O queijo e os vermes

O queijo e os vermes Carlo Ginzburg




Resenhas - O Queijo e os Vermes


113 encontrados | exibindo 106 a 113
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8


Joy 29/01/2023

Uma ótima leitura. A escrita de Ginzburg é fluida e a discussão por ele desenvolvida a partir do caso de Menoccio, o moleiro, a cerca da cultura popular é muito interessante.
comentários(0)comente



Mila 08/02/2023

O queijo e os vermes
Esse livro é fantástico conta a história de Menocchio, suas brilhantes ideias, senso crítico, suas dúvidas sobre o que a igreja católica pregava. Sua forma de pensar e dúvidar o levaram para investigação na Santa Iquisição no qual foi investigado duas vezes, na primeira passou 3 anos presos e na segunda não houve perdão. Menocchio sentiu os efeitos dessa perseguição da igreja não podia mais expressar suas ideias, perdeu a esposa e o único filho que o considerava, acabou ficando abandobado. Enfim passou por torturas, perdas, dificuldades de arrumar emprego, desprezo familiar.
comentários(0)comente



arrobasamara 07/09/2023

O historiador ao pesquisar documentos inquisitoriais em Udine encontra uma frase de que uma pessoa foi condenada por acreditar que o mundo tinha origem na putrefação, se interessou e pesquisou mais até se deparar com a história de Domenico Scandella, o Menocchio, nascido em 1532, era um moleiro, que se dizia muito pobre, poucas vezes saiu de sua aldeia de Montereale, não sabia grego ou latim, no entanto era autodidata, sabia ler, escrever (e imaginar muitas coisas).
Menocchio viveu no contexto do domínio da Igreja Católica começa a ser questionado com ideais reformistas, principalmente ideais luteranos. No entanto ele próprio não era um luterano, ou anabatista.
Embora em contato com alguns livros e também conhecimentos passados de forma oral por outros, Menocchio não reproduzia simplesmente o que ouvia, tinha suas próprias ideias como acreditar que no princípio o mundo era nada, a água do mar junto com a espuma se coagulou com o queijo, dai teria nascido os vermes, que se tornaram homens e os anjos... Não acreditava na virgindade de Maria, ou na divindade de Jesus, via Deus como uma espécie de pai que delegava tarefas. Menocchio criticava as "pompas" da Igreja, exaltava a tolerância religiosa e dizia que "amar ao próximo é um preceito mais importante que amar a Deus", na verdade é até um pouco ter certeza do que exatamente Menocchio acreditava já que ele próprio se contradizia muito.
Em 1583 foi denunciado ao Santo Ofício pelo pároco de Montereale por suas heresias e tentativas de proselitismo, é iniciada então a investigação e os interrogatórios.
Um clássico e referência da micro história, é uma leitura muito interessante e rica em detalhes, em nenhum momento se tornou uma leitura chata pra mim.
comentários(0)comente



Amanda.hpires 04/11/2023

Relato histórico interessante, mas não consegui ficar focada na leitura. Apesar de não ser uma leitura arrastada tbm.
comentários(0)comente



Policaio 28/12/2023

A história de Menocchio
Carlo Ginzburg nos prende com a historiografia da vida do moleiro Menocchio que foi pego pela Inquisição duas vezes por questionar os dogmas da Igreja católica e por expor suas concepções sobre Deus e a criação.

Um ótimo livro para tecer um paralelo entre razão e dogma no início da Idade Moderna e atualidade.
comentários(0)comente



Karinne 18/01/2024

A partir dele podemos perceber a ação da Santa Inquisição na história de Menocchio, um moleiro, que lia e questionava o que estava ocorrendo na Europa no século XVI. E que proporciona questionamentos em relação a ação do historiador.
comentários(0)comente



Gaby Lima 31/01/2024

Não supero que ele foi condenado por falar a verdade (tá que né, pra época) mas extrairam todo o conhecimento que ele tinha pra então matar. Nem judas!!!!
comentários(0)comente



Déh 20/02/2024

Muito bom
A leitura é um pouco cansativa em alguns momentos, o que não diminui a qualidade do livro. Ginzburg procura falar de uma cultura camponesa através de um indivíduo que, apesar de camponês, era muito diferente dos demais por saber ler e pensar.
comentários(0)comente



113 encontrados | exibindo 106 a 113
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8