O Silêncio das Montanhas

O Silêncio das Montanhas Khaled Hosseini

Resenhas - O Silêncio das Montanhas

Elaine Messias 27/02/2022

Visão do Afeganistão
Com gentileza e honestidade o autor passeia pela vida de pessoas que se encontram e desencontram no Afeganistão. A dura realidade da década de 50, as minúcias que ficam gravadas nas memórias, as dores? os voluntários, os desmandos da invasão? é emocionante e lindo.

KelenDZ 19/06/2023

Gostei do livro mas esperava um pouco mais.
Achei que a história seria principalmente sobre os irmãos e a tentativa de reencontro deles, quando na verdade mostra a história de vários outros personagens ligados a eles de alguma forma.
Ainda assim, gostei da leitura.

Jander 24/06/2023

Uma decisão e o curso da vida muda
Com a mesma pegada e ideia de outros livros, Khaled Hosseini traz uma trama cheia de conexões e afetos que sobreviveram a distâncias físicas e do tempo. Com uma dinâmica sem a preocupação de ser algo cronológico, apresenta muitos personagens secundários e situações que são abertas e nem sempre concluídas.

Senti que faltou um pouco da emoção sentimental de outros livros do autor. Ficou devendo na narrativa e pecou um pouco na continuidade das histórias.

Maninha 26/05/2023

O Silêncio das Montanhas
O livro tinha potencial para ser 5 estrelas + Coração.
O começo até foi bom, mas o decorrer que foi confuso. O autor contou várias histórias (incríveis, eu me apaixonava por cada uma), porém, eu passei todo o tempo de leitura esperando o que iria juntar tudo mas só isso mesmo. Tô esperando até hoje.
A proposta era incrível, todo o drama de irmãos separados, briga por terras, casos de família, guerra, exílio, morte, suícidio, traição, romance, mas não, foi pobre e o final ruim.

Jenner Azevedo 05/06/2018

Bonzinho, mas não passa disso
Como quase todo mundo, li esse livro pela importancia que Khaled Hosseini ganhou por ter escrito o excelente cacador de pipas. Mas é como se ele tivesse perdido a mão. Tem seu merito por escrever numa formula diferente, mas não sei se consigo dizer que deu certo. O livro é composto por varias historias de personagens que se cruzam, mas com muita encheção de linguiça, alem de não seguir uma linha temporal bem definida. As historias ficam algo desinteressantes no miolo. Posso dizer que gostei bastante das 3 primeiras, principalemte a do tio Nabi. Não é um livro que você se sente bem ou tem empolgacao para ler, e não recomendo a leitura caso você esteja triste, melancólico ou deprimido. Não me diverti muito com a leitura
May vieira 20/06/2018minha estante
Concordo com a sua resenha.

Jenner Azevedo 20/06/2018minha estante

Barbara 24/08/2018

Confuso porém surpreendente!!!
No começo a história se desenrola naturalmente, mas a partir da metade começa a ficar cansativo, parece que o autor tenta enrolar para aumentar o número de páginas. Fora isso, surpreendente e ousado são as palavras que definem esse livro!

Wellington 28/09/2023

O Silêncio das Montanhas – 9,75
Eu sabia que a escrita de Khaled Hosseini é envolvente e emocionante, mas que prazer é se encantar novamente com a delicadeza ao abordar temas profundos, a sutileza das palavras, a gentileza quando mostra mazelas humanas. Se minhas arestas fossem contar a história do livro, iriam espetar o leitor com julgamentos de fraqueza e imoralidade – afinal, é sobre crianças separadas pelo egoísmo de adultos –, mas é Khaled, e você sintoniza afetivamente mesmo com aqueles que fazem coisas ruins.

A edição tem erros bobinhos, o “toco de árvore” vira “troco de árvore”. Única razão de não ser nota 10 é o silêncio que rodeia o destino de uma das personagens, Parwana; poderia ser melhor acompanhada. Por compreender um pouco do Islam, foi gratificante ter vislumbres do mundo muçulmano, as ambiguidades da cultura afegã. O livro começa com uma passagem de Rumi, um querido poeta sufi. Todos os personagens trazidos pelo autor são profundos e mais de 60 anos são retratados.

Uma das poucas obras onde derramei lágrimas; não de tristeza e dor, mas por enxergar a beleza da vida em forma de letras. É um dos meus autores vivos favoritos.

site: https://www.instagram.com/escritosdeicaro/

JAlia.Francisca 26/11/2023

Dos livros de Khaled Hosseini esse não foi meu favorito, tem uma história muito bonita e ao mesmo tempo trágica mas acredito que tenha se perdido um pouco por ter tantas histórias ao mesmo tempo e não focar na história principal dos irmãos Abdullah e Pari.
Fora isso tem uma escrita muito boa e característica do escritor.

Larissa Oliveira 16/01/2019

Mais uma história arrebatadora de Khaled Hosseini
“O silêncio das montanhas” é o segundo livro do Khaled Hosseini que eu leio, e após a esplêndida leitura de “A cidade do sol”, um dos meus livros favoritos da vida, Khaled não decepciona com esta obra prima.
Comparado com “O caçador de pipas” e “A cidade do sol” muitos criticam “O silêncio das montanhas”, uma vez que possui uma narrativa não linear, fazendo idas e vindas no tempo, porém essa é uma das características que no meu ponto de vista fazem do livro muito mais instigante e emocionante, já que o leitor anseia pela continuação da trama principal e precisa ter paciência ao longo desta jornada que passa por seis décadas de história.
O silêncio das montanhas, possui nove capítulos e cada um é narrado por um personagem distinto que tem pouca ou muita relação com os personagens da trama principal, Abdullah e Pari.
Através de vários cenários, dentre eles o Afeganistão, França, Grécia e Estados unidos, o autor passeia pela história destes diversos personagens sem pressa. Ao começo de cada capítulo Khaled não faz questão de explicar os personagens, dizer quem são e qual relação eles têm com Pari e Abdullah, que fazem da leitura muito mais interessante: é o leitor que tem que descobrir através das “pistas” sutis deixadas ao longo das narrações.
Aos poucos as histórias, que aparentam não ter nenhuma relação ao enredo principal, vão se entrelaçando e moldando, através dos pequenos relatos individuais, o tão esperado final.
As dores e sofrimentos dos personagens, permeiam os acontecimentos no livro todo. E o “final feliz” tão esperado é mais um alívio, ou ainda conformação.
A primeira marcação que fiz do livro foi uma passagem do primeiro capítulo, no qual Saboor, pai de Abdullah e Pari conta uma história, que em certo momento diz:
“Quando alguém vive tanto quanto eu, replicou o dev, percebe que crueldade e benevolência são tonalidades da mesma cor.”
Essa é uma frase que resume muito do que é tratado no livro, as decisões difíceis dos personagens, a culpa e o arrependimento que seguem em suas vidas, e que as gerações posteriores tem que lidar, por sua vez.
O silêncio das montanhas facilmente entrou na minha lista de livros favoritos. Recomendo fortemente a leitura.

Bruna3731 29/01/2019

Emocionante e Dolorosamente Real
Quando sugeri que gostaria de receber um livro no amigo secreto, não imaginei que receberia algo de tão bom gosto e escolhido com tanto zelo.

Ler O Silêncio das Montanhas é como sentar na frente da casinha de Pari e Abdullah na infância e ouvi Khaled Hosseini contar uma estória incrivelmente real e vívida.

Conhecemos, então, dois irmãos ligados por um amor incondicional e separados pela inevitabilidade da pobreza.

Hosseini nos conta cada passo desses lindos personagens através de outros personagens, vidas ligadas de alguma forma à eles ao logo das gerações começando no Afeganistão e passando por Paris, Grécia, Estados Unidos...

Não senti a leitura passar enquanto me perdia nos diversos caminhos da vida dos personagens. Cada personagem de Hosseini é um sentimento.

É o tipo de leitura que terminamos e suspirando pensamos: É uma grande estória! E apesar do aperto no coração, não queremos superar.

Lobinha Sincera 24/01/2024

"o tempo é como um encantamento. A gente nunca tem quanto imagina"
Histórias um tanto cheias de ensinamentos

Helenística 26/01/2024

Você é uma união de histórias
Khaled Hosseini é um autor que escreve com sentimento. O leitor sente o que o personagem sente, pensa, está fazendo.

Por vezes, a leitura se torna cansativa, infelizmente, nesse livro, o autor pesou a mão na quantidade de histórias, o que tornou para mim algumas sequências confusas com a mudança de narrador, bem como, senti falta de uns continuação, um fim para diversos enredos.

Mesmo diante esses deslizes, o autor não me decepcionou e escreveu uma obra tão impactante quanto "O caçador de Pipas" e "A cidade do Sol".

edna.ribeiro 02/04/2023

Não gostei.
Achei um pouco confuso, são várias histórias ocorrendo ao mesmo tempo e elas não se conectam. Esperava mais.

Simonne.Ferrer 17/01/2020

O silêncio das montanhas
Minha maior decepção literária foi esse livro... confuso nos personagens... tudo tão misturado que várias vezes tive que voltar paginas pra ver ser tinha perdido algo.
Uma pena pois eu amei os outros dois livros que li do Hosseini.
Thabata 18/01/2020minha estante
foi o que eu menos gostei também. Só o fato de ter passado 50 anos na estória e a gente já saber logo de cara que os irmaos não iriam se reencontrar já me decepciono :/