The Lightning Thief

The Lightning Thief Rick Riordan...

Resenhas - The Lightning Thief

Maria11869 04/11/2022

Simplesmente Perfeito
Tem uma leitura fluida e rápida, a história é envolvente e os personagens muito queridinhos e fofinhos????Aviso: risco de chorar. Mal posso esperar para ler Mar de Monstros.

Ari Phanie 12/11/2022

Um clássico da literatura infanto-juvenil contemporânea.

Podem ter alguns spoilers logo ali, meu anjo...

A primeira vez que li Percy Jackson foi um pouco depois de ler Harry Potter, e eu devia ter acabado de fazer 20 e poucos anos, eu acho. Essas duas obras marcaram o meu retorno à literatura, e eu diria que elas cimentaram a base do meu amor pelo gênero de fantasia. Hoje, depois de ter passado dos trinta, fantasia já não é meu gênero favorito, mas com certeza, Percy Jackson continua sendo uma história muito querida, que eu fico imensamente feliz de ter conhecido quando jovem adulta, porque se tivesse sido agora, eu não teria curtido tanto, é provável. Mas vamos ao que interessa.

Essa não foi minha primeira releitura, mas foi a primeira em outra língua e foi a primeira em que eu consegui analisar muitos pontos interessantes, e encontrar os defeitos que teriam me feito deixar a saga de lado, se eu não tivesse lido bem antes. Primeiros, pontos positivos. Eu realmente curto a forma narrativa escolhida pelo Riordan. Além dele ter escrito em primeira pessoa, o que nos aproxima de quem está contando a história, de cara ele começa com uma quebra da quarta parede, em que Percy fala com o leitor. É quase como se fosse mesmo o Percy a nos contar tudo, e com todas as suas peculiaridades de adolescente. Segundo ponto positivo na história são os personagens. O próprio Percy é um protagonista super carismático. Ele é sagaz, cabeça-quente, mega sarcástico e corajoso. E está cercado por outros personagens legais, como o Grover e a Annabeth, os quais não tem tanto espaço aqui para brilhar, mas mostram potencial; e nem preciso mencionar que algumas das divindades gregas são muito interessantes, como Hades que emana uma vibe de poder muito maior que Zeus, e Dionisio, que garante sempre risos.
Terceiro ponto positivo é o cerne da história em si. Riordan foi um dos pioneiros a dá uma nova roupagem aos mitos gregos, fazê-los mais modernos e compreensíveis, trazê-los para a nossa realidade. E ele foi tão bem-sucedido nisso que fez várias gerações procurarem saber mais sobre mitologia grega. Criou algo divertido que incentivou o conhecimento, e apesar das críticas que surgiram acerca disso (e sobre outras coisas), pra mim ele acertou. Quarto ponto positivo, o autor fez transtornos de aprendizagem e atenção serem apenas um indicador de força, agilidade, e descendência divina. Que criança ou adolescente portador de TDAH e dislexia não gostaria de ser visto assim, ao invés de ser considerado problemático (como o próprio Percy é, no começo), e desajustado? É uma ficção, mas cumpre um papel importante: autoimagem positiva. Outra coisa importante a que o Riordan aborda é o meio ambiente. Em várias passagens do livro ele fala sobre preservação ambiental e faz críticas à poluição. Eu diria que no momento as crianças precisam aprender com urgência sobre o assunto. Na verdade, os adultos também.

Agora, mesmo amando essa série, se essa fosse a primeira vez lendo esse, eu não seguiria em frente. O Ladrão de Raios é uma introdução ao mundo do Percy, mas uma introdução rasa. A história não tem profundidade (e as introdução costumam ser assim), mas também é extremamente repetitiva; os desafios do trio Percy, Annabeth e Grover são facilmente ultrapassados, e Percy abate alguns monstros como se fosse um ás da espada, habilidade que ele teve pouco tempo para desenvolver, apesar de ser mais natural para ele. Certos momentos como o encontro com o vendedor de colchões, é desnecessário. Me pareceu mais encheção de linguiça. E o fato do personagem desafiar e escapar facilmente de dois deuses também não é lá muito crível para um guri de 12 anos com nenhum poder semelhante. Mas se a pessoa puder deixar de lado tais pontos, vai gostar da leitura, afinal, ela cumpre o papel de entreter, e os personagens são carismáticos, e o plus de mitos gregos tomando vida na atualidade, atiça a vontade de seguir em frente. E como eu sei que, à medida que a história avança fica melhor em vários pontos, posso dizer que merece ser continuada se a pessoa desanimar nos pontos negativos.

Enfim, essa é uma história com um lugarzinho no meu coração e que eu vou AMAR ver novamente na tela da TV. Espero que dessa vez façam direito. Recomendada.

mariana113 29/11/2022

Percy Jackson I
Achei a linguagem bem fácil de entender e a história boa. Não foi um dos meus favoritos, mas gostei.

Gigi 05/12/2022

a releitura de bilhões (dessa vez em ingles)
sdds de percy jackson :') minha vida era bem mais feliz nessa época

Maria 16/12/2022

O Percy sendo sarcástico com os deuses!! Ícone
Achei que algumas coisas que aconteceram estavam óbvias mas como ele era novinho e foi a primeira missão dele da p entender
Altas expectativas p próximos livros. Espero ver o desenvolvimento de tds ao longo da série :)
Nível de inglês fácil e linguagem simples

a_liceyy 20/12/2022

This Book Changed My Life
As a person with ADHD, I've never thought I could get through an entire book without stopping every chapter and just returning after a few months, but since the main character is alike me and the story that Rick Riordan created is so vast and stunning, I just couldn't abandon this one. I'm so happy that finally I had finished my favourite book in english, this motivated me to get through the entire saga!

Agnie 22/12/2022

Eu lembro de ter aproveitado muito mais quando li pela primeira vez, mas eu era o público alvo o que ja não é verdade a algum tempo... Mas mesmo que não seja uma história escrita com a minha faixa etária em mente, e que eu ja tivesse lido antes, eu ainda gostei bastante dessa releitura.

Foi um entretenimento agradável e sem compromisso, mas me prendeu mais do que eu eaperava.

Bia 25/12/2022

The first novel I read in english and I just love it! I have had read in portugaise before, but the history always envolve me.

Bia⨠26/12/2022

Você baba enquanto dorme
Como explicar esse livro?
Ele é simplesmente a perfeiçao

Muito bem escrito, e todos os personagens são maravilhosos, se apaixonar por eles é apenas questão de tempo.

A introdução ao riordanverse é completamente incrivel, e cada momento fica no coração.

Sem palavras pra explicar o meu amor por esse livro

Fontana 30/12/2022

Achei muito gostosinho de ler, é muito bom pra quem gosta de mitologia. Achei que ficou muito bom quando começou a chegar no final do livro

priscila1016 30/12/2022

This is one of my favorite books of all time.
Since my teenage i love to read and reread these books, and was a great experience to be able to read it in the language it was written.

maxine 31/12/2022

the lighting thief
the first book i read this year, but this time in english! i dare to say it's the best juvenile saga. it's really heartwarming the reason and the way neurodirvesities are portrayed in the story. it's funny, fast and dynamic. i enjoyed the book both in english and portuguese, i look forward to reading it in french also and who knows, even in japanese!
o primeiro livro que eu li esse ano, dessa vez em inglês! ouso alegar que é a melhor saga de infanto-juvenil. muito comovente o motivo e o jeito como neurodivergencias são retratadas na história. é divertido, rápido, dinâmico. deleitei-me da obra igualmente em português e inglês, pretendo ler também em francês e quem sabe até em japonês!

Afios 31/12/2022

Uma fantasia infantil bem escrita e envolvente.
Percy Jackson me fez ler a madrugada inteira e já pensar que de que deus grego eu seria filha (acho que vou ler mais uns livros pra decidir isso..).
Enfim, o livro me deixou com um coração quentinho e vontade de me mudar pro meio do mato. Personagens que eu queria ser melhor amiga, uma reviravolta esperada só que te deixa com um gostinho de "porque?", diálogos engraçados e bem feitos.

Venho por meio desta resenha dizer que é melhor essa nova adaptação ser bem feita, precisamos deixar Percy Jackson famoso nível Harry Potter (não criando NENHUMA rivalidade, só estou dizendo que seria muiito legal se essa série também alcançasse o mesmo nível de reputação).

Jucy 31/12/2022

Percy novinho
É tão fofo!!!!
Não lembrava de muito detalhes, e resolvi ler em inglês pra treinar.
E como a série está vindo aí, queria relembrar da história desde o começo.

duarte54 01/01/2023

Tinha esquecido o quanto esse livro é bom. A linguagem é bem fácil e objetiva, então foi bom pra treinar o meu inglês.