Atormentada

Atormentada Jeannine Garsee

Resenhas - Atormentada

Flavs Machado 16/10/2013

Devo confessar que assim que li as primeiras páginas de Atormentada, fiquei um tanto decepcionada e um pouco arrependida de ter comprado o livro. A história, que parecia promissora estava maçante e os personagens um tanto irritantes, especialmente Rinn, a personagem principal que era um tanto infantil e chatinha. Mas com o passar da leitura tais pontos negativos começam a mudar e tudo passa a ser mais interessante, até Rinn se torna mais legal e não tão insuportável.
O suspense de Atormentada nos cativa, mas o livro é um tanto clichê. Mesmo antes de chegar no final, nós já sabemos grande parte das respostas do enredo central, ficando curiosos apenas para saber se estamos corretos ou o que exatamente acontece na história, que por sua vez termina em aberto nos fazendo questioner se haveria ou não uma continuação.
Há uma grande falha na apresentação dos personagens e seus relacionamentos, tudo acontece de maneira rápida e superficial e diversas relações ficam meio no ar porque não são aprofundadas. Inclusive, nunca sabemos exatamente o que acontece com duas personagens, especialmente uma delas e isso me deixou extremamente curiosa.

O ponto mais alto do livro é a relação de Rinn com todo o suspense sobrenatural, já que ela mesma é bipolar e constantemente tem alucinações, ouve vozes etc. Você chega a se questionar em alguns momentos o que é imaginação e o que é real mais ou menos como a fórmula usada na trilogia Mara Dyer, que tem como resultado prender muito o leitor.

Em suma, não achei um Atormentada excelente, mas não me arrependi da leitura, que cativa e prende.

site: http://psychoreader.wordpress.com

Autora: Jeannine Garsee
Editora: Jangada
Data de lançamento: 2013
Número de páginas: 367

Rinn Jacobs é uma adolescente que guarda alguns segredos. Ela é bipolar, ouve vozes, já teve vários surtos psicóticos, já esteve internada, provocou a morte da avó e tentou se matar. Depois dos dois últimos fatos e mais a separação dos pais, ela deixa a Califórnia com sua mãe e se muda para a pequena e fria River Hills, Ohio. O que Rinn não imaginava é que, o que supostamente deveria ser um lugar para um recomeço e uma vida tranquila, pode se tornar seu pior pesadelo e maior loucura.

Ao chegar à nova cidade, Rinn é matriculada no Colégio River Hills. A princípio, tudo parecia que correria razoavelmente bem. Ela, pela primeira vez, consegue se enturmar e fazer amizades. E até conhece Nate, seu vizinho e colega de colégio, com quem desenvolve uma rápida afetividade. Mas, não demora muito para ela descobrir que na casa em que vive com a mãe, houve uma morte. Mais precisamente, um suicídio, que ocorreu no atual quarto de Rinn. Como se isso já não fosse ruim o suficiente para sua atual situação e todos os seus problemas, existe no Colégio River Hills um corredor onde nunca se deve entrar sozinho. O motivo? O tal corredor escuro leva à antiga área da piscina do colégio, hoje desativada, onde há anos atrás, na época de sua mãe, uma garota, de nome Annaliese, foi encontrada morta por afogamento. Desde então, corre a lenda de que o espírito da adolescente morta assombra o lugar e que coisas muito estranhas, e até mesmo nocivas, acontecem ali.

Com o passar dos dias, Rinn, de fato, começa a perceber algumas anormalidades relacionadas ao túnel, à escola e até mesmo em sua casa. O problema é que ela fica se perguntando se tais coisas realmente estão acontecendo ou se tudo não passa de mais um golpe da sua própria mente. No entanto, quando coisas graves começam a acontecer com seus amigos, levando alguns até mesmo a morte, Rinn passa a ter cada vez mais certeza de que tudo está realmente relacionando com o espírito de Annaliese, que parece estar atrás de alguma vingança e escolhendo suas vítimas. Numa corrida contra o tempo e contra o mal que está atingindo desenfreadamente pessoas queridas, Rinn tenta encontrar provas para sustentar sua teoria, e talvez assim encontrar um jeito de ajudar os outros a desvendar tal mistério. Mas quem irá acreditar em uma garota como ela, com um passado tão obscuro e cheio de alucinações? Como ela poderá provar que dessa vez a coisa é verdadeira, e não apenas mais um de seus surtos? E, ainda pior, até que ponto ela está diante da realidade e onde começa a perder esse contato e entrar em um mundo psicótico? Até quando ela pode confiar em si mesma? Numa luta constante entre real e não real, é assim que Rinn Jacobs percorre sua jornada, que pode levá-la de vez à loucura e acabar com sua vida.

Atormentada é uma dessas histórias que testam um pouco os nervos. Como a personagem oscila entre realidade e surtos psicóticos, toda a trama caminha num ritmo de questionamento constante. Assim, algumas hipóteses vão se desenvolvendo e toda a rede da história se forma. Eu não consideraria Atormentada um super livro, até porque, no meu ponto de vista, a autora Jeannine Garsee, que trabalha como enfermeira na ala psiquiátrica de um hospital, peca em determinados pontos. Eu não sou nenhuma especialista em nada, mas acredito que ela passa um pouco do ponto com, por exemplo, os tais sintomas da bipolaridade. Por mais que esse seja um livro de ficção, eu acho que é preciso um pouco mais de atenção com determinados temas. Fora isso, a história é legal, repleta de suspense do início ao fim, e quem curte esse gênero de leitura, com essa pegada meio thriller, provavelmente gostará do livro. Pra mim, a coisa ficou um pouco no meio do caminho.

Micha 12/10/2013

Rinn é uma garota bipolar, atormentada (como o título já diz) por seus erros do passado. Tentando começar de novo, ela e a mãe se mudam para outra cidade. Na escola, Rinn faz amigos e até arruma um namorado, mas começa a ser assombrada pelo fantasma de Annalise, uma garota que morreu anos antes na piscina da escola. Com momentos de tirar o fôlego e muita tensão, a autora consegue prender o leitor da primeira à última página, até um final aterrador.

Psychobooks 17/09/2013

Classificado com 3,5 estrelas no Psychobooks

A primeira vez que vi esse livro, foi na wishlist da Maeva (Murphy's Library) e me apaixonei perdidamente por essa capa no mesmo instante. É claro que o livro foi direto para minha wishlist. Imaginem minha surpresa ao ver a Jangada anunciando que ele seria lançado no Brasil, com a mesma capa, no próximo mês. Quase pirei e levei a Alba comigo, afinal, ela é a responsável pela parceria com essa editora. Assim que o livro chegou, tive que fazer MUITA força para não pegá-lo e começar a ler no mesmo instante, mas todos os dias eu ia apreciar a capa. Finalmente chegou a vez de ler Atormentada e vou contar para vocês qual minha opinião sobre esse livro.

- Enredo

Corinne Jacobs, ou apenas Rinn, tem dezesseis anos, é bipolar e acabou de se mudar da Califórnia para uma cidadezinha minúscula em Ohio com sua mãe Monica. Frank é padrasto de Rinn, mas a criou como se fosse sua própria filha. Como a garota estava passando por maus momentos e um pouco descontrolada, ele e Monica acharam que seria melhor se ela passasse algum tempo com a avó Nana, mas um acidente aconteceu e Nana morreu no incêndio que destruiu sua casa. É por isso que Frank não consegue mais olhar para Rinn, escolhendo ficar do lado da filha, Monica a levou para passar uma temporada em sua cidade natal.

Elas alugam a casa da antiga professora de piano de Monica e logo descobrem que a Sra. Gibbons suicidou-se ali há pouco tempo. Ao começar as aulas, Rinn fica sabendo que antiga área da piscina da escola é assombrada por Annaliese, que morreu afogada ali há vinte anos e era neta da Sra. Gibbons. Monica quer procurar outra casa, mas Rinn se recusa a deixar assustar-se por boatos de fantasmas.
Mas depois de alguns eventos, ela vai descobrir que não eram apenas boatos.

- Narrativa

A narrativa é feita em primeira pessoa e a autora transporta o leitor para a mente de Rinn, no começo do livro eu acreditava em tudo o que a protagonista relatava, afinal ela estava tomando suas medicações corretamente e não teve mais nenhum episódio psicótico ou de alucinações. Mas com o desenvolver do enredo, muitas coisas são questionáveis e esse é o grande ponto positivo do livro, até onde os eventos são reais e o que é alucinação de uma garota bipolar.

A autora intercala momentos irônicos, engraçados e melancólicos, condizentes com o humor da protagonista que oscila bastante, mas não chega aos extremos. O ritmo de leitura é bem acelerado, a linguagem é simples, algumas frases são bem impactantes e os capítulos são divididos por dias.

- Personagens

A caracterização da Rinn foi muito bem feita e, acredito, pesquisada. A autora soube contar como a mente de uma pessoa que passa de sentimentos extremos como felicidade, excitação para melancolia e tristeza. É claro que além da bipolaridade, a protagonista tem todos os dramas adolescentes.

Nate é um 'caipira' fofo que aparece logo no começo do livro, filho de um antigo caso de adolescência da sua mãe, ele é carinhoso, gentil e claro, lindo, sexy e... todas as garotas da cidade morreriam para que ele as notasse, mas é claro que ele só tem olhos para a Rinn - parece que clichês são inevitáveis.

A mudança que acontece com Monica é perceptível e gradual, muito bem desenvolvida pela autora.

- Concluindo

Bipolaridade não é um tema comum em livros para jovem-adulto, muito menos quando associado à temas sobrenaturais, nessa caso, fantasmas. A autora não conseguiu fugir de alguns clichês de livros para essa faixa etária, mas gostei por esse não ter sido o foco do livro. A doença da protagonista é tratada com realismo e esse aspecto ganhou muitos pontos positivos. Como já li alguns livros de fantasmas mais 'pesados' - culpa do Sr. King -, não cheguei a ficar assustada com as cenas, mas tenho certeza que muitas pessoas irão gostar delas e pensarão duas vezes antes de entrar em uma área de piscina abandonada sozinhas. A previsibilidade de alguns acontecimentos também me incomodou um pouco.

Atormentada é um livro ótimo para distrair e sair da mesmice do gênero, com fantasmas vingativos e cruéis, romance, uma boa dose de suspense psicológico e algumas mortes.

Sinceramente, espero que a autora não resolva escrever uma continuação. Esse livro funcionou muito bem sozinho, sua história foi contada do começo ao fim, não há necessidade de outros.

Segurança, eu sei, não passa de uma ilusão.
Não estamos seguros.
Ninguém está seguro.
Página 290

site: www.psychobooks.com.br

Final Perfeito 07/09/2013

Algo aconteceu na vida de Rinn, fazendo com que seu padrasto a evite e queira afastar-se de sua mãe. Algo que faz com que as duas mudem-se para a cidade do interior onde sua mãe cresceu. Na nova cidade, Rinn vai estudar em um colégio que é assombrado. Alguém morreu afogado na piscina e de alguma forma isso tem conexão com a vida de Rinn, e aparentemente de sua mãe. Quando as pessoas ao seu redor começam a fazer coisas que normalmente não fariam, começam a agir diferente de sua real personalidade, Rinn decide investigar o motivo, e principalmente, por que isso não acontece com ela.

“Segurança, eu sei, não passa de uma ilusão.
Não estamos seguros.
Ninguém está seguro.”

Ao começar a ler o livro, já dá pra se ter uma ideia do final. Mas o problema não é o quê acontece, e sim como.
A forma como a autora descreve o encontro de Rinn com Annaliese é... não encontrei a palavra ainda, mas acho que a que melhor define seja estranha. Ficou algo meio vago, e aí, você se pergunta: “Realmente acabou? Ficarão todos bem agora?”. Por algumas vezes, eu me questionei sobre os fatos, Rinn estava mesmo vivendo aquilo ou eram apenas mais alucinações? Na minha opinião, faltaram algumas informações sobre as outras personagens, como ficaram depois do que lhes foi tirado.
Esse livro é, de uma maneira boa, diferente da maioria dos que li. Ninguém é “perfeitinho” e sem defeitos, muito pelo contrário, são pessoas absolutamente normais, com seus erros e acertos, e isso os torna apaixonantes. TODOS os personagens me incomodaram de alguma forma, seja na atitude ou personalidade, e eu amei isso! Tornou a história muito mais próxima da realidade. Afinal, quem não tem defeitos?
A história toda acabou me arrancando algumas lágrimas – o que não é lá muito difícil – e por vezes provocando sorrisos involuntários. Definitivamente não é uma daquelas que você torça pra acabar logo porque é um saco, mas você acaba lendo rápido por ser muito boa. Cada vez que eu tinha que parar de ler por algum motivo, me dava um aperto no peito... rs
É uma história cheia de mistérios, pontos, que vão sendo ligados a cada novo capítulo. Se você é uma pessoa curiosa – assim como eu, terminará a leitura desse livro antes do que imagina.
É um livro com revelações que te chocam logo nas primeiras páginas. Muito bom mesmo!

site: http://embuscadofinalperfeito.blogspot.com.br/2013/09/autora-jeannine-garsee-editora-jangada.html

Greice Negrini 02/09/2013

Você vai ficar na dúvida entre a realidade e um mundo de ilusão!
Corinne ou Rinn como costuma ser chamada, acaba de chegar à cidade de River Hills, uma cidade muito longe de ser considerada popular.
Após oum incidente onde sua avó acaba falecendo, sua mãe e Rinn saem da Califórnia e voltam para a cidade natal de sua mãe para tentar fazer com que as coisas voltem ao normal ou ao menos que tudo possa ficar tranquilo novamente.

Rinn enfrenta um problema psicológico: é diagnosticada como bipolar e acredita ter muitos surtos e ver fantasmas e ouvir vozes o que a faz ter que tomar muitos medicamentos diariamente para poder controlar tudo isto.

Rinn é o tipo de garota não popular que procura nunca chamar a atenção e faz o seu papel somente para não ser notada e viver normalmente dia após dia.
Mônica, sua mãe, está feliz em poder voltar para casa, mesmo tendo que morar na casa da sra. Gibbons, que faleceu há um ano e onde morava sua neta Annaliese, assassinada há mais de vinte anos.

Rinn conhece seu vizinho de porta Nate, que parece demonstrar mais interesse por ela do que uma simples amizade é quem a apresenta para a nova escola River Hills. Lá ela conhece as novas amigas Tasha, Meg, Lacy, Cecilia, Dino entre outros e também onde fica a par da história sobre Annaliese e o corredor assombrado. Diz a história que a garota foi encontrada morta afogada na piscina que nunca mais foi utilizada e a partir daí passou a ser assombrada por um fantasma.
Mas o que pode ser uma piada pode se tornar algo muito maior e é neste mundo que Rinn vai precisar enfrentar seus maiores medos para descobrir a verdade sobre tudo antes que pessoas comecem a se ferir gravemente.

Minha Opinião:

Atormentada é um livro que chama atenção pela capa pois tem um duplo sentido nela. Ao mesmo tempo em que se imagina a personagem principal Corinne submersa em seu mundo problemático, também se imagina Annaliese e a forma de como foi assassinada.

O livro envolve rapidamente o leitor com um quê de suspense pois você fica imaginando como tudo aconteceu e o porque de tudo estar vindo a tona novamente tanto tempo depois.

Há trechos do livro que deixam o leitor tenso e Jeannine, a autora, soube exatamente como fazer para prender a atenção do início ao fim.

Gostei também por ser um livro praticamente só com diálogos, que deixa a leitura mais rápida e emocionante. Tem momentos em que você não sabe se tudo o que acontece é um delírio da personagem u se tudo realmente está acontecendo.

Uma história diferente e ao chegar ao final do livro me deixou na dúvida de poder haver uma continuação. Vou ficar torcendo para que haja!

site: www.amigasemulheres.com

Fernanda 28/08/2013

Resenha: Atormentada
Resenha: “Atormentada” da autora Jeannine Garsee tem um estilo dramático, sério e instigante, que daria um ótimo filme de suspense ao qual eu adoraria assistir. Possui um enredo envolto de diálogos fortes e comprometedores, instigando o leitor a continuar a leitura em uma fluidez ágil e habilidosa. Aliando a este conjunto de fortes emoções, todos os personagens surgem para dar um complemento envolvente na trama misteriosa e ao mesmo tempo reveladora. A protagonista entra em cena para chamar mais ainda a atenção, e desde o inicio remete a uma incrível sensação de incompreensão, paranóia e por oras, até sarcasmo. Corinne Jacobs (ou simplesmente Rinn) é o próprio enigma em pessoa e se revela a cada página virada, através dos seus problemas, temores e loucuras tão sombrias.

Confira o restante da resenha no blog

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/08/resenha-atormentada-jeannine-garsee.html

Eri Guimarães 26/08/2013

O Que é Real e o Que é Alucinação?
Bonjour Anges!!

Como estão as leituras? Hoje trago para nossa “Pilha do Anjo” um dos mais recentes lançamentos da editora Jangada, parceira do Memories. Desde que li a sinopse estava mega curiosa com o que esse suspense sobrenatural reservava.

Corinne Katherine Jacobs, ou simplesmente Rinn, é uma adolescente de 16 anos e que não se pode chamar exatamente de normal. Afinal, ela é obrigada a tomar todos os dias um antidepressivo, um estabilizador de humor, um antipsicótico suave, Rivotril (um calmante para evitar ataques de pânico) e anticoncepcionais para evitar um bebê vítima de má formação. Isso tudo porque ela tem Transtorno Bipolar.

Rinn então não é uma garota doce e centrada, ao contrario, quando está sem medicação ela é capaz de arrombar portas, roubar carros, montar em cavalos que não são seus, não dormir por noites seguidas caminhando pelas praias e isso sempre a fazia voltar para casa acompanhada por um policial.

Há anos tentando controlar essa doença, Rinn só passou a se cuidar de verdade após um de seus surtos acabar em uma tragédia, o que provocou o afastamento forçado de sua mãe e seu amado padrasto. E esse afastamento levou mãe e filha a saírem da Califórnia, uma terra de sol e agitação e retornarem à pequena cidade fria de River Hill, em Ohio, onde Monica Jacobs, mãe de Rinn, nasceu e cresceu.

E o livro começa justamente com essa ‘mudança de ares’. Rinn tem então uma chance de recomeçar sua vida em um local onde ninguém sabe sobre sua doença, e isso é um possibilidade de não ser a esquisita e isolada do lugar. Enquanto sua mãe se adapta ao trabalho de secretaria na escola, Rinn tenta fazer novos amigos. E por incrível que pareça, isso não foi muito difícil. Logo, Rinn estava andando com as três garotas animadas e se apaixonando pelo seu vizinho da frente.

Mas, nem tudo nessa mudança será as mil maravilhas. Como novata, seus amigos contaram sobre o túnel ao lado do ginásio, que leva à piscina desativada há mais de vinte anos, e que é assombrado pela garota que morreu afogada. Uma brincadeira de criança! Mas, será que isso é realmente certo?

Em um baile, Rinn e seus amigos se afastam, mesmo com os avisos para não entrarem nesse túnel e fazem uma sessão espirita, tentando invocar o espirito de Annaliese, a garota que morreu ali. E a partir desse momento coisas estranhas começam a acontecer com esses jovens.

Coisas muito estranhas, diga-se de passagem. Surtos de violência, dores estranhas, momentos de “branco” na mente onde eles acabam fazendo coisas que nunca fariam. E é nesse momento em que tudo começa a desmoronar na vida desses jovens, quando mortes estranhas começam a acontecer próximas a piscina.

Rinn realmente acredita que tudo isso é provocado por Annaliese, mas como provar para as pessoas de fora de que há algo muito errado acontecendo sem que pareça que ela está surtando e tendo alucinações novamente? Aliás, será mesmo que tudo aquilo está mesmo acontecendo? O que é real e o que é ilusório? E se realmente existe o fantasma de Annaliese, o que ela está querendo com tudo isso? Sim, são várias perguntas, mas qual é a resposta correta para cada uma delas?

O livro todo é feito a partir de uma contagem de dias a partir da tragédia que mudou para sempre a vida de Rinn, como se fosse um diário, sempre mostrando os pontos importantes que colocam mais uma informação em todo esse mistério sobrenatural, não deixando cair na monotonia.

A narrativa da Jeannine Garsee é deliciosa. Eu estava com medo de ser algo muito pesado, carregado de drama, mas ao começar a ler vi que a autora conseguiu colocar um tema pesado e confuso, com a dose certa de drama e suspense mas, sem perder a leveza da leitura, o que a torna rápida e deliciosa.

Os personagens são trabalhados de uma forma bem interessante, com suas personalidades bem marcadas, a maioria sendo extremamente cativante, enquanto outras são muito desprezíveis, e isso demonstra bem a mudança que acontece conforme as coisas se desenvolvem.

Em alguns pontos foi impossível deixar de lembrar de “Carrie, a Estranha” do Stephen King. Na verdade isso seria meio que um ‘pós-Carrie”. E o suspense é de deixar os pelos da nuca arrepios e uma tensão crescente.

Então, se você gosta de um suspense sobrenatural, onde se é impossível saber o que é real de fato e o que é alucinação Atormentada é um prato cheio. Está mais do que recomendado.

Jung Angel 16/08/2013

Resenha Atormentada
Gostei muito da narrativa da autora, ela é fácil, tranquilinha e flui com leveza tornando uma leitura além de rápida e gostosinha para ler em um dia.

Rinn e Nate, são tão bonitinhos junto. Não consegui parar de lembrar da música "You're Still The One da Shania Twain", quando começa a ler os momentos deles juntos. Pra mim a música combina com o casal, e o clima caipira que Rinn usa pra zoar Nate. Vou sentir falta deste casal!

Atormentada, é uma estória fofa e instigante. Você começa a ler e não quer parar mais, é aquele tipo de livro que você não quer ser atrapalhada, não quer desgrudar da leitura enquanto você não chega ao final e quando chega fica triste por ter acabado.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Paola 14/08/2013

Esperava muito mais
A história é fantástica. O desenrolar do livro prende a atenção cada vez mais e vai ficando mais interessante até que chega o final... Foi uma enorme quebra de expectativa... Você vai criando ideias 'malucas' para o final e quando ele finalmente chega, acaba sendo bem menos do que o esperado...
Fora isso, o livro é excelente e se tornou um dos meus favoritos!