Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

Rebeca 28/07/2014

Tudo acontece na Cidade Maravilhosa...
Gostei dessa história (ou seriam várias histórias em um livro) sobre a vida de grupo de idosos no Rio de Janeiro. Bom ler e reconhecer os lugares de todos os eventos (que ocorrem em minha cidade, meu bairro e até na minha rua).

Tatiane Kelly 27/07/2014

Interessante
Adorei este livro. Muito gostosa a leitura, o conto brasileiro.

Má Contato 26/07/2014

Resenha do blog www.minhaalmapedelivros.blogspot.com
Sem dúvida um livro sobre a vida. Cinco amigos, uma mesma história, contada de vários pontos de vistas diferentes. O FIM de cada um deles. Sempre em seus últimos momentos, Álvaro, Ribeiro, Sílvio, Neto e Ciro encaram sua vida, suas glórias, conquistas e até mesmo os piores pesadelos. Porque é sempre assim, né? Quando achamos que algo está terminando, passamos a pensar sobre ele. O que não tinha valor, passa a ter. E é isso o que acontece com a vida de cada um desses senhores.

Os capítulos trazem também o pensamento em primeira pessoa da vítima em seus últimos minutos e, assim, ficamos sabendo o que eles pensaram antes de partir dessa pra melhor.

Aí você deve pensar: "Poxa, uma mesma história contada várias vezes? Que coisa chata e cansativa!".

Não! Os fatos são os mesmos, mas são contadas de um modo diferente para cada personagem, uma vez que cada um coloca em sua versão seus pensamentos, sentimentos, razões, etc. Sabe o ditado: "quem conta um conto aumenta um ponto"? Nunca ficamos sabendo da verdadeira história quando essa é passada boca a boca. E é isso o que encanta na narrativa de Fernanda Torres, as várias perspectivas, os vários ângulos de um mesmo fato. Mesmo grupo de amigos, diversidade de rotina, hábitos e filosofia de vida.

Se eu não soubesse que o livro foi escrito pela Fernanda, com certeza absoluta acharia que se tratava de um autor, MASCULINO. Aquela coisa de "livrinho com linguaguem para garotas", isso NÃO acontece aqui! Palavrões, putaria, drogas. É, drogas, sexo e rock'n roll, é isso aí.

Por algum motivo, FIM me tocou. Talvez por saber a história de vida de cada um dos personagens por quem me apeguei e ter a consciência de que seu fim está próximo... Não sei, mas me fez pensar na vida. Filosofar. Pensar nas consequências de determinadas atitudes, de determinadas escolhas. Perceber que o fim não está tão longe e que a vida é curta... "Fim" é, na minha opinião, muito mais útil que muitos clássicos por aí, como por exemplo, Mrs. Dalloway: contar o dia e a reflexão de uma tal senhora da alta sociedade? Aqui temos muito mais que isso! Muito bom!

Carol 24/07/2014

FIM
Fim é o primeiro livro da atriz Fernanda Torres. Conta a história de cinco amigos: Álvaro (sem graça, depressivo e brocha), Sílvio (boêmio, tem como interesses mulheres, festas e drogas), Ribeiro (perfil atlético, nunca casou), Neto (mulato e monogâmico) e Ciro (o mais bonito da turma).

Os relatos de suas vidas têm como ponto de partida a morte de cada um e falam sobre temas adultos, como casamento, traição, separação, amores, amizades desfeitas e doenças.

Os personagens são bem construídos, ainda que de difícil empatia. São egoístas, machistas e depressivos. Mas isso não me incomodou. O que me incomodou, na verdade, foram as personagens mulheres, todas chatas, frágeis e vivendo em função dos homens (maridos/amantes/namorados).

Apesar deste ponto negativo, o livro é bonito e muito bem escrito. Vale à pena ser lido.

Rosimeire 01/04/2014

Fim - Fernanda Torres
O livro conta a história de cinco amigos homens, Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro.
Os "velhos" de Fernanda Torres são em sua maioria ranzinzas, eles tem aquele humor pesado e divertido, nasceram entre 1929 e 1940 e viveram a juventude de uma geração bem diferente da atual, tempos de liberdade sexual e o surgimento de novas drogas.
Tendo como cenário a cidade do Rio de Janeiro, relata a juventude, cheia de sacanagem os seus amores e desamores; as traições as mulheres que fizeram parte, como Ruth, Raquel, Irene, Suzana, Célia, Norma, e tantas outras e que são peças importantes no decorrer de suas vidas, família, as orgias, drogas, a impotência, a velhice e o fim.

A estória é contada na 1a pessoa o que faz a leitura real e engraçada, cheio de vida, de comédia, sátira.

Dayse Lima 16/07/2014

A vida em construção...
Se não me engano, Fernanda Torres diz nos "agradecimentos" ter recebido sugestão de estrear na ficção escrevendo um conto. "FIM" é isso: contos magistralmente costurados em torno de um tema único - a vida, entendida como uma construção (em família, entre amigos, por meio de relações afetivas) que chega a um termo. Belíssima estréia!

IvaldoRocha 29/04/2014

No FIM é melhor
O início do livro deixa uma impressão que poderia ser melhor, embora seja bom, algumas repetições bem colocadas o outras nem tanto, mas a amarração da narrativa pelos seus personagens segundo seu próprio ponto de vista e como são vistos pelos demais é muiito feliz surpreendendo o leitor e o "FIM" fica mais do que bom.

Jáderson 23/12/2013

O tempo e o corpo
Fim é o nome do primeiro romance da atriz Fernanda Torres. O livro centra-se na história de cinco amigos cariocas que narram, a partir da velhice, como sugere o próprio título, as suas experiências ao longo da vida. Experiências de toda ordem: casamento, filhos, orgias, traições...

A influência do João Ubaldo Ribeiro na escrita é evidente. Para quem viu a atriz no palco fazendo A casa dos budas ditosos, com certeza vai ver as cenas de sexo dos personagens, sobretudo, como se tivessem sido realocadas do texto do escritor baiano.

A fluência da narrativa de um modo geral tem esse tom mesmo de monólogo. A fala rápida dos personagens, alguns detalhes pormenorizados no meio de alguma situação... e não é incomum se pegar lendo alguma parte do livro com a própria voz da Fernanda no ouvido.

Talvez o maior acerto do livro seja o domínio do eu-lírico masculino, já que o texto se apresenta quase todo em primeira pessoa. Não é artificial, é bacana.

Mas o que realmente instiga, e é o que me levou a pensar este post, é a força da dimensão do corpo em todo o romance. Nesses nossos dias em que fotógrafos-abutres rodeiam três mulheres em Ipanema, vendo notícia de jornal em um topless, este esboço pode fazer algum sentido.

Em toda cidade litorânea brasileira, o corpo das pessoas tem um poder e uma presença incrível. Nas praias, malhados e sarados, eles agigantam o desejo comum pelo corpo ideal, mitificado. Recentemente, um amigo meu começou a malhar depois de uma viagem ao Rio de Janeiro.

O romance, que focaliza a geração da juventude dos pais da autora, mostra o período em que este culto toma forma nas areias do Rio de Janeiro. É da mesma época o surgimento da Garota de Ipanema, que brota das notas de Tom Jobim para o mundo, tal qual a Vênus surgida das espumas. Da mesma época também é a entrevista que a Leila Diniz deu ao Pasquim, falando abertamente sobre a sua vida sexual.

Paralelamente então nasce o culto social do corpo na cidade e a transformação dos costumes no espaço público.

Porém, não se trata, infelizmente, de um estado de graça perene, eterno, como poderiam pensar os jovens da época. Álvaro, um dos personagens do livro, chega a dizer sobre Ribeiro, em determinado ponto da narrativa: "Sempre achei que o Ribeiro fosse imortal. Ninguém é". O corpo, que outrora se fazia escudo e amostra para as aventuras sexuais e a farra semanal, agora se assemelha a uma gaveta em que se repousam a mais variadas lembranças, e que range, quando é aberta.

O livro torna-se interessante, portanto, por evidenciar a efemeridade e a real passagem do tempo no corpo dos personagens que viveram o auge dessa beleza praieira (sem cirurgias plásticas, photoshop, etc...) enquanto muitos desses mesmos corpos sobrevivem esbeltos no imaginário popular ainda hoje.

site: nopicua.blogspot.com.br

Celso 02/01/2014

Quando vi a divulgação do livro Fim da atriz Fernanda Torres não me empolguei muito. Tentei acompanhá-la nas crônicas da Folha de São Paulo e não me identifiquei com o tom político da escritora-atriz. Porém, não resisti aos repetidos elogios e fui conferir o romance de estréia.

Aproveitando os dias de folga, devorei o livro em menos de 48 horas que conta a história de quatro amigos nos seus últimos dias de vida. O que mais me envolveu foi o tom leve da história, mesmo tratando de um assunto que seja levado bem a sério por grande parte de nós. Assim, as relações amorosas e pessoais, medos, inseguranças e glórias são relatadas de forma não cronológica entre os vários personagens.

Com a narrativa localizada no Rio de Janeiro, a autora nos apresenta bons textos, como por exemplo:

Toda amizade masculina carrega um quê de veadagem. Comer as mesmas mulheres não deixa de ser um jeito de se comer entre si. No mesmo ambiente, então, é um passo.

As mulheres cultivam a fantasia de que o verdadeiro amor é capaz de transformar os homens. Quando isso não acontece, e isso nunca acontece, elas perdem o orgulho e viram esses farrapos que a gente vê por aí.

Me recuso a começar tudo de novo, perdi a ilusão necessária para reinventar os dia.

Além do texto de fácil leitura, Fernanda acerta na construção de vários personagens, textos em primeira pessoa com perfis diferentes, habilidade nem sempre alcançada até mesmo por bons escritores. Assim, realmente percebe-se que se trata de personagens diferentes, com uma veia sempre bem humorada a respeito das suas vidas e o fim dela.

Recomendo e boa leitura!

Fim - Companhia dos Livros

site: www.blogdocelsofaria.blogspot.com

Carinne.Magnago 23/04/2014

No primeiro capítulo quase desisti. Senti dificuldades na leitura, porque me pareceu ter faltado uma boa revisão de português nele: vírgulas onde não há necessidade, pontos mal colocados. Isso tornou o primeiro capítulo angustiante e interminável. A partir do segundo, melhora bastante. É um livro interessante, com boas pitadas de humor. Me surpreendi pelo modo como a autora conseguiu contar a mesma história sob diversas perspectivas; e , ainda, conseguiu "ser" tantos personagens, com suas características próprias, dramas e vícios sem se repetir muito. Eu o considerei um bom livro.
Para quem não gosta de livros com histórias de idas e vindas (passado e presente), com muitos personagens (amigos, filhos, irmãos, esposas, maridos, ufa), não gostará da narrativa, que às vezes cansa bastante.

lispectorbruno 21/01/2014

Fim realmente surpreendente
Ainda não conhecia o lado da Fernanda Torres escritora. Não estava tão confiante no livro mas ele realmente me surpreendeu. A forma com que a escritora narra a história é impressionante, com fluxos diferentes e uma narraçao solta.

A história se passa no Rio de Janeiro e trata da vidam de 5 amigos que se conhecem na praia e a partir dai viram grandes amigos.

Fim, é um livro totalmente leve e super engraçado, vale a pena conferir

Guarilha 24/01/2014

Álvaro, Ciro, Neto, Ribeiro e Sílvio. Cinco homens que se conhecem na década de 1960 e se tornam amigos. Mais: tornam-se irmãos. Juntos, se divertem; se admiram; se acusam. Juntos, aprontam – como aprontam, aliás, todos os amigos quando se juntam.

Os cinco amigos casam, separam, se afastam. Envelhecem, mas insistem em burlar o tempo que não perdoa ninguém. Praia, mulheres, drogas e festas continuam fazendo parte de suas vidas. Mas tudo, cedo ou tarde, chega ao FIM.

Escrita por Fernanda Torres, famosa atriz, e ambientada no Rio de Janeiro, a história começa interessante pelo próprio título. Ela usa de forma inteligente e muito atraente as palavras e o tempo. Com rara maestria e sua peculiar ironia, desnuda as almas masculina e feminina, provocando risos em algumas passagens e reflexão em outras.

Acostumada a atuações impecáveis, Fernanda Torres também escreve de forma impecável. FIM é, em suma, a reflexão bem humorada sobre a finitude da vida.

Vanessa.Pitsch 25/01/2014

Fim
Um excelente começo para Fernanda Torres. Um livro ao estilo e altura de Jabor ou Veríssimo. Linguagem carioca, humor sarcástico e leitura rápida.
Em alguns momentos cheguei a confundir Ciro, Sílvio, Ribeiro, Alvaro, Neto... mas a história te conduz a encaixar os fatos aos nomes rapidamente.
Vale a pena!

Marcos774 12/04/2014

Alô Rio de Janeiro
//Livro
Tão é necessariamente sobre o fim, mas sobre vários começos e meios de cinco amigos, Álvaro, Ciro, Sílvio e Ribeiro e Neto, homens já na bela idade que rememoram suas grandes aventuras e intrigas, um grande balanço de suas vidas e suas reflexões sobre o fim do outro. Um livro carioca. Bem carioca.

//Escrita
"Fernanda Torres em seu novo papel: o impresso", foi assim que a Companhia das Letras divulgou a estreia da consagrada atriz no mundo literário. Com uma longa carreira na atuação, a carioca Fernanda resolveu arriscar com um papel e uma caneta (ou um computador, tanto faz). A narrativa de "Fim" é sensacional. É de uma leveza, uma descontraída junção de palavras que criou uma história por muitas vezes cômica na mesma medida que ela é trágica. Ela nos arranca do conforto para refletir sobre a vida e da mesma forma nos faz rir e rir livremente.

//Personagens
Eu odeio o Sílvio. O Sílvio é um c# de pessoa, eu simplesmente o achei excessivo. Uma pessoa não tem como ser assim. Eu não vejo a beleza em ser Sílvio. Não entendo o porquê a sua vida mereça um mérito e tudo nele me incomoda. O jeito como ele objetifica as pessoas, como vive sem limites e é por isso que o acho perfeito. Sílvio é horrível o suficiente para que o odiasse como alguém que eu conhecesse.

//Enredo
Os capítulos se dividem em Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro. Cada capítulo conta história do personagem e se sucede com a morte de outro. Ao longo da história de uns você aprende sobre os outros e são nessas memórias que nós construímos os personagens através de sua intimidade e das lembranças que os seus amigos têm deles.

//Concluindo
O livro 8/10 - Eu achei o livro meio que um "material Globo". Seu deboche e sua pouca autocensura provavelmente não o levaria a uma adaptação como uma minissérie no canal e isso pode reafirmar para muitos que Fernanda Torres é de fato uma ótima autora e que aguardamos por mais obras.

A escrita 7/10 - Gostei muito da fluidez da leitura, mas ainda a penalizo pelos seus vícios linguísticos.

Os personagens 6/10 - Os acho vazios. Por mais que eu acredite que ela conseguiu construir ótimo personagens, eu ainda os acho fúteis, uma futilidade cansativa e artificial. Eles vivem uma falsa boêmia.

O enredo 10/10 - Sim, aqui vai um 10 porque eu gostei muito do jeito como o livro é construído. Gostei muito da história e das intrigas e, longe de qualquer preconceito, acredito sim que seja uma leitura que valha a pena.

Total 8/10

site: http://wp.me/p3twjW-e0

Carolina Corrêa 07/06/2024

Romance muito bem tecido, como é peculiar à genialidade da autora.
As vidas dos personagens se entrelaçam todo o tempo, com a morte de cada um marcando o compasso.
Humor ácido e realístico, com histórias carregadas de tristeza. Não há felicidade nesta obra.