As Luzes de Setembro

As Luzes de Setembro Zafón

Resenhas - As Luzes de Setembro

Ro Tonks 12/03/2021

Tocante
o terceiro livro da trilogia finaliza uma mescla do que seria mais alguns anos os pontos fortes da escrita do Zafón. Ainda que meu preferido da trilogia seja o segundo livro, este não fica muito atrás. A trilogia em si tem ligação entre os livros apenas nos pontos subjetivos das histórias, e cada qual, tem seus pontos positivos.

Giordano.Sereno 07/03/2021

Misto de história de suspense e sobrenatural
Esse foi o terceiro livro de Zafón que li. E foi o melhor dos três. A obra fecha a trilogia da névoa com chave de ouro. Um misto de história de suspense e sobrenatural que te prende até o final. O final não foi nada previsível. Uma linguagem poética e muito bonita. Esse livro daria uma excelente adaptação para o cinema.
Minha única ressalva é com relação ao título. As tais luzes de setembro foram pouco exploradas.

Gusma 07/02/2021

Esse é um daqueles livros curtos, mas que são ótimos e não precisam de mais, embora dê vontade de ver muito mais do que acontece! Os personagens são completos e interessantes. Lazarus Jann ganhou meu coração todinho (que personagem incrível, namoral). E a escrita é fluída e descreve o necessário de uma forma tão boa que você consegue até ouvir os brinquedos e se envolver bastante com a atmosfera do livro. Adorei demais!

"Eu tinha dado a Alexandra um coração que não me pertencia mais. Aquele erro seria a nossa perdição."

Pamela.Pugliano 22/01/2021

"Sombras que vivem dentro de cada um de nós."
Que livro gostoso de se passar lendo. É uma leitura daquelas rápidas, fluidas, que te prendem com um enredo simples e composto de muitas nuances misteriosas.

Eu consegui gostar mais deste do que dos livros anteriores do Zafón, mesmo que ele siga a mesma "fórmula". Eu noto a evolução da escrita e da maneira que ele consegue te envolver com o mistério. Acredito que gostei mais desse porque o mistério não tem relação com as crianças, mesmo que elas estejam envolvidas. E o final foi mais feliz, mesmo que seja totalmente estilo Zafón.

Enfim, simplesmente leiam. Vale o tempo. Leitura super recomendada. Aproveitem.

FabiBraga 21/01/2021

Muito interessante
Confesso que quando comprei o livro não imaginei que a história seria tão boa e tão diferente! A escrita é muito boa, flui bem e nos prende! Uma história de superação de tempos difíceis, aprendizados, coragem e amor. Adorei!

Dry Nunes 17/01/2021

Me surpreendi
Não sou muito de ler suspense, e não imaginei que ia gostar, li pq me indicaram e eu não queria fazer desfeita, mas quando eu comecei a ler eu amei.
A história me prendeu demaissssss! Li ele em 2 dias mas dá pra ler só em 1.
A história tem uns plots muito doidos que eu particularmente curti demais.
A história começa quando o esposo da Simone morre e ela e seus dois filhos se mudam para outra cidade.
A Irene (que é filha da Simone) conhece um rapaz (Ismael) nessa cidade, e eles começam a se gostar, só que então a prima do Ismael é assasinada e ele quer saber quem fez isso com ela, mas descobre que o que matou sua prima vai muito além desse mundo!
Eu amei muito!! Entrou para a lista dos favoritos

Gabriella545 31/12/2020

Ótimo
Esse livro me surpreendeu no sentido de que não achei que fosse sentir medo enquanto lia, por já conhecer outras histórias do Zafón. Mas a atmosfera dessa narrativa é tão perfeita que, por diversas vezes, senti um certo medinho sim kkk.
As semelhanças entre esse e os demais livros da trilogia da névoa são muito claras, mas cada um tem o seu toque de originalidade, evitando que as histórias fiquem repetitivas.
A evolução da escrita de Zafón é muito perceptível (o que já era bom, fica ainda melhor), sendo este o livro mais bem desenvolvido dos 3, com uma narrativa coesa e cheia de mistérios que prende o leitor do início ao fim (apesar de, por questões meramente pessoais, eu ter me "apegado" mais ao Príncipe da Névoa).

Zafón fará muita falta a esse universo literário ??

Dudamanfridini 19/12/2020

Infelizmente dessa vez Zafón não conseguiu me encantar com suas palavras me senti um pouco decepcionada com a história. Eu estava muito confiante que seria paixão como foi "Marina" mas logo no começo, talvez, por ter lido Marina antes, senti a grande semelhança entre os livros, um dos motivos por eu n ter gostado foi ter achado muito repetitivo, o casal tbm da história não me agradou, e o ar de horror que o livro dizia entregar não chegou a fazer sentido na minha opinião.

Juninho 17/12/2020

Uma história nem tão envolvente...
Este é o terceiro livro que li de Carlos Ruiz Zafón e particularmente gosto muito do autor, mas confesso que terminei este livro um pouco desapontado. As ambientações estão muito boas, com o tom gótico e sobrenatural típicos do escritor, o enredo de fundo também se mostra interessante, mas Zafón parece abrir mão de desenvolver mais profundamente estes elementos, e os personagens em geral, para focar em um romance adolescente sem graça e forçado. Além de uns furos aqui e acolá, ao terminar o livro fiquei com a sensação de ter lido uma obra rasa que teria um grande potencial se o autor tivesse dado um enfoque maior aos mistérios sobrenaturais que rondam a trama.

Eliza.Beth 12/12/2020

Encerrando meu ciclo com Zafon
Gostei bastante desse livro.
Personagens interessantes, gostei bastante da história tbm que apesar de ter um tom sobrenatural, dá para trazer isso para a realidade e fazer paralelos com q vida real.
Esse cenário litorâneo deu um tom muito especial à história. E quase sempre Zafon nos traz a temática da guerra e como ela se sobrepôs a tudo e todos.
Muito bom! Queria ter mais livros dele para ler... ?
Aryana 15/12/2020minha estante
Pensa no tanto que eu amo o Zafón. Vi suas resenhas dos outros livros dele, fiquei com vontade de ler.

Eliza.Beth 18/12/2020minha estante
Nossa, tbm amo. Esse ano consegui ler todas as obras dele. Foi muito especial.
Vale muito a pena conhecer tudo dele.

Rebeca 30/11/2020

Amei
O autor simplesmente deixa a leitura leve, gostei muito da história

Camila Taís 29/11/2020

Mistério
Os fantasmas sempre perseguiram o autor Carlos Ruiz Zafón. No livro, uma coisa é certa na realidade: não acredite em tudo o que seus olhos veem.

Douglas.Moreira 21/11/2020

França!
Uma ótima história passada na Normandia. Claro que tem sempre a fase fantasmagórica do Zafón, mas é uma leitura até leve. Alguns locais são intrigantes, embora a cidade/vila seja fictícia, vale uma busca no Google Maps sobre a região do Monte St. Michel.

Odailsonnnn 18/11/2020

"Num mundo de luzes e sombras, todos nós, cada um de nos precisa encontrar seu próprio caminho"

Zafón como sempre inicia os livros dele de um jeito q nos faz querer saber mais o q vai acontecer no desenrolar da história.
Um livro com mistério, aventura, romance e aquele leve terror. A história é cheia de detalhes, principalmente o modo como ele descreve os lugares, a mansão com aquele toque sombrio, a calmaria das praias e muito mais. A narrativa do autor prende de um jeito mágico, o livro fluiu muito bem e me empolgou demais.
Assim finalizando a trilogia da Névoa, As luzes de Setembro se tornou o 2° melhor livro. Sem contar de q Zafón se tornou um dos meus autores favoritos da vida.