The Lightning Thief

The Lightning Thief Rick Riordan...

Resenhas - The Lightning Thief

linotea 07/06/2023

Percy roubou meu coração, e não o raio
Superou todas as minhas expectativas!

Tenho memória afetiva de Percy Jackson desde criança, por conta dos filmes (que não têm nada a ver com o livro), e esse ano finalmente tive a oportunidade de ler The Lightning Thief pela primeira vez. Estou muito satisfeita com a leitura.

Optei por comprar em Inglês para ter um contato maior com a escrita/intenção original, e isso foi algo que me encantou muito: a forma de Rick Riordan contar a história. Durante o livro, Percy e os amigos passaram por inúmeras aventuras, mas em nenhum momento pareceu cansativo acompanhar. Nesta obra, está presente o melhor conjunto para leitura: fluidez e emoção.

As personagens são bem desenvolvidas e podemos perceber muito bem suas motivações e amadurecimento (quando isso é intencional, pois existem muitos mistérios, também). Percy é uma criança muito corajosa que passou por muitas coisas negativas e de repente se pega descobrindo grandes poderes e capacidades. Ele é muito corajoso mesmo. E ele só tem 12 anos. Acho que é um dos protagonistas que mais me cativaram. E o poder dele - apesar de, aparentemente, não ter sido posto em prática em sua totalidade nesse primeiro livro - já se mostra imensamente abrangente. Houveram momentos que me fizeram gritar de animação por conta disso.

Eu entendi, também, por que o fandom não gosta dos filmes, apesar de seguir com minha memória afetiva. O livro realmente é muito mais legal - pelo menos, mais rico em detalhes, personagens e cenas marcantes -, então recomendo.

Não é necessário ter conhecimento aprofundado em Grécia Antiga para compreender a história, o que também é muito interessante. A ambientação é bem elaborada e descrita. Inclusive, acho que qualquer pessoa que lê deve perceber que isso não é um livro de fatos históricos, então não deveria ser usado para estudar. E isso está tão óbvio que também não deveria ser pauta para críticas negativas.

Eu fiquei triste, eu fiquei feliz, eu fiquei ansiosa. E eu também ri muito. Existem passagens de um humor muito cativante e isso torna a leitura leve, também. Na verdade, nem leve nem pesada: é equilibrada. Uma história muito incrível para entreter-se; aprender, sim, uma coisa ou outra; e acalentar o coração.

Mal posso esperar para ler a próxima aventura e dar continuidade ao grande arco que foi iniciado aqui.

"The real world is where the monsters are. That's where you learn whether you're any good or not."
O mundo real é onde os monstros estão. É onde você aprende se você é bom ou não.
VC TERMINOU!!!!

RESENHA MARAVILHOSA!

Linda

??

Comece logo o próximo

Bia 17/08/2020

Rick Riordan um apelo
To relendo essa saga que eu amo tanto e li pela primeira fez a 6 anos atrás quando eu tinha 14 e eu só queria dizer que por favor Rick não deixem eles estragarem a serie que vai ser lançada assim como estragaram o filme kkkkkk. Não importa quanto anos você tenha Percy Jackson e seu mundo sempre vão te levar para lugares incriveis e repletos de imaginação e história. Rick sabe muito bem escrever uma boa história.
Anna Lu 17/08/2020minha estante
Pois é eu to torcendo pra não estragarem a série tbm, e estou ansiosa pra assistir

Anna Lu 17/08/2020minha estante
O filme é até legal para um filme mas não tem nada a ver com o livro isso q mais me irrita nele.

Bia 17/08/2020minha estante
Exatamente! Eu vi o filme 1 antes de ler o livro e amei, depois que eu li o livro eu odiei kkkkk mas acho que o filme 2 é consenso geral que é ruim mesmo kkkkkkkk

Anna Lu 17/08/2020minha estante
Eu li primeiro antes de assistir. O filme é até legal bem feito em questão de direção, fotografia essas coisas, o q deixa os filmes ruins é o roteiro, pq N tem nada a ver com o livro parece q eles pegaram a sinopse e fizeram o filme baseado nelas, mas tirando isso eu gosto do filme, eu assisto de vez em quando kkkkk.

Nycole 03/01/2024

The lightening thief
Vou comentar sobre a minha leitura da segunda metade do livro, pois a primeira, eu li ano retrasado(2022). Que livro bom, os personagens são encantadores; e que protagonista, Percy é um carinha muito corajoso, e que usa muito da empatia para com as pessoas. A história é muito interessante e muito bem escrita. As cenas de ação foram difícil de entender, na minha opinião, eu que fui burra mesmo. O final foi bom o suficiente para me fazer querer ler o segundo!
Anny.oli 04/01/2024minha estante
Muito resenhista elaa

Anny.oli 04/01/2024minha estante
Não dá

Nycole 04/01/2024minha estante
Obrigada humilde

itsmenay 28/02/2022

infinitamente melhor que o filme né
eu li esse com as expectativas já altas pq sabia que a história era boa e os filmes não faziam jus a ela (a diferença é absurda, apenas), e não me decepcionei
eu amo o percy, acho ele um neném com uma maturidade que se desenvolveu mt bem ao longo da história, a relação dele com os amigos tmb é uma graça, mt fofos
gosto da escrita do rick, no começo achei que tava um pouco arrastada, mas logo me prendeu, fez eu me sentir como se tivesse realmente falando com uma criança de 12 anos, é bem divertido de ler e flui muito bem sabe? toda a história num geral é ótima, a mitologia, os personagens, tudo bem construído e explicadinho, recomendo
*fazia mttt tempo que eu queria ler ele, não li na adolescência pq amava outras sagas shahsja li atrasadinha mas li, me permiti ser pré adolescente dnv
letssissio 28/02/2022minha estante
é bizarro o quanto o livro é melhor?

itsmenay 01/03/2022minha estante
e amém que é melhor, imagina quem se baseou só nos filmes pra julgar a história ?

Yasmin 06/01/2024

Muito gostosinhooo! Me fez relembrar a minha fase Harry Potter! Agr quero ler tudo e ver a série ?
Júlia C 14/01/2024minha estante
isso mesmo

Júlia C 14/01/2024minha estante
vai entrar no msm rabit hole q eu e ler os 10 livros da saga

bardo 26/08/2023

Confesso que sempre olhei essa franquia com um certo preconceito, explico, desde muito novo conheço um tanto dos mitos gregos então a ideia de uma “simplificação” ou reconto deles nunca me agradou. Já há algum tempo, entretanto, tenho curiosidade em entender porque ela tem uma quantidade considerável de fãs, a ponto do autor criar histórias inclusive envolvendo outros universos mitológicos. A necessidade de um texto mais leve e acessível para iniciar leituras em inglês deu a justificativa para finalmente conhecê-la.
A primeira coisa a ser dita é que apesar do autor subverter algumas coisas de um modo geral ele é bastante fiel aos mitos originais. O que faz a obra ser uma ótima forma de apresentar esses mitos para os jovens que não os conheçam; o próprio texto faz isso, quando cita diretamente um mito ou outro.
Outro grande mérito é o bom humor, não sei como o tom seguirá daqui em diante, mas de um modo geral temos um texto divertido e leve que combina bem com a idade dos protagonistas. O texto é bastante ágil e excetuando-se os capítulos iniciais que contextualizam algumas coisas, a história voa; não fosse o fato de estar lendo no original provavelmente teria lido em questão de dias.
Cabe ainda elogiar o fato do autor utilizar duas condições neurodiversas: o TDAH e a dislexia, dentro da história apresentando-as forma positiva, o texto inclusive faz uma leve crítica à forma como a neurodiversidade é vista no ambiente escolar, o autor não se aprofunda, mas a crítica está ali.
Algumas coisas são um tanto óbvias ou mesmo clichês, o quê de forma alguma desmerece a narrativa, ainda que penso eu, quem conheça um pouco de mitologia ou tenha alguma bagagem literária vá descobrir muito rápido o que está acontecendo. Novamente, não é um demérito, para o público a que se destina, o texto cumpre perfeitamente sua função: divertir e inspirar curiosidade sobre os mitos originais, enquanto fala sobre relação familiar, adoção, amizade entre outras coisas. O texto é leve, divertido, mas de forma alguma bobo, tem coisas bem sérias sendo tratadas nas entrelinhas.
JoaoVictorOF 26/08/2023minha estante
Foi essa a saga que me fez criar o gosto pela leitura. É perfeita pro público alvo e os próximos livros são ainda melhores.
Ótima resenha.

bardo 26/08/2023minha estante
Pretendo ler pelo menos os da série principal, mas lerei aos poucos e no original daí aproveito e treino a leitura em inglês ;-)

Tayveky 26/02/2023minha estante
Amiga realmente, mas o público alvo como vc disse é infantil, o mar de monstros foi o livro que eu menos gostei da saga, mas é muito bom a saga

Tayveky 26/02/2023minha estante
Amigo* corretor

geo 13/01/2021

No começo estava meio receosa de não gostar da história, mas não demorou muito para eu me apaixonar por esse mundo. Percy Jackson, você é tudo para mim, entenda!
Simões 13/01/2021minha estante
Amooo

Dr.le 13/01/2021minha estante
E só melhora, a série é perfeita

Bia 17/04/2023

Muito bom reler essa série e perceber que ela continua incrível mesmo 10 anos depois da primeira vez que li
Linda 18/04/2023minha estante
Perfeitoss, quero muito reler também

Maria Eduarda Velasco 16/04/2021

Cativante
Há anos um livro não me prendia desse jeito, estava com problemas pra ler e foi ele que deu essa guinada para voltar, estou lendo a série Percy Jackson pela primeira vez praticamente (só tinha lido o Ladrão de Raios muitos anos atrás). Estou muito feliz de voltar a ler ativamente e com uma história maravilhosa como essa.
psraissafreire 16/04/2021minha estante
Amo esses livros

Alice 11/06/2023

Nunca envelhece
Não sei quantas vezes já li esse livro, mas amo todas elas, continua sendo uma experiência maravilhosa e que nunca vou me cansar. A escrita do Rick é muito boa e prende desde crianças até pessoas mais velhas, um livro/coleção que sempre vou recomendar. Amo muito.
Jennyrkive 11/06/2023minha estante
Meu livro fav aaaa

Laura 05/03/2023

Releitura finalizada com sucesso
Como prometi a mim mesma, retorno a esse universo com a releitura dos três primeiros livros (sim, estou me inserido no esquema de pirâmide por vontade própria kkkk), para poder continuar essa série tão amada. E digo mais, acho que merece hype tal qual Harry Potter.

Tinha esquecido como era divertida e como são bem trabalhados os elementos dos mitos e de toda a mitologia grega. Me encontro ansiosa para a série da Disney!

É um bom primeiro livro, mas que deixa um gostinho de quero mais para os próximos. E claro, se esse livro tivesse parado em minhas mãos aos 12 anos, com toda certeza, seria um favorito da vida!!!
Milena312 05/03/2023minha estante
Amo tanto

Seaweed brain 11/03/2021

Uma das minhas melhores releituras
Eu amo esse livro com todas minhas forças, com ele aprendi mitologia, tem varias aventuras e os personagens são cativantes e o universo bem construido. Amei reler e relembrar esses momentos.
Romelio.Rezende 11/03/2021minha estante
A leitura é tão leve e atraente que quando vai ver, o livro já acabou rsrs

Mirella.Boihagian 22/01/2023

percy jackson não teme pela própria vida
minha irmã ne enchia o saco pra ler o livro e eu enrolei demais, vou falar, me arrependo de ter enrolado
QUE LIVRO BOM RAPAZIADA SENHOR AMADO deixa o filme no chinelo e olha q é um dos meus favoritos.
o enredo tem muito mais sentido, os personagens tem muito mais personalidade, as cenas de luta incríveis, o ambiente extremamente superior, em geral da de 10 a 0.
um adendo pra falar o quão incrível e quão maluco o percy é, gnt ele acha q é imortal sério, mas é tão pitico ?? anyways te amo coisa linda
mal posso esperar pra ler o resto
tbm quero mt ver a série pra fazer justiça pro livro, quando falaram q o filme era uma merda eu n acreditava, agr entendo vcs.
Millene 23/01/2023minha estante
QUE LINDO ISSO!! Principalmente a primeira frase?

Carol 17/10/2016

It´s a bad copy of Harry Potter
For a juvenile book it´s ok.

But if we compare to other books in the same style (as Harry Potter), it´s a weak book, predictable and repetitive.
Lili Paiva 13/11/2017minha estante
I don't think so, it's not weak or whatever you write, it's amazing