O Pistoleiro

O Pistoleiro Stephen King
Stephen King

Resenhas - O Pistoleiro

Laura.Novelli 14/02/2022

Lido, pela terceira vez, esse início da jornada épica do King!

Sinto que agora estou pronta, rumo às lagostrosidades. Que dê tudo certo nessa travessia, está no meu Ka!

Neste primeiro volume, conhecemos algumas nuances da vida do Pistoleiro Roland, e muito pouco sobre o Homem de Preto, figura misteriosa.
Já no início somos inseridos num ambiente diferente da nossa atual realidade, com diversas referências a florestas que não mais existem e animais que estão alterados morfologicamente. Seria uma previsão de futuro para nossa própria civilização? A saber!

Também conhecemos Jake, um menino que aparece no meio do caminho de Roland, e que teria sido morto pelo Homem de Preto no período do mundo em que vivia (bem mais parecido com a nossa época) e assim surgindo do nada, nessa outra época.

Não é possível afirmar a ordem certa de eventos e tempos, não se sabe se os períodos do Pistoleiro e do garoto são concomitantes. O início revela pouco e instiga muito. Estamos todos em busca da Torre Negra.

FremenJeff 13/02/2022

Fantástico
Em O pistoleiro, o leitor é apresentado a Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam ?seguiu adiante?.

Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e sua verdadeira obsessão, sua única razão de viver.

O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o Homem de Preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso.

Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet ? ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao dele. Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jake Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977.

Mas a aventura se estenderá para outros lugares muito além do Mundo Médio, levando Roland a realidades que ele jamais sonhara existir.

Com um ritmo bastante próprio esse livro tem uma forma de introdução a uma história bastante peculiar e o que faz eu ficar mais interessado com o desenvolver da trama.

A sensação de lentidão da história mostra perfeitamente uma camada de uma trama dividida em episódios. Não sei como será o andamento dessa saga, e vou fugir de spoilers o máximo possível.

Com dois personagens bem escritos e um objetivo entrelaçados, o último capítulo deste livro é maravilhoso e totalmente épico! O início de uma jornada que parece extraordinária.

Vinicius 08/02/2022

Ruim, muito ruim
Eu sei que as pessoas amam a saga, e me alertaram também pra passar pelo primeiro livro, passei, e é muito ruim, arrastado demais, mas os fãs da saga me prometeram que a coisa melhora a partir do segundo. Confesso que não estou ansioso em retornar, quando peguei o pistoleiro pra ler a primeira vez, há uns 3 anos atrás, ele acabou me deixando numa ressaca literária, então vou dar uma diversificada agora e retornar com o livro dois daqui alguns meses. Como fã das outras obras do king, eu meio que me sinto na obrigação de gostar da Torre Negra, vamos ver o que segundo livro vai despertar em mim...

Daniel Alberto 04/02/2022

O livro não é bom, mas também não é tão ruim
Acredito que quando o King escreveu esse livro ele estava um pouco perdido nas ideias, e por isso o livro parece ser tão confuso, há momentos bem interessante, outros são bem fracos. Um livro mediano

bibicortez 02/02/2022

Início de uma saga
Torre Negra é uma saga amada por muitos e considerada uma obra-prima do King. Então, resolvi ler o primeiro livro e confirmei o que todo mundo já me disse: História confusa e arrastada, mas que não deveria desistir porque os outros da sequência são perfeitos. Dei só 3 estrelas por conta disso, mas pretendo sim continuar e tomara que eu goste dos próximos livros da série.

Svelen 31/01/2022

Melhor do que esperado
É a primeira vez que leio algo do Stephen King voltado para a fantasia e não pude me surpreender mais!

Um grande início para uma série, King não procura explicar o universo logo no primeiro volume, quer instigar e respeitar a inteligência de quem estiver lendo. Isso me faz pensar que o primeiro volume deve crescer e melhorar (mais do que já é bom), em uma releitura depois de ter terminado todos os outros livros.

Sensacional.

mhcavalcante 24/01/2022

O começo do fim
Pra ser direto: esse é o livro mais fraco que já li do Stephen King, porém, mesmo assim, tem alguns pontos interessantes a mostrar.

O pistoleiro mostra um pouco do que a serie pode se tornar não pelo personagem de Roland, mas sim com Jake Chambers, um garoto que vai parar no mundo de Roland após ser assassinado em Nova York (sim, é isso mesmo). Esse aspecto do livro mostra um bom relacionamento, mostra o quão grandiosa essa série pode ser e quais as possibilidades que podem se abrir.

Ao mesmo tempo, existe muita coisa desconexa, muito mistério que chega a te deixar com dor de cabeça e momentos massantes que não levam a lugar nenhum. A vantagem é que o livro é pequeno e acaba rápido, mas essas partes massantes o tornam dificil de ler e deve ser um dos principais motivos pra ele ser considerado por muitos o pior livro da série.

Tem seus momentos e seu charme, desenvolve os personagens, mas sem revelar muita coisa, mas ainda é um dos mais fracos que já li do autor, porém lembrando que ele escreveu a história quando ainda era muito novo, e aposto que os proximos livros serão experiências muito melhores.

Paulo.Gustavo 21/01/2022

Foi quase...
Esse livro tinha tudo:
- Um mundo daora, mistura de pós apocalipse com western, show.
- Anti herói como protagonista;
- Um vilão que desperta curiosidade;
- Universos Paralelos.

Mas nossa, que leitura chata! Nunca fui muito fã do Stephen King, sei lá, não tenho paciência pro jeito que ele escreve. Não me cativou em nenhum momento. Na minha opinião não vale a pena, 200 páginas que parecem 2000.

21/01/2022

Mais perguntas que respostas
O livro tem, de fato, a essência de King, mas é absolutamente diferente de tudo o que eu já li dele. As descrições de paisagem são lindíssimas, mas o livro em si é bastante confuso. A história melhora bastante a partir de 70%, e só na última parte temos uma explicação melhor de parte da jornada do pistoleiro, mas ainda fica muita coisa em aberto, o que instiga a ler a continuação.
Quanto aos personagens, O Pistoleiro é sensacional. Amei demais. O Homem de Preto é uma incógnita, odeio e ao mesmo tempo não entendo. O Jake... Conquistou meu coração.
Espero entender mais no próximo livro

MArcio.Monge 20/01/2022

Um dos piores livros que ja li de Stephen King na vida. Um início sem substância e sem objetivo. Uma linguagem apática que passa do ponto do prolixo! Espero que o volume 2 comece a demonstrar o verdadeiro valor da saga... porque este começo foi desanimador!

Dio 20/01/2022

O último capítulo é o melhor
O livro todo parece que foi escrito por outro autor e o King só tomou as redias no último capítulo.
Tem a introdução toda de que ele foi feito aos 19 anos e que o autor teria reescrito algumas coisas mas mantido o espírito original da obre. Acho que a leitura é confusa inicialmente mas o final é tão grandioso e tão espetacular que faz valer a pena as primeiras 170 páginas.

Esse livro deixa muitas lacunas abertas para os próximos e estou ansioso para terminar esta saga.

ghomartins 16/01/2022

Sinceramente não entendi nada. Foi difícil até o último capítulo, o homem de preto e o pistoleiro, aí achei interessante e instigante.