A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Giovanna Arcanjo 02/01/2024

Bem bom
Começa de uma maneira bem cativante, o desenvolvimento da história é bom mas falhou no final, na minha opinião. Mesmo assim, 4,5.

Jéssica | @jehbreda 12/05/2022

Simples e complexo
Li esse livro bem rápido e apesar de estranho e mórbido terminei com aquele vago sentimento de: ué?

Não sei se a metáfora foi bem absorvida por mim no primeiro momento, mas agora, em retrospecto, fico pensando quantas pessoas são ?diferentes e estranhas? para nós e como fica muito mais fácil quando elas não estão ?a mostra? ou ?por perto?.

Fora o quanto uma coisa que te acontece daqui pra ali e muda tudo? você, uma pessoa amada e produtiva, se torna um estorvo.

Enfim, acredito que seja uma leitura rápida, mas de absorção a longo prazo?

ashb 05/09/2023

Metamorfose
A leitura para mim foi difícil no começo, logo fui entendendo ao decorrer da narrativa.
O autor conseguiu escrever uma história em que um cara vira inseto, e isso é muito daora

Hellen.Biehl 25/08/2023

Pode acontecer com qualquer um
Senti um estranho desconforto lendo esse livro, parece que ficamos tensos o livro todo. É sofrido do início ao fim, principalmente por parecer que uma situação tão impossível te faz questionar "e se fosse comigo?", pior, pensei "Será que me abandonariam como abandonaram Gregor?". É um livro sobre sentido de vida e tempo útil, produtividade, amor conveniente e esquecimento.
É muito triste e angustiante.
Só tirei 1 estrela porque por vezes achei prolixo, mas irei reler daqui um tempo, pode ser que só tenha pego o livro em uma semana apressada.

Lilies_. 02/09/2023

Tenham piedade da barata
Confesso que minha primeira impressão desse livro foi como esse livro deve ser denso, com nível de dificuldade do tipo do Dostoiévski - não poderia estar mais enganada- "A metamorfose" é tão fácil e com a escrita tão fluída que você se pergunta se é ou não um clássico.

Na minha percepção individual de leitura, acho que existem muitas camadas por trás dessa obra, não acho que seja apenas uma crítica ao capitalismo. Há uma camada social aqui, como é ser você mesmo na sociedade/ família? De qual maneira devemos agir para sermos aceitos?

A metáfora é muito bem estruturada, porque toca no mais íntimo do ser humano. Nos fazendo questionar a percepção da qual os outros têm de nós, e também na forma como nós nos vemos, isto é feito de uma maneira tão verdadeira e de forma tão convincente.

É por livros assim que agradeço imensamente por ter o gosto da leitura para clássicos.

Alberto 26/07/2021

Barata?
De início, parece que a história vai procurar um lado fantástico, até imaginei que ele sairia como barata pela cidade e aconteceria de tudo. Mas logo fica claro que se trata ou de uma metáfora para alguma doença intratável e difícil de lidar, principalmente para a época, ou de uma doença psiquiátrica, que parece ser o caso com o passar da leitura ? provavelmente esquizofrenia. Daí temos a forma bem real como a família lida com tudo isso. Personagens muito humanos, apesar da metamorfose. E como ele descreve bem uma barata, deve ter ficado dias estudando os hábitos das bichinhas. ??
Roberta 26/07/2021minha estante
Esse livro é muito bom

Jéssica Lustosa 26/07/2021minha estante
Também fiquei esperando ele dar uma volta na cidade ?

Rafa 04/01/2022minha estante
Como assim edição bilíngue?

Alice.Mandaj 04/01/2022minha estante
A primeira parte da edição é o livro em português e a segunda metade vem em inglês (tem as duas línguas no livro - ele é bem curtinho)

Rafa 04/01/2022minha estante
Que legal, obrigado Alice

PedrokaTBHC 11/05/2023

Nuances e camadas num simplório vislumbre fantasioso
Eu amo kafka, já disse isso? sou tremendamente apaixonado de coração por ele, por sua literatura e por sua história de vida, acho ele muito admirável.
em A Metamorfose, o livro mais famoso dele, ele trás uma crítica e um pensamento — quase cômico — da rotina de Gregor Samsa e sua mudança após acordar metamorfoseado em um bicho horrendo.
Eu AMO como ele consegue divagar nesse absurdo e como as interações entre os personagens tomam conta da história, o modo que eles pensam e agem é sensacional e a filosofia de kafka fica implícita nela.
enfim, amei novamente.

Rafaele Rodrigues 26/04/2021

a metamorfose.
a história do livro em si foi bem "ok", nada muito uau mas de fato muito bem escrito, fluído e interessante. agora, no final desse livro tem alguns comentários que realmente me fizeram pensar bastante e fica muito mais clara, apesar de você poder interpretar de DIVERSAS formas, a mensagem. um livro que vale a pena mas provavelmente faça mais sentido pra mim em outro momento, portanto pretendo ler de novo.
arturtrindade 26/04/2021minha estante
Ótimo, tenho interesse em lê-lo.

trizisreading 17/03/2024

Resenha de A Metamorfose
"A Metamorfose", escrita por Franz Kafka, narra a saga de Gregor Samsa, um jovem caixeiro-viajante que, de súbito, se transforma em um inseto gigante. A narrativa nos leva a testemunhar a resposta da família de Gregor a essa metamorfose, destacando como sua incapacidade de ganhar sustento o torna um fardo repulsivo e inútil aos olhos deles. O tratamento frio e até desdenhoso de seu pai espelha possíveis conflitos na relação de Kafka com seu próprio pai, Hermann Kafka, como insinuado em "Carta ao Pai". Esta obra singular mergulha nas complexidades da alienação, da inadequação social e das dinâmicas familiares, oferecendo uma visão sombria e penetrante da condição humana.

Leia minhas resenhas completas: https://www.instagram.com/trizisreading/

Henrique 04/06/2021

O inseto dentro de nós
Ver a vida de Gregor virar de cabeça para baixo quando ele se percebe acordar no corpo de um inseto monstruoso não é nada fácil. Nada é como antes, por mais que ele tente. Aos poucos a transformação vai se completando e no mesmo ritmo sua humanidade vai se perdendo. O que resta é ser tratado pelos outros como ele está: um inseto.
Leitura reflexiva, visceral, confesso que me balançou emocionalmente em vários pontos da história. Recomendo a leitura mas de preferência para depois da Pandemia. ?????

Jaque 22/01/2021

não rolou comigo
Esperava muito do livro, mas não rolou. Tem toda uma questão filosófica por trás e tals, mas que só consegui perceber lendo outros comentários e continuei sem gostar ? foi tudo um ponto de interrogação pra mim
Leonardo.Broinizi 22/01/2021minha estante
Normal, acontece.
No meu caso, curti. As reflexões que fiz lendo foram sobre como a nossa vida pode ser transformada num absurdo por questões que estão além das nossas forças, sobre as implicações éticas em uma família que tem um parente querido que de repente vira um estorvo, e coisas assim. Mas leitura é algo um tanto quanto subjetivo, o importante é ler coisas diferentes pra vermos o que nos toca e o que não.

yasmin.santtori 06/12/2021

Esse livro é incrível
Eu me apaixonei pela escrita de Franz Kafka, tanto que entrei em uma ressaca literária. O livro está aberto a diversas interpretações, recomendo demais...