha estante
Livro maravilhoso! Li em um dia de tão bom! Fantástico. Se tornou uma das minhas leituras favoritas, se não a favorita. Incrível, sem palavras. Jojo Moyes tá de parabéns.


MiCandeloro 09/10/2013minha estante
Oi Celly, concordo com você, esse livro também se tornou um dos meus favoritos. A Jojo arrasou mesmo. Super emocionante. Beijos


Maria Alanna 11/10/2013minha estante
DESABAFO- Nossa gente, eu estou arrasada!!! Acabei de terminar a leitura do livro " Como eu era antes de você", chorei muito, tô com uma raiva da autora, como ela pôde dar esse fim ao livro? Tô revoltada!!!


MiCandeloro 11/10/2013minha estante
Oi Maria, realmente é muito triste a forma que o livro acaba, mas a autora se inspirou numa história real e, portanto, não teria como terminar de outra forma. Além disso, acho que ela quis justamente nos abalar e nos fazer pensar sobre tudo o que ela abordou no texto. Mesmo assim, fiquei até o final torcendo para tudo dar certo. Beijos


Josi 21/10/2013minha estante
Terminei de ler ontem. Nossa, como eu chorei! Estou quase depressiva... Embora tenha um final triste, é um livro excelente.


MiCandeloro 21/10/2013minha estante
Oi Josi, realmente esse livro mexe demais com a gente. Apesar de ser triste e de eu ter torcido até o final para que as coisas fossem diferente, Como eu era antes de você é uma tremenda lição de vida. Beijos


Laala 12/11/2013minha estante
Terminei de ler ele agora e realmente é um livro excelente. É uma história que em muitas vezes pensei que seria bem previsível e que tudo terminaria bem e tals. Mais é muito diferente e me apaixonei pelos dois. Admirei a coragem e força de Lou que fez de tudo para reverter a situação. Muito emocionante e chorei muito, muito mesmo.


MiCandeloro 12/11/2013minha estante
Oi Laala, verdade, acho que chegou a me doer muito mais pela Lou ter lutado o que lutou e não ter conseguido reverter o quadro do que pelo Will ter entregado os pontos, que já era previsível. Que bom que gostou. Beijos


Regiane 25/11/2013minha estante
Terminei de lê o livro ontem e confesso que quando li sua resenha mais lágrimas vieram por me lembrar do quão linda é essa estória. Quando terminei o livro tinha um nó na minha garganta e minha visão estava embaçada.
Essa estória me fez refleti sobre várias coisas e a leitura me mudou e é ótimo quando um livro lhe proporciona isso.


MiCandeloro 25/11/2013minha estante
Oi Regiane, é sim.. é lindo quando uma história tem a capacidade de nos transformar. Que bom que gostou. Beijos


Luh 26/11/2013minha estante
Acabei agora e estou em prantos, lindoooo! Apesar de o final não ser o que sonhei, mas lindo! Segundo livro que leio da autora apaixonei.


Isabella 26/11/2013minha estante
Quando comecei a ler o livro, deseja um final diferente. Mas o surpreendente disso tudo é que o livro é perfeito dessa forma, chorei muito, fiquei meio mal por uns dias mas isso me fez refletir sobre algumas coisas. Emocionada por ter o privilegio de lê-lo!


MiCandeloro 26/11/2013minha estante
Oi Lu e Isabella, fico feliz que tenham gostado da história.. realmente, o final não é o que desejávamos, mas a autora conseguiu dar um desenrolar muito satisfatório a trama, além de belo. Beijos


Lanne 29/12/2013minha estante
Eu também chorei muito, chorei tanto que solucei.
Juguei o will, mas depois tentei me imaginar no lugar dele, e também cheguei a conclusão de que eu faria o mesmo no lugar dele.


MiCandeloro 29/12/2013minha estante
Verdade Lanne, impossível julgar uma pessoa que comete tal ato sem ter passado pelo o que ela passou né?! No fim não considero Will covarde, mas sim, um homem muito corajoso. Beijos


Desireé Alves 06/01/2014minha estante
Perfeita, vc conseguiu transmitir a essência desse livro e sua história. Também chorei demais e amei e me apaixonei pelos personagens protagonistas. Recomendo com certeza!!!


MiCandeloro 06/01/2014minha estante
Oi Desireé, fico feliz que tenha gostado da resenha e amado o livro tanto quanto eu. Beijos


Amanda 26/01/2014minha estante
Com certeza eu nunca mais irei esquecer esse livro, e toda vez que penso nele me da uma vontade louca de chorar.


MiCandeloro 26/01/2014minha estante
Pois é Amanda, pelo visto isso acontece com todos nós. Agora estou doida para ler o novo livro da Jojo. Beijos


Roberta 28/01/2014minha estante
Acabei de ler o livro,e nossa,sem sombra de dúvida o livro que mais me emocionou, tocou realmente a minha alma, vivi a história junto com eles,pareceu tudo mt real pra mim. Concordo muito com vc qdo diz que parece que estamos lendo um diário de uma pessoa, pois foi asssim que senti. Chorei, chorei, chorei e confesso que fiquei bastante abalada. É um livro que faz a gente parar e refletir na vida, acho que todos que leram vão enxergar a vida de um modo diferente agora, pelo menos eu sei que vou.. Amei sua resenha.. SUPER recomendo o livro, ficou da lista dos meus livros favoritos....


MiCandeloro 28/01/2014minha estante
Oi Roberta, este livro também transformou a minha vida. Fico feliz que tenha gostado. Beijos


Débora 12/02/2014minha estante
Ola MiCandeloro, ótima a sua resenha, terminei o livro ontem e Adoreeei e odiei o livro. Quando terminei tive vontade de me "jogar pela janela" devido a sensação de perda. A história é maravilhosa, e quando mais o leitor avança na história, melhor se compreende a terrível situação de Will.A Autora consegue perfeitamente provocar a empatia e reflexão do leitor para assuntos como a tragédia,as limitações e dificuldades de um deficiente físico, o direito de morrer e, é claro,
o amor.


MiCandeloro 12/02/2014minha estante
Oi Débora, obrigada, fico feliz que tenhas gostado da resenha e do livro. Sim, você resumiu perfeitamente a essência da história, e acho fantástico o fato da Jojo ter conseguido trabalhar tão bem com essas temáticas. Beijos


pedrobbsi 15/02/2014minha estante
Maravilhosa resenha, com ela decidi que vou ler o mais rápido possível esse livro


MiCandeloro 15/02/2014minha estante
Que bom Pedro, fico feliz em saber. Beijos


Thais 31/03/2014minha estante
Agora tô deprimida...


MiCandeloro 31/03/2014minha estante
Infelizmente o final do livro realmente dá uma ressaca literária muito forte com direito a litros de lágrimas.


Bruna 02/04/2014minha estante
Estou com ressaca literária. Terminei o livro hoje e estou super deprimida...


MiCandeloro 02/04/2014minha estante
Ai Bruna, entendo perfeitamente. Melhoras por aí. Beijos


Marcelo 28/04/2014minha estante
Após sua resenha decidi e vou comprar esse livro.. as vezes estamos em situação parecida com os personagens em nossa vida real.


MiCandeloro 28/04/2014minha estante
Verdade Marcelo. A situação dessa história parece ser tão real que nos angustia como se tivesse acontecendo conosco. Espero que goste. Beijos


Fabiana 23/05/2014minha estante
Eu li ontem de madrugada e estou deprimida até agora, com saudade do will e triste. rs. Sou louca?


MiCandeloro 26/05/2014minha estante
Não Fabi, você não é.. não tem que não tenha morrido chorando ao ler a história.. todos ficaram com ressacas literárias de dias.. Boa sorte aí. Beijão


Lari 27/06/2014minha estante
Adorei a resenha, você conseguiu descrever tudo o que eu estou sentindo agora. Acabei de ler e ainda estou aos prantos. A história é muito emocionante.


MiCandeloro 27/06/2014minha estante
Obrigada Larissa, fico feliz em saber.. lembro também o quanto morri chorando. Esse livro é demais :) Beijos


Tatiane 04/07/2014minha estante
Chorei rios ;( Mas muito linda a história. Faz a gente ter outra visão sem ser o nosso mundinho.


MiCandeloro 06/07/2014minha estante
Verdade Tati, é uma bela lição de vida. Beijos


Adriana 11/07/2014minha estante

Nossa super emocionante, chorei horrores. Torci muito para que o final fosse um super clichê, mas realmente o livro retrata muito bem a vida real.


MiCandeloro 11/07/2014minha estante
Ai Adri, eu também, nunca torci tanto para ler um final clichê.. kkk


Inês 07/08/2014minha estante
Cara eu estou muito indignada com o final do livro...Cara '-' chorei .. e estou com vontade de queimar o livro de tanta raiva Afeee...


MiCandeloro 07/08/2014minha estante
kkkk Não fica assim Inês. O final é triste mesmo, mas não tinha como ser diferente. O importante são todas as lições que a autora nos ensina através dessa história.


SABRINA 19/09/2014minha estante
Fiquei arrasada , porém amei o livro. rs
Impossivel não se apaixonar pela Lou e pelo seu estilo peculiar de se vestir. Parabens pela resenha


MiCandeloro 19/09/2014minha estante
Verdade, Jojo soube escrever essa história como ninguém :) Bjs


Ariana 22/09/2014minha estante
o livro é ótimo mas o final triste. Como a autora pode fazer isso com Will, estava esperando que o personagem mudasse de ideia e tivesse uma segunda chance com a Lou


MiCandeloro 22/09/2014minha estante
O fim não tinha como ser diferente, Ariana, infelizmente :(


Kelly 03/12/2014minha estante
Minha única frase que reflete o que senti quando terminei o livro: Eu era feliz antes de você.


Josiane 14/12/2014minha estante
Eu realmente fiquei muito mal depois de terminar o livro. Até agora, não me cabe na cabeça que ele a amava, pois como assim? uma pessoa amar a outra e fazer o que ele fez? eu ainda estou mal com a história. Me tocou demais. Mas estou tentando ver o lado dele, a real história com que nos deparamos todos os dias, e que são, na maioria das vezes, infelizes. Claro que não gosto de clichês, mas... puxa, mexeu profundamente comigo. Penso na tristeza dela, indo à Paris e lendo a carta dele. Não sei se seguiria minha vida normalmente, depois de um baque desses. Desculpem pelo desabafo.


muriel.caroline 28/12/2014minha estante
Completamente apaixonada pela historia, um enredo completo, livre de clichês, uma emocionante entrega. Jojo escreve com uma delicadeza impecável, nos permitindo mergulhar no cotidiano de Will e Lou numa proximidade incrível... Este livro é de longe o mais motivador e emocionante que já li.
''Como eu era antes de você'' , um divisor de águas entre os romances água com açúcar e aqueles que realmente nos fazem acreditar que o amor nasce e cresce quando menos esperamos, que a vida nos permita enxergar e valorizar os amores que realmente façam valer a pena... Que venham livros de amores tão genuínos como de Will e Lou!


Dayane 08/01/2015minha estante
Também li o livro bem rápido e concordo com a sua resenha... Para o mim o pensamento que ficou dentre tantos que tive durante a leitura foi: "Devemos sempre respeitar as decisões alheias, mesmo quando não concordamos.". Cada um sabe o que sente em cada situação e conhece os seus limites.


Kelly 21/01/2015minha estante
Comprei o livro hoje. E estou super ansiosa pela chagada dele.


Daniel 16/02/2015minha estante
parabens, uma otima resenha, agora fiquei com vontade de ler o livro.


Vivi 27/03/2015minha estante
Eu terminei a leitura ontem a noite e confesso que também chorei muito. Fui dormir com os olhos inchados. Sonhei e ainda acordei pensando sobre os fatos. Sua resenha está muito bem escrita. Parabéns.


Diego.Monteiro 06/04/2015minha estante
Realmente o melhor livro que já li,foi muito triste o final,mas eu não chorei por ter lido no meio da madrugada e estava com muito sono,rsrsrs. Mas quando terminei e fui ler as resenhas,essa resenha foi a que mais se encaixou sobre a descrição do livro,simplesmente perfeito. Eu espero comprar-lo e reler novamente.Adorei a resenha Mi,abraços!!


Elys Carla 14/04/2015minha estante
ótima resenha, lí também o livro mas não gostei emocionante, só que ele reforça muito os pontos negativos de ser um tetra, eu tenho um amigo que sofreu pacas para se adaptar mas fez com uma garra de gigante e hoje leva uma vida legal dentro dos seus limites ele sai com os amigos ele namora, bebe e se diverte, ele optou pela vida e muitos livros o ajudou, no caso eu nunca recomendaria este livro pra ele e nem para outra pessoa que de forma equivocada se ache um peso na vida dos que amam.


Natália 22/04/2015minha estante
Eu cometi o terrível erro de lê o final. Foi tão chocante. Me esforcei muito para continuar a leitura, pois não parava de chorar. Esse é um livro que realmente te leva questionar certas coisas da vida. Com certeza foi uma boa leitura!


Ester 26/04/2015minha estante
Ameei a resenha sobre o livro.. Esse com certeza, esse foi o livro que eu mais chorei durante a leitura e após, sabe chorei de soluçar.. Até hoje estou com aquela depressão pós livro.. E se eu não tivesse lido este livro, com certeza essa resenha me faria ir em alguma livraria para comprar um exemplar e começar a ler hoje mesmo rsrs.


SUELY 24/06/2015minha estante
Adorei a resenha. Chorei muitoooooo com esse livro. É lindo, apaixonante, triste, mas, real. Torci até o último momento, mas, valeu a pena ler.


ivanice.santos. 21/08/2015minha estante
Adorei esse livro, sencaionaal um livro que te prende você não quer desgrudar nem um minuto,
leitura fácil . Amei super recomendado.


Izabela Bahiense 09/09/2015minha estante
Tinha comprado esse livro ano passado, mas nunca era minha primeira escolha para leitura.
Até que por fim, comecei a ler e quis me matar por não ter iniciado antes!

Esse livro é lindo, me deixou sem ar.... Me fez refletir sobre tantas coisas, me fez querer repensar sobre meu modo de viver, me fez querer ser muito mais.
Ao terminá-lo, fiquei chorando como uma boba no meio do trem...rsrs

Esperava um final melhor, mais feliz... Mas nem sempre a vida é assim, não é mesmo? O que vale são os momentos que temos o prazer de vivenciar no decorrer do caminho! :)

O último livro que tinha me deixado assim foi Um dia.


Cris 28/09/2015minha estante
Simplesmente LINDA HISTÓRIA, chorei tanto e só de me lembrar me emociono!!!


01/10/2015minha estante
Eu li faz dois dias e estou super pensativa sobre este livro.
Lindooo, bem escrito, mexe com suas emoções e faz você questionar sobre como devemos viver, quem deve decidir que tipo de vida levar e como você pode sempre melhorar a forma em que se vive.
ameiiii. um livro que ficará gravado em mim!!!


Mercia 06/02/2016minha estante
Parabéns pela resenha...E uma história muito linda...Fique com muita vontade de ler o livro...!!!


Van 20/03/2016minha estante
boa resenha MiCandeloro, embora discordemos em alguns termos como por exemplo seu título "...uma lição de vida" não vejo como lição a desistência da vida seja ela como for e aqui não estou entrando no mérito de julgar ou não, só acho meio paradoxo dizer que foi uma lição alguém tirar a própria vida, no mais gostei de como você passou a ideia central do livro que para mim não o "amor" entre as personagens, mas sim a discursão sobre a eutanásia. Valeu e parabéns


Ju.Carvalho 05/04/2016minha estante
Estou lendo o livro, lentamente, pois tenho que conciliá-lo com uma vida corrida de trabalho e faculdade mas, estou completamente apaixonada e me apaixonei ainda mais com a sua resenha.


Natalia.Lourenço 17/04/2016minha estante
O livro é maravilhoso , me emocionei muito .


josiane.santos 23/05/2016minha estante
Oi,
Amei sua resenha. Também parei para pensar, tive empatia pelo Will. Geralmente achamos egoísmo da parte dele, que ele não amou a Lou. Mas eu penso exatamente o contrário...Ele não era apenas tetraplégico. Ele tinha outras complicações que viviam mantendo-o em constante vigilância. E aos que estavam mais próximos dele também. Continuar assim seria sofrimento não só para ele, o que geralmente achamos. Geralmente pensamos que ele só sente vergonha ou raiva por depender dos outros para tudo, que ele não se aceita da forma como está por ter sido tão ativo e tudo mais...Mas, imaginem: não é só ele quem sofre...quando está doente (e parece que isso é fácil para ele), toda uma mobilização se faz necessária...Imagina o que ele pensou que seria da vida da Lou com ele dessa forma...sempre em vigilância, sempre tendo que ficar dias no hospital. É muito a se pensar. No geral, amei o livro e, como é leitura recente, ainda choro ao me lembrar do dois. Leitura maravilhosa, a história se desenrola e a gente não quer parar de ler.


Jade 26/06/2016minha estante
Sinceramente, eu não gostei do livro. Não sei se é porque eu esperava mais dele, se o problema é comigo, sei lá, mas eu não consegui me apaixonar pela história, pelo romance, eu esperava bem mais. Achei os personagens ótimos, Louisa é maravilhosamente alegre, cheia de cores, de vida, possui aquela loucura jovial e Will é encantador, achei até um charme a mistura entre o humor oscilante, a inteligência sarcástica dele e o temperamento difícil, e vê-lo de repente se tornando meigo, doce, gentil, sorrindo, e aos poucos abrindo mão da vida cinza que ele levava e aderindo às infinitas cores propostas por Lou me fez ter um pouquinho de esperança, mas no fim, não gostei do muito do livro, senti que faltava ALGO, estou torcendo para que o filme me faça sentir o que o livro não fez.


rany 30/06/2016minha estante
Adorei a resenha, ja deveria ter lido a mt tempo, mas dps dessa resenha perfeita, ja to indo la pegar o livro.


mo 19/07/2016minha estante
gostei tanto da sua resenha que vou ler me interessei tanto que agora quero ler de todo jeito


Magaly 02/08/2016minha estante
olá pessoal, adorei sua resenha, mas como o livro ta todo na moda, eu estou interessada em comprar, mas tenho um certo receio de o drama da historia ser meio "cópia" do filme/livro os intocáveis. o que me diz?
sera que compensa ou vai ser mais do mesmo?
beijosss!


Maryellen 10/10/2016minha estante
Uma ótima resenha, ainda não li o livro, mas assisti o filme. Parabéns!!


Marla.Santos 07/11/2016minha estante
eu amei o livro e o seu resumo me ajudou mt no trabalho da escola mt obrigado


Sandra.Nogueira 30/12/2016minha estante
Olá, Mi!! Parabéns pela resenha! Li o livro somente agora, após conhecer o filme... Confesso que estou tentando criar o hábito de leitura e esse foi o segundo livro que li do início ao fim. Realmente é uma história emocionante que faz repensar na vida e nas pessoas próximas. Abraços!!!


Rozeliny 29/01/2017minha estante
Que resenha maravilhosa! O livro é mesmo excelente, me prendeu e me fez chorar muiiiitoo. Amo amo


Danny.Silva 15/03/2017minha estante
qual o nome da cidade que se passa a história


patita 16/03/2017minha estante
Queria ler mas a estória me parece muito semelhante a um filme com a Julia Roberts chado Tudo por Amor cuja sinopse está abaixo. É por aí mesmo? Se for não vou nem ler porque achei a estória do filme chatíssima!
Sinopse do filme: Victor Geddes (Campbell Scott) é um jovem de uma família rica, que faz tratamento quimioterápico por ter leucemia. Ele se apaixona por Hillary O'Neil (Julia Roberts), que cuida dele, mas este amor pode gerar conseqüências trágicas.


Mah corazza 19/12/2018minha estante
Sei que muitas pessoas querem me matar quando digo isso mas simplismente não consigo gostar deste livro, não gostei da narrativa da autora que não conseguiu me prender em momento algum, não consegui me apegar aos personagens achei a lou totalmente infantil e o will o personagem mais chato que eu ja li, que se acha no direi de destratar as pessoal porque ele esta em uma situação horrivel, onde ninguem tem culpa , peguei tanta raiva desse comportamente escroto dele que não consegui nem chorar quando ele morreu, totalmente DESCEPCIONANTE.


Carolina 10/02/2020minha estante
Como ler nesse aplicativo, eu não estou conseguindo?


Van 14/07/2020minha estante
O livro traz uma mensagem de otimismo. Uma boa reflexão sobre as escolhas que fazemos na vida e nossas possibilidades. Amei!


Pique-bandida 20/07/2020minha estante
Gente, em que botou da pra ler?


Gisinha 21/07/2020minha estante
Eu iria por outro caminho ao fazer a minha própria resenha, já que o meu clube de leitura está focado em leituras que mostrem mulheres e sua luta diária, mas a sua ajudou muito no sentido de avaliar o quanto Lou Clark cresceu na narrativa, e como ela cresceu.
Sua resenha é excelente, parabéns!


Duda.Motta 13/08/2020minha estante
Um dos livros que mais chorei em toda minha vida, nunca vou superar o final mas creio que nenhum outro final teria sido tão impactante.
A Lou tem todo meu amor e coração, a carta do fim ME DESTRUIU.
Tenho nem palavras, só amor


Manu 10/09/2020minha estante
Onde clica para ler???


Carla 05/10/2020minha estante
Chorei igual uma loka


Emi 17/11/2020minha estante
Estou amando o livro!


Rafaella.Silva 19/11/2020minha estante
Oi como faço pra ler ele todo




Naty 28/04/2013

www.meninadabahia.com.br


Olhei bem para o calendário, com a caneta na mão. Aquele pequeno pedaço de papel brilhoso passou a significar, de repente, uma grande responsabilidade.
Eu dispunha de cento e dezessete dias para convencer Will Traynor de que ele tinha motivos para viver.
Pág. 125


Antes de tudo: pegue (ou compre) uma caixa de lenços, juro que irá precisar quando começar a ler. Comecei a ler esse romance à noite e varri madrugada adentro com ele, terminei às 5h10 pensando: Will Traynor, Will Traynor (quando acordei não sei porque lembrei que John Green tem um livro chamado: Will Grayson, Will Grayson). E chorando de soluçar. Essa história é incrível e os personagens tão críveis que me apaixonei por eles. Lutava por eles, tinha esperança neles, mas apenas contos de fadas têm finais felizes, o resto... bem, o resto tem um final real, bem real.

Sabe o lance de contos de fadas que disse? Talvez o cenário desse livro se enquadre nessa categoria, já que os pais de Will são donos de um castelo, e as pessoas da cidade vivem ao redor dele. Lou trabalha numa cafeteria, ou melhor, trabalhava, já que a cafeteria fechou. Ela que é responsável pela maior parte do sustento à sua família e logo precisa encontrar qualquer coisa que gere renda, qualquer emprego. Tá, ela tentou qualquer coisa, mas algumas eram simplesmente insuportáveis, e ela pediu demissão. Até que surgiu esse trabalho como cuidadora de um tetraplégico.

Will Traynor é advogado. Rico, lindo e charmoso. Adora aventuras e tem uma namorada linda. Num dia chuvoso, largou a moto para ir trabalhar de taxi e, por ironia do destino, é atropelado por uma moto e fica tetraplégico. Nada de viagens, empregou ou namorada linda (mas ele continua lindo e rico).

Dois anos se passam. É hora de Lou ir trabalhar cuidando dele.

Will tem um humor ácido. É amargo e deprimido. Claro, acho que todos nós seríamos. Você é uma pessoa ativa e adora esportes radicais, de repente um acidente muda tudo, você mal consegue falar e mexer os dedos. Depende de alguém para comer, alguém para mudar o cateter, alguém para te deixar confortável em algum lugar. Nunca mais andará, sentirá as areias nos pés. Nunca mais fará sexo. Nunca mais para um monte de outras coisas.

Lou acha Will desprezível, ela faz de tudo para ajuda-lo, mas ele lhe trata muito mal. Ela não consegue penetrar na casca dura que ele criou ao redor de si. Mas, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura... Lou consegue penetrar e passa a ver Will com outros olhos. Um homem lindo, um guerreiro, que precisa passar por muita coisa todos os dias e tenta manter o mínimo de dignidade possível. E nasce uma bela amizade. Depois amor.

Lou é uma personagem incrível. Mesmo sabendo que Will irá piorar a cada ano, que ele nunca voltará a andar, que eles nunca farão amor, mesmo assim ela se apaixona. Um amor altruísta. E Will, ah, Will quer tudo de bom para Lou. Quer que ela viva, que se arrisque, que tenha ambições. Ela é boa demais (jovem demais) para estar confinada naquela cidadezinha de fim de mundo cuidando de um inválido. E claro, ele a ama muito. E isso definirá suas vidas.

Como eu era antes de você, de Jojo Moyes (Intrínseca, 320 páginas, R$ 29,90), é, sobretudo, uma história de amor. É envolvente, é cruel, é comovente e muito, muito impactante. Antes de conhecer Lou, Will tinha tentado se matar e na vã tentativa fez os pais prometerem que o levariam para a Suíça para a Dignitas para que ele morresse como desejava, e para isso ele deu um prazo de 6 meses. Eutanásia é um assunto polêmico e incomodativo. E Jojo soube falar disso como ninguém. Lou teria 6 meses para fazer Will se apaixonar novamente pela vida. Ela teria 6 meses para salvá-lo da morte.

Se você se apaixonou por A última carta, irá adorar Como eu era antes de você.

Antes de começar a ler pensei: Como uma história sobre um rapaz que quer se matar pode ser uma história de amor? É uma história delicada e triste, mas ainda assim uma história de amor. E não só Will e Lou têm problemas. Os personagens secundários também são importantes. O pai de Lou perdeu o emprego e na sua idade é difícil arrumar outro. A irmã de Lou não trabalha, porque é mãe solteira e precisa cuidar do filho. Os pais de Will são excêntricos, para não dizer o mínimo. Sua mãe é juíza e rege tudo com mãos de ferro e seu pai, bem... seu pai é adúltero. E sua irmã está do outro lado do mundo sem saber muita coisa sobre a família.

Estava pensando em algum outro livro que já li para poder comparar com esse, mas nunca me senti tão deprimida depois de ler uma história, quanto com esse livro. Fiquei arrasada com P.S. Eu te amo, mas esse me deixou muito mais. é aquele tipo de livro que nos deixa arrasada(o) e por isso mesmo é bom, consegue mexer com nossos sentimentos e saímos da zona de conforto. E sabe, choramos mesmo sabendo que é ficção, mesmo sabendo que é faz de conta (talvez, por isso eu ame ler).

Esse livro vai entrar pro top de leituras de 2013 e pra lista de must read!

Como Luka, do blog Quem lê faz seu filme, costuma dizer: O livro em uma palavra: PODEROSO.
Sofia 13/05/2013minha estante
Naty, sua escrita aumentou a minha certeza que devo ler esse livro pra ontem!


docinho 17/09/2013minha estante
ME ACABEI DE CHORAR........TOTALMENTE INDICADO.....UMA LINDA HISTORIA


CrisVieira~ 30/10/2013minha estante
Naty, sua resenha ficou muito boa. Realmente dá vontade de ler o livro apenas pelo seu relato.

Mas eu já o havia lido quando li sua resenha... e achei que faltou algo mais nele. E olha que eu choro fácil! Se vou ler um livro com um quê de dramático, coloco logo uns lenços do lado porque sei que vou chorar. Não imagina os micos que já passei com pessoas me perguntando porque eu estava tão triste e eu explicando o que havia acontecido no livro... É, eu pago mico por causa de livro! Mas este livro específico fez eu me sentir triste, muito triste pela a autora ter colocado uma questão muito delicada, como é a Tetraplegia, de uma maneira que, se eu fosse Para ou Tetraplégica, eu entraria em depressão depois de lê-lo.
Eu realmente entendi que o foco da história era a moça; mas já sabendo desde o início que o rapaz ia fazer o que fez, porque motivos não dar-lhe mais sentimentos, não desnudar sua alma como aconteceu ao longo da história com a da moça?... De todos os capítulos, houve apenas um narrado por ele, em primeira pessoa, e isto por si só me mostrou o quanto este romance apenas visava nos fazer chorar. E só.

Só que eu gosto mesmo é de histórias que me emocionem E me façam pensar, refletir sobre a vida . Não acho que minha reflexão final, sobre o livro, deve-se ser realmente sobre ir para Paris; após o que houve no desfecho da história. Eu achei estranho a ideia de "solução" para a vida de cada um dos personagens principais.

Este livro prometia mais, muito mais, Naty. Tenho certeza! E falo isto porque eu o reli para ter certa convicção de minhas reflexões sobre ele. Mas este livro apenas foi capaz de... acho que capaz de nada. Só aquela sensação de "É era assim mesmo que ia acabar".
Talvez minha opinião destoe das demais; mas talvez seja bom, as vezes, nadar contra a maré.

Um abraço e boas leituras pra você!


Lanne 29/12/2013minha estante
Você disse que o Will era advogado, mais eu acho que não.
Eu também chorei muito por causo do Will, e fiquei muito deprimida.
É uma história de amor mais sem clichê que eu já li.


Vivi 27/03/2015minha estante
Oi Nat, estou aqui chorando na frente do computador novamente. Agora vou ter que trabalhar com o rosto inchado. Estou triste... com um nó na garganta. Acho que fiquei um pouco deprimida, querendo mudar essa história e dar novos finais para cada personagem. Enfim... não tenho nem palavras. Linda resenha.


patita 16/03/2017minha estante
Queria ler mas a estória me parece muito semelhante a um filme com a Julia Roberts chado Tudo por Amor cuja sinopse está abaixo. É por aí mesmo? Se for não vou nem ler porque achei a estória do filme chatíssima!
Sinopse do filme: Victor Geddes (Campbell Scott) é um jovem de uma família rica, que faz tratamento quimioterápico por ter leucemia. Ele se apaixona por Hillary O'Neil (Julia Roberts), que cuida dele, mas este amor pode gerar conseqüências trágicas.




5435 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR