O queijo e os vermes

O queijo e os vermes Carlo Ginzburg

Resenhas - O Queijo e os Vermes

Isabellecavalcanti 04/10/2021

O livro conta a história de Menocchio, um moleiro que foi condenado pela Inquisição. No texto, o autor nos traz os inquéritos que mostram a opinião do julgado e faz uma análise a respeito das obras que o mesmo leu e muitas vezes tirou conclusões completamente distintas dos livros indicados. A leitura é maçante devido falar de documentos, mas muito rica em informações. Recomendo!!!

Miller 02/10/2021

Triste
Fiquei compadecido por Menocchio, tudo o que ele queria era uma vida sem fome e poder discutir suas ideais.
Ele sentia solidão e sede de conhecimento, e sua morte foi tão triste quanto sua vida.
Ele perdeu seus entes queridos e teve suas opiniões suprimidas.

"Nem toda confissão é uma vitória da tortura; porque às vezes a pior tortura é ter a voz silenciada."
? Renato Janine Ribeiro

Papareia dos Livros 18/07/2021

Incrível
Era um livro que eu tinha muita vontade de ler por conta das diversas vezes em que ele foi citado em outros livros ou pelos meus professores e depois de ter feito a leitura eu só comecei a gostar ainda mais dessa obra incrível que é O queijo e os vermes.
O livro traz uma temática diferente de outros livros que falam sobre o mesmo contexto, Ginzburg foi brilhante em juntar a história literária com o contexto histórico ele se utilizou de fontes reais sobre a inquisição de um moleiro no fim da idade média chamado Menocchio e em cima disto trabalhou a trama do livro.
Pode parecer uma história monótona e cheia de referências acadêmicas mas pelo contrário, é um livro que aborda a história sobre uma nova ótica, aqui foi utilizado a visão, as ideias, as observações e argumentações do inquisitado e não do inquisitor.
O queijo e os vermes abre caminho para um gênero da história chamado micro-história, dirigido por Ginzburg e Levi.
Um livro com textos bem dinâmicos, com otimas exemplificações e argumentações sobre seu personagem principal e outros que compõe a obra, é engraçado pensar mas em certo monmentos me pareceu um ótimo livro para roteiro de filme ou documentário.

narf 20/06/2021

UMA GRANDE "FOFOCA"
Contrapondo o conceito de micro história, este livro é uma grande "fofoca". E o que seria um historiador se não um fofoqueiro de fontes confiáveis?

Ler este livro e ter contato com Carlo Ginzburg que em pleno século XX tentava destrinchar uma mente do século XVI é simplesmente um... espetáculo! Nesta obra você será exposto a Menocchio, um moleiro que foi perseguido pela Inquisição. E caso não seja um bom fofoqueiro, cairá nas armadilhas da interpretação.

Menocchio "embebedava-se com as palavras", o que o levou aos julgamentos inquisitoriais (presentes em parte no livro). Este homem, sem papas na língua, colocou em evidência à Igreja sua antropologia tão abstrusa e complicada.

-- "Assim, na sua linguagem densa, recheada de metáforas ligadas ao cotidiano, Menocchio explicava sua cosmogonia tranquilamente, com segurança, aos inquisidores estupefatos e curiosos (caso contrário, por que teriam conduzido um interrogatório tão detalhado?)." --

Além da história de Menocchio, Ginzburg discorre sobre a escassez de testemunhos em relação ao comportamento e as atitudes das classes subalternas do passado e como os historiadores só se aproximaram muito recentemente desses tipos de problema - "persistência de uma concepção aristocrática de cultura".

Dois eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma. Graças a estes eventos e ao grande historiador, Carlo Ginzburg, somos induzidos a apreciar a micro história; nossa curiosidade é atiçada por uma escrita envolvente e por um personagem real que dentro de um contexto construído de forma generalizadora, não recebeu toda a notoriedade que agora o damos.

-- "Sabemos muita coisa sobre Menocchio. De Marcato ou Marco — e de tantos outros como ele, que viveram e morreram sem deixar rastros — nada sabemos." --

micaela 19/06/2021

comecei animada, no meio acabei ficando um pouco entediada com a repetição de ginzburg a respeito de menocchio, mas terminei com a mesma animação do início. usei muitos post it nesse livro pois cada pensamento do moleiro me fazia refletir nos dias atuais, nas ideias contemporâneas. a questão da cultura popular também é muito importante, gostei de como ginzburg mostrou não só sua pesquisa sobre menocchio mas também nos proporcionou uma visão de como eram as coisas no medieval, como a sociedade funcionava e principalmente a igreja e a legislação que vigorava na época.

umtetoparaana 18/06/2021

Investigação Histórica
Ginzburg escreve de uma maneira incrível. Ele é didático ao mostrar que as coisas que Menocchio pensa não são tão absurdas, nem são a frente do seu tempo (até porque isso não existe). Qual é o poder de um livro? Como interpretamos livros? Por quanto tempo uma leitura consegue fica na sua cabeça? Essas e outras perguntas são apresentadas por Ginzburg no meio de um processo da inquisição sob acusação de heresia a um moleiro.
O queijo e os vermes é escrito de uma maneira que faz com que o estudante de história (ou não estudantes) se interesse pelo processo de investigação histórica. Livro essencial pra quem se interessa por história e literatura ?

Caioboeira 14/06/2021

Excelente registro histórico sobre a inquisição, me chamou atenção o verniz legalista e justo que o Tribunal do Santo Ofício buscava dar aos seus julgamentos assassinos. Também interessante verificar como as ideias eram difundidas na Europa medieval e como o cidadãos comuns poderiam ser penalizados ou mortos brutalmente por simplesmente buscarem conhecimento além do que pregavam as escrituras que lhes foram impostas.

Malu 23/05/2021

É interessante...
Devo assumir que esse livro não é exatamente meu favorito. Eu sou estudante de história, mas essa minha resenha é mais como leitora do que como historiadora, embora eu não possa abrir mão do meu olhar de historiadora quando avalio.

A história de Menocchio é espetacular. Poder estudar uma fonte da história popular moderna é tão incrível que não podemos abrir mão desse marco importante. O fato de podermos ler algo mais real sobre a Inquisição também é incrível para desmistificar a visão que os filmes montam.

A história em si merece uma nota 5, mas a escrita deixa a desejar. Acho que Carlo Ginzburg queria agradar historiadores e leigos e o textos acabou não agradando nenhum dos dois... o texto ficou simples para o meio acadêmico, a falta de referências e citações é estranha para quem está acostumado com textos acadêmicos, mas ele ficou um pouco técnico demais para leigos...

Desse modo, indico a história de Menocchio para todos, é surpreendente e interessante, mas gostaria de não precisar indicar o livro de Carlos Ginzburg.

Andrei.Mazzola 18/04/2021

Culturas Queimadas
Bruxaria, feitiços, curandeiros e seitas de camponeses na Europa pré-industrial. Neste cenário o historiador italiano Carlo Ginsburg se cristalizou como um grande nome da Micro-história com sua obra "O queijo e os vermes". Pesquisa em escala reduzida sobre o século XVI e suas perseguições aos movimentos desviantes da Igreja Católica.

No entanto, entramos em contato com este período através de um personagem, Menocchio Scandela. Este que era um moleiro da região do Friuli na Itália e que possuía uma habilidade incomum entre os camponeses, era um leitor.

Menocchio ousou interpretar o mundo a sua maneira e foi convocado a prestar depoimento aos inquisidores. Diante do tribunal ele afirmou suas posições, entre elas, que a vida tinha origem na putrefação, uma massa caótica como o queijo que é feito do leite e daí surgiu os vermes: os anjos. Estas posições lhe restaram arder nas chamas santas das fogueiras da inquisição.

Clio0 18/04/2021

O Queijo e os Vermes é um estudo baseado nos registros oficiais da Santa Inquisição a cerca de Menocchio - um moleiro italiano do século XVI acusado de heresia.

O livro pertence a Micro-história, que por muito tempo no Brasil foi chamada de História dos Marginalizados.

Por ser um estudo de caso, podemos observar não apenas o processo inquisitorial, mas também as características que levaram a formação desse ofício e a quebra da generalização das características medievais.

Há uma grande tendência em separar católicos, luteranos e outras vertentes como se tal fossem de amplo conhecimento, e aceitação, na época de seu surgimento. Carlo Ginzburg relata justamente as contradições no pensamento medieval, e individual, que os conflitos religiosos abordavam.

Menocchio é uma pessoa fascinante. Letrado e articulado, ele usou o próprio tribunal como palco para sua divulgação e divagação. Pelo menos até que o caso começou a tomar proporções maiores e mais sérias.

Não sei dizer quanto exatamente uma pessoa leiga pode aproveitar desse livro. É um trabalho acadêmico com todas as suas peculiaridades, mas o estilo de Ginzburg é simples e dinâmico e pode atrair qualquer um interessado no tema.

Ingrid.Pardinho 06/04/2021

Uma obra incrível!
Carlo Gizburg demonstra como a abordagem micro-histórica possibilita compreender diversos elementos da cultura de uma sociedade e época. A proposta de incluir as notas no fim tornam o texto mais acessível, além da escrita super fluída do autor colaborar para isso. É emocionante observar como os estudos envolta de um moleiro ramificam para várias questões. O que fica bem evidente no livro é que a cultura popular não se sujeita à cultura dominante como mera reprodutora, mas sim possui suas próprias singularidades.

Mary 01/04/2021

Um livro ótimo para historiadores.

Vai falar sobre Menoccio, que vai passar por um processo de interrogação da santa inquisição, pois o personagem, um homem que deveria ser considerado um camponês comum,mas que despertou atenção por ter crenças bem distintas que se costumava ver na época.