O Império Final

O Império Final Brandon Sanderson

Resenhas - O Império Final

Lela 09/03/2024

Mistborn
Bem desenvolvido e planejado, nao conseguia prever quase nada.
Chorei um pouco, muito bonita a relação entre os personagens.
Só nao gostei mto do quão rápido foi o romance, mas faz parte.

gabsinthy 06/03/2024

Ai essas tropes de homem quebrado com filha adotiva me pegam????. e sempre acabam da mesma forma, é f0da
que livro bom vei, a construção de mundo é legal, a política também e toda a história, o mistério por trás é mt bom de ler
amo livros que tem uma história coerente com poderes bem interessantes que não é qualquer coisa genérica q se tem por ai

gostei muito, mas nem sei oq esperar do segundo livro pra falar a vdd !

Drayha 05/03/2024

Favorito
Que leitura perfeita, incrível como o autor vai te prendendo e pegando durante toda a história vários fios e os emaranhando, quando você chega no final você tem uma teia toda bem construída.
O livro me deu um misto de emoções, entrei de luto pelas perda, vibrei as vitórias e me senti angustiada em cada batalha e momento crucial.
Que lindo que foi ver a evolução da Vin e acompanhar o relacionamento dela com o Kelsier e com o Elend.
No final livro me passou a ideia de: os amigos são a família que nos escolhemos.
Super indico, favoritado 5/5. LEIAM!

Valentina.Dummer 04/03/2024

Achei a história muito interessante e quero continuar a trilogia. Tem coisas que não deu pra entender direito sobre esse universo mas acho que vai se desenrolando com os próximos livros.

Eduarda.7 02/03/2024

Completamente conquistada.
EU AMEI ESSE LIVRO. O mundo q o autor criou, a complexidade da trama, da magia, da política é tudo sensacional, um dos melhores livros de fantasia q eu já li sem sombra de dúvida. E NUNCA SUPERAREI ESSE FINAL???.

Eu amei os personagens, o Kell, a Vin e o Saze são os meus favoritos, eles são incríveis. Vou esperar até o final dessa trilogia torcendo pra dar tudo certo, do melhor jeito possível, e com o cool na mão de ansiedade.

Se tenho uma crítica a fazer sobre esse livro é o romance sem pé nem cabeça entre a Vin e o Elend, mas vou escolher ignorar isso por enquanto e ver no que vai dar. Tirando isso o livro é PERFEITO ZERO DEFEITOS??.

Nota 10/10 , 5 estrelas e favoritado.

Carol2203 28/02/2024

Mistborn: uma das fantasias mais originais do mundo
Mistborn começa apresentando um mundo em que o herói da profecia, aquele destinado e escolhido para salvar o planeta, falhou.
O sol é vermelho, cinzas caem do céu e as plantas não possuem cor. Elas precisam crescer através das cinzas que se acumulam em cima de tudo. Brumas saem à noite e cobrem tudo, indo embora com a volta do sol.

"Se alguém estiver lendo essas
palavras, saiba que o poder é um
fardo pesado. Tentei não ficar preso
em suas correntes. As profecias de
Terris prevêem que eu terei o poder
de salvar o mundo. Elas sugerem, no
entanto, que terei poder para
destruí-lo também."

VIN, a protagonista da trilogia, começa com um clichê da fantasia: cresceu nas ruas e acabou ficando muito desconfiada do mundo. Uma ladra vivendo entre as gangues de Luthadel (a grande capital do Império Final) e a vigilância do Ministério do Aço. Sua vida se resume a desconfiança, traição, violência e medo. Considerando o planeta em que ela vive, essa desconfiança é certeira. Porém, Vin evoluí muito e passa a ser muito mais do que um clichê. Ao conhecer Kelsier, tudo muda, e ela começa a entender o conceito de amizade, e de como é bom se sentir pertencente a algo (mesmo que seja um grupo de malucos tentando realizar coisas que nem mesmo eles acreditam de verdade).

O planeta, Scadrial, é dominado por um SOBERANO, que é imortal, invencível e está no poder há mais de 1000 anos. Décadas e décadas de tentativas de revoltas não conseguem nem balançar o equilíbrio do seu Império Final (por isso o nome, depois dele, nada restará). As lendas de sua origem dizem que não há solução, sua religião o cultua como Deus, a nobreza o teme e os trabalhadores são forçados a serem obedientes. Ele controla a economia, os exércitos, a comida, e o principal: os metais.
Ninguém sabe exatamente de onde ele veio, como chegou ao poder e principalmente, como matá-lo.

"Eu me considero um homem de
princípios. Mas, que homem não se
considera assim? Até o assassino, eu
notei, acha suas ações "morais", de
certo modo. Outra pessoa, ao ler
minha história, talvez me considere
um tirano religioso. Poderia me
chamar de arrogante. O que faz com
que a opinião desse homem seja
menos válida do que a minha? Acho
que tudo se resume a um fato: no
final, eu sou aquele que tem os
exércitos."

O SOBREVIVENTE DE HATHSIN, Kelsier, é um dos meus personagens preferidos de todos. Um ladrão que sorri demais. Ele é aquele que une o grupo, que cria os planos, e por fim, o único que realmente acredita neles. Kelsier apresenta uma história fora das expectativas desse mundo, e acolhe Vin sob sua asa, ensinando-a muito sobre habilidades que ela ignorava (sua força) e sobre família.
Kelsier ambém junta uma galera, além de Vin e Sazed, que mesmo sabendo que é impossível, tentam melhorar as coisas, pelo menos um pouco. (Mas é óbvio que uma parte envolve roubar os nobres e o Soberano para ficarem ricos, afinal, são ladrões com um coração grande | ou pessoas com coração grande e um bolso maior ainda).

"Sempre há outro segredo."

Mistborn é épico, tem ação, fantasia, aventura, drama, relacionamentos e política. É dinâmico. E tudo que o leitor sabe, o que ele acha que sabe, e até o que ele sabe que não sabe... vão tomar desdobramentos completamente inusitados. É como Kelsier diz, sempre há outro segredo por aqui. Além disso, é ORIGINAL. A premissa inicial da história pode ser comum, mas o desenvolvimento da história é diferente de tudo que já li em livros de fantasia, é realmente algo novo, diferente.

Obs.: pra quem acompanha os livros do Sanderson, saiba que o HOID aparece por aqui. E pra quem não lê os livros dele e está se perguntando "Quem é Hoid?", saiba que todos procuramos a resposta para essa pergunta. (Um dia, ela chega).

Lucsaulykos 28/02/2024

Leitura obrigatória
Não tem muito o que falar. Brandon Sanderson, sabe como te cativar desde o começo. Você vai sentir tudo; alegria, frustração, medo, ansiedade e muito mais. Tudo é bem trabalhado e desenvolvido e te prepara pra imensidão do que pode estar chegando nos próximos livros.

Naylton.Sousa 27/02/2024

Promessa de sucesso
Livro muito bom, principalmente o final, conseguiu surpreender e deixar com gostinho de quero mais.
Ansioso para a sequência.

clara 26/02/2024

Que livro bom
Como LITERALMENTE SEMPRE, brandon sanderson criou algo incrível e novo e extremamente cativante. eu simplesmente amo a mente desse homem.
incrível construção de mundo e de personagens, todo o sistema de 'magia'/poderes é incrível, apesar de eu ter achado um pouco confuso no começo, ele é muito bem explicado ao decorrer do livro.
a ÚNICA coisa que eu nao gostei nesse livro é o romance forçado entre a Vin e o outro lá. muito nada a ver e sem base nenhuma kkkk tipo ??? odiei. preferia mil vezes uma amizade bem forte do que essa coisa que foi

mafessoares 24/02/2024

Fav
Eu sempre tive um pé atrás com os livros do brandon sanderson, por medo desse esquema de pirâmide, mas eu to muito arrependida de não ter lido antes.
o livro começou um pouco arrastado. eu demorei a me acostumar com o ritmo, e acho que poderia ter tido uma enxugada naquele início, mas se for pra analisar bem, tudo fez muito sentido pro desenvolvimento dos personagens.
isso é uma coisa que esse livro deu aula, todos os personagens principais tem seu espaço próprio. a construção da vin e do kell é impecável, e eu acabei o livro apaixonada nos dois.
aquilo lá que aconteceu no final, que quem sabe sabe, acabou comigo. eu passei os últimos 10% chorando. mas ao mesmo tempo que me arrasa, eu consigo ver claramente tudo por trás daquilo, e tudo faz um sentido absurdo. foi muito inteligente.
voltando ao que eu tava falando antes, apesar de demorar a me acostumar, quando foi ali uns 30% do livro, eu fiquei obcecada. tudo que eu pensava era nisso e eu cheguei a sonhar com a alomancia.
é um livro extremamente inteligente e bem desenvolvido. é só isso que eu tenho pra falar. caí no esquema (com muito orgulho).

Lucas1429 22/02/2024

ALTAS EXPECTATIVAS E ALTAS RECOMPENSAS
Eu tinha expectativas estratosfericas para esse livro, e todas foram cumpridas com uma maestria fenomenal. Simplesmente me encantei pelo universo, o estilo de magia, os personagens, a trama e os dilemas apresentados.

Livro de fantasia favorita da vida por enquanto sksksks. Perfeito demais!
Ness_blackthorn 22/02/2024minha estante
Tem romance, nele?

Gabriel Ribeiro 19/02/2024

Recomendo fortemente a leitura, uma história de tirar o fôlego e criar expectativa a cada página virada

bellrock 18/02/2024

Início de uma trilogia
Começando o brandon com esse livro tão conhecido e amado, inicialmente achei a leitura lenta e tive dificuldade em mergulhar profundamente no livro, porém após 40% fiquei totalmente focada, curiosa e instigada em continuar a leitura, gostei muito do personagem kelsier e da vin. amei muito, por ser o primeiro livro de uma trilogia e ser bastante introdutório não é tão lotado de informação e é bem explicativo o livro inteiro (que acabou não me deixando confusa com os tipos de metais, poderes decorrentes deles, consequências e atributos) achei interessante que o final realmente é fora da casinha e foi totalmente inesperado para mim.

SafiriLeonrei 16/02/2024

Muito melhor do que eu esperava
Esse livro me surpreendeu muito, mais muito mesmo, eu tinha medo dele ter um sistema de poderes muito bom, mas uma história não tão boa assim, e quebrei a cara, a história desse livro é muito boa mesmo, muito boa mesmo.
Ele é um livro muito realista, quando os personagens vão morrer, eles realmente morrem, é um livro que as vezes joga algumas verdades na nossa cara, mata personagens que ainda tinham tanto potencial pela frente, simplesmente porque as vezes as pessoas morrem, mas também não é um livro que mostra apenas desgraças sem proposito, tentando nos emocionar apenas mostrando coisas tristes, mas em Mistborn a tristeza é sempre vencida pela esperança, os personagens sempre conseguem ver pelo lado bom ou tentar continuar em frente nesse mundo injusto mesmo diante de tudo.
Os personagens são muito, muito carismáticos, são desenvolvidos e tem falhas, e em alguns momentos essas falhas esses defeitos colocam tudo a perder.
É um livro muito emocionante, eu chorei em tantos momentos (teve uma hora que eu chorei por quase meia hora) e enfim é um livro que eu recomendo muito, a história, os personagens e o sistema mágico são muito bem feitos.