Champion Marie Lu

Resenhas - Champion

any!¡ 22/08/2022

Do caos e da lenda surgirá um campeão
? Champion, 2013.
?Até que nossos caminhos se cruzem novamente, vou guardar você no meu coração e protegê-lo lá dentro, sofrendo pelo que nunca tivemos, relembrando com carinho o que vivemos.?

Que trilogia incrível! Não há palavras para descrever o quão divertido foi acompanhar essa aventura de Day e June.
A história é rica em detalhes e ao mesmo tempo rápida, possuindo uma agradável maneira de conduzir-nos nesse universo distópico. Ao contrário do que imaginava, acabei me encantando com os personagens, e até mesmo me emocionei com o final? o qual eu esperava odiar.
Finalmente posso afirmar que não me arrependo de enfim concluir essas obras que mereciam muito mais conhecimento? favoritado!
DANILÃO1505 22/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

cah. 22/08/2022minha estante
Eles são incríveis mesmo!

Luh 23/08/2022minha estante
Essa trilogia é maravilhosa ! Faz anos que terminei e nunca superei

any!¡ 23/08/2022minha estante
Muito obrigada Danilo!!??

any!¡ 23/08/2022minha estante
São simm Luh e Cah, não vou superar tão cedo mesmo?

Júlia.Siqueira 14/07/2021

A trilogia em si é boa, tem uma leitura rápida, mas teve vários pontos que deixaram a desejar. No quesito de plot eu achei um pouco previsível. Outro ponto que mais chamou atenção foi o desfecho desse livro, o que me decepcionou muito, achei desnecessário ter levado tanto tempo para apresentar uma solução.

Queria Estar Lendo 07/02/2015

Resenha: Champion
Eu literalmente acabei de ler o livro e vim aqui escrever esta resenha, então pense numa pessoa chorando a vida dela. PENSE. Porque essa sou eu; sou só lágrimas e dor e amor porque o final dessa trilogia foi um dos finais mais bonitos e destruidores que eu já li na vida. Eu queria poder abraçar a Marie Lu e dar um soco na cara dela!

Pois bem, gente, vai ser difícil falar deste último volume sem citar grandes spoilers, mas eu me controlarei, prometo! O livro começa oito meses depois do fim de Prodigy, com o Day disfarçado em São Francisco acompanhando o tratamento do irmãozinho para recuperar em 100% a visão. Ele está se tratando também, sem o conhecimento da June - até porque ele nunca contou para ela sobre o seu problema. Eis que ele recebe uma ligação do Eleitor convocando-o para uma reunião emergencial, e Day precisa deixar toda aquela fuga para trás e encarar não só a realidade tensa que a República está enfrentando como também June, o amor da sua vida. Pelo ponto de vista da June, que agora é uma das Primeiras Cidadãs, acompanhamos toda essa treta República x Colônias mais politicamente - o que foi muito genial - e a ameaça de uma praga que está começando a se espalhar pelos cidadãos da República.

Tá ai, eis muito resumidamente o plot de Champion, volume final da trilogia Legend.

Acho que eu nunca cheguei a surtar sobre esses livros por aqui, até porque li Legend lááá em 2011 (ou 2012) e Prodigy em 2013, então pense numa falta de memória! O que importa e interessa é que essa trilogia é uma das melhores no quesito 'distopia' e samba muito na cara de famosonas no estilo THG e A Seleção. Na moral, se não leu Legend ainda, CORRA MUDAR ISSO!

O que eu mais adorei neste livro, fora a evolução dos personagens que eu vou falar mais a respeito depois, foi como a Marie teceu toda a trama da guerra entre a República e as Colônias. Como ela conseguiu construir uma tensão absurda em cima de políticas e acordos e ataques surpresa durante uma noite fria de inverno, como ela criou toda essa trama de rebelião contra o governo e ameaça de uma pandemia de maneira exemplar e bem feita. COMO TUDO NAQUELE LIVRO É GENIAL E EU SÓ QUERIA SENTAR E CHORAR NUM CANTINHO PORQUE ISSO SIM É FIM DE DISTOPIA!

"Como é possível dois países com filosofias tão radicalmente diferentes se unirem? Que esperança podemos ter de transformar a República e as Colônias no que elas foram outrora? Ou talvez essas nações não sejam tão drasticamente diferentes quanto imagino. As corporações das Colônias e o governo da República não são, na verdade, a mesma coisa? Poder absoluto é poder absoluto; não importa o nome que ele tenha. Não é mesmo?"

A June e o Day, como sempre, foram meus amores supremos. June e toda a sua racionalidade fodástica e senso lógico, que se provou muito mais badass do que eu já achava que ela era. I mean, coisinha, vai com calma, meu coração não aguenta tanto amor por você!

"Eu poderia ter compaixão e pedir a Anden para poupar a vida dele e deixar que ele passasse o resto de sua existência numa prisão, dando-lhe a oportunidade de se redimir. Em vez disso, porém, simplesmente não digo nada e mantenho minha postura firme o coração duro como pedra. Na minha posição, Metias seria mais piedoso.Mas nunca fui uma pessoa tão boa quanto meu irmão."

E o Day com seu jeito foda-se de ser, todo coitadinho por causa da doença MAS AINDA ASSIM SENDO INCRIVELMENTE INCRÍVEL E INFLUENTE E LUTANDO PELOS NECESSITADOS ENQUANTO A JUNE É A PARTE EMOCIONAL-RACIONAL DA TURMA E MEU DEUS COMO EU AMO ELES! Day, aliás, se preocupando e lutando pela June e pelo irmãozinho, Éden, só me quebrou neste livro. ÉDEN QUE FOI OUTRA FOFURA MÁXIMA, EU SÓ QUERIA ABRAÇAR AQUELE MENINO O TEMPO TODO E DIZER QUE TUDO IA FICAR BEM!

"Juntos, vemos quanto os telões voltam a brilhar. Desta vez, todas as telas estão vermelho-sangue, e apresentam duas palavras douradas em negrito:PROCURAR ABRIGO.- O que significa isso? - grito.June agarra minha mão e começa a correr.- Significa que vem aí um ataque aéreo. Estamos sendo atacados!"

Anden foi outro que evoluiu muito lindamente nos passar dessas 304 páginas. Assombrado pela figura tirânica do pai e lidando com todas as tensões e problemas em ser o chefe da República, Anden lidou com a pressão das melhores formas possíveis - e adorei que ele não foi um mocinho adorado pelo povo e querido pelos senadores em cem por cento do tempo. Ele ainda é filho de seu pai, afinal. Eis um Eleitor que sabe governar!

Outra coisa maravilhosa e que, acreditem, eu estou chorando a Cantareira toda só pra explicar, é o relacionamento da June e do Day. Não dá pra redigir humanamente nesta resenha o quanto o amor deles é precioso e a interação entre eles é forte e poderosa e o quanto eu queria colocar os dois numa ilha deserta cheia de segurança só pra garantir que nada lhes acontecesse! O rumo final do livro e como isso afetou o casal DOEU. PRA. PORRA. Mas foi tão perfeito, os sinais estavam ali desde o começo, que eu não consigo ficar nem um pouco brava com a Marie Lu por isso. In fact, eu queria ter tido a genialidade dela e escrito uma cena tão impactante quanto foi aquela última página de Champion. PORQUE ISSO SIM É FIM DE TRILOGIA DISTÓPICA, AMIGOS. ISSO SIM É LACRAR O C* DAS INIMIGAS! Sugiro à Suzanne Collins e Veronica Roth terem algumas aulinhas com a Marie, porque estão precisando!

No mais, eu queria poder surtar spoilers aqui mas não seria justo com vocês, então deixo o meu convite e aviso negritado e sublinhado: LEIAM A TRILOGIA LEGEND! Não tem como se arrepender disso.

Ah, aliás, eu confio tanto na Marie agora que já estou morrendo duas vezes pelo novo livro dela, The Young Elites ASJHFBAFGHAGAUGAOUA BRING IT TO ME NOW!
Eloisa 06/12/2015minha estante
nossa, eu acabei de ler e tô me sentindo assim. Aquele final me destruiu completamente.

Gaby 07/05/2016minha estante
Tenho esperanças em ler um conto depois daquele final... Kkkkkk
Amei amei

Laura | 30/12/2016minha estante
Aquela doce e serena esperança de ter um epílogo destruída pela página de agradecimentos...

Anna 19/12/2020minha estante
MDS, acabei agora de ler e estou desidratada??

Vic 06/03/2021minha estante
Melhor resenha possivel!!!

Ysis.Almeida 30/03/2021minha estante
Impossível não chorar com o fim desse livro

Gusta 30/03/2021minha estante
Me destruiu por completo essa trilogia. Mt boa

jlittlefreak 19/06/2021minha estante
Chorei litros. Que final. Amei demais

Fany.idk 07/07/2021minha estante
Esse final acabou comigo, incrível ???

Leticia Jatobá 09/05/2021

Champion
Já chorei tanto hoje que meus olhos estão ardendo e inchados.
Essa trilogia é perfeita, não entendo como não ficou tão popular como as outras distopias.
Sobre a história, a única parte que deixou a desejar foi o desfecho da batalha. Foi tudo muito envolvente e do nada - acabou.
Os outros dois livros foram um pouco mais chamativos e viciantes, mas achei que a linha de raciocínio da autora fluiu muito bem. É impossível não se conectar com os personagens.
O final deixa qualquer um de cabelo em pé, eu não estava esperando por isso, não tenho palavras para descrever. Deu vontade de gritar.

"- Oi! - diz ele. - Meu nome é Daniel.
- Oi! - respondo. - Meu nome é June."

Eu te amo, trilogia Legend, eu te amo!
valestairs 09/05/2021minha estante
MEUS OLHOS FICAM CHEIOS DE LÁGRIMAS SÓ DE LEMBRAR?

ali 09/05/2021minha estante
meu deus, deu muita vontade ler ?

Had 09/05/2021minha estante
essa trilogia é tudoooo

Fernanda Rebelato 09/05/2021minha estante
Vou começar a ler o primeiro!! Espero que eu goste hahaha

Leticia Jatobá 09/05/2021minha estante
as que já leram: eu sei, eu sei ??
as que não leram: leiam, vale muito a pena ?

Marcio 30/01/2021

Um final inesquecível
Que jornada, meus amigos! Eu realmente não esperava me apegar tanto a essa história e aos personagens. Fantástico do começo ao fim.

Vaquinha pra pagar a cirurgia do meu coração que a Marie Lu usou, brincou e quebrou em mil pedaços.
Antes de tudo, a Marie foi se superando a cada volume. Caras, é impossível negar a evolução da escrita dela e a atenção que ela teve no crescimento dos personagens, do mundo arrepiante e real que ela criou e os pontos que ela abordou durante toda a narrativa. June, Day e Anden são a Santa Trindade da história. Os três tiveram que lidar com dilemas muito difíceis, fardos pesados, traumas do passado e, durante isso tudo, defender e salvar um país à beira de um colapso irremediável.

A autora me causou uma sensação angustiante que só ia aumentando à medida que mais problemas, aparentemente sem solução, jorravam e o cerco se fechava. Muita emoção no meio de decisões complicadas, amores complicados e planos complicados.

Eu não sei mais o que dizer, foi um dos melhores finais que já li (paguei com a língua). As últimas palavras do livro foram como um recomeço e uma centelha de esperança para mim. Não poderia ter terminado melhor e, ainda bem, foi inesquecível, do jeito que eu não previ mas que irei guardar perto da lareira do meu coração.

bloodinthewine 04/07/2021

Marie Lu todo dia me fazendo sofrer mais.
Aviso de spoiler ??

Vou comecar dizendo que recomendo demais pra todo mundo que goste de distopias e coisas assim. Os três livros estão sempre mexendo com os sentimentos de quem ler, trazendo reviravoltas (digo, depressão), sem contar os personagens que são incríveis e todo o universo e enredo em si!

Assim como nos livros anteriores, a escrita da autora me prendeu muito, foi bem fluída, nem um pouco cansativa e muito pelo contrário, me deixava intrigada a ler o próximo capitulo pra descobrir logo o que iria acontecer.

Gostei bastante de conhecer melhor a história da república, dos patriotas e da colônia, assim como os outros continentes também. Não estava preparada pra ver alguns personagens morrerem, mas fiquei muito feliz ao ver que os outros evoluíram!

O final foi sem palavras. Chorei igual bebê mesmo. Não estava esperando por nada disso. Embora não entendido o final da guerra direito, foi ótimo e o epílogo então, nem se fala porém não tenho interesse em ler Rebel (pelo menos não por enquanto).

alguns frases que eu marquei:

"? Às vezes o sol se põe mais cedo. Os dias não duram para sempre, não é? Mas vou lutar com todas as forças, eu te garanto."

"? Bilhões de pessoas vão nascer e morrer neste mundo ? continua ele suavemente ?, mas nunca haverá alguém como você."

"O medo te fortalece."

"O tempo cura todas as feridas. Menos essa. Ainda não."

?? SPOILER ??

No começo eu não gostava do relacionamento da June e do Day mas nesse livro eu passei a gostar. Odiei essa perda de memória do Day. Só é mais sofrimento ainda para os dois (e pra mimkk) e acho que a autora poderia ter feito eles ficarem juntos sem esse detalhe. Mas também acho que ela vai tratar melhor disso no próximo livro mas só lendo pra saber.

Lizia.Yohanna 18/07/2021

Não foi o final que eu queria mais foi o final esperado.
A trilogia Legend é uma distopia um tanto diferente dos outras que li, tem guerras, muito sangue, bastante ações militares e um mundo onde tenho certeza que nenhum de nois gostaria de viver. Existe romance óbvio mais o relacionamento dos personagens existe apenas para completar o enredo e não é necessariamente o foco da história ainda que eu tenha torcido bastante por esse casal. June e Day combinam muito e a relação deles apesar de todos os contras funciona e mesmo tendo gostado bastante do Ander nunca torci para June ficar com ele. Gosto da história ter sido contada em primeira pessoa e pelos dois personagens principais porque apesar de nesse livro os dois estarem lutando pelo mesmo objetivo é bom saber o que cada um pensa. Nesse livro as coisas demoraram um pouco mais para se desenrolar o que me deixou angustiada em alguns momentos. Esse volume é cheio de reviravoltas mais o melhor desse final é que não deixaram pontas soltas tudo foi bem resolvido e explicado. A autora soube permear as páginas com tudo que esperamos de uma boa distopia numa sociedade futurista terrível, mas ainda assim muito possível de acontecer. O final me deixou um pouco melancólica pois estou bastante apegada aos personagens, mais acabei descobrindo que tem um 4° livro com a história de Éden e claro com aparição dos meus protagonistas destemidos e não vejo a hora de ler também. Eu indico super essa série e aposto que quem ler não vai se arrepender.

Ana Karina 18/03/2021

Champion
Não posso falar muito desse livro, pois como ele é a conclusão de uma trilogia, pode ser que eu conte alguns spoilers, rsrsrs, só posso dizer que tem muita guerra, esperei um personagem se mostrar ser traidor, mas ainda que ele não fez isso (se não eu ia ficar bem brava,rsrs) ele era aquilo que nos mostrava. Adorei!

Agora aquele final do casal, me deixou com o coração apertado, ai que dó eu fiquei deles, mas não final, finalzinho "tudo acaba se resolvendo". Fiquem com a pulga atrás da orelha e vá ler, recomendo!

bookslettie 08/01/2022

?eu te amarei para sempre.?
estou devastada.
champion foi uma ótima conclusão para a trilogia; não teve sequer um capítulo que eu não sucumbisse as lágrimas e surtasse internamente ? uma obra prima ?

o final é muito divisor de águas para os fãs; eu amei porque me fez agonizar lentamente ? mas recebi spoiler ao ler uma resenha de ?legend? após acabar ?prodigy?; o que me fez sofrer mais em todos os capítulos.

amo a escrita da marie lu; nesse, como prodigy, ela detalha mais os ambientes e as cenas. às vezes pode ficar um pouco cansativo por conta do nervosismo da cena ser atrapalhada pela descrição de local.

criei um apego imenso aos personagens.
ao day, quero expressar que amo ele demais. ele mereceu cada segundo de fama que teve ? tanto como herói da república e criminoso mais procurado. inclusive, saudades.
a june, nunca esquecerei dela :( eu amo cada traço de personalidade dela; queria que ela parasse de se culpar pelas coisas que aconteceram com o day.
ambos sofreram demais na vida e pelo amor também. esse casal vai ser inesquecível em minha mente.

? spoilers

fiquei muito feliz que tudo tenha dado certo, que as colônias e a república finalmente assinassem seu tratado de paz eminente e que o anden tenha conseguido ser um bom primeiro eleitor ? sendo diferente de seu pai.
amei que tenhamos vistos novos países, como a antártida, e como as coisas funcionavam lá.
alguns plots não me surpreenderam muito ? já tinha ligado a doença da june em prodigy como a praga e que ela seria a ?cura?.

por mais que eu tenha recebido o spoiler da amnésia do day, nada me abalou. acho que eu teria uma surpresa enorme ao ler, mas, o sentimento de dor e sufoco foi o mesmo.
eu agonizei demais e recitava toda hora, aos prantos, que a vida era cruel com eles; tão lindos e injustiçados :(
me pegou demais o fato de que tenha se passado 10 anos para eles se reencontrarem. dei graças a deus que a june tenha ficado bem e tornado amiga da tess e do pascal ? sobre o namoro dela, de anos, com o anden, vou ignorar. ainda bem que ele sabia que ela nunca seria capaz de amar ele do jeito que desejava. ? a cena dela falando com o metias, falando que estava completando 27 anos ? a idade dele ? e que seria mais velha que ele dali em diante, me matou. all to well da taylor swift era tudo o que me passava na mente.

não conseguia ler uma palavra sequer direito no reencontro deles por causa da visão embaçada; quando a june viu o anel de clipes desabei mais uma vez ? ele falando que há muito tempo estava procurando uma coisa que ele perdeu :(
todas as cenas desse final são extremamente tristes ? a june por 5 meses no hospital esperando ele sair de coma, para quando sair, ele ter amnesia foi de quebrar o coração; ele se lembrava de tudo, TUDO, menos dela e do que aconteceu nesses, quase, 2 anos.

legend se tornou uma das minhas distopias favoritas por apego aos personagens :) acho que nunca vou superar eles.
Ludimilaaard 08/01/2022minha estante
estou indo para esse livro e sua resenha só me fez ficar desesperada para o que vou ler kk

Hwang Haru 08/01/2022minha estante
Amg le o rebel akakakaka continua o champion

sunny.girl 09/01/2022minha estante
Eu tô assim, eu chorei tnt pq na minha opinião ele( Day) n merecia aquilo dps de ser um herói e tnt... Só gostaria q ele fosse feliz com ela, porém ela sempre se achou culpada pelas coisas que aconteceram, porém entendo o motivo da autora ter feito isso...

Aline Michele 01/03/2022

Agridoce
Eu tentei ler Champion bem devagar, para saborear bem cada palavra, mesmo assim acabou rápido

No terceiro livro as tensões entre República e Colônia são mais intensas. O Eleitor não é unanimidade entre ninguém e a saúde do Day me deixaria com coração na mão se eu meio que não soubesse o final.

Day é meu personagem favorito na trilogia. É muito fácil gostar dele, porque ele é todo coração, mesmo sendo bastante cabeça dura, não tem como não gostar. E com o passado que ele teve, acho que agiria da mesma forma em situações parecidas. Ele tem o povo a seu favor, e “ouvindo” o que ele diz ao povo e as perguntas que ele fazia ao Eleitor, sempre se preocupando com os mais pobres, é fácil entender por que o povo gosta, o apoia e o segue. Acho que também seguiria.

June tem uma nova função neste livro, treinando para ser uma Primeira Cidadã, mas o que eu gosto mesmo é de vê-la caçando a Comandante Jamenson e dando porrada em quem entra no caminho dela. E ainda bem que a certa altura, ela reconhece que estava na função errada e volta a fazer o que sabe fazer de melhor.

Gostei de conhecer mais o Éden, o irmão que o Day tanto falava e amei a Tess voltar a ser a Tess do primeiro livro. Só acho que ela apareceu pouco.

Uma parte que me deixou nauseada, foi o Thomas contando o que realmente aconteceu na noite que o irmão da June morreu. Eu até entendo a pessoa a amar a Pátria, eu também amo a minha, mas tudo tem um limite. E ele ultrapassou esse limite. Teve um final merecido, mas confesso que para ele gostaria que fosse com mais sangue.

O legal de ler esses livros distópicos é perceber que algumas coisas serão sempre iguais, independente do mundo que nos cerca. E outras me deixam pensando que algumas coisas nessas histórias podem acontecer. Nada parecido com o Conto da Aia, claro, mas nada impede que as mudanças climáticas possam causar danos parecidos aos que vi aqui. É aquela coisa de imaginar um futuro nada animador.

O que é animador é a escrita da Marie Lu. Ela vai aquecendo a escrita aos poucos e reserva mais a ação para o final. Mas a tensão criada com o que pode acontecer e com o que vai acontecendo é uma delícia de acompanhar.

E não posso deixar de falar sobre o final. Final que sou obrigada a concordar com quem disse que ele era agridoce. Foi um final aberto na verdade, onde tudo pode acontecer, mas foi triste de ler.

O fato é que adorei a trilogia e com certeza teria amado mais se tivesse lido na minha adolescência. Se bem que eu não me apego muito a esse fato e adoro ler literatura infanto-juvenil (será que ele é juvenil?) porque livro bom é bom e ponto rsrsrs. E esse aqui eu achei ótimo.
DANILÃO1505 29/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Aline Michele 29/06/2022minha estante
Obrigada!!!??

AnaJu76 01/07/2021

E com esse livro, eu termino a triologia, o final foi bem emocionante, confesso q n esperava, o livro foi muito bem desenvolvido, poderia ter sido melhor em algumas partes, mas nada é perfeito n é mesmo

daiana oliveira 12/08/2021

Um final lindo, para uma história linda...
Esse é de longe o melhor livro da triologia toda; me prendeu do início ao fim, algo que eu estava sentindo falta nos outros.

Eu amei o Day e a June aqui e gostei demais da interação com o Éden; foi um gancho enorme para eu ler rebel?

Eu não ia ler o último, mas depois disso aqui? Desse final? É o que eu mais preciso. Fazia tempo que eu não chorava tanto com um livro e esse aqui me trouxe conforto e dor ao mesmo tempo, ansiosa pro verdadeiro desfecho...
Ceci 12/08/2021minha estante
Vc tem que ler " A vida depois de legends" ,vai se apaixonar ainda mais, juro, é perfeito.

Priscila 31/03/2022

Mais uma trilogia da Marie Lu que termino chorando
Todos os livros foram muito bons, mas esse foi especial, muitas pontas soltas foram resolvidas e o final foi perfeito de um jeito que só a Marie Lu sabe fazer!

Dayzinha 23/08/2021

E mais uma vez a bookstan tem que ser forter
PRIMEIRAMENTE EU AMEI, segundamennte eu amei também:D
Enfim, é incrível e apesar de eu querer fingir que só o primeiro existiu, simplesmente não dá!!! A história em si é boa, o desenvolvimento de cada um dos personagens é notável, as cenas de ação cativantes... Eu definitivamente não esperava esse final, mas só fez eu me apaixonar ainda mais. Não consegui chorar pois ele me deixou morta por dentro, mas sigo firme. O final foi "aberto" então posso fanficar muito sobre ele. ??
Leu 23/08/2021minha estante
Eu simplesmente amo essa trilogia, eu acho esse final incrível, chorei demais kkkkkk

Meu Querido Livro 23/07/2020

June você me destruiu
Eu tô chorando enquanto escrevo isso. Amei a conclusão dessa trilogia. Tô chorando mesmo. Foi linda e real. Obrigada Marie Lu. Desculpa deixar seus livros 5 anos na estante até tomar vergonha na cara pra ler.
Rodrigo Alves 23/07/2020minha estante
Amo essa trilogia