O Silêncio das Montanhas

O Silêncio das Montanhas Khaled Hosseini

Resenhas - O Silêncio das Montanhas

Marta278 11/11/2021

Não era muito o que eu esperava...
Eu não achei uma leitura ruim, mas também confesso que fiquei decepcionada.

Para ilustrar um pouco do meu sentimento, vou dizer que o livro poderia ser dividido em 5 partes. A história que eu realmente estava interessada acontecia em duas delas: o começo e o fim. O miolo é sobre outras pessoas e eu fiquei um pouco confusa, pois achei que não encontraria esse tipo de coisa quando adquiri o exemplar.

Enfim.

Thiago Toscano Ferrari 15/11/2021

Um romance diversificado!
A história de dois irmãos separados quando crianças, marcados por histórias paralelas de personagens ligados a eles que escapam, por um momento, da narrativa dos protagonistas, mas que detalham os coadjuvantes! O que mais me impressionou foi o sofrimento dos afegãos, ante a realidade da guerra que marcaram décadas de sofrimento! A inocência separada na infância que sobrevive o amor e lembrança em seu destino! Esperava mais, mas valeu uma nova perpectiva do autor em entrelaçar personagens!

Bruna 12/12/2021

O livro conta a história de dois irmãos e todos os personagens que eles encontram no caminho! Lindooo!!!!!

yas 03/01/2022

Muito bom como todos os livros do autor
Gostei muito da história, a forma como a trama se desenrolou foi muito interessante. O autor conseguiu mostrar alguns dos problemas enfrentados pelo povo afegão, antes e após a guerra.
A narrativa vai acontecendo por diferentes personagens, mostrando sempre a visão deles, tornando o livro ainda mais interessante.
Indico a leitura, livro leve e que prende o leitor pela curiosidade do que vai acontecer a seguir.

Fabio451 26/03/2022

Acabo de finalizar a leitura mais demorada e trabalhosa nesse 2022. Não que fosse a obra mais longa e difícil que encarei neste inicio de ano, mas por algum motivo eu não consegui engajar tão facilmente neste ?O Silêncio das Montanhas?, do autor afegão Khaled Hosseini. É a segunda obra do autor que leio, após o sucesso ?O caçador de pipas?, que li há muitos anos atras.

Acredito que seja uma questão de gosto pessoal mesmo, mas não consigo me conectar tanto com as histórias escritas pelo autor. Não que sejam mal escritas, muito pelo contrário. O autor tem uma sensibilidade muito tocante ao escrever sobre a cultura afegã e este país tão sofrido e maltratado, que se tornou um joguete nas mãos das superpotências durante a guerra fria e depois.

Este, aliás, é o ponto que mais gosto neste livro: o autor aborda muitos detalhes sobre como era a vida dos afegãos antes, durante e depois dos acontecimentos dramáticos que jogaram o país no meio do conflito entre as superpotências no final da década de 70 do século XX e os posteriores desdobramentos, até nos trazer ao século XXI.

Falando sobre a obra, o autor retrata dois irmãos pequenos vivendo em uma pequena aldeia afegã no início dos anos 50 e os desdobramentos de suas vidas ao longo de meio século. Não vou retratar detalhes da história, mas um detalhe interessante que acabei apreciando, ainda que tenha achado um pouco confuso é o fato de o autor alternar entre diversos narradores sem uma cronologia específica e declarada. Não há aquele prefácio em cada capítulo, informando ?cidade tal, dia tal, ano tal?. A narrativa inicia-se sem que você saiba quem é o narrador, onde ele está e nem em qual época. Tudo isso vai sendo desvelado aos poucos durante a leitura, até que se consiga fazer a conexão de onde está a história e como esse fato se conecta com o restante da narrativa.

Um outro ponto bastante legal, é que a narrativa avança sempre tendo como narrador um personagem pessoa diferente do personagem principal naquele momento. Quase sempre os detalhes da história são fornecidos por um personagem secundário e por muitas vezes sem uma conexão direta com a narrativa principal, quase como se ficasse sabendo das histórias por um terceiro que o informa.

Acho que um dos pontos que me pega um pouco nas histórias do autor é que há sempre uma melancolia latente em todos os personagens, com uma sensação de que ninguém pudesse ser de fato feliz, mesmo os personagens felizes na história. Talvez seja um reflexo do próprio autor, que explora em suas obras toda a tristeza e o sofrimento que se abate sobre o povo afegão, mas confesso que é uma sensação que mina bastante a minha empolgação com a leitura. Não consigo avançar por muito tempo na história, preciso de fazer pausas sucessivas, para não me deixar levar por essa energia melancólica, para respirar e não ficar também melancólico.

Mas não é um livro ruim, é uma leitura rica, cheia de detalhes, que dá uma dimensão da realidade vivida pelas pessoas no país, a tristeza, as circunstâncias que minam a capacidade do país em se estabilizar, e personagens cheios de nuances e facetas. Apesar de triste e melancólica, é uma leitura recomendada. Nota 3,5/5.

Marttina 08/05/2022

O silêncio das montanhas
A forma como o livro é escrito é envolvente e nos faz querer conhecer mais cada personagem que surge ao longo dos capítulos.
A história iniciada com a relação de dois irmãos tão próximos é linda e revela que onde há escassez de dinheiro e mantimentos, pode existir o amor mais puro e verdadeiro de irmãos.
O passeio por Cabul é maravilhoso nesse livro. Cada história contada é uma viagem prazerosa à vida intensa vivida por lá.
A única coisa que me entristeceu foi a forma como os irmãos separados no início da história acabam se reencontrando no final do livro. Muitas reviravoltas aconteceram e o momento em que eles finalmente se reencontraram não foi o ideal. Mas isso revela muito a vida real e como nem sempre as coisas se desenrolam segundo nossos desejos!

Maria.Elza 14/06/2022

Gostei do livro.. conta várias histórias paralelas mais que se conectam depois uma com as outras!! Fala sobre o amor entre irmãos, Amizades...

Larissa 22/08/2022

Adoro outros livros do autor e mais uma vez mergulhei em mais um de seus romances envolventes! Mais um pedacinho de cultura absorvido!

Mayara 23/08/2022

O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens.

Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes.

Amélia Mel 23/10/2022

Enredo de novela das 6hs
O tema central do livro são dois irmãos que são separados na infância devido as precárias condições que viviam numa aldeia no Afeganistão. Nesse ínterim, passam-se seis décadas, e várias histórias paralelas são contadas, nao tendo necessariamente conexão direta com a trama principal. Houssein é um ótimo contador de histórias, o livro tem trechos muitos bonitos, gosto da forma realista que ele descreve o caráter dos personagens, deixando-os bem humanos, cheios de qualidades e defeitos. Alguns trechos são exageradamente dramáticos e outros um tanto arrastados também. Uma boa novelinha com a cultura Afegã de fundo, mas foi o livro de Houssein que menos gostei.

isabella 18/11/2022

o maioral
um dos meus favoritos, eu amo esse livro demais meu deus a história é maravilhosa eu chorei horrores tudo nesse livro é perfeito

Najane0 03/02/2023

Saudoso
Em poucas palavras Khaled te faz mergulhar na estória, sentir e se emocionar. A memórias do mar é daqueles livros curtos que quando você termina te faz refletir sobre tudo.

odoshi 12/02/2023

Gente como a gente
"Encontrei uma fadinha triste
Na sombra de uma árvore de papel
Conheço uma fadinha triste
Que foi soprada pelo vento da noite"

Que alegria em ter tido a experiência de acompanhar essas gerações que experiênciam o ciclo da vida da forma mais humana possível (O covarde do idris ta de prova).
Comecei a ler por recomendação de um colega e a história contada pelo pai de Abdullah e pari no início foi o que me prendeu, fazendo com que eu pudesse experimentar ótimas histórias que se conectam ao longo das páginas, com algumas se tornando minhas favoritas e outras acabando tão rápido quanto começaram, o que para mim é o charme do livro, a facilidade que Khaled Hosseini tem de demonstrar a vida e a morte de todos os personagens, fazendo com que eu simpatizasse com todos e ficasse intrigado sobre suas vidas e como aquilo afetaria o mundo ao seu redor.

Malu Collares 26/02/2023

Gostei do livro, porém a grande quantidade de narradores é o fato de alguns estarem apenas por um momento na história, torna a leitura um pouco cansativa e dificulta criarmos ligações com as personagens, muitas delas ficam com suas histórias inacabadas.