Carta a Uma Nação Cristã

Carta a Uma Nação Cristã Sam Harris

Resenhas - Carta a uma nação cristã

Santana 07/10/2023

Falsa racionalidade
Faz parte da leva de publicações nas recentes décadas voltadas ao questionamento das religiões.
A maior parte desses autores usa da racionalidade para analisar as matérias de crença, porém depois se fazem de bestas para favorecer as crendices que surgem com roupagem científica. Sam Harris tem a pretensão de expor uma visão de moral dissociada do cristianismo, mas acaba se saindo muito mal, pois no decorrer do livro percebe-se ser ele próprio moralmente sequelado, aliás, Harris tem uma agenda muito específica para defender. Por exemplo, ele se volta especificamente contra o público cristão eleitor da direita norte-americana, frequentemente associada ao partido republicano.
Mais adiante, ele finge que a questão do aborto é uma questão religiosa e deixa de mencionar a realidade biológica e autonomia do bebê que se desenvolve no útero da genitora, essa é a pessoa que quer falar de moralidade, acha admissível o assassinato de criança não nascida. Sendo essas questões facilmente constatáveis no campo biológico e químico, fica fácil perceber quem está realmente preocupado com questões morais e quem está apenas ensaboando a questão para dar uma de joão-sem-braço e emplacar a agenda que deseja. As opiniões morais de Harris estão entre as mais ridículas e rasas que já li, qualquer crente de esquina possui noção de moral superior à dele, que tenta passar ao leitor a impressão de ser o aborto uma questão sem importância alguma.
O ateísmo defendido no livro às vezes parece ser mais um pretexto do que o objeto principal da discussão. Sam usa uma imagem idealizada da Ciência para se contrapor à influência religiosa e suas posições efetivas na sociedade norte-americana, ao mesmo tempo em que dá cobertura a irracionalidades tais como a pseudociência de gênero, nesses casos ele anda de cabeça baixa e não se manifesta com indignação. Negar realidade biológica do sexo não provoca incômodo algum nele ao ponto de se manifestar de maneira veemente, tanto que ele está "preocupado" com a racionalidade.
Concluindo, o livro, embora pretenda atacar a religião, não deve ser considerado como sendo fruto de uma incomodidade do autor quanto a algum absurdo e irracionalidade que tenha constatado no cristianismo e histórias contidas na Bíblia, já temos provas de sobra de que os ateus militantes toleram práticas irracionais, desde que sejam apresentadas com o pretexto correto (ou seja, sem elementos espirituais). Nesse caso, eles até admitem que o Estado se utilize de meios compulsórios para fazer valer decisões pseudocientíficas. Os outros autores do ateísmo militante seguem essa mesma linha, ao mesmo tempo em que usam método crítico contra a religião, dão cobertura para bizarrices, inclusive mutilações infantis chamadas de cirurgias de mudança de sexo. É dever de todo ateu racional apoiar o cristianismo depois de ficar sabendo o quão imbecis são as posições dos militantes.
Lucas.Cunha 11/11/2023minha estante
"Mais adiante, ele finge que a questão do aborto é uma questão religiosa e deixa de mencionar a realidade biológica e autonomia do bebê que se desenvolve no útero da genitora, essa é a pessoa que quer falar de moralidade, acha admissível o assassinato de criança não nascida." baseado em quê? Que realidade biológica é essa? Os argumentos científicos que você poderia usar, forçando muito a barra, seriam de muitos meses de gestação, não no início. E acho engraçado essa mentalidade deturpada do mundo, o bebê ainda não nasceu então abortar seria o assassinato imperdoável de um ser humano né? Mas aí depois que nasce pouco importa se ele vai passar fome, sofrer e até morrer, né? E tua linha de raciocínio não está errada somente sobre o aborto não, mas irei me ater a responder somente dele por enquanto.

thexanny 18/09/2023

Carta a uma nação cristã
Carta a uma nação cristã é um livro que todos os cristãos deveriam ler, porque se sua fé está firme esse livro não vai te abalar, assim como nada nesse mundo, mas se você tem dúvidas que não são respondidas por seus irmãos, dúvidas que são neglienciadas pelo pastor, dúvidas em relação a bíblia, a Deus, etc. Esse livro pode te ajudar a decidir no que você acredita.
Por muito tempo a religião me impedia de estudar determinados assuntos como, por exemplo, a teoria da evolução. Eu não devia me importar com essas coisas, pois elas são falsas. Mas eu cheguei a uma conclusão: se a sua fé não permite você olhar para novas coisas por medo da verdade, ela não é tão verdadeira assim. Meus pais morriam de medo de mim ler determinados livros ou fazer certas coisas e não acreditar mais em Deus ou na religião, só que o que eles não percebiam é que esses comportamentos só me afugentavam e me faziam ter mais dúvidas. A religião devia nos libertar, não nos amarrar.
O que eu quero dizer com tudo isso: não acredite em algo pelos outros,  mas faça essa escolha com base em você. Esse livro me ajudou a entender quais eram as MINHAS opiniões, espero que ele te ajude também.

Wercton 01/04/2023

O homem matando deus
Uma leitura necessária e bem elaborada. Sam Harris tem como alvo aqui o leitor cristão, desafiando-o a encarar uma sequência de argumentos muito lógicos e bem estruturado à respeito não somente da não existência de deus, mas principalmente sobre a crença nesse deus cristão tem causado tanta miséria e sofrimento na humanidade.

Tentei ler isso através dos olhos de um cristão, e sempre que eu pensava em um contra-argumento para algo dito, logo no parágrafo seguinte (como se lendo a minha mente) o autor rebatia meu pensamento. Mais do que não acreditar, a leitura convida o leitor a confrontar o status que até hoje o cristianismo ocupa em posição de poder, atrasando importantes pesquisas científicas e tornando a vida de milhares de pessoas (mulheres, homossexuais e etc, por exemplo) em um inferno a troco da manutenção do maior delírio coletivo já testemunhado.

gabriel.a.brumatto 23/01/2023

Uma carta elucidativa sobre o que é realmente a religião.
Bem, vamos falar um pouco sobre este livro maravilhoso que é Carta a uma Nação Cristã, de Sam Harris.
Este livro, na verdade é uma crítica à todas as religiões, que tem como único objetivo alienar as pessoas e causar conflitos e embates com péssimas perspectivas de futuro. Sam Harris disserta sobre todos os males da religião, fazendo uma conexão com alguns assuntos polêmicos, como o aborto e o preconceito que pessoas de uma religião tem com outras pessoas de outras religiões, como o hinduísmo, o judaísmo e o islamismo.
Enfim, é um livro maravilhoso, curtíssimo que pode ser lido em apenas um dia, que tem como objetivo elucidar as pessoas com relação à religião.

Jorge 08/05/2022

Urgentemente Necessário
Ler esse livro é imperativo diante do crescimento, no mundo, da religião como patologia social. Precisamos ler este livro, compreender sua proposta, divulgar este livro e expor suas ideias sem medo, sem pudor, sem temor.

Evvy 01/02/2022

Sam Harris não se envergonha de expor sua opinião, sempre utilizando argumentos lógicos ? e fatos científicos ? para sustentar sua narrativa. Simples, direto e extremamente afiado.

rafaelmor 29/11/2021

Muito bom!!
Super recomendo a todos.
Curto, rápido e objetivo. Nunca fui persuadido a nada e sempre refleti acerca das coisas ao meu redor. Esse livro confirma e complementa o meu ponto de vista.

Daniele 20/04/2021

Sam Harris, assim como Dawkins, Hitchens e Dennett, é bem conhecido por seus livros acerca da religião.
Carta a uma nação cristã se mostrou um texto ao mesmo tempo duro e delicado, questionando genuinamente o seu público alvo; os cristãos, com questões tais como moralidade e a natureza da escrita bíblica. Um leitura fluida e reflexiva, que todos deveriam ler, sem dúvidas. Acho que mais que argumentos, Harris deu as ferramentas para que seu leitores reflitam e ponham em cheque essa obrigatoriedade do sacro à todos, a aceitação geral de que a moralidade surgiu a partir da religião cristã. E claro, o principal, "será que a bíblia realmente possui autoridade para ditar sobre moral?" Bom, a resposta é um claro e retumbante NÃO!
Aqui vai um trecho sobre os 10 Mandamentos:
"Se você acha que seria impossível melhorar os Dez Mandamentos como afirmação de moralidade, você realmente deveria fazer um favor a si mesmo e ler as escrituras de algumas religiões. Mais uma vez, não precisamos ir mais longe do que os jainistas; Mahavira, o patriarca jainista, superou a moralidade da Bíblia como uma única frase: ?Não ferir, abusar, oprimir, escravizar, insultar, atormentar, torturar ou matar nenhuma criatura ou ser vivo?. imagine como o nosso mundo poderia ser diferente se a Bíblia contivesse essa frase como preceito central. Os cristãos abusaram, oprimiram, escravizaram, insultaram, atormentaram, torturaram e mataram pessoas em nome de Deus durante séculos, com base em uma leitura teologicamente defensável da Bíblia. É impossível se comportar dessa maneira aderindo aos princípios do jainismo. Como, então, você pode argumentar que a Bíblia oferece a expressão mais clara de moralidade que o mundo já viu?"

@theus04 31/12/2020

Revelador
Tds deveriam ler esse livro. Sendo cristãos ou não. O autor é simplesmente incrível e desmistificou várias Mentiras das Igrejas.

Jean Silva 21/05/2020

Surpresa (super) positiva.
Tomei conhecimento desse livro de maneira repentina, por meio de uma obra de outro autor, me interessei pela temática e resolvi dar uma chance a ele.
O livro corroborou com todas as expectativas que criei, é incrível, sensacional, brilhante!
O objetivo do autor é discorrer a respeito dos entraves que, não só a religião cristã mas todas as outras religiões, apresentam ao convívio social e ao progresso científico.
Vale ressaltar que a obra é bem pequena, de leitura rápida e linguagem acessível.
Recomendo.

Garcia 29/10/2019

Nesse pequeno livro, o autor responde alguns dos argumentos que muitos cristãos se utilizam para a defesa de suas crenças religiosas. Repleto de referências e usando trechos da própria Bíblia como argumentos, Sam Harris usa de seu humor ácido para tratar sobre questões morais, o choque entre ciência e religião, além de relatar como as mais diversas denominações religiosas utilizam-se de suas interpretações bíblicas para dizer o que seus fiéis devem seguir ou acreditar. Um livro que deveria ser lido por todos que possuem algum tipo de crença religiosa e/ou depositam suas esperanças em um ser imaginário.

site: https://www.instagram.com/p/BuOxRycBaxK/

Alan.Clei 13/12/2018

PEQUENO mas GRANDE
Um divisorde águas em conhecimento bíblico...uma feroz mas certeira crítica aos intolerantes...com essa proposta não li melhor.

Djullie 28/10/2018

Leitura obrigatória para todos
Não só os cristãos, mas a população mundial como um todo deveria ler essa carta. Só assim para dar uma consciência resumida de que devemos mudar o jeito que pensamos para evoluir não só na tolerância mútua como moral e ética uns com os outros.

Fernanda 12/07/2017

A nova bíblia
Esse livro deveria ser a nova bíblia, amém

Claudia Cordeiro 03/07/2016

O autor é uma pessoa muito inteligente, e é sempre um grande prazer ler um livro de alguém inteligente.
O livro é menos ... "agressivo" em tudo, até no título, do que o do Richard Dawkins, talvez por isso consiga mais leitores. Isso é bom. Mas devo acrescentar que religiosos em geral têm medo desse tipo de leitura, porque têm pavor de imaginar que depois da morte não haja um paraíso para eles, reservado no céu.
Mesmo que em toda a vida, eles não sigam nada do que a religião deles mande - fui educada como católica, então sei bem sobre essa religião, e passei a vida vendo pessoas "mais" católicas, que vão à igreja e tudo, e são chatas na insistência do seu Deus, passarem o resto da semana falando mal dos outros, sendo desonestas nos negócios, mentindo, sentindo inveja e querendo prejudicar os outros por isso, etc., etc., etc..
Fugi do tema do livro, mas para finalizar, é uma leitura ALTAMENTE recomendada!