A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

trizisreading 17/03/2024

Resenha de A Metamorfose
"A Metamorfose", escrita por Franz Kafka, narra a saga de Gregor Samsa, um jovem caixeiro-viajante que, de súbito, se transforma em um inseto gigante. A narrativa nos leva a testemunhar a resposta da família de Gregor a essa metamorfose, destacando como sua incapacidade de ganhar sustento o torna um fardo repulsivo e inútil aos olhos deles. O tratamento frio e até desdenhoso de seu pai espelha possíveis conflitos na relação de Kafka com seu próprio pai, Hermann Kafka, como insinuado em "Carta ao Pai". Esta obra singular mergulha nas complexidades da alienação, da inadequação social e das dinâmicas familiares, oferecendo uma visão sombria e penetrante da condição humana.

Leia minhas resenhas completas: https://www.instagram.com/trizisreading/

yasmin.santtori 06/12/2021

Esse livro é incrível
Eu me apaixonei pela escrita de Franz Kafka, tanto que entrei em uma ressaca literária. O livro está aberto a diversas interpretações, recomendo demais...

Roberta 16/05/2021minha estante
Excelente resumo

Ivan 16/05/2021minha estante
Obrigado !

Margô 19/05/2021minha estante
Me estimulou a enfrentar Kafka!

Marisb 28/02/2024minha estante
Simmm, fiquei muito indignada

julia5908 28/02/2024minha estante
ele merecia mais

Jaque 22/01/2021

não rolou comigo
Esperava muito do livro, mas não rolou. Tem toda uma questão filosófica por trás e tals, mas que só consegui perceber lendo outros comentários e continuei sem gostar ? foi tudo um ponto de interrogação pra mim
Leonardo.Broinizi 22/01/2021minha estante
Normal, acontece.
No meu caso, curti. As reflexões que fiz lendo foram sobre como a nossa vida pode ser transformada num absurdo por questões que estão além das nossas forças, sobre as implicações éticas em uma família que tem um parente querido que de repente vira um estorvo, e coisas assim. Mas leitura é algo um tanto quanto subjetivo, o importante é ler coisas diferentes pra vermos o que nos toca e o que não.

All Star 21/11/2020

A metamorfose/The metamorphosis (Franz Kafka)
Português:
Gregor acorda de repente transformado em um inseto. E com o passar da história, sua família e ele mesmo terão que se adaptar à metamorfose, além de encontrar uma maneira de sustentar a família sem a ajuda de Gregor.
Inglês:
Gregor suddenly wakes up transformed into an insect. And as history goes on, his family and himself will have to adapt to metamorphosis, in addition to finding a way to support the family without Gregor's help.

sabre 07/05/2021

Intrigante!!!
Gregor Samsa é caixeiro-viajante e provedor da sua família, composta pelo pai, pela mãe e pela irmã. Funcionário exemplar (mesmo que demorasse a fazer vendas), um dia, se atrasa. Este atraso foi suficiente para causar comoção na família: o jovem Gregor estaria doente?
Melhor que estivesse. Gregor acorda metamorfoseado em algo que pode ser comparado a uma barata. O espanto, a confusão e o medo tomam conta do razoável apartamento em que a família vive. O que fazer agora?
Um ponto que chamou muita atenção foi como os familiares sentiram a metamorfose. Eles não choraram pelo filho/irmão, não pensaram em como a situação seria revertida, pensaram, antes de tudo, sobre por quanto tempo as poucas economias seriam suficientes, pensaram em como a irmã, jovem de 17 anos, deveria agir para garantir a subsistência.
É com maestria que Kafka escreve essa novela. A escrita é tão realista que, em alguns momentos, chega a assustar. Li em um fôlego só, não consegui largar. Ele coloca em primeiro plano as prioridades humanas e isso chega a ser assustador. Esse foi o meu primeiro contato com literatura de língua alemã e não quero que seja o último!
João Pedro 07/05/2021minha estante
Adorei sua resenha e eu já estava com vontade de ler, agora fiquei mais ainda

boyreader 08/11/2023

"A Metamorfose", livro que me introduziu a literatura clássica, é angustiante e intrigante. Gosto de como o livro pode ter várias interpretações ou simplesmente ser uma boa novela, é uma leitura fácil porém intranquila. Adorei poder dividir esse quartinho com Gregor Samsa infelizmente a família dele não pôde dizer o mesmo rs!

Emillyn5 18/08/2021

Um clássico super rápido e tranquilo de ler. Eu adorei o fato do clímax da história ser apresentado logo de cara e a trama ir se desdobrando a partir dali. O autor usa a ficção e o "extraordinário" a seu favor, fazendo o personagem principal se transformar em nada menos que um tipo de inseto!

Embora a narrativa não ofereça uma explicação aparente para todos os acontecimentos, ela contém profundas reflexões filosóficas e sociais. Na parte três em especial, eu me senti extremamente angustiada pelo Gregor, foi triste acompanhar a forma como ele passou a ser tratado pela própria família.

Existem diversas interpretações para essa história. Para mim, a metamorfose está associada a depressão, mas também passa a mensagem de que para muitos, o nosso valor depende do que temos a oferecer. Foi uma leitura surpreendente! Recomendo demais.

Cayo.Fellype 21/04/2023

Não consigo nem expressar o que senti lendo esse livro. Uma agonia e uma sensação bem enjoada, e depois de ver comentários de outras pessoas que já leram, percebi que a intenção do livro é exatamente essa.

lembroldelivros 13/05/2024

?todos nós nos sentimos Gregor Samsa em algum momento?
Genial. visceral. atemporal.

como Kafka conseguiu reunir tantas reflexões e questionamentos numa novela tão fantasiosa, esquisita e satírica, eu não sei. mas que bom que conseguiu.

me impressiona a falta de incredulidade do autor ao jogar as mais absurdas situações logo de início, inquietando o leitor, mas seguir a história da maneira mais objetiva e casual possível. como se fosse uma situação qualquer, cotidiana. acho que é aí que mora a maior sacada moral de Kafka.

é um clássico muito autêntico, muito diferente de outros clássicos. as milhares de interpretações e questionamentos que fazem uma teia de aranha dentro da história me fascinaram por completo.

vale a pena a leitura, o aprendizado, a identificação e o criticismo tirado disso tudo.

o incipt é realmente marcante e prepara o leitor para o final trágico o tempo todo, coisa que nunca vi em livro nenhum e achei brilhante.

Otavio.Guassu 20/06/2023

?E no entanto a irmã tocava com tanta beleza! O rosto dela estava inclinado para o lado, seus olhares seguiam perscrutadores e tristes as linhas da partitura. Gregor rastejou mais um trecho à frente, mantendo o corpo rente ao chão, para se possível captar os seus olhos. Era ele um animal, já que a música o comovia tanto? Era como se lhe abrisse o caminho para o alimento almejado e desconhecido.?

Erika 19/03/2020

Eca.
A princípio pareceu somente uma fantasia nojenta onde um homem acorda transformado em um grande inseto, com descrições agonizantes do suplício em que Gregor Samsa passa a viver. Ele obviamente assusta sua família, que inicialmente até procura uma forma de conviver decentemente com a situação, mas pensa num inseto gigante, que não consegue falar, nem andar com as novas patinhas, nem se alimentar de comida humana. A família começa a tratar Gregor como um inseto mesmo, e chega a torcer para que ele morra. Coitado, ele é muito judiado, dá dó, mas dá também muito, muito nojo. Eca. Durante a leitura me perguntei várias vezes qual seria a necessidade disso tudo. Deu vontade de abandonar, de jogar longe.
Não gostei mesmo, e acredito que era justamente a reação que Kafka quis provocar. Fiquei com a história remoendo no estômago por uns bons dias. Daí comecei a refletir se não é exatamente o que a sociedade faz com pessoas que não se encaixam no padrão; com pessoas idosas; com pessoas de classes sociais abaixo da sua. Valeu a reflexão tardia, mas não é um livro que indicaria, nem releria.
Peregrina 19/03/2020minha estante
Quando eu era criança, vi um filme que estava passando na TV que acredito ter sido baseado nesse livro. Fiquei traumatizada com as imagens do homem se transformando em inseto. Nojento.

Erika 20/03/2020minha estante
Enza, me veio à cabeça o filme A Mosca. Definitivamente não sei qual a finalidade de histórias desse tipo.

Alê | @alexandrejjr 06/10/2020minha estante
Putz, mas a metáfora é tão interessante...

Zenaide.Mota 18/07/2021

Livro de ficção, com história inimaginável. Leitura rápida e fácil, quando notei já tinha acabado! rs
Vale para soltar a imaginação e tentar descobrir em que Gregor se transformou.
Uma analogia, pelo menos para mim: quantas vezes nos sentimos "estranhos" e incompreendidos quando a vida nos obriga a mudar?