A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

andressa 25/06/2021

fantástico
pensei muito sobre o que dizer a respeito desse livro, mas eu simplesmente não consigo encontrar as palavras certas.
apenas uma das melhores coisas que já li.
Carlos 25/06/2021minha estante
Tem tudo a ver com a auto aceitação...

Guilherme 19/07/2022

Perfeito
Parafraseando Vinícius de Moraes "Que me perdoem os livros feios, mas edições bonitas são fundamentais". Eu já tinha lido "A Metamorfose" numa edição de coleção que tenho de qualidade bem inferior dessa edição que ganhei no sorteio do app aqui do Skoob, e digo uma edição com letra, papel, e todo o resto bons, de qualidade ajudam sim no rendimento da leitura.
Mas conversa fiada a parte, o livro é o mesmo nas duas edições, e continua tão bom quanto da primeira vez que li, toda a catarse que ele gera na gente por uma situação tão inusitada é impressionante. Do meu ponto de vista um livro perfeito, não só por sair do comum, mas também por fazer pensar, por fazer repensar, e por sua crítica permanecer atual mesmo nos dias de hoje.

Lina.Allmeid 27/04/2023

Recomendo uma leitura de coração e mente aberta
Por ser um livro "clássico famoso" vi muita gente criar expectativas com relação a história e depois falar que não supriu tal expectativa. O livro é muito filosófico e quem não tá acostumado, pode acabar se perdendo.
Eu particularmente achei o livro ótimo! A forma como a história te leva, a descrição de sentimentos e emoções, as mudanças, é perfeito. O desenvolvimento é genial quando vc pensa no que significa.
Thalia58 27/04/2023minha estante
E é um livro bem curto, apesar de ter temas pesadoa

Thalia58 27/04/2023minha estante
Pesados*

Sarah 03/03/2024

Dormir, acordar, dormir, acordar
Que obra.
Possuía uma grande expectativa em relação a esse livro, e sinto que ela foi honrada.
Gregor Samsa é um personagem que eu me me apeguei horrores, igual o Sonhador, de noites brancas
Não tinha uma noção sobre o final dele e com certeza eu não esperava esse fim trágico.
A filosofia por trás de tudo que ele fazia pela família e como foi tratado pela mesma após a metamorfose é algo que após você ler, passa tempo pensando sobre.
Kafka faz jus ao nome! (Vi que ele foi mais um dos autores que foi reconhecido apenas após sua morte, uma pena :(
milenapb 03/03/2024minha estante
Aumentou a minha vontade de ler esse livro??

Dilalilac 07/03/2024minha estante
Vou deixar uma dica aqui: leia Carta ao Pai.
É a carta que o Kafka escreveu pro pai dele e nunca entregou, pontuando os problemas da relação entre eles de forma crítica e muito certeira. Ajuda demais a entender o Kafka e toda a obra dele, em especial A Metamorfose, sério, você vai ter um complemento e entendimento dessa obra muito maior, e são menos de 100 páginas a carta.

Sarah 09/03/2024minha estante
Nossaa, ótimo saber. Estava pesquisando pra tentar me achar para ler mais dele. Irei ler sim, muito obrigada!

Sara.Goncalves 01/04/2024minha estante
e o quanto o capitalismo é degradante e desumano

moabusson 01/04/2024minha estante
Leia 'O processo' também!!!

Duda 18/12/2023

E confuso
Eu por muitas vezes me irritei com a família de George, pois como poderiam tratar o filho/irmão daquela forma, mas depois me vi pensado em como seria possível agir muito diferente disso.
Eu gostei, mas afinal não me cativou. E pela época as falas e jeitos dos personagens dão um estranheza.

caspaeletrica 11/12/2023

8/10: A barata subiu pela parede, veio a chuva forte e....
....a derrubou.

Nem sei como escrever uma resenha digna para esse livro, mas ele é tão simbólico, tão triste, tão cru, tão verdadeiro e tão necessário. Creio que seja uma leitura obrigatório para todos; há tantas mensagens que podem ser tiradas desse livro e são tantos temas e microtemas importantes abordados no livro além da questão do trabalho; como nós somos vistos como máquinas para a sociedade e muitas vezes objetos para nossas família, a retratação da depressão como uma força modificações mas que não altera a sua essência totalmente ? apenas como os outros te visualizam, e tantos outros. É muito difícil sermos vistos como apenas quem deve estar sempre produzindo algo ou provendo algo para a sociedade, mas é uma visão que é importante ser visualizada primeiro para depois descontruída e eu acho que o Kafka abordou isso de uma maneira sensacional, foi um abrir de olhos esclarecedor de várias maneiras. A leitura é super acessível, toda palavra é selecionada com cuidado e a história e os personagens super bem desenvolvidos. É interessante visualizar também que o personagem não foi o único que se metamorfoseou, e sim todos os personagens e todos os aspectos ao redor de alguma forma, mostrando que somos capazes de mudar o outro também. Tendo em isso em mente, creio que todos deveriam ler esse livro e permitirem sairem dessa leitura totalmente metamorfoseados ? não tem como sair o mesmo depois desse livro.
Clara 12/12/2023minha estante
amei a resenha migo

caspaeletrica 15/12/2023minha estante
obrigado amg ksksk ????

Carla Cohen 26/07/2020

Um clássico
Sim, muito bem escrito, faz o leitor se sentir como se estivesse dentro do livro, vivendo a estória. Causa ansiedade a cada página para saber como será o seu desfecho. Mas do alto da minha ignorância, não consegui ter o prazer da leitura de um final clichê.

Tathynha 10/08/2020

Todos deveriam ler este livro!
Escrita fluida, bem moderna. Não é daqueles clássicos que acabam cansando o leitor devido as palavras mais cultas.
Expõe uma realidade muito atual.
Este livro pode ser interpretado de várias formas, devido ele mexer muito com a visão de mundo de casa um. Mas esse clássico deve ser lido por todos.

site: https://leituraimparcial.blogspot.com/

Sabsousa 17/12/2020

Mudou meu ano de 2020
A resenha completa do livro encontra-se no meu blog: https://sayenking.blogspot.com/2020/10/a-metamorfose-de-franz-kafka-literatura.html?m=1

É preciso fôlego para terminar a leitura deste livro. E não é por causa das cem páginas, você termina o livro em poucas horas. O que pega aqui são as sensações que Franz nos desperta ao decorrer da leitura. A Metamorfose é intensa, crua, nojenta e cruel.

Da perspectiva de Gregor a tragédia o priva do contato humano.

Da perspectiva dos Samsa isso significa o fim do conforto.

Interpretando o livro a partir de doenças debilitantes, da depressão e da velhice; Gregor é a representação das pessoas que se transformam em monstros irreconhecíveis à suas famílias. A sensação que me deu é que Franz estava escrevendo sobre enfermidade e consequência. A deterioração de um em detrimento da rotina de outros. A condição de monstro de Gregor muda completamente os hábitos de sua família. Todos são obrigados a se adaptar.
norton 17/12/2020minha estante
Tô doido pra começar esse livro!

Sabsousa 18/12/2020minha estante
Você vai gostar bastante!

Rubens29 17/12/2022

Uma bela surpresa
*Pode haver gatilhos!*

Quem diria que uma narrativa simples fosse me deixar encabulado? Achei incrível o lance todo e o final me surpreendeu de tal maneira que acreditei estar delirando. Conforme a história continuou, mais me pareceu alusão à depressão, burnout e possível vontade suicida.

Não é uma leitura fácil por causa do tratamento que o Gregor recebe da família e do chefe, o cara apareceu na casa dele pensando que o Gregor fosse dar algum golpe. Ainda no começo ele compreendia as palavras ditas em casa, e sua irmã fez o que pôde para dá-lo o que comer, mas com os dias passando, até a própria tentativa de se comunicar foi perdida dos dois lados. Deixou uma vibe de vazio existencial enorme, de que se não estamos bem para realizar algumas tarefas ou trabalhar, nos tornamos completos inúteis à quem não conhece nossas realidade e dificuldades.

Bryan.Caratti 04/07/2021

Foi o que eu esperava
Faz anos que queria ler este livro. A história de um homem que acorda virado numa barata gigante e que é jogado de lado pela família me prendeu muito a atenção. O filho do casal era quem sustentava a família. Não se dava muito bem com os seus pais mas tinha uma certa intimidade com sua irmã mais nova. Mas depois de ter sofrido a metamorfose e perder o emprego (para pagar as contas do pai) foo jogado de lado. Os parentes até cuidaram dele por um tempo mas quando ficaram, digamos, independentes (todos trabalhando) simplesmente decidiram se livrar do cara e o pior de tudo é que o final, para os parentes do personagem, foi "feliz". Para mim foi tenso. Fiquei revoltado. Essa história com certeza marcou demais a minha vida. Para ter uma nova experiência li também a adaptação em HQ da história. Recomendo essa história mas mexe com o psicológico.
Ah! Estou no interior trabalhando e só volto para a cidade em dois meses ? Essa foi a primeira e última vez que trabalho no interior. Aqui não tem vida. Estou contando os dias para voltar para a civilização.
Carolina165 04/07/2021minha estante
Até fiquei curiosa com a história, quem sabe algum dia eu leio... de vez em quando dá vontade de ficar um pouco longe da civilização ???? mas só um pouco ???

Zenaide.Mota 18/07/2021

Livro de ficção, com história inimaginável. Leitura rápida e fácil, quando notei já tinha acabado! rs
Vale para soltar a imaginação e tentar descobrir em que Gregor se transformou.
Uma analogia, pelo menos para mim: quantas vezes nos sentimos "estranhos" e incompreendidos quando a vida nos obriga a mudar?

Caio.Davantel 15/04/2022

Você é o que tem!
Há muito tempo queria ler esse clássico, que justifica ter a honra desse título nas suas páginas. O Kafka proporciona uma história bem triste, de um homem que em determinado momento era o sustento da casa, e em outro é excluído por uma condição física. O filho causa total estranheza e exclusão por parte da família, simplesmente por não poder mais ser quem ele era antes, e principalmente, por não conseguir mais ter o que tinha. Além disso, quando vemos uma família que era inteiramente impossibilitada de trabalhar, mudando seus hábitos, fica evidente que escoravam totalmente no pobre metamorfoseado.
O livro é curto, e ao contrário de muitos livros, o plot da história já está na primeira frase do livro.

Iasmin 30/10/2023

Fiquei passada
Não sabia muita coisa além de que o personagem se transformava em um animal horrível e nem o animal que era eu sabiakkkk
Pensei que seria uma leitura difícil e chata porém não foi. Só foi muito triste e desoladorkkk
Gostei muito desse livro me deixou com depressão. 5 estrelas. Recomendo.